Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC novo dando travadas em jogos


Posts recomendados

Saudações,

Bom, adquiri estas peças na "loja que explode" no inicio de maio/2019, se não me engano, saí de um i7 4790 para um Ryzen 2700x, bom, as peças que comprei foram o Ryzen 2700x, placa-mãe Asus Strix B450-F e memórias 16GB Hyperx Predador 2933Mhz, mantive minha fonte (Corsair 850w gold) SSDs e HDs, Gabinete e Placa de vídeo(Asus Strix 1080 Edição OC) bom, as peças chegaram no prazo, fiz a montagem no mesmo dia, tudo ligado corretamente, formatei o meu SSD de 120Gb que uso para SO,bom, até ai tudo ok, quando entra no Windows notei uma certa lentidão, mas pensei que era por não ter drivers do Chipset ou alguma atualização ( detalhe, formatei usando a última edição do Windows 10), bom, até ai, fui instalando tudo, baixei os drivers direito do site da Asus e da Nvidia, bom, depois disso fui instalar Steam, restaurei alguns jogos, e coloquei todos no SSD de 1TB, que deixo exclusivo para jogos, até ai beleza, o problema foi quando fui jogar, os jogos estavam dando pequenas travadas, algumas vezes as pequenas travadas e as vezes travadas longas, enfim, pensei ter feito algo errado, formatei novamente e testei novamente, comecei a notar estas travadas até no desktop, no youtube, etc, bom, isso foi em uma sexta feira, passei todo o final de semana testando e não consegui achar solução, então entrei em contato com a loja e enviei todas as peças, demorou alguns dias e me retornaram dizendo que o processador tinha algum defeito, que a placa-mãe e as memórias estava ok, que haviam sido testados(inclusive no perfil XMP) com outro Ryzen e que estava tudo certo, eu então solicitei a troca do processador e pronto, me enviaram tudo novamente, montei tudo, formatei, instalei drivers, bom, processo feito, tudo normal, eu ficava com aquele receio de começar a travar, bom, tudo pronto e não travou, fiquei feliz e fui instalar meus jogos, até ai estava tudo normal, fui jogar BF1, achei um pouco estranho, parecia ser Stuttering, bom, até então nunca havia enfrentado isso no meu i74790, bom, testei em vários jogos, AC Odyssey, Witcher 3, bom, vários, quase todos apresentando isso, achei uma solução na internet, para limpar um cache de memória e até melhorou, porém, de uns dias para cá, venho notando aquelas antigas travadas até no desktop, bom, não sei o que fazer, bios está atualizada, já testei com a memória em XMP, sem XMP, já formatei novamente, enfim, não sei mais o que pode ser, meu sonho era devolver tudo e pegar um reembolso, porém, duvido muito a 'loja que explode' fazer este favor para mim...enfim, não sei se quero "solução" de vocês, talvez eu esteja querendo mesmo é desabafar, no fundo parece que meu antigo i74790 era mais estável...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sammer Lúcio Baixa algum software para acompanhar o desempenho de todos os componentes do computador, talvez seu processador esteja esquentando muito. Esse processador é de qualidade, muito melhor que o seu antigo. Aqui o comparativo entre eles. Acho realmente que ele está esquentando muito, ele tem o problema de gastar 105W, e se gasta muita energia, provavelmente esquenta muito também. Um watercooler ou um cooler de qualidade pode resolver, não se desespere, você fez uma boa compra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

Sim, o processador fica em torno de 65º, apenas em testes de estresse vi ele passando até uns 75º ( uso o coolerbox),

a placa de vídeo fica em torno de 62º, nunca notei ela passando muito disso, quanto ao uso, em alguns momentos a placa pega 99% de uso, em outros pega 80...as vezes fica variando, jogo em 1080p, o processador em grande parte dos jogos não passa de 40% o uso.

adicionado 2 minutos depois
agora, Christian C. Torres disse:

@Sammer Lúcio Baixa algum software para acompanhar o desempenho de todos os componentes do computador, talvez seu processador esteja esquentando muito. Esse processador é de qualidade, muito melhor que o seu antigo. Aqui o comparativo entre eles. Acho realmente que ele está esquentando muito, ele tem o problema de gastar 105W, e se gasta muita energia, provavelmente esquenta muito também. Um watercooler ou um cooler de qualidade pode resolver, não se desespere, você fez uma boa compra.

Sim, é uma boa config, comprei com intenção de ter algo realmente bom, porém já desesperei ! Apesar de ser técnico a 8 anos, isso está passando os limites do 'natural' esta virando sobrenatural kk, bom, respondi acima as medições de temperaturas, mais tarde tento postar alguns prints, vocês tem mais alguma coisa em mente ?! Não sei porque, mas desconfio que a memória não esteja ok...é algo que fica 'rodando' minha cabeça sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Lobarinhas disse:

@Sammer Lúcio Cara ... acho que essa temp não é normal ... meu Ryzen 1700 nao passa dos 60 em jogo.
Sera que o coolerbox não deve estar mal encaixado?

Como assim, 65º em jogo não é normal ? Achei que estava até frio ! Em teste de estresse fica em 75º graus, não entendi.

agora, Christian C. Torres disse:

@Sammer Lúcio Se você acha que é a memória, tenta pegar uma outra emprestada e testa. Se não for isso, PODE ser falha no armazenamento para entregar as coisas a tempo (o que seria um caso fud@#$ de raro).

Como assim falha no armazenamento ?! Meus SSDs ou HDs com problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sammer Lúcio É só uma comparação! Minha CPU, enquanto jogo F1 2019 chega, no maaaximo, 62 graus.
difícil ele passar disso. e em stand by ele chega a congelar a 30 a 40 graus. (Nos frios de são paulo, ja chegou a 28).

Poderia dar uma verificada nisso ... porque mal encaixe de cooler pode gerar mal desempenho por alta temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sammer Lúcio disse:

Meus SSDs ou HDs com problema ?

Tipo isso, mas o amigo ai tem o mesmo processador que o seu da 1ª geração e não chega a sua temperatura, então acho que é por aí o problema, onde você mora faz calor? Talvez o coolerbox não dê conta do calor externo + calor interno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Lobarinhas disse:

@Sammer Lúcio Cara ... acho que essa temp não é normal ... meu Ryzen 1700 nao passa dos 60 em jogo.
Sera que o coolerbox não deve estar mal encaixado?

O cooler esta encaixado e travado, travei até o fim, está bem firme, não me parece estar mal encaixado não.

adicionado 1 minuto depois
agora, Christian C. Torres disse:

Tipo isso, mas o amigo ai tem o mesmo processador que o seu da 1ª geração e não chega a sua temperatura, então acho que é por aí o problema, onde você mora faz calor? Talvez o coolerbox não dê conta do calor externo + calor interno.

Bom, o dele fica em 60º  em jogo, o meu fica em 65º, ainda não entendi o alarde na temperatura do meu, parece estar ok, bom, eu sou da grande Belo Horizonte, aqui não faz tanto calor, temperatura média nos últimos dias está no máximo uns 22º.

adicionado 3 minutos depois
agora, Lobarinhas disse:

@Sammer Lúcio É só uma comparação! Minha CPU, enquanto jogo F1 2019 chega, no maaaximo, 62 graus.
difícil ele passar disso. e em stand by ele chega a congelar a 30 a 40 graus. (Nos frios de são paulo, ja chegou a 28).

Poderia dar uma verificada nisso ... porque mal encaixe de cooler pode gerar mal desempenho por alta temperatura.

Entendi, bom, vou tirar uma foto depois e envio para vocês conferirem, para mim esta bem instalado, mas pode ser que dei alguma vacilada, mas lembrando que o 2700x é 105 W, talvez possa esquentar um pouquinho a mais.

 

adicionado 6 minutos depois

Só de curiosidade olhei o Ryzen 1700x, ele é 95W, o meu 2700x é 105w...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma lida aqui nesse outro tópico com o problema parecido com o seu (Clica aqui) e parece que o SSD dele tinha uma atualização a ser feita, após atualizar o firmware do SSD a qualidade voltou ao normal. Então tenta procurar no site da fabricante do seu SSD e HDD para ver se tem atualizações a serem feitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Sammer Lúcio disse:

O cooler esta encaixado e travado, travei até o fim, está bem firme, não me parece estar mal encaixado não.

adicionado 1 minuto depois

Bom, o dele fica em 60º  em jogo, o meu fica em 65º, ainda não entendi o alarde na temperatura do meu, parece estar ok, bom, eu sou da grande Belo Horizonte, aqui não faz tanto calor, temperatura média nos últimos dias está no máximo uns 22º.

Muito difícil ser a temperatura, eu atualmente estou esperando meu novo cooler chegar pra sair dos 90º C do processador e NUNCA tive problemas com travamentos, já chegou a bater 97º jogando assassin's creed origins em 1080p.

Eu no seu lugar faria um teste com todos os componentes separadamente.

Uma vez eu sofri por usar windows 10 e ele levava o disco a trabalhar sem necessidade em 100% e estava atrapalhando tudo que eu ia fazer, sair do windows 10 me ajudou bastante.

No fim era um problema de disco causado pelo SO. Hoje jogo tranquilo a 90º xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Christian C. Torres disse:

Dei uma lida aqui nesse outro tópico com o problema parecido com o seu (Clica aqui) e parece que o SSD dele tinha uma atualização a ser feita, após atualizar o firmware do SSD a qualidade voltou ao normal. Então tenta procurar no site da fabricante do seu SSD e HDD para ver se tem atualizações a serem feitas.

Cara, nunca havia pensado nisso, realmente faz sentido ! Vou procurar olhar isso hoje !

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, juniormurd disse:

Muito difícil ser a temperatura, eu atualmente estou esperando meu novo cooler chegar pra sair dos 90º C do processador e NUNCA tive problemas com travamentos, já chegou a bater 97º jogando assassin's creed origins em 1080p.

 Eu no seu lugar faria um teste com todos os componentes separadamente.

Uma vez eu sofri por usar windows 10 e ele levava o disco a trabalhar sem necessidade em 100% e estava atrapalhando tudo que eu ia fazer, sair do windows 10 me ajudou bastante.

 No fim era um problema de disco causado pelo SO. Hoje jogo tranquilo a 90º xD

Sim, eu achei 65º até frio por ser um coolerbox, não entendi bem a questão do win10 e do seu disco, o meu eu não observei ser atinge 100%, o seu tu fez como? trocou o disco ?! Se possível detalhe !

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho 2 SSD, um da PNY120Gb(se não me engano kk) e outro da Kingston1TB, o da Kingston foi tranquilo de atualizar a firmware, porém o da PNY o App deles não identifica, vou confirmar a marca, mas, notei que quando ocorre o congelamento, o uso do SSD passa a 100%, não sei se é alguma coincidência, mas talvez seja um fator.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/07/2019 às 12:17, Sammer Lúcio disse:

Cara, nunca havia pensado nisso, realmente faz sentido ! Vou procurar olhar isso hoje !

adicionado 2 minutos depois

Sim, eu achei 65º até frio por ser um coolerbox, não entendi bem a questão do win10 e do seu disco, o meu eu não observei ser atinge 100%, o seu tu fez como? trocou o disco ?! Se possível detalhe !

O disco está em perfeito estado, o problema estava justamente no sistema, existem até milhares de tutoriais de "Como resolver problema de uso 100% do disco no windows 10".

O uso do disco ficava em 100% por horas mesmo sem eu fazer nada, eu acabei mudando de sistema operacional e resolveu meu problema com isso, agora o uso do hd fica quase sempre em 1% ou 0%. E eu senti muita diferença, sempre que o uso do disco ia para 100% os jogos começavam a travar, principalmente quando era preciso carregar uma parte do jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...