Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo atualizar BIOS: bad bios checksum. starting bios recovery


mukash

Posts recomendados

Fala pessoal,

 

Fui atualizar a BIOS da placa ASUS P5W DH DELUXE e a mesma travou e não atualizou... Quando fui ver, tava dando essa mensagem:

 

Boot Block Compatible Version Ver. 036

If you want to recovery from UBS device,

please do not insert any disc into CD-ROM and Floppy!!

Cheking for floppy...

Floppy not found!

Cheking for USB Device...

Reading File "P52DH.ROM"

 

Fui em outro computador, coloquei a última versão da BIOS que está no site da fabricante (3002 beta) e nada, não sai dessa tela e logo alguns minutos o computador desliga.

 

O que posso fazer para consertar e voltar a dar o boot normal?

WhatsApp Image 2019-06-25 at 8.48.19 AM.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Math.Pi disse:

Esse P5WDH.ROM seria o arquivo de BIOS no pendrive?

Tente formatar o pendrive com outro sistema de arquivos. Se possível, tente outras versões de BIOS.

 

Sim, o "P5WDH.ROM" seria o arquivo da BIOS que eu baixei no site da fabricante...

 

Vou tentar baixar a versão anterior... mas tenho outra dúvida, e se eu não conseguir (se não der certo também)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Math.Pi disse:

Ok. Aguardo feedback.

 

Fiz todos os procedimentos... Resetei a BIOS na placa, tirei a bateria, formatei o pendrive pra FAT32 e coloquei a versão anterior com o nome da room "P5WDH.ROM" (3001 e 2901), já tentei dar o boot pelo CD da placa-mãe, troquei as memórias, deixei só uma memória na placa, desconectei os outros componentes, coloquei o pendrive em todas as portas USB da placa... e adivinha? NADA. A placa-mãe nem emite sinal sonoro.

 

Ele lê o USB, mas não sai da mensagem "Reading File "P52DH.ROM"". Deixei um longo período para ver se saia dessa tela, mas o computador desliga totalmente.

 

Não sei mais o que posso fazer... alguma outra sugestão?

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, mukash disse:

 

Fiz todos os procedimentos... Resetei a BIOS na placa, tirei a bateria, formatei o pendrive pra FAT32 e coloquei a versão anterior com o nome da room "P5WDH.ROM" (3001 e 2901), já tentei dar o boot pelo CD da placa-mãe, troquei as merias, deixei só uma memória na placa, desconectei os outros componentes, coloquei o pendrive em todas as portas USB da placa... e adivinha? NADA. A placa-mãe nem emite sinal sonoro.

 

Ele lê o USB, mas não sai da mensagem "Reading File "P52DH.ROM"". Deixei um longo período para ver se saia dessa tela, mas o computador desliga totalmente.

 

Não sei mais o que posso fazer... alguma outra sugestão?

 

Quando coloquei o arquivo do drive da BIOS sem alterar o nome, a placa leu o USB mas emitiu 5 bips seguidos curtos e 3 bips seguidos longos... Não lembro se era nessa ordem, mas deu essa quantidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Math.Pi disse:

Chegou a mudar o sistema de arquivos do pendrive?

 

Como assim? O correto é o FAT32 né? As outras opções são NTFS ou exFAT... recomenda um dos dois?

 

21 minutos atrás, Math.Pi disse:

Chegou a dar um reset na BIOS pela pilha da placa-mãe?

 

Cheguei sim, mas acho que não fiz o procedimento correto. Vou tentar novamente mais tarde..

 

Mas se não funcionar, o que posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Math.Pi disse:

tenta fat e fat32. 

 

Fiz todos os procedimentos que faltava, inclusive resetar a BIOS através da bateria e do jumper 2-3.. Coloquei o arquivo no pendrive nos 4 formatos (NTFS, FAT, FAT32 e exFAT) e nada.

 

Reparei que quando a placa começa a ler o pendrive ("Reading File "P52DH.ROM"), o cooler do processador para de funcionar.

 

O que posso fazer, já que todos os procedimentos foram realizados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Acho que você vai ter que regravar a BIOS. Isso só se faz em loja de manutenção de placas-mãe.

adicionado 2 minutos depois

Ou comprar um chip como esse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1147152350-chip-bios-asus-p5w-dh-deluxe-gravadoler-descricao-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...