Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3 2200g, Fazer Overclock ou Não?


Posts recomendados

Olá pessoal!
Seguinte, meu computador antigo queimou, comprei várias peças novas, mas como eu tinha um orçamento muito limitado, tentei equilibrar entre custo x benefício e fui pra AMD.

 

Comprei coisas básicas, porém, que estavam prometendo serem boas para o que eu queria: Custo x Benefício e Programar, como eu passei a jogar uns jogos leves, minha namorada viu que eu tava sem placa de vídeo e me presenteou com RX 570 4G, fiquei feliz e instalei, mas notei que nos jogos pesados como GTA 5, acabam usando o mesmo de GPU quanto CPU, ambos a 100%, as vezes a CPU vai pra 70% com a GPU 100% Ufa, mas mesmo assim, depois de uma análise, vi que o processador quase não aguentou tudo, mas aguenta, porém, uma folga a mais, poderia ajudar muito e evitar travamento por besteiras. 

 

Tudo está na garantia, porém, estou pensando em fazer um overclock "leve" no processador, já que se trata de uma APU, e eu não estou usando a parte gráfica dele, será que posso aproveitar para aumentar a velocidade dos Cores ? Faz sentido ? O cooler que veio nele é uma "Cooler Wraith Stealth" que parece bom.


Sei que o tempo de vida útil desce só uns 10 a 20%, porém, realmente pretendo dar upgrade no futuro em 2 anos, e poder dar uma folga pra minha GPU.

Será que devo também dar overclock na memória Ram? Para 3000 e o processador para 3.80. Vi alguns tutoriais, com o meu equipamento, e isso é possível, mesmo a placa-mãe sendo A320.

 

Meu equipamento atual é:
Fonte: Corsair 430 CX.

Processador: Ryzen 3 2200g [Vega 8] APU 3.50, OC Auto 3.70.

Memórias: Ram: HyperX 4GB + 8 GB 2400hz. = 12 GB. Dual está ativo.

placa-mãe: GA-A320M-S2H Socket AM4. rev. 1.x

Placa de vídeo: RX 570 4GB Gigabyte.

2 HD Sata 2. 5200 RPM.

Eu usaria o Ryzen Master.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RS Faria disse:

@Saulo Catunda

 

Em tese, placas-mãe A320, como a sua, NÃO suportam OC.. Na prática, depende do modelo e da marca, pois tem exceções.. Dê uma olhada na BIOS, pra ver se há essa opção..

Sim, vi que a minha é uma exceção. Já vi duas pessoas fazendo. Fui na Bios, e realmente da pra alterar os valores.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Saulo Catunda disse:

Sei que o tempo de vida útil desce só uns 10 a 20%

Há controvérsias.

 

Vamos lá. Qual resolução você está jogando ?

 

Essa placa-mãe em si, por natureza do chipset não permite OC, porém há relatos que é possível sim fazer overclock(inclusive aqui no fórum). Na placa de vídeo não aconselho fazer OC pois ela não está limitando, e sim seu CPU.

 

Se tiver um bom resfriamento do gabinete pode fazer um bom OC para melhorar um pouco esse CPU em 100%, cuidado só com a temperatura do VRM, apesar desse processador não demandar muito e sem dúvida ter um ganho legal.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, LNPott disse:

Há controvérsias.

 

Vamos lá. Qual resolução você está jogando ?

 

Essa placa-mãe em si, por natureza do chipset não permite OC, porém há relatos que é possível sim fazer overclock(inclusive aqui no fórum). Na placa de vídeo não aconselho fazer OC pois ela não está limitando, e sim seu CPU.

 

Se tiver um bom resfriamento do gabinete pode fazer um bom OC para melhorar um pouco esse CPU em 100%, cuidado só com a temperatura do VRM, apesar desse processador não demandar muito e sem dúvida ter um ganho legal.

 

 


Sim, considerando que seja possível, quero saber se valeria a pena.

1920x1080.

Não, eu não quero mexer na GPU, só na CPU.

GTA 5 + Chrome aberto. Jogo recém aberto. Configurações no "Alto" MSA 2x TXAA ligado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Saulo Catunda O Chrome é um vilão de RAM e CPU, eu aconselho jogar com ele fechado. Pela variação você pode tentar um OC sim, vai melhorar um pouco, não vai fazer nenhum milagre mas já vai ajudar sim.

 

A resolução é boa para jogar o peso na GPU, contudo o GTA é um jogo CPU bound então acaba que seu CPU sofre. Em breve talvez valha a pena você colocar um R5 1600, que sai a 600 reais.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Sergio NewSonic disse:

A minha placa-mãe A320 também dá opção para alterar os valores, embora eu não tenha confirmado as alterações, não testei pra ver no que dá.

 

Eu também, mas no vídeo, o rapaz mostra os valores alterados depois que ele está ligado. Interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...