Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Planilha Fórmula SE Condição


Ir à solução Resolvido por deciog,

Posts recomendados

Boa tarde!

 

Poderiam me auxiliar.

 

Preciso elaborar uma planilha, ao qual os critérios são os seguintes:

(a mesma segue anexa).

 

1ª situação ) Quando uma venda ocorrer para o Corretor Marco Aurélio, colunas D e G nos campos (Corretor Vendedor e Corretor Comprador), o valor de comissão que está na coluna H, deverá aparecer na coluna M ( Repasse corretor Marco Aurélio) correspondente a 60%.

 

 

2ª situação ) Quando uma venda ocorrer para o Corretor Marco Aurélio, colunas D e G nos campos (Corretor Vendedor somente e/ou Corretor Comprador somente), o valor de comissão que está na coluna H, deverá aparecer na coluna M ( Repasse corretor Marco Aurélio) correspondente a 30%.

 

 

A regra, deverá ser somente para o nome Marco Aurélio.

 

Como inseri na planilha uma caixa de combinação, não consigo utilizar fórmula alguma. Conseguem me auxiliar, por favor, como proceder?

 

escolha os arquivos... Cique para escolher arquivos

Grazielle

 

Planilha de controle de Repasse Comissões.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Grazy Pretty , Bom Dia.

 

Primeiro eu mudei de caixa de combinação para validação de lista pois assim posso pesquisar a célula se tem ou não tem o conteúdo, nota fiz até linha 30, isso pode ser aumentado conforme sua necessidade.

 

Também limpei as linha abaixo, isso aumenta a planilha pois sei que você não vai usar mais de 1.000.000 de linhas

 

Fiz a formula como você pediu só para um corretor, 

 

Confere se é destas forma que desejas, de sua opinião.
 
Se foi útil clica no curtir,na mãozinha, é uma forma de agradecimento pela ajuda
 
Decio

 

 

Planilha de controle de Repasse Comissões Decio.xlsx

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Decio.

 

Foi de extrema, e importantíssima ajuda. 

 

Se possível, me auxilie um pouco mais? 

 

A planilha está perfeita, porém, quando nas colunas onde o nome do Marco aparece, eu precisaria de conseguir uma seleção, que mudasse a porcentagem, para o caso de, estiver uma coluna com o nome dele, e outra com o nome de outro corretor. 

 

O porcentual de % deve mudar de 30% para 60% ...

EX:image.thumb.png.ba5ed2e368ca8401bfb1b835fd508de3.png

Corretor Vendedor = Marco Aurélio  / Corretor Comprador = Marco Aurélio = porcentual será 60% do valor da comissão

Corretor Vendedor=(Bernardo ou Jorge ou Henrique) /  Corretor Comprador = Marco Aurélio ou (Vice Versa) = porcentual será de 30% do valor da comissão.

 

 

e AINDA, outra fórmula que condicione, em hipótese de não sendo selecionado os campos Corretor Vendedor, nem Corretor Comprador com o nome do Marco Aurélio, os demais nomes ( Jorge/Bernardo/Henrique) fiquem com o valor integral para repasse, que está incluso na coluna H. 

 

Como atualmente somente o Bernardo, já possui a coluna K de recebimentos de comissão, e para ele, não haverá desconto, o valor deve aparecer:

 

A) Integral, quando houver somente o nome dele marcado na coluna D e G;

B) subtraído, quando houver o nome dele marcado em UMA das duas colunas, já considerando o valor restante que será repassado ao Marco.

 

OBS: Na planilha atual, que muito já ajudou, quando trocamos o nome do Marco, para algum outro corretor, somente está calculando o porcentual de 60%.

 

 

Novamente, agradeço por todo o auxílio e tempo que são prestados a ajudar.             

Planilha de controle de Repasse Comissões - FINAL.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Grazy Pretty , Boa Tarde

 

Fico contente por ter ajudado

 

Seria bom você colocar todas opções possível de percentual e valores fixo, assim fica melhor para  montar a formula 

 

Agora vou ao cliente dar suporte no final do dia eu confiro

 

Poste um modelo mais completo

 

Decio

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, deciog disse:

@Grazy Pretty , Boa Tarde

 

Fico contente por ter ajudado

 

Seria bom você colocar todas opções possível de percentual e valores fixo, assim fica melhor para  montar a formula 

 

Agora vou ao cliente dar suporte no final do dia eu confiro

 

Poste um modelo mais completo

 

Decio

 

 

adicionado 4 minutos depois

Boa tarde Décio,

 

Os valores das comissões vão variar somente para o Marco de 30% e 60%, conforme ocorrerem as vendas. 

 

Quando o mesmo efetuar a venda, pelas duas partes das colunas D e G, o porcentual será sempre 60%. Somente quando a venda ocorrer de modo parcial com outro corretor, que receberá os 30%.

 

Já o corretor Bernardo, só receberá variação de %, quando efetuar venda junto ao Marco; que nessa condição, deverá receber a diferença restante da comissão que será dividida com o Marco(30%).

 

Não conheço a fórmula para aplica-lá... Se não for muito abusivo, gostaria que me orientasse.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde @Grazy Pretty

 

Na célula K3 --> copie e cole a formula abaixo e arraste para as demais linhas da coluna:

=SE(E(D3="BERNARDO";G3="BERNARDO");H3*60%;SE(L3<>"";H3-L3;""))

Na célula L3 --> copie e cole a formula abaixo e arraste para as demais linhas da coluna:

 =SE(E(D3="MARCO AURÉLIO";G3="MARCO AURÉLIO");H3*60%;SE(E(D3="BERNARDO";G3="MARCO AURÉLIO");H3*30%;SE(E(D3="MARCO AURÉLIO";G3="BERNARDO");H3*30%;"")))

 []s

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Décio e  @Patropi Muito  obrigado.

 

Estão me auxiliando muito, pois, sobre essa fórmula, desconheço.

 

A única informação que ainda se encontra sem alteração, é quando os nomes Bernardo aparece na colunas D e G, os valores que deveriam ser totalmente para Bernardo, continua aparecendo para Marco...

 

o restante de toda a formula está correto.

 

Seria abuso, se eu solicitar mais esse auxílio.

 

Valor da coluna H R$ 5.702,44, que quando está marcado nas colunas D e G estão com nome de Bernardo, deve continuar em R$5.702,44 para a coluna K, em Bernardo, e Marco coluna L será R$0,00

 

@Patropisua fórmula, inserida a coluna L deu erro...

 

image.thumb.png.4b9d95aa437a46c93d1dc729698c75b9.png

 

 

Planilha de controle de Repasse Comissões - TESTE.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/07/2019 às 11:51, Grazy Pretty disse:

Como atualmente somente o Bernardo, já possui a coluna K de recebimentos de comissão, e para ele, não haverá desconto, o valor deve aparecer:

 

A) Integral, quando houver somente o nome dele marcado na coluna D e G;

B) subtraído, quando houver o nome dele marcado em UMA das duas colunas, já considerando o valor restante que será repassado ao Marco. ~~~> e se for Bernardo e outro ao invés de Bernardo e Marco ?

 

Se entendi corretamente os critérios para calcular a comissão do Marco, a fórmula abaixo em L3 deve funcionar.

=H3*30%*((D3="MARCO AURÉLIO")+(G3="MARCO AURÉLIO"))

Porém para o Bernardo não entendi como calcular a sua comissão.

Informe quais os valores a serem retornados nas duas células com interrogação e confirme se no exemplo do quadro abaixo os valores para Bernardo e para Marco são os valores desejados.

image.png.7442ce29e53df25bb3c07db2001d40e2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osvaldomp

 

 

boa noite! 

na tabela,  onde está:

 

marco+marco =1000  bernardo fica com restante do valor que não será passado para marco que é 700,00 e marco com 30% referente aos 1000 que é 300.

 

onde marco +outro, mesma situação

onde outro+marco, mesma situação acima

onde marco+bernardo está correto

onde bernardo+bernardo está correto

onde bernardo +outro está incorreto (pois, sempre que houver bernardo com outros inclusos como jorge e henrique, deverá ser metade do valor para cada).

 

obrigado

 

image.thumb.png.d7de675cbb373d53bb322324716df77d.png

adicionado 7 minutos depois

Uma informação que eu não mencionei, e, que é exatamente o que eu não consegui explicar, é que, mesmo quando estiver marcado os nomes MARCO e MARCO, o restante do valor total da corretagem deverá retornar também ao Bernardo, pois, o pois sempre receberá somente 60% ou 30%... Nunca o valor total.

 

seria assim

R$ 100,00  - Marco+Marco = 60% (100*60% = R$ 60,00 Marco) e Bernardo R$ 40,00

R$ 100,00  - Marco+ outro ou Bernardo ou ou Bernardo ou outro +Marco = 30% (100*30% = R$ 30,00 Marco) e Bernardo R$ 70,00

 

Bernardo sempre deverá faturar... Como a funcionam as políticas de salões de beleza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Grazy Pretty disse:

 

~~~> marco+marco =1000  bernardo fica com restante do valor que não será passado para marco que é 700,00 e marco com 30% referente aos 1000 que é 300.

~~~> R$ 100,00  - Marco+Marco = 60% (100*60% = R$ 60,00 Marco) e Bernardo R$ 40,00

Aí acima você apresenta dois resultados diferentes para a situação Marco+Marco. Me parece que a segunda é a correta.

 

onde bernardo +outro está incorreto ~~> não está incorreto pois não há valor lá e sim o sinal de interrogação (?) para você informar como calcular o valor, conforme comentei no post anterior.

 

Para calcular a comissão do Bernardo cole uma cópia da fórmula abaixo em K3 e arraste para baixo. Os resultados ficarão conforme o exemplo no quadro abaixo.

=SE(L3>0;H3-L3;H3*50%*((D3="BERNARDO")+(G3="BERNARDO")))

image.png.40f409625484731476d27aa6100e2ca1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

olá, 

 

Peço desculpa pela demora em responder, tive um grande imprevisto....

 

O ponto de interrogação, usei para expressar a dúvida de, qual melhor fórmula deveria usar.

 

a situação, correta, é sim essa: " R$ 100,00  - Marco+Marco = 60% (100*60% = R$ 60,00 Marco) e Bernardo R$ 40,00"

 

E a outra situação, é que quando, estiver marcado, Marco+ Bernardo deverá ser =30%(100*30% Marco) e Bernardo R$ 70,00

 

>> Quando o nome Marco não aparecer, o valor total deverá ser sempre do Bernardo.

 

 

Sei que é uma situação burocrática de explicar e somente com o auxilio de vocês, que conseguirei finalizar essa planilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/07/2019 às 20:39, Grazy Pretty disse:

 ... (pois, sempre que houver bernardo com outros inclusos como jorge e henrique, deverá ser metade do valor para cada).

 

2 horas atrás, Grazy Pretty disse:

E a outra situação, é que quando, estiver marcado, Marco+ Bernardo deverá ser =30%(100*30% Marco) e Bernardo R$ 70,00 ~~~> sim, isto já está resolvido, veja na última imagem da tabela que postei.

 

>> Quando o nome Marco não aparecer, o valor total deverá ser sempre do Bernardo.

Mudou o critério então ? Veja a sua mensagem anterior (19/07), lá você colocou que Bernardo receberia metade do valor da Corretagem e agora você colocou que ele receberá o total. :confused:

Verifique a imagem da tabela que postei por último e informe com EXATIDÃO quais valores você quer mudar.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/08/2019 às 17:15, osvaldomp disse:

 

Bom dia,

 

@osvaldomp@osvaldomp  e @deciog

 

e todos os demais que me prestaram auxílio, como agradecimento, informo que com a ajuda de vocês, a planilha ficou de acordo.

 

Mesmo não tendo conseguido me expressar de forma adequada.

 

Abaixo, envio a planilha finalizada.

 

Muito obrigada pela colaboração de todos! 

 

Planilha de teste - comissões 16.08.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...