Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Qual a diferença de um programador e um desenvolvedor ?


Posts recomendados

@l00p Ola!

Pelo meu entendimento Programador é alguém que tem conhecimento específico em linguagens de programação,  informática no geral e matemática. Cria funcionalidades para o sistema, elabora ideias para o projeto em si.

 

O Desenvolvedor tem conhecimentos em programação também, mas geralmente não tem conhecimentos aprofundados em cálculos matemáticos, além de ter conhecimentos fora da caixa (computador) como negócios por exemplo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@l00p Bom dia amigo! 

Bom, são duas posições parecidas, mas cada uma tem um foco diferente no mesmo âmbito.

 

Tentando simplificar bastante:

Programadores vão receber instruções de um determinado projeto, e vão sentar na frente do PC e, de fato, programar, utilizando seus conhecimentos específicos, seguindo essas instruções.

 

Desenvolvedores, além de serem capazes de sentar e programar, participam mais diretamente na criação e, olha só, no desenvolvimento do projeto, antes, durante e depois de começar a programar o mesmo.

 

Claro que isso tudo seria um resumo, na teoria. Na prática, podemos ter outros cenários.

 

Outro exemplo que da pra tentar colocar na mesa. Pense num restaurante. Você tem os cozinheiros e o chef da cozinha (programadores e desenvolvedores). O chef é capaz de cozinhar, mas precisa participar de todo o processo, desde quando chega o pedido, até ele ser entregue. O cozinheiro, foca suas habilidades em  preparar o pedido.

 

Lembrando sempre, isso não quer dizer que o Desenvolvedor seja melhor que o Programador. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@l00p normalmente esses termos são equivalentes, se você for observar na Wikipédia, por exemplo, o artigo de "desenvolvedor de software" redireciona para o de programador. 

 

Dito isto, eu vejo como um(a) programador(a) aquela pessoa que se concentra em escrever códigos e não se envolve tanto com outras partes do processo de desenvolvimento de um software. Já o desenvolvedor está mais envolvido com todo o processo no projeto de software, desde o entendimento de negócio, coleta de dados, escrita de códigos, testes e também o suporte ao software/produto, não sendo necessário estar envolvido em todas as etapas dos processos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Escrevi de uma forma resumida aqui. Espero que possa entender aqui:

 

O desenvolvedor, como o próprio nome diz, ele desenvolve. Eles desenvolvem, de forma organizada, os seus programas, além de coordenar uma equipe de desenvolvedores ou profissionais de outras áreas. No ambiente, es encontram formas diferentes de resolver o mesmo problema.

 

Já o programador, como o nome também diz, ele programa. Os atuantes criam códigos limpos, livres de erros no código.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...