Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

overclock ryzen 5 2600 4,0ghz


Posts recomendados

Boa tarde guys, fiz um overclock no meu processador e queria a ajuda de vocês pra saber se pode haver algum risco pro processador ou placa-mãe.

Processador: Ryzen 5 2600
placa-mãe: B450M PRO M2
Fonte: Corsair VS600
Memória: hyperx 3200MHZ (OC)
Cooler: Corsair H60
GPU: GTX 750 1GB SC
SSD: Kingston 240GB A400
Gabinete Aerocool Cylon RGB

Como vocês podem ver a minha placa-mãe não tem dissipadores no VRM, contando com 4 fazes reais do CPU e 2 fazes SoC. Os VRM podem trabalhar em até 105 graus sem afetar a durabilidade.

Eu costumo jogar PUBG e o jogo é bizarramente mal otimizado, apesar disso ainda sim consigo segurar a 50 fps e dependendo do lugar 60-80FPS na resolução 1440x900. Porém eu procuro conseguir uma estabilidade maior e por isso partir pro overclock.

Coloquei ele em 4,0GHZ/tensão 1,256 OFFSET (ela não sobe mais do que isso mesmo em full load)

> Temperaturas em 10 minutos de estresse do CPU foi de 60 graus
> Como não possui sensores no VRM eu coloquei o famoso "dedometro" apesar de saber que não é aconselhável e por incrível que pareça, não senti o VRM em temperatura tão quente pois consegui deixar o dedo encostado sem que nem sequer me queimasse. 

Levando em consideração que meu processador em jogos não vai ficar em full load (100%) e no PUBG no maximo que ele chega é 30% de uso, há algum risco de danificar meu VRM e também a placa-mãe ou processador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Kennedy Amaral disse:

Eu costumo jogar PUBG e o jogo é bizarramente mal otimizado, apesar disso ainda sim consigo segurar a 50 fps e dependendo do lugar 60-80FPS na resolução 1440x900. Porém eu procuro conseguir uma estabilidade maior e por isso partir pro overclock.

E sentiu alguma diferença? Porque o gargalo aí é claramente a GPU, o R5 2600 em stock segura 100+ fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

14 minutos atrás, Phoenyx disse:

Tem que ver onde você meteu o dedo. O que superaquece são os mosfets.

No fim das contas acho este OC desnecessário, pois você tá claramente limitado pela placa de vídeo e não processador.

Sim, eu coloquei o dedo tanto nos VRMS quantos nos mosfets.

adicionado 2 minutos depois
13 minutos atrás, Shaman93 disse:

E sentiu alguma diferença? Porque o gargalo aí é claramente a GPU, o R5 2600 em stock segura 100+ fps.

Eu ainda não fiz teste em jogos, apenas no em teste do cinebench/ cpuz e sim teve um ganho de desempenho nessas aplicações. No jogo meu interesse não é ganhar fps e sim manter ele estável já que o mesmo só atinge 3,7ghz no turbo boost. Eu sei que o limitador é a placa de video, é exatamente por isso que optei pelo overclock para ver se eu consigo suprir um pouco a falta de poder da gpu. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Kennedy Amaral disse:

Eu ainda não fiz teste em jogos, apenas no em teste do cinebench/ cpuz e sim teve um ganho de desempenho nessas aplicações. No jogo meu interesse não é ganhar fps e sim manter ele estável já que o mesmo só atinge 3,7ghz no turbo boost. Eu sei que o limitador é a placa de video, é exatamente por isso que optei pelo overclock para ver se eu consigo suprir um pouco a falta de poder da gpu. 

Claro que em aplicações que são dependentes de CPU overclockar a CPU vai melhorar. No caso do jogo é a GPU o limitante, acredito que você não vá ver melhora de estabilidade alguma. A CPU tem que acompanhar a GPU, não tem como 'suprir falta de poder' dela. O 2600 atinge 3.7 em todos os núcleos, em núcleos individuais vai a 3.9, como você pode ver pelo HWMonitor ou Ryzen Master.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Phoenyx disse:

VRM é o conjunto da obra (Voltage Regulator Modules), os mosfets fazem parte dele.

Pela foto da pra ver claramente o VRM e suas fases. 

b450m-pro-m2-quality-3840.jpg

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Shaman93 disse:

Claro que em aplicações que são dependentes de CPU overclockar a CPU vai melhorar. No caso do jogo é a GPU o limitante, acredito que você não vá ver melhora de estabilidade alguma. A CPU tem que acompanhar a GPU, não tem como 'suprir falta de poder' dela. O 3600 atinge 3.7 em todos os núcleos, em núcleos individuais vai a 3.9, como você pode ver pelo HWMonitor ou Ryzen Master.

Entendo mano, muito obrigado. Eu já venho juntando dinheiro pra comprar uma placa de video e pretendo pegar uma 1660TI. Mas ainda sim tenho a curiosidade de saber se, esse overclock pode ou não prejudicar em alguma coisa.

adicionado 2 minutos depois
4 minutos atrás, LNPott disse:

Creio que tenha sido os Indutores. Contudo, está arriscando o sistema à toa, não vai ganhar desempenho com OC de CPU.

Obrigado mano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Kennedy Amaral disse:

Entendo mano, muito obrigado. Eu já venho juntando dinheiro pra comprar uma placa de video e pretendo pegar uma 1660TI. Mas ainda sim tenho a curiosidade de saber se, esse overclock pode ou não prejudicar em alguma coisa.

Se as temperaturas estão boas e a tensão baixa é muitíssimo difícil, pode ficar tranquilo. Mas mesmo com uma 1660Ti, você só vai tirar benefício de overclock em jogos extremamente CPU bound ou nos que quiser empurrar a maior quantidade de fps possível por questão de tempo de resposta. O 2600 é muito forte mesmo em stock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...