Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não dá vídeo após instalar memórias novas


Posts recomendados

Boa noite pessoal se puderem me ajudar Estou com um pepino aqui pra resolver...

 

Eu comprei memória ram nesse link pelo aliexpress:

 

https://pt.aliexpress.com/item/32949593481.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.7d91b90aI8XpPc

 

Como vi que tinha vários comentários brasileiros no site resolvi comprar memórias para mim, comprei 4 pentes de 8gb ddr3 1333mhz

 

Elas chegaram hoje normalmente, estou mandando a foto delas e do meu pc (sim ele está montado na parede rsrs)

 

A placa-mãe é uma gigabyte 78lmt-usb3 r2

Processador AMD FX 8300

HD samsung 320gb

Placa de vídeo GTX 750 Ti

 

Eu estava com 2 pentes de 4 gb, tirei eles e coloquei os 4 pentes de 8gb e nada não dá video nem faz bip, se eu tiro um pente ela começa a apitar, se eu tiro dois pentes ela liga normal e fica com 16gb, ai coloquei os meus outros 2 pentes de 4gb e ficou com 24gb e funcionou normal, mas se eu tiro os dois de 4gb e coloco os outros dois de oito ai ela não dá mais video...

 

Testei todos os pentes um por um todos funcionam normalmente só dá problema se colocar 3 ou 4 pente de 8gb...

Já resetei a bios e nada de resolver...

Alguém ai tem uma ideia do que pode ser?😕

memórias.jpeg

pc.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ComandateGustavo  Eu já fiz burrice, todo mundo já fez alguma vez burrice, e eu então já fiz incontáveis vezes. Existem 2 tipos de pessoas, as inteligentes que aprendem com os próprios erros, e as sábias que aprendem com o erro dos outros. Eu tento ser sábio, mas as vezes erro e sou forçado a ser inteligente e aprender com meus erros. Depois de tentar elevar seu espírito e te motivar. Vamos ao acontecido.

 

Primeiro seu processador foi feito pra funcionar até 1866mhz nas memórias e essa placa-mãe que escolhestes só suporta memória até 1600mhz.

 

Segundo seu processador é feito pra chipset 990/980fx, chipset de sua placa é 780, AMD forneceu retro compatibilidade com esse chipset desde que a BIOS esteja atualizada, pergunta a sua BIOS está?

 

Terceiro, a memória que comprastes provavelmente não é plug and play, logo terá de pelo menos colocar a frequência em 1333mhz manualmente com alguma memória que funcione, pra depois encaixar essa. Por isso gosto das memórias Kingston hyper X, todas elas são plug and play, e são padrão JEDEC de memória, essa sua pode ser XMP, e padrão XMP da muito problemas com processadores AMD afinal o padrão pertence a Intel.

adicionado 9 minutos depois

Agora que vi:

já funcionava antes então a BIOS de sua placa ja está atualizada, só tenta setar a memória colocando os MHZ dela na BIOS mas antes roda o CPU-Z com sua memórias antiga pra ver as frequências que elas estavam operando. antes de mexer na bios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Obrigado pela resposta animadora  rsrs e bom essa placa-mãe e processadores estão montados juntos a 1 ano e nunca atualizei a bios, comprei eles novos, vi o site da gigabyte e tem a bios para download, a data é 2017/11/13 como só tem uma para download creio que já esteja atualizada, mas no caso como você falou colocar a frequencia em 1333mhz é entrar na bios e colocar todos os slots para operar em 1333mhz é isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

@Henrique PP Obrigado pela resposta animadora  rsrs e bom essa placa-mãe e processadores estão montados juntos a 1 ano e nunca atualizei a bios, comprei eles novos, vi o site da gigabyte e tem a bios para download, a data é 2017/11/13 como só tem uma para download creio que já esteja atualizada, mas no caso como você falou colocar a frequencia em 1333mhz é entrar na bios e colocar todos os slots para operar em 1333mhz é isso? 

Como já deve estar atualizado na ultima versão melhor não mexer afinal, atualizar a BIOS pode dar *****.

 

Quanto a setar a velocidade em 1333mhz na BIOS, pode funcionar, mas antes usa o CPU-Z e posta a imagem da aba dele memory e SPD, la vai ter os dados todos de suas memórias desde de a Frequência até a Latência, assim como modelo e etc.

https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

 

Seu setup/BIOS pode bugar pode ser uma boa anotar os dados dele, antes de mexer, e pra resetar a BIOS tem o modo fácil que é remover da tomada tudo e retirar a bateria(moeda) por 30 minutos ou usar o modo difícil e tentar resetar a BIOS com o jump.

 

A bateria na sua placa-mãe se encontra embaixo de sua placa de vídeo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Henrique PP disse:

Como já deve estar atualizado na ultima versão melhor não mexer afinal, atualizar a BIOS pode dar *****.

 

 

 

Eu já ia baixar a bios para atualizar e ai você respondeu, ainda bem eu estava achando que ia fazer ********** rsrs

 

35 minutos atrás, Henrique PP disse:

 

Quanto a setar a velocidade em 1333mhz na BIOS, pode funcionar, mas antes usa o CPU-Z e posta a imagem da aba dele memory e SPD, la vai ter os dados todos de suas memórias desde de a Frequência até a Latência, assim como modelo e etc.

https://www.cpuid.com/programas/cpu-z.html

 

 

Tirei prints do cpu-z e já estou um par de memórias, o que é esquisito é que se eu coloco dois pentes nos slots pretos ou dois nos slots cinza ai ok, mas se eu colocar 2 pentes no cinza ou no preto e colocar mais um em qualquer slot ai dá pau e ou apita ou não dá video... Mas pelo que vi a memória está ok é algum erro doido não sei porque...

 

38 minutos atrás, Henrique PP disse:

 

Seu setup/BIOS pode bugar pode ser uma boa anotar os dados dele, antes de mexer, e pra resetar a BIOS tem o modo fácil que é remover da tomada tudo e retirar a bateria(moeda) por 30 minutos ou usar o modo difícil e tentar resetar a BIOS com o jump.

 

A bateria na sua placa-mãe se encontra embaixo de sua placa de vídeo.

 

 

Eu fiz pelo método mais difícil que é usando o jump na placa-mãe e não adiantou, o problema é que pra fazer isso tenho que tirar a placa de video de cima, mas se der pra arrumar vale a pena, Com base nos prints tem alguma ideia?

memoria.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ComandateGustavo pelo que vi você parece estar com um pequeno, irrelevante over, de 666mhz está a 671mhz (lembrando x2 da 1332mhz arredondando 1333mhz), mas que pode ser a causa do problema.

 

Recomendo entrar na BIOS e colocar o Clock a 1333mhz (666mhz), a forma como sua BIOS mostra vai variar, se mostra 1333mhz coloca se mostrar 666mhz coloca, a máxima opção nela e 1600mhz, mas essa sua memória não deve suportar. Setar manualmente garante que funcione. Assim espero.

 

Quanto a popular os bancos de memória, a ordem das cores influencia sim nas DDR3, memórias tem que ser iguais as que ocupam o slot de memória de mesma cor, se não for pode dar incompatibilidade. O que estamos fazendo aqui é tentando ignorar a propriedade plug and play do seus bancos de memórias e dizendo como devem trabalhar, pra garantir a perfeita compatibilidade.

 

Se der certo pararemos por aqui sem precisar mexer na latência. Isso é o JEDEC e seus CAS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ComandateGustavo disse:

@Henrique PP vou tirar foto da BIOS e te mostrar mas já tentei mudar as frequências e não deu certo como mexer na latência? Vou tirar fotos da bios

procure por frequência de memória cada setup é diferente e ta sempre mudando, não tem como eu saber onde é no seu so olhando e lendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Aqui estão, tirei fotos da bios e do boot, é muito estranho eu tentei várias frequências, mas nada até agora colocando as 4 memórias de 8gb não dá boot.

Coloquei as duas memórias de 8 e as minhas duas de 4gb e ai funcionou mas no cpu-z só as minhas memórias smart estão operando em dual channel as outras duas estão em single ou estou enganado? 🤨 Pra tirar a duvida estou mandando os prints das 4 memórias no cpu-z

 

Estou respondendo agora porque tive que dar uma saida, mas essas são as fotos, o que acha?

mem2.png

WhatsApp Image 2019-07-12 at 17.50.11.jpeg

WhatsApp Image 2019-07-12 at 17.50.12.jpeg

WhatsApp Image 2019-07-12 at 17.50.14.jpeg

WhatsApp Image 2019-07-12 at 17.50.15.jpeg

adicionado 5 minutos depois

Veja se consegue ler as fotos, se não conseguir eu tento tirar outras

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

@Henrique PP Conseguiu ver as imagens? Posso tirar outras, mas acho que vamos ter que mexer em outro tipo de configuração além da frequência 😕

 

Estou até querendo reembolso no aliexpress...

Deu pra ver sim, e parecem estar funcionado em dual sim, por algum motivo o programa CPU-Z disse que o Slot 1 e 2 estava em single, mas pelo que sei o slot 1 faz par com slot 3 então se o 3 ta dual o 1 também ta. assim como o slot 2 faz par com o slot 4 de memória, assim como as cores são intercaladas ai nos slots, o números intercalam também o dual.

 

Quanto a frequência, estas muito devagar, aumenta isso de 4 pra 5 depois 6, se travar da reset BIOS mas tenta colocar em 6.66.. que é os 1333mhz dessa memória. O certo é funcionar a 1333mhz se não funcionar, depois a gente tenta ver mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP

Em 12/07/2019 às 14:48, ComandateGustavo disse:

@Henrique PP vou tirar foto da BIOS e te mostrar mas já tentei mudar as frequências e não deu certo como mexer na latência? Vou tirar fotos da bios

Tentei no 4 reconheceu 32gb abriu o Windows mas reiniciou

 

5 e 6 não dá vídeo

 

Tirei dois pentes coloquei os meus outros dois liguei abriu em 1333 chegou no windows deu tela azul

 

Voltei na BIOS abaixei pra 5 e aí funcionou meus dois pentes de 4 e dois pentes de oito...

 

Estou te mandando foto da outra parte da BIOS na parte de memória se não me engano, veja na foto se acha algo que podemos mudar pra ver se funciona

 

Essas memórias que devem ter sido feitas nas profundezas do inferno só mudando a frequência não vão funcionar...

IMG_20190713_200213.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

@Henrique PP

Tentei no 4 reconheceu 32gb abriu o Windows mas reiniciou

 

5 e 6 não dá vídeo

 

Tirei dois pentes coloquei os meus outros dois liguei abriu em 1333 chegou no windows deu tela azul

 

Voltei na BIOS abaixei pra 5 e aí funcionou meus dois pentes de 4 e dois pentes de oito...

 

Estou te mandando foto da outra parte da BIOS na parte de memória se não me engano, veja na foto se acha algo que podemos mudar pra ver se funciona

 

Essas memórias que devem ter sido feitas nas profundezas do inferno só mudando a frequência não vão funcionar...

IMG_20190713_200213.jpg

Seguindo sua imagem vamos aumentar o CAS tirando do auto e colocando manual de 9T  9T  9T  pra 11T  11T  11T o 24T coloca 25T e o 33T coloca 34T os outros tempos segue seu instintos, lembrando aumentar os tempos aumenta a estabilidade.

 

Quanto a tensão da sua memória não achei, mas em teoria aumentar os tempos faz a memória exigir menos volts, possibilitando assim aumentar a frequência. Se achar tensão coloca em 1,5V (1.5V em inglês) manualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de ver em 5 mesmo com as minhas memórias de 4 GB o sistema ficou instável apareceram várias mensagens o driver de vídeo parou de responder e apareceu o NVIDIA container parou de funcionar será que tem algo haver da placa de vídeo não deixar as memórias funcionarem?

Abaixei pra 4 de novo aí funciona de forma estável

adicionado 1 minuto depois
3 minutos atrás, Henrique PP disse:

Seguindo sua imagem vamos aumentar o CAS tirando do auto e colocando manual de 9T  9T  9T  pra 11T  11T  11T o 24T coloca 25T e o 33T coloca 34T os outros tempos segue seu instintos, lembrando aumentar os tempos aumenta a estabilidade.

 

Quanto a tensão da sua memória não achei, mas em teoria aumentar os tempos faz a memória exigir menos volts, possibilitando assim aumentar a frequência. Se achar tensão coloca em 1,5V (1.5V em inglês) manualmente.

Se encontrar vou deixar em 1.5v mas os outros tempos "segue seu instinto" Seria deixa do jeito que tá ou aumento um pouco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ComandateGustavo disse:

Acabei de ver em 5 mesmo com as minhas memórias de 4 GB o sistema ficou instável apareceram várias mensagens o driver de vídeo parou de responder e apareceu o NVIDIA container parou de funcionar será que tem algo haver da placa de vídeo não deixar as memórias funcionarem?

Abaixei pra 4 de novo aí funciona de forma estável

adicionado 1 minuto depois

Se encontrar vou deixar em 1.5v mas os outros tempos "segue seu instinto" Seria deixa do jeito que tá ou aumento um pouco?

Sim tempos de latência seria aumentar Assim como os MHZ tambem, e a tensão deixar no padrão 1,5v (mas só mexe se tiver certeza de ser a tensão da memória afinal cada parte do computador tem uma tensão certa), que no automático pode estar variando, se essa sua memória nova for de Low Profire pra DDR3 que era 1,35V assim vai forçar ela a trabalhar na tensão padrão de 1,5V (Acima disto não vai pois sua memória não tem dissipador e vai queimar se colocar mais que o padrão de 1,5v).

adicionado 4 minutos depois

Sim sistema instável é sinal de incompatibilidade, não está suportando frequências mais altas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Certo vou deixar em 1,5v nada mais que isso, ai eu deixo em 6 para dar 1333 mhz e na parte CAS coloco manual subindo  9T  9T  9T  pra 11T  11T  11T o 24T coloca 25T e o 33T coloca 34T só isso e se não der certo ai continuo subindo sem mexer na tensão certo?

adicionado 0 minutos depois

Estou perguntando bastante antes de fazer pra não acabar estragando nada, nunca mexi nessas configurações antes kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

So cuidado faz com calma, Se não der certo mexendo nos times, Poe sua memória antiga e devolve o Setup tudo pro Auto (de novo) e devolve essas memórias pro AliExpress, pois devem estar com defeito.

adicionado 1 minuto depois

Recomendo na próxima compra Kingston HyperX, que essas é plugo usou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Henrique PP disse:

So cuidado faz com calma, Se não der certo mexendo nos times, Poe sua memória antiga e devolve o Setup tudo pro Auto (de novo) e devolve essas memórias pro AliExpress, pois devem estar com defeito.

adicionado 1 minuto depois

Recomendo na próxima compra Kingston HyperX, que essas é plugo usou.

Mudei como me falou e estou com meus pentes 4gb e os dois novos de 8gb mudei para 1066 MHz antes mesmo com as minhas memórias nessa frequência não funcionou agora como aumentei os tempos vou ver se funciona tirei fotos para você

15630632011902844478365672775261.jpg

15630632203278942642490500059156.jpg

adicionado 33 minutos depois

Não adiantou subi vários números e não funcionou...

Elas só funcionam se eu colocar meus antigos pentes de 4gb juntos mas aí a frequência tenho que deixar em 800mhz

 

Aumentando os números que você falou o sistema demorou mais para travar, mas travou, só que quanto maior aqueles números mais lentos vão operar as memórias não é?

 

Pelo que vi eu teria que aumentar bastante eles para que as memórias conseguissem ficar estáveis...

Mas bastante mesmo quase dobrando tudo

É melhor aumentar bastante os números para ver se funciona ou deixo meus pentes antigos mesmo e devolvo tudo para o AliExpress?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ComandateGustavo disse:

Mudei como me falou e estou com meus pentes 4gb e os dois novos de 8gb mudei para 1066 MHz antes mesmo com as minhas memórias nessa frequência não funcionou agora como aumentei os tempos vou ver se funciona tirei fotos para você

15630632011902844478365672775261.jpg

15630632203278942642490500059156.jpg

adicionado 33 minutos depois

Não adiantou subi vários números e não funcionou...

Elas só funcionam se eu colocar meus antigos pentes de 4gb juntos mas aí a frequência tenho que deixar em 800mhz

 

Aumentando os números que você falou o sistema demorou mais para travar, mas travou, só que quanto maior aqueles números mais lentos vão operar as memórias não é?

 

Pelo que vi eu teria que aumentar bastante eles para que as memórias conseguissem ficar estáveis...

Mas bastante mesmo quase dobrando tudo

É melhor aumentar bastante os números para ver se funciona ou deixo meus pentes antigos mesmo e devolvo tudo para o AliExpress?

Ultima tentativa nos tempos coloca, 4T coloca 5T, nos 2, 4T que tem.

 

E sim fica mais lento. quanto mais aumenta a latência mais a memória demora em nanossegundos pra responder requisição.

E quanto mais aumenta os MHz mais rápida ela fica e tamos tentando equilibrar isso manualmente.

 

adicionado 4 minutos depois

E quanto aos Trfc0 .... Dimm 1 e dimm 3 coloca igual ao Trfc1 ..... Dimm 2 e dimm 4, coloca os 2 a 260ns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Henrique PP disse:

Ultima tentativa nos tempos coloca, 4T coloca 5T, nos 2, 4T que tem.

 

E sim fica mais lento. quanto mais aumenta a latência mais a memória demora em nanossegundos pra responder requisição.

E quanto mais aumenta os MHz mais rápida ela fica e tamos tentando equilibrar isso manualmente.

 

@Henrique PP

 

Ok vou subir tudo e vou fazer assim:

 

do começo pro fim:

11t para 12t
25t para 26t
4t  para 5t
10t para 11t
4t para 5t
34t para 35t
5t para 6t

 

Vou subir os numeros como mostrei aqui e manter em 800mhz ai eu coloco os outros pentes pra dar os 32gb e ver se ele consegue iniciar e ficar estável, se ficar instável ai subo mais a frequencia de 800 para 1066 correto?

É que até agora os 32gb ele não conseguiu iniciar sem travar então se ele conseguir iniciar com os 32gb já vai ser um grande começo...

Tem algum risco em mudar esses numeros de  latência que estamos mexendo? Ou só é perigoso mexer na tensão mesmo?

adicionado 2 minutos depois
10 minutos atrás, Henrique PP disse:

adicionado 4 minutos depois

E quanto aos Trfc0 .... Dimm 1 e dimm 3 coloca igual ao Trfc1 ..... Dimm 2 e dimm 4, coloca os 2 a 260ns.

ok vou mudar isso também, agora que atualizei a página apareceu essa parte da mensagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...