Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é melhor pra refrigerar ? Tampa lateral de vidro ou com furação ?


Posts recomendados

Estou querendo escolher um gabinete pro meu novo PC e nisso me surgiu uma dúvida. Até onde sei, existem 4 tipos de tampas laterais pra gabinetes, as de vidro, gradeadas, gradeadas com fan e tampado. Li em um artigo que gradeadas com fan são a melhor escolha quando o assunto é refrigeração, mas então por que existe muito mais gabinetes no mercado com tampas de vidro ? A diferença é muito grande. De 50 gabinetes que procurei talvez 10 eram com furação.

Minha pergunta é : É muito necessário optar por um gabinete gradeado ao invés de um com tampa de vidro quando o objetivo é melhor refrigeração ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que realmente importa na refrigeração é como está o fluxo de ar. A origem dele, se lateral ou frontal, não faz muita diferença.

Tampas acrílicas são preferidas por quem tem hardware bonito, e o gabinete acaba fazendo parte da decoração do conjunto, com leds e tal. Neste caso a admissão de ar para refrigeração é frontal. Também é indicado para quem coloca a cpu em baias, onde não tem muito espaço lateral, prejudicando a entrada de ar e consequentemente a refrigeração. 

Já tampas gradeadas são usadas por quem não expõe o hardware ou não usa em baias, com admissão lateral. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Jefferson Wesley disse:

mas então por que existe muito mais gabinetes no mercado com tampas de vidro ?

Dependendo do caso, é apenas para deixar o visual bonito.

Na verdade, tem muitos modelos de gabinetes (mesmo novo) que estão nem ai para a saúde dos componentes, se tornando um forno, e focam mais na aparência e tendencias de estética dos usuários. Ou seja, só para vender mais.

 

Um bom gabinete tem que ver o conjunto da obra. No mínimo o posicionamento da fonte de alimentação deve ficar na parte inferior traseira, como também apresentar locais estratégicos para colocar FANs e gerar um bom fluxo de ar para resfriar. Cada modelo tem seus chamativos e vantagens/desvantagens.

Um gabinete com tampa de vidro/acrílico as vezes ganha do gradeado por diversos outros fatores.

Por exemplo, o Bluecase BG-024 e o Aerocool AERO 500 são os modelos melhores em custo/benefício, tendo várias características fundamentais em questão de espaço e fluxo de ar.

Tenho um Sharkoon SGC1 Skiller com tampa lateral de acrílico que é um pouquinho mais caro que os modelos citado anteriormente e deu um banho no meu antigo gabinete que era gradeado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Perguntar porque tem tanto gabinete com tampa de vidro é o mesmo que perguntar porque tem tanto carro rebaixado. Puramente por estética. Como os hardwares estão vivendo um momento de estagnação, sem inovações úteis reais, o jeito é apelar pra estética.

A própria tampa de vidro é uma gourmetização da tampa de acrílico que já era pensada para exibir o interior da maquina.

Contudo as tampas de acrílico costumavam vir com furação para um cooler pelo menos. As de vidro, além de bem mais pesadas e perigosas, raramente tem furos para um cooler lateral. Mas... fica mais bonito.

Para não ser injusto, essas tampas transparentes tem 1 vantagem, independente de ser bonitas ou não as peças internas do seu pc, fica bem mais pratico examinar a maquina. Se uma fan parar de funcionar ou mesmo uma fumaça começar a brotar, voce pode detectar o problema sem desmontar tudo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tive esse gabinete aqui que permitia instalar 2 fans de 120/140 na lateral.

 

Não vi melhoria de temperatura que fosse expressiva na placa de vídeo.

Mas um problema que tive foi um acúmulo maior de poeira sob a placa de vídeo.
Mesmo usando filtros era questão de tempo para juntar poeira.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Kleber Peters disse:

O que realmente importa na refrigeração é como está o fluxo de ar. A origem dele, se lateral ou frontal, não faz muita diferença.

Faz diferença, sim. Fluxo com admissão frontal e exaustão traseira é o que menos gera turbulência e, consequentemente, o que proporciona uma refrigeração mais eficiente.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na questão do acrílico vs vidro temperado, vale lembrar que o vidro apesar de requerer um cuidado maior pra não quebrar, ele também possui uma resistência muito maior a riscos e arranhões, coisa que eu mesma não havia percebido com meu último gabinete (PCYes! Knight), certo dia ao limpar eu não havia percebido porque que o pano deixou o acrílico marcado.

 

Hoje em dia eu tenho um Sharkoon TG5 e isso já não é mais uma preocupação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...