Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão negativa como assim?


Novamente
Ir à solução Resolvido por faller,

Posts recomendados

 Então amigos nao entendi ainda esse conceito de tensão negativa. Tipo +5 volts passar para -5v negativos.

 

Vi um video sobre multivibrador de pisca pisca.

 

onde o capacitor é carregado ,depois disso fecha o transistor e ele recebe uma carga de 0 v em um dos seus terminais que outrora estava lá recebendo seus 5 v e carregando.

E a partir disto o lado que tinha 5 v passa ter os 0 volts e do outro lado passa ter 5v negativo em relação ao terra do outro transistor.

 

A minha duvida é em entender esse conceito de inversão de polaridade tipo 5v negativo.

 

Me ajudem por favor . 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existe fontes que dizem ser +12v e -12v 

 

Eu queria entender isso.

 

Se eu pegar um terminal que diz ter 12 volts negativo e ligar uma ponta em um motor e a outra ponta do motor em um terra de 0 v o que vai acontecer?

 

Fiquei confuso ao me deparar com isso.

 

12 volts positivo de um lado e 0 v ate ai eu sei que existe uma diferença de potencial.

Tem ate uns que usa o exemplo de uma caixa de agua e etc.

 

Mas quando me deparo com uma situação onde existe 12 volts negativo e um ground. Fico sem entender alguem pode me explicar isso? Por favor? 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Imagina uma fonte de 12 V (fonte 1) sobre a outra (fonte 2). O terminal positivo da fonte 2, ligado ao terminal negativo da fonte 1.

 

O negativo da fonte 2 será o que chamamos de -12 Volts. A junção das fontes será o massa, a referência, o terra ou chamado zero Volts. Já o positivo da fonte 1 será o +12 Volts.

Só isso.

 

Só como exemplo, para ajudar a entender:

 

image.png.c35efd57f02c9601bb0abe3f176e27b7.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo é questão de ponto de vista, ou no caso da eletrônica, da referência. No caso do multivibrador astável com transistores, se for o terra, não tem esta de -V. Tá mais pra -I no momento de descarga dos capacitores. Melhor você entender primeiro este conceito de carga/descarga.

 

O ytb retornou isso mas desculpe não vi tudo pra confirmar. Parei quando ele falou galerinha... sorry...

mas provavelmente está certo sim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me deixa confuso e esse sinal negativo.

 

O negativo da fonte 1 vai ligado ao positivo da fonte 2 .

 

Se eu ligar um multimetro ali vai me dar os 18,4 volts normal. Sem esse 18,4 negativos.

A não ser que eu inverta as polaridade do multimetro. 

Vejo tambem que é como uma ligação em serie.

 

Realmente estou confuso sobre esse sinais. 

 

Desculpe minha ignorância nao sei lidar com o forum ainda em como responder grifando a sua resposta. @faller

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu aqui li sua pergunta e estava pensando em como explicar, mas o faller deu uma ótima explicação. Sei que parece meio confuso no início, mas isso é um conceito básico de eletricidade e corrente elétrica. Se você medir a tensão +12v com o multímetro vai indicar +12v. Se medir os -12v vai dar -12v. tensão negativa tem a mesma "força" da tensão positiva, mas tem "sentidos contrários". -12v é como um +12v com polaridade invertida, a grosso modo. E se por um acaso pegar um fio +12v e outro -12v e ligar juntos, dá 24v (se positivo ou negativo depende da ordem dos fios).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Isadora Ferraz

3 horas atrás, Novamente disse:

 Então amigos nao entendi ainda esse conceito de tensão negativa. Tipo +5 volts passar para -5v negativos.

 

Vi um video sobre multivibrador de pisca pisca.

 

onde o capacitor é carregado ,depois disso fecha o transistor e ele recebe uma carga de 0 v em um dos seus terminais que outrora estava lá recebendo seus 5 v e carregando.

E a partir disto o lado que tinha 5 v passa ter os 0 volts e do outro lado passa ter 5v negativo em relação ao terra do outro transistor.

 

A minha duvida é em entender esse conceito de inversão de polaridade tipo 5v negativo.

 

Me ajudem 

 

 

@Isadora Ferraz

No video nao explicou o que acontece de fato.

 

Vou supor que q 1 comecou a conduzir.

Neste momento a tensão C E e 0 volts um transistor saturado.

E nisto o capacitor c1 passa a se carregar por meio de r2. E acabando de carregar(aqui ja não sei muito bem de fato o que acontece depois. Eu acredito que r2 por ja ter carregado o c1 e por nao ter mais por onde conduzir a não ser pela base q2. Entao no meu modo leigo de ver ele abri q2. E assim cortando o q1. E por ter o capacitor c2 carregado enquanto q 1 estava aberto, ao abrir q2 a tensão C E de do q2 cai para 0 e assim acontece esse fenomeno que não entendo ainda. 

No capacitor c2 como uma fonte simetrica. Existindo uma tensão negativa na base de q1 devido a inversão de tensão no capacitor c2  fazendo o corte dele Devido a saturação de q2. Desculpe talvez se nao estou sabendo me expressar mas desde ja agradeço a ajuda

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Novamente disse:

Se eu pegar um terminal que diz ter 12 volts negativo e ligar uma ponta em um motor e a outra ponta do motor em um terra de 0 v o que vai acontecer?

 

Se você conecta um terminal do motor ao 0V e o outro no +12V, o motor gira normal, certo?

Mas respondendo a sua pergunta, se retirar o terminal desse motor do +12V e colocar -12V, o motor vai girar para o outro lado, no sentido contrário.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

 

Se você conecta um terminal do motor ao 0V e o outro no +12V, o motor gira normal, certo?

Mas respondendo a sua pergunta, se retirar o terminal desse motor do +12V e colocar -12V, o motor vai girar para o outro lado, no sentido contrário.

 

Verdade isso mesmo nao tinha reparado nisto.

Então a fonte simetrica tem intenção de inverter o sentido de corrente mais ou menos isso? 

 

adicionado 3 minutos depois
32 minutos atrás, Sergio NewSonic disse:

Eu aqui li sua pergunta e estava pensando em como explicar, mas o faller deu uma ótima explicação. Sei que parece meio confuso no início, mas isso é um conceito básico de eletricidade e corrente elétrica. Se você medir a tensão +12v com o multímetro vai indicar +12v. Se medir os -12v vai dar -12v. tensão negativa tem a mesma "força" da tensão positiva, mas tem "sentidos contrários". -12v é como um +12v com polaridade invertida, a grosso modo. E se por um acaso pegar um fio +12v e outro -12v e ligar juntos, dá 24v (se positivo ou negativo depende da ordem dos fios).

Interessante isso algo simples mas que faz toda a diferença.

 

Entao se eu carregar um capacitor e depois inverter a polaridade de carga .

A corrente que ele vai conduzir vai ser contraria.

Podendo entao eu fazer carga e descarga.

 

Nao seria esse um dos principios do multivibrador? Pisca pisca

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Na verdade nem vi o video... to querendo até apagar ele de lá...

Algo como... no momento zero, a natureza definiu capacitor C2 descarregado. Vai carregando devagarinho pela corrente que passa por R3. Quando a V passa de 0,7V + a dos leds e.... melhor você ver isso...

 

'Um multivibrador astável funciona da seguinte forma: Quando a energia é estabelecida no estado transiente, um dos transistores conduz mais do que o outro...'

https://pt.wikipedia.org/wiki/Astável

 

ndv com V negativa. Você está sendo conduzido a ela no seu outro tópico. .. sinistro isso hein... Melhor pensar 'positivo'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Novamente disse:

Então a fonte simetrica tem intenção de inverter o sentido de corrente mais ou menos isso? 

Exato!

O objetivo é inverter usando a eletrônica, sem alguém ir lá e inverter os fios pois a tensão invertida já está lá, só ligar ou desligar ela.

Uma exemplo clássico de onde esse tipo de fonte é usado é nos amplificadores de áudio.

Com a tensão positiva o cone do alto falante vai pra frente e com a tensão negativa ele vai para trás. Os transistores ficam trocando as tensões nele o tempo todo, no ritmo da música que toca.

 

Outro exemplo são em máquinas em que um motor precisa girar para um lado e para outro conforme o serviço.

 

1 hora atrás, Novamente disse:

Nao seria esse um dos principios do multivibrador? Pisca pisca

Sim, só que lá é mais simples. Só um liga e desliga mesmo, sem inverter.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Novamente disse:

Entao se eu carregar um capacitor e depois inverter a polaridade de carga .

A corrente que ele vai conduzir vai ser contraria.

Podendo entao eu fazer carga e descarga.

 

Nao seria esse um dos principios do multivibrador? Pisca pisca 

Quase. Lá não há necessariamente V negativa e sim I (corrente) negativa como te disse. Na simulação do proteus acho que até tem uma setinha mostrando a carga/descarga do cap. Por isso de linkei aquele video sem graça...

 

Um off meio on...

Sabia que a eletrônica é totalmente baseada numa mentira? O sentido real da corrente...é outro. kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Quase. Lá não há necessariamente V negativa e sim I (corrente) negativa como te disse. Na simulação do proteus acho que até tem uma setinha mostrando a carga/descarga do cap. Por isso de linkei aquele video sem graça...

 

Um off meio on...

Sabia que a eletrônica é totalmente baseada numa mentira? O sentido real da corrente...é outro. kk

Pois é realmente tensão negativa abaixo de 0 não existe. Mas sim uma inversão de polaridade ou mudança do sentido da corrente.

Eu sou bem leigo nesse assunto, uma epoca sai estudando sobre ele eletronica. E depois parei. E agora resolvi voltar de novo a dar uma estudada. Entao neste caso o que acontece é uma mudança no sentido da corrente no multivibrador né. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Na verdade nem vi o video... to querendo até apagar ele de lá...

Algo como... no momento zero, a natureza definiu capacitor C2 descarregado. Vai carregando devagarinho pela corrente que passa por R3. Quando a V passa de 0,7V + a dos leds e.... melhor você ver isso...

 

'Um multivibrador astável funciona da seguinte forma: Quando a energia é estabelecida no estado transiente, um dos transistores conduz mais do que o outro...'

https://pt.wikipedia.org/wiki/Astável

 

ndv com V negativa. Você está sendo conduzido a ela no seu outro tópico. .. sinistro isso hein... Melhor pensar 'positivo'

Boa noite isadora Então sou bem leigo nao entendi o que voce quiz dizer sobre esta sendo conduzido no outro topico. Desde ja lhe agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Renato.88 disse:

Exato!

O objetivo é inverter usando a eletrônica, sem alguém ir lá e inverter os fios pois a tensão invertida já está lá, só ligar ou desligar ela.

Uma exemplo clássico de onde esse tipo de fonte é usado é nos amplificadores de áudio.

Com a tensão positiva o cone do alto falante vai pra frente e com a tensão negativa ele vai para trás. Os transistores ficam trocando as tensões nele o tempo todo, no ritmo da música que toca.

 

Outro exemplo são em máquinas em que um motor precisa girar para um lado e para outro conforme o serviço.

 

Sim, só que lá é mais simples. Só um liga e desliga mesmo, sem inverter.

 

E por causa desse video que surgiu minha duvida sobre tensão negativa.

 

Porque quando c2 esta todo carregado, ao abrir T2 o lado que era mais positivo passa a ser negativo, devido ao T 2 estar saturado e assim do meu modo leigo de ver c2 transmite o sinal negativo de T 2 para base de T1 e assim cortanto T1. 

Nao sei se é bem assim? Sera q e isso? 

Obrigado desde já e agradeco ja as outras respostas que o amigo deu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Novamente disse:

Nao sei se é bem assim? Sera q e isso? 

Tudo aí depende do ponto de vista.

Vamos acompanhar pelo esquema abaixo:

Astable.png

O capacitor nesse circuito sempre tem dois estados: Carregado e descarregado.

Quando ele está carregado tem uma tensão próxima a da fonte e no momento que descarrega o capacitor diminui sua resistência.

Então, começando o circuito com C1 descarregado (nesse momento ele é um resistor de baixo valor). A tensão que passa por R1 irá passar pelo capacitor e saturar o Tr2, nesse momento o TR2 leva a saída Y ao nível 0V e enquanto isso C1 vai se carregando através de R1 e da junção BE de TR2.

Quando C1 carregar, a tensão na base de TR2 diminui e este entra em corte. E agora tudo se inverte, a tensão que em Y fica positiva, passa por C2 e satura o TR1 fazendo com que C1 seja descarregado.

Assim que C2 se carregar TR1 entrará novamente no corte, fazendo a tensão de R1 passar por C1 e fazer saturar outra vez o TR2 para o ciclo se repetir.

 

Repare que em momento nenhum eu citei tensão negativa, estou olhando apenas a carga e a descarga dos capacitores.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Novamente

 

Deixa eu ver se consigo te explicar o que me parece que acontece ...

 

Sabe diferenciar uma corrente contínua de uma alternada ?  Já percebeu como uma e outra são representadas ?  Sabe a ideia de tensão ou como imaginá-la ?

 

A tensão positiva deve ser aquela em que a corrente contínua chega de fora para dentro ou da fonte para o seu PC.  A tensão negativa deve ser ao contrário isto é, elétrons que vem da seu PC para a fonte. Quanto mais elétrons maior a corrente se eu não estiver dizendo alguma bobagem pois não estudei sobre isso só alguma coisa.

 

De modo bem simples estou te tentando passar o que acho ser e não sei se é isso que quer saber que também já foi uma dúvida minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Novamente disse:

sobre esta sendo conduzido no outro topico

Puts... desculpa... achei que era você que criou o tópico...

... novamente @Novamente . Novamente! Mente nova!

12 horas atrás, Novamente disse:

sou bem leigo

Mente aberta! (no meu caso.. buraco na cabeça kk)

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Puts... desculpa... achei que era você que criou o tópico...

... novamente @Novamente . Novamente! Mente nova!

Mente aberta! (no meu caso.. buraco na cabeça kk)

abç

Sim foi eu, sou novato no forum, não sei lidar com o forum ainda. Estou apredendo Mas eu nao entendi o que voce quiz dizer. Sobre esse outro topico

adicionado 5 minutos depois
10 horas atrás, Renato.88 disse:

Tudo aí depende do ponto de vista.

Vamos acompanhar pelo esquema abaixo:

Astable.png

O capacitor nesse circuito sempre tem dois estados: Carregado e descarregado.

Quando ele está carregado tem uma tensão próxima a da fonte e no momento que descarrega o capacitor diminui sua resistência.

Então, começando o circuito com C1 descarregado (nesse momento ele é um resistor de baixo valor). A tensão que passa por R1 irá passar pelo capacitor e saturar o Tr2, nesse momento o TR2 leva a saída Y ao nível 0V e enquanto isso C1 vai se carregando através de R1 e da junção BE de TR2.

Quando C1 carregar, a tensão na base de TR2 diminui e este entra em corte. E agora tudo se inverte, a tensão que em Y fica positiva, passa por C2 e satura o TR1 fazendo com que C1 seja descarregado.

Assim que C2 se carregar TR1 entrará novamente no corte, fazendo a tensão de R1 passar por C1 e fazer saturar outra vez o TR2 para o ciclo se repetir.

 

Repare que em momento nenhum eu citei tensão negativa, estou olhando apenas a carga e a descarga dos capacitores.

 

Pois é esta ai uma coisa que eu ate então não sabia, que é sobre o ponto de vista que cada enxerga um circuito.

Pode então variar as explicações o que para mim que sou leigo gera então uma confusão. Mas creio que isso é normal ate porque é tudo muito novo né.

 

 

Reparei que o que voce falou faz sentido. Mas no video tambem da uma explicação coerente assim como a sua. porém com alguns explicações que para mim parece ser diferentes. 

adicionado 18 minutos depois
16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Quase. Lá não há necessariamente V negativa e sim I (corrente) negativa como te disse. Na simulação do proteus acho que até tem uma setinha mostrando a carga/descarga do cap. Por isso de linkei aquele video sem graça...

 

Um off meio on...

Sabia que a eletrônica é totalmente baseada numa mentira? O sentido real da corrente...é outro. kk

Interessante isso que voce falou sobre corrente negativa. Queria entender um pouco mais o que voce quer dizer a respeito disso. Se puder desde ja agradeço

adicionado 22 minutos depois
18 horas atrás, Sergio NewSonic disse:

Eu aqui li sua pergunta e estava pensando em como explicar, mas o faller deu uma ótima explicação. Sei que parece meio confuso no início, mas isso é um conceito básico de eletricidade e corrente elétrica. Se você medir a tensão +12v com o multímetro vai indicar +12v. Se medir os -12v vai dar -12v. tensão negativa tem a mesma "força" da tensão positiva, mas tem "sentidos contrários". -12v é como um +12v com polaridade invertida, a grosso modo. E se por um acaso pegar um fio +12v e outro -12v e ligar juntos, dá 24v (se positivo ou negativo depende da ordem dos fios).

Vdd

adicionado 24 minutos depois
6 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@Novamente

 

Deixa eu ver se consigo te explicar o que me parece que acontece ...

 

Sabe diferenciar uma corrente contínua de uma alternada ?  Já percebeu como uma e outra são representadas ?  Sabe a ideia de tensão ou como imaginá-la ?

 

A tensão positiva deve ser aquela em que a corrente contínua chega de fora para dentro ou da fonte para o seu PC.  A tensão negativa deve ser ao contrário isto é, elétrons que vem da seu PC para a fonte. Quanto mais elétrons maior a corrente se eu não estiver dizendo alguma bobagem pois não estudei sobre isso só alguma coisa.

 

De modo bem simples estou te tentando passar o que acho ser e não sei se é isso que quer saber que também já foi uma dúvida minha.

Sim amigo creio eu que seja assim mesmo como voce falou existe uma mudança no sentido da corrente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Novamente disse:

Queria entender um pouco mais o que voce quer dizer a respeito disso. Se puder desde ja agradeço

Clique naquele link. Ou clique aqui via google imagens. Uma imagem vale + que mil palavras...

 

E se for pra imaginar coisas, tenha uma imaginação fértil. Nesta fase, você pode considerar:

  • corrente: água passando num cano,
  • bitola do fio: bitola do cano acima,
  • resistor: estrangulamento do cano acima,
  • um capacitor eletrolítico: caixa dágua,
  • diodo: uma válvula de retenção,
  • transistor: uma torneira
  • capacitor de baixo valor: filtro da talha
  • diodo zener: boia da caixa dágua
  • não tenho mais comparadores...

Imagine o funcionamento hidráulico acima e se aproximará muito do mundo 'eletrônico'

Só isso pro momento no qual o quesito corrente negativa pode esperar um pouco.

Ah e pesquise 1 pouco sobre diferença de potencial clicando nesta frase destacada pois esta é a essência de elétrica/eletrônica

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Clique naquele link. Ou clique aqui via google imagens. Uma imagem vale + que mil palavras...

 

E se for pra imaginar coisas, tenha uma imaginação fértil. Nesta fase, você pode considerar:

  • corrente: água passando num cano,
  • bitola do fio: bitola do cano acima,
  • resistor: estrangulamento do cano acima,
  • um capacitor eletrolítico: caixa dágua,
  • diodo: uma válvula de retenção,
  • transistor: uma torneira
  • capacitor de baixo valor: filtro da talha
  • diodo zener: boia da caixa dágua
  • não tenho mais comparadores...

Imagine o funcionamento hidráulico acima e se aproximará muito do mundo 'eletrônico'

Só isso pro momento no qual o quesito corrente negativa pode esperar um pouco.

Ah e pesquise 1 pouco sobre diferença de potencial clicando nesta frase destacada pois esta é a essência de elétrica/eletrônica

 

 

Sim sobre isso de transistores e resistores e capacitores ja tinha conhecimento.

Sentido real e convencional da corrente, porém essas coisas de tensão negativa e corrente negativa ate entao nao tinha estudado nada a respeito.  

 

E que nesses simuladores virtuais mostra tensoes negativas.

E ai como sou leigo me pergunto como assim?

 

Um capacitor e carregado normalmente, suponhamos que com 5 volts.

 

Estando ele carregado eu vou lá e troco de lugar os fios.

E por eu mudar a posicão dos fios eu mudei tambem a polaridade com que vou mandar carga para ele.

 

Parece que então aqueles 5 v que tava nele passa para o outro lado ficando negativo.

O que eu acreditando entao nao ser negativo mas ele mudou o sentido da corrente. Nao sei explicar muito bem.

Ate porque essa uma das coisas que me deixa confuso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Novamente disse:

E tambem reparei que uns parte de um ponto de vista para explicar e outros de outra forma.

Sim, no começo confunde mesmo. 

As vezes Existem várias formas de explicar a mesma coisa. 

Uma coisa que dá "nó" na minha cabeça até Hoje são os circuitos de rádio antigo que usavam transistores pnp de germânio e vinham com a polaridade invertida. 

Ainda bem que não tem mais desses nos dias de hoje. 

Tinha aqueles rádio relógios que eram ao contrário também (recentemente alguém postou dúvidas sobre eles aqui no fórum). 

 

Tudo depende de onde pegamos a referência, amplificador por exemplo, como eu já disse antes alguns possuem tensão negativa em relação a carcaça. 

Porém posso pegar a ponteira preta e colocar no negativo da fonte, aí a tensão negativa deixa de existir. 

Vou ver no multímetro apenas um valor positivo e outro também positivo, mas valendo o dobro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Então... de fato a -V apesar de existir e ser útil, incomoda muita gente. Por isso há sugestão de neste início de carreira pensar 'positivamente'. Deixe o negativo pro seu momento.

 

Mas se tiver um multímetro digital, coloque 2 pilhas em série e faça medições:

-ponteira preta no - que está sozinho

-entre os extremos: 3V

-inverta as ponteiras:-3V

Faça a observação e constatação matemática da DDP:

1.5 -(-1.5)=> 1.5+1.5=3

-ponteira preta onde as pilhas se encostam

-entre onde se encostam e + =+1.5V

-entre onde se encostam e - =-1.5V
 

Se considerar o ponto onde se encostam como referência ou 0V ou gnd ou terra... são muitos nomes

1.5-0-(-1.5)=3

De teoria eletrônica é só isso que sei e mais naaaaaaadddddaaaaaaaaaa . E olhe lá que está errado kk

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pitacos impertinentes: ah, a ciência... São Nicolau Copérnico! Esse negócio de que a corrente corre do negativo para o positivo me lembra do seguinte: a Terra, nos mapas, nos globos e em todas as representações, mostra o hemisfério norte como estando em cima e, lógico, o sul, embaixo. Mas já pensou que todas as representações podem estar erradas e a Terra estar mesmo de cabeça para baixo? Pois é. E afinal há alguém que saiba onde fica o norte do Universo? Se você estiver no Brasil e olhar para o céu vai estar olhando para... mais ou menos a lateral do Universo? Existe a lateral do Universo? Dá para alinhar o Universo pela Terra? O homem (e a civilização europeia) são a medida de tudo no Universo? Convenções são só um combinado. Já ouvi dizer que tem um planeta em que os carros passam no vermelho e param no verde (mentira, inventei agora, só para ilustrar, rs... mas poderia haver, porque não?. Cuidado, olha o que aconteceu com o Galileu, hein?)

 

Mas quando descobriram a energia elétrica os instrumentos da época eram muito lentos para saber se os elétrons iam prá lá ou prá cá. Aí como a turma que descobriu morava no que eles chamavam de norte, eles disseram que o positivo, de onde os elétrons pareciam sair, era o norte. Os elétrons saiam do norte para conquistar o sul, rs... Só agora, que os instrumentos melhoraram, é que a gente sabe que eles correm do negativo para o positivo. O sul na verdade é o norte. Só da Terra, hein? Que parece que o Universo nem tem norte nem sul. Como é a bússola de Deus? Vai saber...

 

(***)

 

Se os elétrons na verdade correm do negativo para o positivo, talvez uma forma de entender tensão negativa seja o seguinte: o negativo das baterias não empurra os elétrons para o positivo? Pois então, o positivo puxa esse elétron para si. Mas segundo as convenção - que sabemos estarem trocadas - quem empurra é o positivo e quem puxa é o negativo. Se o negativo tem essa força - de puxar os elétron - taí a tensão (ou força) negativa.

 

Mas, segundo as convenções, o positivo empurra e o negativo puxa. Dessa forma, a força que empurra é chamada positiva. Então não é difícil entender a negativa: a negativa puxa.

 

E o terra?

 

Ah, o terra é tudo, é onde tudo acaba. O terra - segundo as convenções, hein? - tanto recebe os elétrons que o positivo empurra para fora quanto deixa o negativo levar dela os elétrons que ele puxa. Por isso o terra, em relação ao positivo, é negativa mas em relação ao negativo, é positiva. Ou melhor, ela é meio positiva e meio negativa porque se esses elétrons correm do positivo para o terra no ritmo 10, se em vez de irem para o terra eles forem para o negativo, que já está puxando eles, eles vão para o negativo numa velocidade de 20! Por fim, para adotar a realidade e não as convenções, inverta tudo isso aí. O que, no fim das contas, não vai fazer diferença no resultado mas que é legal saber.

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Então... de fato a -V apesar de existir e ser útil, incomoda muita gente. Por isso há sugestão de neste início de carreira pensar 'positivamente'. Deixe o negativo pro seu momento.

 

Mas se tiver um multímetro digital, coloque 2 pilhas em série e faça medições:

-ponteira preta no - que está sozinho

-entre os extremos: 3V

-inverta as ponteiras:-3V

Faça a observação e constatação matemática da DDP:

1.5 -(-1.5)=> 1.5+1.5=3

-ponteira preta onde as pilhas se encostam

-entre onde se encostam e + =+1.5V

-entre onde se encostam e - =-1.5V
 

Se considerar o ponto onde se encostam como referência ou 0V ou gnd ou terra... são muitos nomes

1.5-0-(-1.5)=3

De teoria eletrônica é só isso que sei e mais naaaaaaadddddaaaaaaaaaa . E olhe lá que está errado kk

 

 

Screenshot_20190622-143615_EveryCircuit.thumb.jpg.f02782bb55672111d197a3ae993872a9.jpgScreenshot_20190622-143615_EveryCircuit.thumb.jpg.f02782bb55672111d197a3ae993872a9.jpgScreenshot_20190622-143600_EveryCircuit.thumb.jpg.f128fd5bf4bceaed4b8d96337763cabe.jpg

 

De um modo mais simples criei isto, sera que de fato e isso que acontece no multivibrador astavel? O base e emisor entende em cima dele uma tensão inversa, a tensão que estava no capacitor quando ele descarrega?

Screenshot_20190622-143608_EveryCircuit.jpg

adicionado 9 minutos depois

Screenshot_20190622-143615_EveryCircuit.thumb.jpg.f02782bb55672111d197a3ae993872a9.jpgScreenshot_20190622-143608_EveryCircuit.thumb.jpg.0760fd6c9e40edefbbd651bf5adcc1d1.jpgScreenshot_20190622-143600_EveryCircuit.thumb.jpg.f128fd5bf4bceaed4b8d96337763cabe.jpg

 

O que eu percebi que dificulta a compreensão do circuito. Pelo menos para mim que sou leigo. Nunca fiz curso pago, so mesmo vendo conteudo na internet e também agora com ajuda de vocês.

O que complica tudo é o fato de que quando acontece uma coisa com uma parte do circuito , ja em outro parte do mesmo circuito esta acontecendo outra e assim por diante.

Somar tudo e traduzir pra mim mesmo, e uma tarefa muito complexa kkk.

 

Ainda falta firmar mais o conceito desse circuito.

 

Eu penso que quando se entende um circuito como esse que trabalha sozinho, penso que vai facilitar a compreensão dos demais, Talvez nao todos mas ja vou ter uma experiencia em funcionamento de circuitos.

Saber como a magica acontece 😊.

 

Então se vocês poderem me dar mais explicações ou algo que venha acrescentar para eu compreender todos os pontos deste circuito chamado multivibrador astavel.

Desde já agradeço. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...