Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Word Word - Hiperlink grande forçado a iniciar na linha abaixo


Posts recomendados

Boa noite!

 

Questão:

- Como fazer que o word não "empurre automaticamente" a URL que está sendo digitada em um parágrafo para a linha seguinte (inferior) deste?

 

Descrição:

Ao colar uma URL muito grande no texto, o word recusa manter na linha em edição e força o http iniciar na linha abaixo.

 

Suponhamos o texto...

Citação

A Biblioteca Parque de Niterói fica localizada na Praça da República, no Centro comercial da Cidade. Seu acesso é fácil por carro, ônibus ou barca conforme pode ser aferido através do Google Maps no caminho: https://www.google.com.br/maps/place/Biblioteca+Parque+de+Niterói/@-22.894444,-43.11927,17z/data=!3m1!4b1!4m5!3m4!1s0x9983c20d648561:0x6b34028031cb62e4!8m2!3d-22.894444!4d-43.1170813?hl=pt-BR

 

Observem que o http desta URL gigantesca é forçado abandonar o parágrafo e iniciar a linha inferior.

Esse problema é vivenciado com frequência quando se esta redigindo referência bibliográfica de documento on-line, por exemplo, em trabalhos acadêmicos.

Observem também, que a URL no final da linha é quebrada para a segunda linha e não oferece interferência em sua construção como hiperlink.

Uma URL curta como https://www.clubedohardware.com.br não oferecerá este problema se couber dentro da linha em edição.

A solução de aplicar o link a uma palavra específica como esta aqui, não interessa pois se o texto for impresso a URL não ficará acessível.

O que se deseja é que toda a URL fique aparente como está acontecendo no exemplo acima, mas que ao ser colada no texto, não gere o espaço de resto de linha vazia. Ou seja, deseja-se que o http inicie logo após o "caracter espaço" posterior à última palavra. 

 

Citação

A Biblioteca Parque de Niterói fica localizada na Praça da República, no [...] por carro, ônibus ou barca conforme pode ser aferido através do Google Maps no caminho: https://www.google.co.....

 

Informação adicional: em especial ao que tange a redação de referências bibliográficas, o alinhamento do texto é à esquerda por força de norma ABNT que proíbe o alinhamento justificado.

 

Segue imagem ilustrativa.

Exemplo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deniz Costa Creio que seja alguma formatação no corpo do seu documento, pois aqui eu simplesmente abri um novo documento do Word, copiei o seu texto e colei no meu novo arquivo:

image.thumb.png.3b2ab141e23d6bc99cc7642f68e78a15.png

 

Uma dica: cole como texto (o que faria o arquivo seguir normalmente) e depois selecione o texto e adicione a url a ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@diego_janjao obrigado pela pronta resposta, mas não foi suficiente. 😔

 

Sua dica estratégica de criar o link manualmente também é interessante, mas só seria viável para casos isolados. Quando se tem que elaborar uma infinidade de referências em um trabalho acadêmico, isso tornaria o trabalho moroso e desmotivante. Foi um caminho que já percorri, mas me mantive insatisfeito. Realizei os testes em arquivo novo e no arquivo original e não obtenho sucesso.

 

Todavia, sua hipótese de uma formatação, ou mesmo "configuração" estar bloqueando este processo coaduna com minha forma de pensar. A questão permanece, transformada: - que formatação é esta que precisa não co-existir? ou, que configuração, que caixa de marcação, em que aba, em que janela, pode vir a permitir este processo?

Informação adicional: a ativação ou desativação do recurso Hifenização em Configurar Página da aba Layout da Página não tem oferecido ajuda como proposto em outros locais na net.

 

Segue imagem ilustrativa.

Exemplo2.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deniz Costa por se tratar de de trabalho acadêmico, eu acredito que fique ruim para você disponibilizar no fórum e alguém tentar verificar o documento em si e/ou copiar e colar em outro arquivo.

Já tentou em outro computador? Infelizmente não terei conhecimento além do já mostrado para te ajudar =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 27/06/2019 às 08:26, Deniz Costa disse:

@diego_janjao obrigado pela pronta resposta, mas não foi suficiente. 😔

 

Sua dica estratégica de criar o link manualmente também é interessante, mas só seria viável para casos isolados. Quando se tem que elaborar uma infinidade de referências em um trabalho acadêmico, isso tornaria o trabalho moroso e desmotivante. Foi um caminho que já percorri, mas me mantive insatisfeito. Realizei os testes em arquivo novo e no arquivo original e não obtenho sucesso.

 

Todavia, sua hipótese de uma formatação, ou mesmo "configuração" estar bloqueando este processo coaduna com minha forma de pensar. A questão permanece, transformada: - que formatação é esta que precisa não co-existir? ou, que configuração, que caixa de marcação, em que aba, em que janela, pode vir a permitir este processo?

Informação adicional: a ativação ou desativação do recurso Hifenização em Configurar Página da aba Layout da Página não tem oferecido ajuda como proposto em outros locais na net.

 

Segue imagem ilustrativa.

Exemplo2.PNG

 

@Deniz Costa

Deniz, sua dúvida era exatamente a minha, e estava impossível achar solução, até que eu tentei um comando para outro tipo de problema mas que também resolveu esse. Você cancela o espaço, para deixar a palavra anterior e o link tudo junto sem nenhum espaço, e na hora de dar o espaço novamente, você segura antes CTR+SHIFT, e aperta a barra de espaço segurando essas duas teclas.
Esse comando impede a quebra de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@eliel77 obrigado por tentar, mas realizando sua instrução o que ocorre é que a última palavra na verdade desce para linha onde esta iniciando a url, aumentando o espaço branco na linha anterior. A url não sobe para ocupar o espaço branco.

Eu já não acredito que exista solução.
 

image.thumb.png.a3b528d95fbf0b3f85159604accd38d8.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deniz Costa e demais colegas , boa noite

 

Só substituir os espaços em branco comuns (barra de espaço) por espaço incondicional (CTRL + SHIFT + Espaço) não é suficiente, pois o Word interpreta os sinais de subtração (-) que estão no hiperlink como sendo um hífen manual.

Mas teria pelo menos dois artifícios que você poderia usar para conseguir o que deseja sem afetar a visualização no documento ou a apresentação quando impressa. Quanto à funcionalidade do hiperlink, prefira a primeira forma, pois não afeta sua operação:

  1. Substituir espaço usual por espaço incondicional e sinal de subtração por hífen similar:
    1. Selecione só da linha que ocorre o início do hiperlink até o final deste:
    2. Com o texto anterior ainda selecionado, novamente em Localizar: - (sinal de menos)
      • Substituir: mantenha a tecla ALT da esquerda pressionada enquanto digita simultaneamente os algarismos 1 9 6
      • Substituir Tudo.
        Resultado 1 na figura abaixo:
         
  2. Substituir espaço usual por espaço incondicional e fazer hifenização incondicional prevendo o ponto da quebra de linha:
    1. Idem ao item 1.1 acima
    2. Posicionar o cursor no ponto onde deve ocorrer a primeira quebra de linha dentro do link (após o algarismo 4 no trecho: "...data=!3m1!4b1!4")
    3. Digitar CTRL + SHIFT + _  (underline) e teclar um espaço pro caractere entrar.
    4. Fazer o mesmo onde deve ocorrer a segunda quebra de linha do hiperlink, (após ponto no trecho "894444!4d-43.")
      Resultado 2 na figura abaixo:

2075245130_Quebrarhiperlinkgigante.jpg.29b4f5f2d7343454460a8ff7f69db30d.jpg

 

Note que visualmente são idênticos.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deniz Costa estranho , pois com ctrl shift espaço, aqui ao invés da palavra descer o link subiu, usando versão word 2013.

Mas pode ter a ver com o que o Edson explicou, sobre a questão do hifen. Pode ser que meus links não tinham esse problema do hifen, depois vou conferir. Fiz essa substituição somente nos espaços e deu certo em 4 referências até agora. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Deniz Costa disse:

...Mas esta questão de dar certo no seu que alimenta a ideia de que há uma configuração possível para não oferecer o problema.

 

Infelizmente não existe no Word configuração para isso. Provavelmente os hiperlinks que o @eliel77 testou deram certo porque ou não tinham hifens ou as margens dos parágrafos onde estavam permitiram a quebra por estas estarem num local muito distante (muito à direita) de algum dos hifens.

Mas se ele testar com o link que você usou e com as margens nas mesmas posições de quebra sentirá o mesmo efeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Luiz Branco eu vou adotar a sua orientação. Fiquei surpreso do caracter ─ (traço) ser capaz de substituir o caracter - (hífen ou sinal de menos) e não oferecer irregularidade na construção e funcionamento do link. A url conseguiu ser acessada pelo clique mesmo com a substituição. Isso é muito bom.

Sua segunda alternativa não funcionou para mim. Não imagino como possa digitar o caracter _ (underline) combinado com outras teclas, pois para inserir o _ (underline) preciso do SHIFT livre. E seu comando sugere a combinação do CTRL+SHIFT previamente. Desta forma não tenho como teclar o _ (underline).

 

Devo apenas adicionar que a sua solução 1 embora seja a melhor encontrada até agora, ainda não é o melhor dos mundos. Veja, ela tem um desconforto semelhante com o que expliquei sobre a dica do @diego_janjao para construir os links manualmente. A questão do enfadonho trabalho de ficar selecionando cada uma das urls para edição individual. A fim de ilustração, imagine um bibliotecário tendo que normatizar 300 referências de um trabalho acadêmico, das quais cerca de 150 referem-se a material disponível na web e que portanto precisa informar o link de acesso. Será um trabalho cansativo.

 

Sua solução é menos trabalhosa que a construção de cada um dos links manualmente, mas mesmo assim tem-se que "visitar" cada uma das urls para realizar o comando sugerido.

 

Friso, é a melhor solução até o momento. E eu vou adotá-la com alegria. [Até que conheça forma mais automática 🙂 ].
Muito obrigado.

adicionado 1 minuto depois

@Edson Luiz Branco seu comentário veio enquanto redigia o anterior. Seguirei com sua sugestão. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Deniz Costa disse:

Não imagino como possa digitar o caracter _ (underline) combinado com outras teclas, pois para inserir o _ (underline) preciso do SHIFT livre. E seu comando sugere a combinação do CTRL+SHIFT previamente.

Rigorosamente seria então CTRL + _  .Só a forma de obter o underline é que logicamente necessita o SHIFT. Usei assim pra seguir a mesma terminologia que o Word usa (guia Inserir > Símbolo > Mais Símbolos... > aba Caracteres especiais > Hífen Incondicional).

273925828_CaracteresEspeciais.jpg.ae96b0c0df09a1626945cb99598e484a.jpg

 

26 minutos atrás, Deniz Costa disse:

Devo apenas adicionar que a sua solução 1 embora seja a melhor encontrada até agora, ainda não é o melhor dos mundos. Veja ela tem um desconforto semelhante com o que expliquei sobre a dica do @diego_janjao para construir os links manualmente. A questão do enfadonho trabalho de ficar selecionando cada uma das urls para edição individual. A fim de ilustração, imagine um bibliotecário tendo que normatizar 300 referências de um trabalho acadêmico, das quais cerca 150 referem-se a material disponível na web e que portanto precisa informar o link de acesso. Será um trabalho cansativo.

 

Sim, pode ser trabalhoso e cansativo, realmente. Mas se o volume for de fato tão grande assim aí poderia ser vantajoso elaborar um código em VBA para tratar as referências todas de uma só vez, de forma automática.

 

26 minutos atrás, Deniz Costa disse:

mas mesmo assim tem-se que "visitar" cada uma das urls para realizar o comando sugerido.

 

Não entendi o porquê de você ter que seguir o link. Por qual motivo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Edson Luiz Branco disse:

ter que seguir o link. Por qual motivo?

 

@Edson Luiz Branco o meu "visitar" tentava referir-se à atividade de ter que ir selecionar cada uma das urls para realizar o comando.

 

Mas em outro contexto, SIM. No trabalho do bibliotecário ou revisor de texto, pode estar incluído acessar cada um dos links para saber se existem realmente e se estão funcionando. Mas isso é outro assunto. Meu visitar não era visitar a url na web, mas sim sua transcrição no texto que estou redigindo/formatando.

 

Quanto aos outros esclarecimentos, consegui entender o lance do Ctrl + Shift + _. Mas não funcionou mesmo assim. A url não se movimentou. Apenas acrescentou o caracter _. E sobre o VBA, daí já entra em campos de conhecimento que não domino. Seria impossível para mim construir (codificar) tal recurso.

 

A sua solução 1 continua sendo a melhor opção inclusive por não atrapalhar a operação do link como você mencionou.

Citação

Quanto à funcionalidade do hiperlink, prefira a primeira forma, pois não afeta sua operação:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifiquei meus links e realmente quando tinha hifen (-)quebrava a linha deixando espaço em branco.

 

Consegui resolver com o CrT shift -, estética do hifen fica igual e o hyperkink não perde função, muito obrigado.

Outra maneira que funcionou para mim é substituindo o hífen (-) por underline(_), estética muda, mas a linha não desce e não perde função do hyperkink.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Deniz Costa disse:

Quanto aos outros esclarecimentos, consegui entender o lance do Ctrl + Shift + _. Mas não funcionou mesmo assim. A url não se movimentou. Apenas acrescentou o caracter _.

Conforme seja configurado seu teclado, tente usar o CTRL + SHIFT + sinal de menos do teclado numérico. E depois dê um espaço em branco normal pro caractere "entrar".

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, eliel77 disse:

Verifiquei meus links e realmente quando tinha hifen (-)quebrava a linha deixando espaço em branco.

 

Consegui resolver com o CrT shift -, estética do hifen fica igual e o hyperkink não perde função, muito obrigado.

Outra maneira que funcionou para mim é substituindo o hífen (-) por underline(_), estética muda, mas a linha não desce e não perde função do hyperkink.

Prezados me apressei aqui e me atrapalhei todo, na verdade essa solução do CrT shift - ou (_) não funcionou para mim, pois o hyperlink fica invalidado (não carrega a página). Acontece que eu estava testando ainda com o cursor na linha que tinha acabado de ser editada, e assim ele usa o endereço anterior. Quando clico com o cursor em outra parte do texto, e depois tento acessar o link dá inválido. 
Mas a solução do alt+196 (trocar o hífen - por traço ─) realmente foi válida e esta sim não faz o hyperlink ficar inválido, além é claro de corrigir o problema de parte do link ficar descendo e deixar espaço em branco.
Mais uma vez muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deniz Costa

20 horas atrás, Deniz Costa disse:

@eliel77 obrigado por tentar, mas realizando sua instrução o que ocorre é que a última palavra na verdade desce para linha onde esta iniciando a url, aumentando o espaço branco na linha anterior. A url não sobe para ocupar o espaço branco.

Eu já não acredito que exista solução.
 

image.thumb.png.a3b528d95fbf0b3f85159604accd38d8.png

 Mesmo usando a solução do Edson, vai ter casos que vai acontecer o que você me relatou nessa foto, do problema do espaço, acabou de acontecer comigo, a palavra "caminho" desce junto com link ao invés do link subir. Nesse caso você substitui o "espaço normal" por "ctr+shift + espaço" da palavra anterior também, quantas vezes for necessário, até que fique tudo na mesma linha. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, eliel77 disse:

...Nesse caso você substitui o "espaço normal" por "ctr+shift + espaço" da palavra anterior também, quantas vezes for necessário, até que fique tudo na mesma linha. 

 

Sim, @eliel77, veja que na recomendação até inseri o trecho que precisaria incluir que era:

 

17 horas atrás, Edson Luiz Branco disse:

...Selecione só da linha que ocorre o início do hiperlink até o final deste:

 

 

Ou seja, selecionar de preferência a linha toda na qual o hiperlink está começando pra substituir os espaços comuns por espaços incondicionais.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edson Luiz Branco Show!

@eliel77 podemos deduzir que para realizar este trabalho as margens tem de estar já definidas nas medidas que se deseja ficar ao fim da redação.

 

Caso o texto seja reaproveitado para outro material com margens diferentes ou as margens deste documento sejam reconfiguradas, o processo precisará ser refeito. Pois muito provavelmente as palavras que compunham a linha na qual se iniciava a transcrição do hiperlink teram sido reposicionadas por força das margens.

 

Correto @Edson Luiz Branco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Edson Luiz Branco disse:

 

Sim, @eliel77, veja que na recomendação até inseri o trecho que precisaria incluir que era:

 

 

Ou seja, selecionar de preferência a linha toda na qual o hiperlink está começando pra substituir os espaços comuns por espaços incondicionais.

 

Perfeito Edson!! 
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Deniz Costa disse:

Caso o texto seja reaproveitado para outro material com margens diferentes ou as margens deste documento sejam reconfiguradas, o processo precisará ser refeito. Pois muito provavelmente as palavras que compunham a linha na qual se iniciava a transcrição do hiperlink teram sido reposicionadas por força das margens.

 

Correto @Edson Luiz Branco?

 

Sim, infelizmente. Embora, se você enquadrar rigidamente seu artigo científico dentro das normas levando em conta dimensões de margens, dificilmente precisará se preocupar que essa formatação vá "desandar" seu hiperlink.

_________

Abaixo segue um exemplo de como ficaria um código VBA para fazer essas substituições levando em conta o que discutimos até esse ponto. Está funcional, embora precise fazer mais testes com mais links, mas é só pra ilustrar que não é tão assustador assim, rsrsrsr...

Uso: selecione o trecho de texto com todos os hiperlinks que deseja requadrar e execute o código:

Sub QuebraHiperlink()
  Dim hl As Hyperlink, rg As Range, rg2 As Range
  Set rg = Selection.Range
  Application.DisplayAlerts = wdAlertsNone
    For Each hl In rg.Hyperlinks
      hl.Range.Select
      Selection.MoveStart Unit:=wdCharacter, Count:=-1
      Selection.StartOf wdLine, wdExtend
      Set rg2 = Selection.Range
      With Selection.Find
        .Text = " "                     'Espaço comum
         .Replacement.Text = "^s"       'Espaço incondicional
        .Execute Replace:=wdReplaceAll
      End With
      With rg2.Find
        .Text = "-"                     'Sinal de menos ou hífen comum
         .Replacement.Text = ChrW(9472) 'Hífen especial ALT 196
        .Execute Replace:=wdReplaceAll
      End With
    Next hl
  Application.DisplayAlerts = wdAlertsMessageBox
End Sub

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Tem um jeito muito mais fácil do que tudo isso!

Pega a dica:

Você simplesmente verifica até onde vai no link o máximo de caracteres que cabem numa linha e dá um espaço. 

O link vai ficar quebrado, metade em cima, metade embaixo, mas não importa, pois você quer para trabalho monográfico e vai precisar deixar o hiperlink desativado mesmo.

Veja:

Captura 1.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...