Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Paulo Humberto Lima Nunes

Qual a melhor opção de configuração?

Posts recomendados

Bom dia...

Bom, eu estou precisando substituir o meu atual computador, um Sempron 2650, 8 GB de RAM...

Eu tenho R$ 2.000,00 pra gastar com processador + placa-mãe + memória + gabinete, e placa de vídeo se o orçamento permitir...

No meu PC eu já tenho 3 discos rígidos que quero aproveitar, um SSD de 120GB e dois HDs, um de 500GB e um de 1TB...
Um Water Cooler Cooler Master Seidon 120V Rifle...
A fonte é uma Corsair VS450 450W Certificado 80+... 
Além disso tenho uma placa Sapphire Radeon R7 240 2GB DDR3 PCI-E 3.0 11216-00-20G...

Preciso que o equipamento permita que eu execute máquinas virtuais com linux e afins que uso para teste de configurações, estudo e outras atividades relacionadas à área de redes e segurança da informação...
Gostaria de usá-lo para jogos esporadicamente, tais como o rfactor e NFS Most Wanted e semelhantes...

Com essas informações já acho que dá pra ver o que posso fazer...

As opções que tenho são as seguintes:

Processadores (em ordem de valor crescente):
Ryzen 3 2200G, R$ 550,56;
Core i3-6100, R$ 678,67;
Core i3-7350K, R$ 697,49;
Ryzen 5 1600, R$ 757,44;
Core i5-4590, R$ 779,10;
Core i3-8100, R$ 782,97;
Ryzen 5 2400G, R$ 799,90;
Core i3-7100, R$ 804,24;
Core i5-7400, R$ 949,89;
Core i5-4460, R$ 949,90;
Core i3-8300, R$ 967,03;
Ryzen 5 2600, R$ 994,31;
Core i5-9400F, R$ 998,85;
E por fim,
Ryzen 5 1500X, R$ 999,90.

Placas mãe (as compatíveis, de acordo com o site craft my box):
ASRock A320M-HD Micro ATX AM4, R$ 368,86;
MSI H110M PRO-VH PLUS Micro ATX LGA 1151, R$ 293,00;
Asus H81M-C/BR Micro ATX LGA 1150, R$ 429,90;
E por fim,
ASRock H310M-HG4 Micro ATX LGA 1151, R$ 396,59.

Memória (também as compatíveis, de acordo com o site craft my box):
Corsair Vengeance LPX 4GB (1x4GB) DDR4-2400, R$ 146,59;
Crucial Ballistix Sport LT 8GB (1x8GB) DDR4-2400, R$ 252,82;
Kingston KVR16N11S8/4 4GB (1x4GB) DDR3-1600, R$ 105,00;
E por fim,
Kingston KVR1333D3N9/8G 8GB (1x8GB) DDR3-1333, R$ 187,29.

Gabinete (também os compatíveis, de acordo com o site craft my box):
Nox PAX ATX ATX Mid Tower (Preto), R$ 115,18;
Nox KORE ATX ATX Mid Tower (Preto), R$ 116,35;
Nox Modus ATX Mid Tower (Preto), R$ 135,18;
E por fim,
Bluecase BG-023 ATX Mid Tower (Preto), R$ 147,00.

Com relação à placa de vídeo, eu estou na dúvida, ponho a Sapphire Radeon R7 240 2GB DDR3 PCI-E 3.0 11216-00-20G que eu já tenho, que não acrescentaria nada no valor final, ou a Sapphire Radeon RX 550 4GB, que acrescenta R$ 590,76 ao valor final da compra, ou deixo sem placa de video off boate, no caso dos Ryzen que possuem vídeo integrado...

Outra dúvida é quanto às memória, ponho quantos pentes? Quais eu boto? Qual a melhor opção, 2 de 4GB ou 1 de 8GB? Ou boto dois pentes de 8GB com os Ryzen com vídeo integrado? Ou combino os dois de 8 com a minha R7 240?

Essas são as de muitas dúvidas que eu tenho...

Desde já agradeço qualquer ajuda que vier...

Todas serão bem vindas...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que voce vai jogar e com o que voce trabalha?

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Responda a pergunta do @Atretador pois só assim poderemos sugerir um sistema mais adequado para a sua preferência. Eu montaria algo diferente com esse orçamento caso o objetivo seja jogos no geral. Qual modelo exato dessa fonte aí?

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueci de falar que preciso usar mais de uma máquina virtual para estudos de caso...

Quanto a jogos, um ou outro simulador de carros...

Não pretendo jogar os GTA e need for speed da vida...

adicionado 1 minuto depois

Quanto às fonte,vou abrir o computador amanhã pra pegar as especificações dela...

Compartilhar este post

Link para o post

Seguinte, a iGPU do R5 2400G em dual channel é MUITO mais forte que essa R5 240.

Se voce vai jogar algo leve, ele vai empurrar melhor que ela.

Outra coisa, o que voce vai rodar nessa VM? Para eu ter uma ideia do que vai precisar dedicar a ela

Compartilhar este post

Link para o post
42 minutos atrás, Paulo Humberto Lima Nunes disse:

A terceira opção é Core i3-8100 3.6GHz Quad-Core, uma placa-mãe MSI H110M PRO-VH PLUS Micro ATX LGA 1151

Esse processador é da 8ª Geração, não é para essa placa-mãe.

42 minutos atrás, Paulo Humberto Lima Nunes disse:

A quarta opção é Core i5-4590 3.3GHz Quad-Core, uma placa-mãe MSI H110M PRO-VH PLUS Micro ATX LGA 1151

Esse processador é da 4ª Geração, usa LGA1150, não é para essa placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post
10 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Esse processador é da 8ª Geração, não é para essa placa-mãe.

Esse processador é da 4ª Geração, usa LGA1150, não é para essa placa-mãe.

Pois é...

Fiz esse POST ontem meio às pressas...

Vi agora com calma que ficaram faltando informações...

Além dessas combinações malucas...

Vou refazer o POST com mais calma...

Assim fica mais sucinto...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Paulo Humberto Lima Nunes Sei bem como é ir as pressas.

Dos processadores vale a pena o Ryzen 5 2600, vai lhe permitir manter a sua placa de vídeo até poder comprar outra melhor.

Das mobos melhor trocar a A320 por uma B350 que é melhor, mesmo que não faça upgrade para a 3ª geração Ryzen ou overclock.

Das rams Kingston é uma boa, assim como as Corsair.

Gabinete vá em um que lhe agrada, mas lembre, espaço para fonte embaixo.

Se for pegar Ryzen com o final G, lembre de não somar placa de vídeo offboard com ele, pois essa linha tem vídeo integrado, então não é necessário uma placa de vídeo offboard, ela fica como opcional.

Sua fonte pode ser mantida se não foi usada com estabilizador.

HDs e SSD se mantem, só lembre de formatar para windows 10, pois processadores da nova geração não é compatível com windows anteriores e não tem drivers, todavia é melhor ter um windows mais novo e com atualização de segurança do que ficar com um que é vulnerável.

Custo/beneficio hoje é ir em AMD Ryzen mesmo, então é melhor pegar um processador mais atual do que ir em um processador LGA1150 e ter de investir em DDR3.

6 minutos atrás, Paulo Humberto Lima Nunes disse:

Pronto, POST refeito, acho que agora ficou melhor...

Perfeito caro amigo, eu estava pronto para responder, porém com a alteração tive de redigir quase tudo, mas valeu o esforço, pois fica até mais explicado.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Elder Nauvirth disse:

@Paulo Humberto Lima Nunes Sei bem como é ir as pressas.

Dos processadores vale a pena o Ryzen 5 2600, vai lhe permitir manter a sua placa de vídeo até poder comprar outra melhor.

Das mobos melhor trocar a A320 por uma B350 que é melhor, mesmo que não faça upgrade para a 3ª geração Ryzen ou overclock.

Das rams Kingston é uma boa, assim como as Corsair.

Gabinete vá em um que lhe agrada, mas lembre, espaço para fonte embaixo.

Se for pegar Ryzen com o final G, lembre de não somar placa de vídeo offboard com ele, pois essa linha tem vídeo integrado, então não é necessário uma placa de vídeo offboard, ela fica como opcional.

Sua fonte pode ser mantida se não foi usada com estabilizador.

HDs e SSD se mantem, só lembre de formatar para windows 10, pois processadores da nova geração não é compatível com windows anteriores e não tem drivers, todavia é melhor ter um windows mais novo e com atualização de segurança do que ficar com um que é vulnerável.

Custo/beneficio hoje é ir em AMD Ryzen mesmo, então é melhor pegar um processador mais atual do que ir em um processador LGA1150 e ter de investir em DDR3.

Perfeito caro amigo, eu estava pronto para responder, porém com a alteração tive de redigir quase tudo, mas valeu o esforço, pois fica até mais explicado.

Valeu pelas dicas...

Fiquei agora na dúvida entre a:

Biostar Racing B350GT3 DDR4 Micro ATX AM4 de R$ 516,12, e a ASRock B450M-HDV Micro ATX AM4 de R$ 498,86...

Por ser uma marca que eu gosto, talvez fique com a Asus...

Vi em outro tópico aqui que 2 pentes de 4GB de memória se saem melhor com esse processador que um de 8GB, procede?

Dois de 8GB seriam interessantes?

Compartilhar este post

Link para o post

@Paulo Humberto Lima Nunes Veja uma B350 e B450 da Asus para ver quanto fica e vá na mais em conta, como já conhece a marca é sempre bom manter.

2x4gb sai melhor que 1x8gb sim, isso aplicado a processador com vídeo integrado e usando esse integrado é ótimo.

2x8gb terá o mesmo efeito de 2x4gb, será bom também, é até mais que apenas 8gb de ram, se puder pagar vale muito a pena.

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@Paulo Humberto Lima Nunes Veja uma B350 e B450 da Asus para ver quanto fica e vá na mais em conta, como já conhece a marca é sempre bom manter.

2x4gb sai melhor que 1x8gb sim, isso aplicado a processador com vídeo integrado e usando esse integrado é ótimo.

2x8gb terá o mesmo efeito de 2x4gb, será bom também, é até mais que apenas 8gb de ram, se puder pagar vale muito a pena.

Perguntei pelos 2 de 8 mais por causa da questão financeira mesmo, afinal, 16 é bem melhor que apenas 8...

Mas o que importa mesmo é, 2 pentes de 8 GB de 2400 MHz ou 2 pentes de 4 GB de 2666 MHz? Ou uma freqência maior, se assim o orçamento permitir?

adicionado 6 minutos depois
24 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Vi que a Asus PRIME B450M-A Micro ATX AM4, que tá R$ 527,64, se sai até melhor, já que tem tem mais slots e maior capacidade de memória que a  Asus PRIME B350M-K Micro ATX AM4, de R$ 528,00, sendo 4 slots e 64 GB máxima na primeira contra 2 slots e 32 GB máxima na segunda...

Compartilhar este post

Link para o post
16 minutos atrás, Paulo Humberto Lima Nunes disse:

Perguntei pelos 2 de 8 mais por causa da questão financeira mesmo, afinal, 16 é bem melhor que apenas 8...

Mas o que importa mesmo é, 2 pentes de 8 GB de 2400 MHz ou 2 pentes de 4 GB de 2666 MHz? Ou uma freqência maior, se assim o orçamento permitir?

De inicio 2400Mhz está ótimo, o ideal seria pegar frequência maior mesmo, mas se for pegar uma placa-mãe de apenas 2 slots por exemplo, na compra de mais ram já terá de vender as atuais.

17 minutos atrás, Paulo Humberto Lima Nunes disse:

Vi que a Asus PRIME B450M-A Micro ATX AM4, que tá R$ 527,64, se sai até melhor, já que tem tem mais slots e maior capacidade de memória que a  Asus PRIME B350M-K Micro ATX AM4, de R$ 528,00, sendo 4 slots e 64 GB máxima na primeira contra 2 slots e 32 GB máxima na segunda...

Seu bolso conseguindo pagar é um bom investimento.

A B450M-A é básica, visto que não conta com dissipador de fases, o que é recomendável ter nas mobos, mas se for pegar uma com dissipador e 4 slots de ram pode sair caro.

O dissipador é fundamental mesmo que não faça overclock.

B450 é bem mais atual que as B350.

Compartilhar este post

Link para o post

Com o que foi dito um pc com:

Um Ryzen 5 2600, de R$ 994,31;

Uma Asus PRIME B450M-A Micro ATX AM4, de R$ 527,64;

Dois pentes Kingston HyperX Fury Black Series 4GB (1x4GB) DDR4-2666, de R$ 211,65 cada (total de R$ 423,30);

Completando com um gabinete Deepcool TESSERACT BF ATX Mid Tower (Azul), de R$ 228,69...

O total foi de R$ 2.173,94, de acordo com o site craft my box...

Outra opção seria:

Com os dois pentes Crucial Ballistix Sport LT 8GB (1x8GB) DDR4-2400, de R$ 252,82 cada (total de R$ 505,64);

Completando com um gabinete Deepcool TESSERACT BF ATX Mid Tower (Azul), de R$ 228,69...

O total foi de R$ 2.256,28, de acordo com o site craft my box...

O gabinete com a fonte em baixo, como foi recomendado...

Passa um pouco do valor que eu tenho, mas acho que com um aperto de cinto eu consigo...

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Paulo Humberto Lima Nunes disse:

Com o que foi dito um pc com:

Dois pentes Kingston HyperX Fury Black Series 4GB (1x4GB) DDR4-2666, de R$ 211,65 cada (total de R$ 423,30);

O total foi de R$ 2.173,94, de acordo com o site craft my box...

Outra opção seria:

Com os dois pentes Crucial Ballistix Sport LT 8GB (1x8GB) DDR4-2400, de R$ 252,82 cada (total de R$ 505,64);

O total foi de R$ 2.256,28, de acordo com o site craft my box...

O gabinete com a fonte em baixo, como foi recomendado...

Passa um pouco do valor que eu tenho, mas acho que com um aperto de cinto eu consigo...

Olha, eu acho melhor você pegar 2 memórias de 4gb pra fazer um dual channel ai, visto que, você quer uma maquina virtual, exige mais RAM, então, o Dual Channel faria ficar mais rápido e diminuir engasgos.

Compartilhar este post

Link para o post
13 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

A B450M-A é básica, visto que não conta com dissipador de fases, o que é recomendável ter nas mobos, mas se for pegar uma com dissipador e 4 slots de ram pode sair caro.

O dissipador é fundamental mesmo que não faça overclock.

Um gabinete com coolers não ajudaria?

Ainda bem que lembrou do resfriamento, já que pretendo usar meu water cooler, que não gera vento sobre a placa-mãe...

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Paulo Humberto Lima Nunes disse:

Um gabinete com coolers não ajudaria?

Ainda bem que lembrou do resfriamento, já que pretendo usar meu water cooler, que não gera vento sobre a placa-mãe...

Sim é uma boa pegar fans, pelo menos 2 na frente e 1 atrás, sendo os frontais jogando ar para dentro e o traseiro tirando o ar quente.

Verifique no site do fabricante se seu WC é para socket AM4 também.

As configurações citadas está ótimo, vale lembrar que o processador em ambas não tem o vídeo integrado, então ainda irá manter sua placa de vídeo até poder trocar.

Gabinete com espaço para fonte embaixo, ela terá refrigeração separada, pegando ar de fora, então o fan da fonte fica virado para baixo, e não para dentro do gabinete.

Compartilhar este post

Link para o post
30 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Verifique no site do fabricante se seu WC é para socket AM4 também.

Dá não...

Acabei de ver isso, no máximo AM3+...

Ou os LGA 1151...

Não poderei usá-lo...

Que droga...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Paulo Humberto Lima Nunes Certo.

Pelo menos pode manter o cooler original que vem com o Ryzen, já é suficiente, até se fizer overclock leve ainda pode manter.

Esses processadores novos da AMD não é igual aos FX da linha AM3+.

Compartilhar este post

Link para o post

@Paulo Humberto Lima Nunes Um pouco, sim, mas ainda é recomendado colocar fan no gabinete.

Compartilhar este post

Link para o post

@Elder Nauvirth e essa Gigabyte B450M Gaming Micro ATX AM4?

Ela tá R$ 588,12...

E tem dissipador nas fases...

Pensei nela combinada ao Ryzen e aos 2 pentes de 8 GB...

Com minha R7 pode ser uma boa opção...

Compartilhar este post

Link para o post

@Paulo Humberto Lima Nunes Gigabyte faz mobo até boa, o problema é a bios dela.

Já vi falar que tem muitas reclamações porque a bios da problema.

Já vi até vídeo de concerto trocando o chip da bios porque o original era ruim.

Compartilhar este post

Link para o post

Como o $ tá complicado e terei que gastar com fans para gabinete, reduzi a RAM para um pente de 8, já que usando a minha placa de vídeo não "roubo" memória do sistema...

Posso também adicionar mais pentes no futuro...

Sendo assim, cheguei à seguinte configuração:

Build no CraftMyBox

Processador: AMD Ryzen 5 2600 3.4GHz 6-Core (R$ 994,31 / R$ 874,99 em Pichau)
Memória: Crucial Ballistix Sport LT (Vermelho) 8GB (1x8GB) DDR4-2400 (R$ 252,82 / R$ 214,90 em Kabum)
Gabinete: Bluecase Gamer (Preto) ATX Full Tower (R$ 198,87 / R$ 175,01 em Pichau)
Placa-mãe: Asus PRIME B450M-A Micro ATX AM4 (R$ 527,64 / R$ 459,00 em Terabyte)
Total: R$ 1.973,64
Total no boleto: R$ 1.723,90
Gerado por CraftMyBox em 03/07/2019 às 16:35

O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

@Paulo Humberto Lima Nunes Ficou ótimo, seria indicado comprar o kit mobo + ram + processador em apenas uma loja.

Porém como será ram de outra loja, solicite a pichau para att a bios da mobo mesmo assim, porém não creio que venha desatualizada.

5 minutos atrás, Paulo Humberto Lima Nunes disse:

reduzi a RAM para um pente de 8, já que usando a minha placa de vídeo não "roubo" memória do sistema...

De qualquer forma teria de manter mesmo a gpu, é um Ryzen 5 2600 então ele não tem vídeo integrado.

Ou seja, a saída VGA(D-Sub) da placa-mãe é inútil com esse processador.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Aprenda_a_Ler_Resistores_e_Capacitores-capa-3d-newsletter.jpg

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!