Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que vou ser OBRIGADO a comprar um no-break?


PR_

Posts recomendados

Eu estou p**o da cara, mas vou tentar manter a calma. É a terceira vez que falta energia elétrica bem quando o meu PC estava ligado. Dessa vez caiu bem quando eu estava baixando um jogo pela Steam. Os meus jogos vão direto para o meu HD, eu tenho um SSD onde fica instalado o W10 e o meu HD serve para os jogos, ou seja, o meu HD estava em uso mais intenso quando esta m***a de energia elétrica caiu. O meu PC é novo (montei em novembro/2018) e ele fica ligado em um filtro de linha da clamper (https://www.clamper.com.br/product/filtro-de-linha-dps-8-tomadas-clamper-energia-8/), a minha fonte é uma Corsair CX450W (https://www.corsair.com/br/pt/Categorias/Produtos/Unidades-de-fonte-de-alimentação/cx-series-config/p/CP-9020120-WW) e a minha mobo é uma ASUS Prime B450M-A (https://www.asus.com/br/Motherboards/PRIME-B450M-A/). Parece que esse filtro de linha é um filtro de linha considerado profissional e bom, a fonte também é considerada de boa qualidade (pelo que li em reviews) e a mobo aparenta possuir componentes de qualidade e proteção contra surtos de energia e etc. Bom, eu usei o CHKDSK, o Crystal Disk Info e o AIDA64 pra verificar o meu SSD e o HD e tudo aparenta estar normal. As minhas dúvidas:

 

1) Falta de energia desse tipo, qual é a chance de ferrar o meu hardware? 

2) O meu filtro de linha e a minha fonte são o suficiente para proteger o meu PC em casos de queda de luz/energia elétrica?

3) Se for para comprar um no-break, o que eu preciso saber exatamente para poder escolher um?

 

Sempre ouvi falar que no-break (bom e de verdade) custa caro, mais de 1k, só que o meu PC custou 3.8k e eu prefiro ter que desembolsar 1k, 1.5k pra proteger 3.8k do que ter que perder 3.8k. Agradeço desde já pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PR_ Bom dia

 

Queda de energia é complicado, no seu caso realmente você vai ter que investir em um nobreak.

E certamente quanto mais caro melhor vai ser a qualidade do equipamento, sempre escolha os modelos gerenciáveis pois tem como você monitora a carga do mesmo.

Um de 2200 VA como esse:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=97044

Da e sobra para manter sua máquina ligado por "alguns minutos", e no break é apenas para manter a máquina ligada em momentos de pico, surto de tensão, etc.

De de 2200 VA deve segurar sua máquina ligada por uns 10 ou 20 minutos, não sei calcular ao certo só testando na pratica.

E caso queira aumentar esse tempo é só adicionar bateria externa e o tempo vai aumentar.

E mais uma coisa, assim como bateria de carro, celular, etc, a bateria de nobreak também possui vida útil que é por volta de 3 a 5 anos dependendo da maneira que você usa.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@PR_ Bom dia

 

Queda de energia é complicado, no seu caso realmente você vai ter que investir em um nobreak.

E certamente quanto mais caro melhor vai ser a qualidade do equipamento, sempre escolha os modelos gerenciáveis pois tem como você monitora a carga do mesmo.

Um de 2200 VA como esse:

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=97044

Da e sobra para manter sua máquina ligado por "alguns minutos", e no break é apenas para manter a máquina ligada em momentos de pico, surto de tensão, etc.

De de 2200 VA deve segurar sua máquina ligada por uns 10 ou 20 minutos, não sei calcular ao certo só testando na pratica.

E caso queira aumentar esse tempo é só adicionar bateria externa e o tempo vai aumentar.

 

Oi. Então, o meu PC "gasta" uns 400W de acordo com esse site: https://outervision.com/power-supply-calculator, e parece que pra escolher um no-break você precisa levar isso em consideração né? Eu só gostaria de ter um que deixasse o PC ligado por 5 minutos no máximo para que eu conseguisse desligá-lo de boa. Não acontece queda com frequência aqui, mas o problema é que ACONTECE, então eu me vejo meio que obrigado a ir atrás de um no-break. Tem outra, quanto será que gasta de energia esse no-break? Tipo, ele vai ficar ligado junto com o PC, então ele vai acabar consumindo energia também né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, prezado; Autor.

 

Se há toda essa parte de filtro de energia, creio que a tensão seja dissipada, não havendo problemas físicos, entretanto, ao interromper um processo, é certo que seu software (seja sistema, aplicativos, atualizações ou afins) venham a poder corromper... 

 

Se você realmente sofre de queda continua e não quer se preocupar com a possível perda dos citados acima, recomendo sim a instalação de um nobreak, este vai dar tempo suficiente para desligar seu computador da forma correta. Lembrando que o tempo de um nobreak residencial não precisa ser muito grande, apenas o suficiente para desligar corretamente o seu computador.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A queda de energia em si pode afetar apenas seu HD, mesmo que seus atuadores desloquem automaticamente as cabeças de leitura/gravação para o modo repouso.

Pode afetar tmb seu sistema de arquivos, principalmente se você ainda utilizar sistemas FAT32.

 

No geral é só isso.
Se estas quedas são raras não me preocuparia com nobreak. Nobreak é para você não perder um trabalho em andamento, se o micro é pra jogos vai ser perfumaria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Phoenyx disse:

A queda de energia em si pode afetar apenas seu HD, mesmo que seus atuadores desloquem automaticamente as cabeças de leitura/gravação para o modo repouso.

Pode afetar tmb seu sistema de arquivos, principalmente se você ainda utilizar sistemas FAT32.

 

No geral é só isso.
Se estas quedas são raras não me preocuparia com nobreak. Nobreak é para você não perder um trabalho em andamento, se o micro é pra jogos vai ser perfumaria.

lol, é mais pra jogos mesmo. SSD tem menos chance de dar problema por não possuir partes móveis será? Tipo, o meu HD é da Western Digital, Caviar Black de 1TB, comprei por ser voltado para performance e ter 1TB, mas se de repente SSD for mais seguro para quando acontecer uma m***a dessas, acho que compensa ir atrás de um. O SSD que tenho e uso para o sistema operacional tem só 220GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@PR_ Exatamente, pelo HD ser mecânico ele é mais suscetível a erros.
Se você pode comprar um SSD de boa capacidade, será melhor. Além de instalar os games nele (não faz sentido acelerar apenas o SO).

HD, hoje, para mim, é apenas para vídeos, arquivos, fotos, estas coisas. Inclusive tô estudando a compra de um HD de 5TB do tipo DVR (aqueles utilizados em circuitos de vigilância) pela sua longa durabilidade (mas ele tem taxa de gravação/leitura menor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...