Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 2600 ou i5 8400 pra usar com GTX 1660Ti


Ir à solução Resolvido por Atretador,

Posts recomendados

E aí guys!

Vou comprar uma placa de vídeo que é a GTX 1660TI, mas eu to com bastante dúvida sobre qual processador pegar.

Tava pensando em pegar o Ryzen 5 2600 ou até mesmo o Ryzen 5 2600x, mas tem alguma diferença em relação ao X? sem falar a questão do overlock.

Mas enfim, eu tava em dúvida sobre pegar o Ryzen 5 2600 ou o i5 8400.

Qual vocês acham melhor? Considerando que estarei utilizando 2 monitores.

 

Ps: Nenhum desses 2 monitores possuem 144hz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É sabido que os processadores Intel são melhores otimizados pelos desenvolvedores de games, e portando com essa otimização extra eles conseguem mais desempenho (FPS) em jogos.

 

mesmo o Ryzen sendo melhor nos outros aspectos. otimização é tudo.

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-8400-vs-AMD-Ryzen-5-2600/3939vs3955

analise em testes sintéticos só veja o ryzen é bem mais barato.

 

Alguns jogos nem se dão ao trabalho de otimizar o jogo pra usar os núcleos do processador, logo o desempenho em um único núcleo acaba por determinar quem tem mais FPS, que é o Intel pois o desempenho em um único núcleo é melhor do lado da Intel.

adicionado 11 minutos depois

já o Ryzen 5 2600 é idêntico ao Ryzen 5 2600x o que muda é a frequência de operação mais alta no X de fabrica e um cooler melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a 1660Ti vão ter a mesma performance em jogos, e o 8400 vai ser aniquilado em qualquer outra coisa que fizer no PC.

 

Aqui tem um 2600X vs o 9400F

 

 

A diferença é de 4FPS na media com uma RTX2080Ti em 1080p.

144 vs 148.

 

Atualmente, intel é jogar dinheiro fora.

 

Outra coisa...dia 7 chega os Ryzen 3000, entao, talvez seja bom esperar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador

59 minutos atrás, Atretador disse:

Com a 1660Ti vão ter a mesma performance em jogos, e o 8400 vai ser aniquilado em qualquer outra coisa que fizer no PC.

 

Aqui tem um 2600X vs o 9400F

 

 

A diferença é de 4FPS na media com uma RTX2080Ti em 1080p.

144 vs 148.

 

Atualmente, intel é jogar dinheiro fora.

 

Outra coisa...dia 7 chega os Ryzen 3000, entao, talvez seja bom esperar.

Você tem ideia do por quanto vai sair esse Ryzen 3000?  Dependendo do custo, talvez eu vá pra esse Ryzen.

adicionado 0 minutos depois
1 hora atrás, Henrique PP disse:

É sabido que os processadores Intel são melhores otimizados pelos desenvolvedores de games, e portando com essa otimização extra eles conseguem mais desempenho (FPS) em jogos.

 

mesmo o Ryzen sendo melhor nos outros aspectos. otimização é tudo.

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-8400-vs-AMD-Ryzen-5-2600/3939vs3955

analise em testes sintéticos só veja o ryzen é bem mais barato.

 

Alguns jogos nem se dão ao trabalho de otimizar o jogo pra usar os núcleos do processador, logo o desempenho em um único núcleo acaba por determinar quem tem mais FPS, que é o Intel pois o desempenho em um único núcleo é melhor do lado da Intel.

adicionado 11 minutos depois

já o Ryzen 5 2600 é idêntico ao Ryzen 5 2600x o que muda é a frequência de operação mais alta no X de fabrica e um cooler melhor.

@Henrique PP E se colocarmos no meio esse novo Ryzen? o Ryzen 3000, continuaria valendo a pena esse i5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@LoosingMymind  Os leaks colocam o Ryzen 5 3600 no nivel do i7-8700/Ryzen 7 2700.

 

A plataforma atual suporta ele, com uma atualizacao de bios. voce pode pegar uma placa-mãe B450 com um Ryzen 5 1600 e provavelmente vai ter suporte até o Ryzen 4000.

 

Enquanto a Intel troca de socket com mais frequencia que eu troco de tenis.

 

Preço do R5 3600 é o mesmo do 2600, deve chegar uns 100-200R$ a mais do que o 2600 por ser lançamento.

 

Não faz sentido investir em Intel atualmente, provavelmente, só em 2021-2022 quando lançarem 10nm no mainstream vai valer a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LoosingMymind disse:

@Atretador Hmmm, então eu literalmente já to praticamente convencido que vou pegar o Ryzen 3000, agora só aguardar.

Uma pequena dúvida.

Quanto a essa atualização da BIOS, como funciona? 

Dsclp pela pergunta boba, não entendo tão bem assim ahudhaw

sim a serie Ryzen 3000 supera a Intel em processamento single core, logo terá em teoria mais FPS em jogos que não se dão ao trabalho de otimizar o processador e os núcleos. Mas se conseguir uma mobo B450 por um bom preço e um Ryzen 5 2600 por um bom preço, se for pra no futuro fazer um grande upgrade pra um Ryzen 7 3700, vou dizer meu sonho, penso até em compra isso ano que vem, esse ano os preços vão chegar alto.

 

Quanto a BIOS a AMD disse que a série 3000 dela funcionará perfeitamente em placas-mãe x470 e b450, suporte garantido, ja nas placas de chipset X370 e b350, vai depender da fabricante disponibilizar ou não o suporte de BIOS da geração 3000, mas é certeza que terá de atualizar a BIOS em todas se quiser usar sem problemas. Lançamento previsto pra dia 7 do mês que vem.

 

Nem todas as placas X370 e B350, podem ter suporte a atualização pra série 3000, pois existem limitações físicas, como as citadas pela MSI que encontrou problemas pra fazer caber a nova BIOS nas suas placas, pois sempre que atualiza elas acabam ficando maior, pois tem que dar suporte a geração anterior e a nova exigindo mais dados gravados, além de outras limitações físicas.

 

OBS: AMD também lançará um novo CHIPSET o X570 que trará o PCI Express 4.0, algo que a Intel nem lançou ainda, a GigaByte já tem em seu site essas novas placas-mãe.

 

adicionado 2 minutos depois

Ou seja ryzen são mais baratos e pra multitarefa superam a Intel na geração atual, a Intel ainda vence em single core na geração atual, mas na serie 3000 a AMD é que vence, tanto em single core como em multitarefa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Então tudo bem.

Então um processador série Ryzen 3000 com uma placa-mãe dessa fica de boa? https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-ddr4

É bem provável que eu vá pegar esses novos Ryzen, já to esperando grande coisa deles ❤️ haaha

Obgd pelo help meu mano.

adicionado 6 minutos depois

@Atretador Já fiquei convencido meu bom, intel "nunca" mais haha.

Que nem a pergunta que eu fiz ao maninho ali, você acha uma boa um ryzen 5 3600 com essa placa-mãe? https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-ddr4

 

Obrigado pelo help meu bom.

Tava querendo mt ir no Ryzen desde o início, mas ficava meio a meio, já que os amigos pediam pra eu ir para o intel i4-8400(já que era o que eu tava pretendendo comprar), dai agora que apareceu esses novos Ryzens, a certeza de ir para a AMD já tá enorme haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, LoosingMymind disse:

@Henrique PP Então tudo bem.

Então um processador série Ryzen 3000 com uma placa-mãe dessa fica de boa? https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-ddr4

É bem provável que eu vá pegar esses novos Ryzen, já to esperando grande coisa deles ❤️ haaha

Obgd pelo help meu mano.

se gosta de Asus vai de Asus pelo nome, mas existem placas bem melhores da Gigabyte*, pois as 2 tem a mesma qualidade de fabricação só que a gigabyte é bem mais barata levando em consideração que tem mais dissipadores e etc.

 

*Gigabyte tem só um problema, deves tomar cuidado ao atualizar a BIOS, e as BIOS deles as vezes bugam, também bugam com overclock, mas em questão de durabilidade da placa em si ela vence a Asus por um preço bem menor.

9 horas atrás, Atretador disse:

 

@LoosingMymind Essa mobo nao é boa. Sem dissipador nos VRMs, nao vale a pena.

 

B450M Gaming Gigabyte

 

pegas essa bem melhor custando menos.

 

9 horas atrás, LoosingMymind disse:
 

Que nem a pergunta que eu fiz ao maninho ali, você acha uma boa um ryzen 5 3600 com essa placa-mãe? https://www.kabum.com.br/produto/99504/placa-mãe-asus-prime-b450m-gaming-br-amd-am4-matx-ddr4

 

acho que funciona sim só terá e atualizar a BIOS. Mas não é a melhor lembrando os chipsets top de linha voltados pra overclock são os X470, mas isso nem é o que importa mesmo, a comunicação do chipset com o processador no x470 é PCIe 2.0 ×8 linhas contra 6 linhas do b450 ou seja a comunicação do b450 com o processador é mais lenta. O que isso afeta? Não afeta a placa de vídeo nem a memória, pois isso ja tem comunicação direta com o processador, só afetaria a comunicação com o SSD, com o HD, som, rede e etc. So falei pra você saber a diferença, e saber o que está comprando, mas convenhamos de 8 linhas pra 6 a diferença é bem pouca.

 

Podes ver detalhada a diferença aqui. https://en.wikipedia.org/wiki/Socket_AM4

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Mas placa-mãe mais barato você diz quanto? Poderia mandar algumas pra eu da uma olhada?

 

Por mais que esses problemas que essas placas da Gigabyte tenham mais durabilidade e possuem esses tipos de "problemas" chatinhos, acho que vou ficar nessa da Asus que o maninho botou ali mesmo.

 

Hmm, obrigado meu bom, comecei a compreender melhor agora.

 

Eu tinha visto que os ryzen 3000 vão sair dia 7 de jul internacionalmente, sem data prevista(por enquanto) pra chegar no Brasil. É true isso? ou vai chegar por aqui dia 7 também?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LoosingMymind  Aqui chega um mês depois+- a série 3000. Quanto as placas, sei la tomos meio que com falta de placas-mãe nesse mês aqui no Brasil, comerciantes tão esvaziando estoque antes, tinha vários modelos de placas boa x470 por 600 reais, agora você não acha mais, tinha modelo de b450 por menos de 400 reais, porque disso?  Oferta e procura simples, é espera chegar mais.

 

Mas o preço das Asus que você citou sempre foram assim Asus sempre mais cara, sempre.

 

Minha ordem de fabricantes de placas-mãe.

Asus (preço alto, durabilidade boa)

GigaByte (preço médio, durabilidade excelente, problemas em BIOS são recorrentes)

ASRocks (Durabilidade média, acabamento mediano também em comparação as de cima, preço bem mais baixo)

MSI (Igual a ASRocks só esta abaixo dela porque a ASRocks usa as fabricas da Asus, Asus e ASRocks é tipo Fiat e Ferrari).

 

Nenhuma fabricante é excelente em todos os aspectos, por exemplo placas da GB duram mais que da ASUS então nota 10 pra GB, ja as BIOS da Asus dão bem menos problemas que da GB então nota 10 pra Asus. Mas se 2 placas, Asus e GigaByte, tiverem o mesmo preço e olhares os componentes verás que a da GB tem bem mais pelo mesmo preço, e assim vai de fabricante pra fabricante.

 

Cabe a você fazer a escolha que desejas.

 

OBS: Única coisa que me deixa com um pé atrás em relação a GigaByte é o fato da BIOS dela ser soldada dificultando a troca, a minha placa-mãe da ASRocks antiga veio com a BIOS num slot que deu pra substituir quando foi necessário, mas todas as fabricantes agora parecem que usam BIOS soldada, que eu acho ser um retrocesso, mas fazer o que, é mais barata a construção assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respondendo ao @LoosingMymind, a principio a Intel ainda tem um IPC melhor que a AMD, teria que ver sua necessidade para escolher um dos 2 CPUs que você falou, pois eles são equivalentes em jogos, veja se os títulos que irá jogar, eu iria de AMD por causa da série 3000 que a saindo agora, upgrades futuros garantidos, Intel nunca se sabe se ela irá lançar um novo soquete que mate toda a sua plataforma, como a minha que morreu na 4ª geração.

 

Pegando um gancho aqui, também pretendo pegar um 1660 TI, mas já vi que o meu I5 4460 não irá levar ela com folga nos jogos CPU bound, como tenho uma boa quantidade de memória DDR3 é valido fazer um upgrade pra um I7 de 4ª geração? será que o HT ajuda em algo? já tenho 600 reais reservados e economizados para melhorar meu PC, pretendo jogar BF e alguns títulos do tipo no meu monitor FullHD 60hz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, FelipeVRS1 disse:

Respondendo ao @LoosingMymind, a principio a Intel ainda tem um IPC melhor que a AMD, teria que ver sua necessidade para escolher um dos 2 CPUs que você falou, pois eles são equivalentes em jogos, veja se os títulos que irá jogar, eu iria de AMD por causa da série 3000 que a saindo agora, upgrades futuros garantidos, Intel nunca se sabe se ela irá lançar um novo soquete que mate toda a sua plataforma, como a minha que morreu na 4ª geração.

 

Pegando um gancho aqui, também pretendo pegar um 1660 TI, mas já vi que o meu I5 4460 não irá levar ela com folga nos jogos CPU bound, como tenho uma boa quantidade de memória DDR3 é valido fazer um upgrade pra um I7 de 4ª geração? será que o HT ajuda em algo? já tenho 600 reais reservados e economizados para melhorar meu PC, pretendo jogar BF e alguns títulos do tipo no meu monitor FullHD 60hz.

O que acredito é que vale sim a pena, mas so se acharem um i7 de 4º geração por um bom preço, lembrando não são todos os jogos que gargalam com processadores antigos, e pelo que observei desempenho em um único núcleo é bem melhor que vários núcleos pra jogos e frequência maior também aumenta FPS.

 

Há exceções como jogos 4x, eles pedem mais processador do que placas de vídeos e esses jogos sempre, repito sempre, o processador é que vai limitar os FPS, há exemplo Stellaris, esse jogo usa todos os núcleos que você tiver e vai tirar o maximo do seu processador.

 

Mas existem outros limitadores como a frequência de sua memória RAM, pois os dados do jogo primeiro são salvos nela depois envidados pra placa de vídeo pra ser processada a imagem, isso pode não tornar tão viável assim o upgrade que você falou, mas só testando pra ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Atretador disse:

@FelipeVRS1 Se o i7 custar menos que um Ryzen 5 1600 + placa-mãe, é valido, se não, é jogar dinheiro fora.

 

Aqui é ruim de comprar usado, os louco querem 1K em um CPU só porque tem i7 no nome.

Pois é, estou achando I7 4770 e 4790 (eles non-K) por até 800 reais, alguns por 750 no ML, se eu tiver com este orçamento mês que vem vocês acham que da pra pagar isso nessa CPU? pois estive orçando para trocar a plataforma envolve pelo menos uns 1900 reais, com ryzen 5 1600+placa B450 (MOBO com configuração aceitável por preço decente)+2x 8GB DDR4 2666mhz. com esse orçamento quase pego o I7 mais a placa de vídeo. O que me dizem? teria alguma outra opção?

adicionado 16 minutos depois

@Henrique PP Qual o preço que você acha viável pagar num I7? Estou por fora em saber do desempenho hoje em dia pois não utilizei mais meu PC por quase 2 anos, ficou parado e agora estou retornando a jogar, também trabalho com ele no Autocad, então quanto mais desempenho por menos pra mim é melhor, estive monitorando a minha jogatina no BF4 no ultra 1080p com a GTX 960 a 100% de uso o I5 já está beirando os 65~80% de uso, então creio que em pouco tempo com os lançamentos novos estarei com o PC manco de CPU e VGA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeVRS1 olha por 700 reais compra, so cuidado com o golpe mercado livre tem disso, principalmente golpe do frete, 750 se for bem rápido ta bom, mas diria abaixo de 800, difícil achar por menos de 600 que seria o ideal pra algo usado. Mas como disseram mercado de usados no $rasil é isso ai mesmo tudo caro.

 

Lembrando tem modelos de i7 rápidos e lentos, 750 por um rápido já ta bom. mas leve em conta a conservação do cara, por exemplo o cara tem o cooler box a caixinha tudo original, ai 800 contos pode ser melhor, pois é um sinal de que o cara é cuidadoso e guarda as coisas. E que também o processador não é fruto de roubo, ou seja comprado numa feirinha logo ali.

Sim ja vi vídeos no YouTube de gente comprando Xeon na ferinha logo ali por 30 reais.

 

adicionado 7 minutos depois

Claro não citei o vídeo mas citei a musica da feira em questão do cara do vídeo, recomendo muito compra de gente honesta que cuida bem do que tem mesmo que pagues mais caro. Afinal tem gente desonesta que compra nesses lugares depois põe pra vender no mercado livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Sim, é até fácil identificar pessoal vendendo coisas no ML mas é golpe, conta aberta 30 dias atrás, eu pego só de quem tem alguma qualificação ao menos mediana e varias vendas, tem o I7 4790 normal (existe o T e outro modelo que o clock é baixo) por uns 800 reais. ai a dúvida que fica:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1213141973-i7-4770k-_JM um I7 4770K é arriscado ter sido abusado em over? o cara diz que não foi feito, mas vai saber, ele é equivalente ao 4790 clock boost parecido, mesmo eu não tendo uma Z97.

outro, o 4790:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1246062797-processador-intel-core-i7-4790-40ghz-socket-1150-_JM

Vendedores com anos no ML, o que me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se não tem K no nome não da pra fazer over esses processadores são bloqueados pra isso.

 

o primeiro diz que fez over sem mexer na tensão que é um over mais seguro, e disse que usava water cooler algo essencial pra aumentar a vida útil com over ou sem over. e ele guardou o cooler box o que soma pontos pra o cuidado dele, eu acho esse mais seguro.

 

Afinal o que estraga não é o Over e sim a temperatura que se alcança com ele. Deixar rodar no cooler box sem water cooler pode ser mais prejudicial do que fazer um over com water cooler.

 

DICA: Assim que compra faças um teste de 20H jogando e testando a estabilidade sem travamentos, teste com programas, vendo filmes, vídeos longos e etc se rodar sem travar, isso considerando que sua memória ou outro componente seu NÃO venha a travar.

 

Então ele deve ser bom senão você pode devolver, e pegar seu dinheiro de volta.

 

TESTES: alguns fazer replay de jogos, e deixam rodando replays e vídeos longos do YouTube, lembrando sempre se a temperatura tiver baixa ele não pode travar.

adicionado 2 minutos depois

esse carinha compra no mercado livre e faz testes de estabilidade olha os vídeos dele.

https://www.youtube.com/channel/UCbK5Us4E-HsXw6fQ1PYUuog

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Atretador disse:

@FelipeVRS1 R5 1600 usado normalmente vai por R$500-650,00 ...Novo as vezes nesse preço.

 

Vendendo seu CPU + RAM + Mobo, voce pega tranquilo 2x8Gb R$400,00 e uma mobo B350/450 R$450,00

sim o problema é as memórias que estão caras, ainda mais pra alguém que tem 16GB, eu tenho, mas só instalei 8GB pra jogar, não vejo necessidade disso, na situação dele, eu sendo ele, tendo 4 pentes de memória como eu tenho de 1833mhz ddr3 eu não penso em upgrade, ja ele eu não sei o que ele tem e a geração 4º tem quase o mesmo desempenho da minha FX.

 

Eu se fosse ele faria upgrade só de processador, por isso não falei em upgrade de mobo + memória + processador, um upgrade mais simples só de processador permite ele compra uma placa de vídeo melhor, com a grana.

 

Minha configuração ta ao lado abaixo do meu nome e foto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...