Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte ATX para raspberry


Posts recomendados

1 minuto atrás, PHTZinho disse:

O Raspberry não é aquele mini-computador que já vem tudo integrado e só precisa da instalação do sistema?
Creio que o mini-computador tem uma porta USB.

Ele tem, mas estou querendo saber se posso ligar a fonte ATX a ele, ou se acorre alguma interferência ou algo do tipo.

Eu não iria soldar os fios nele mas sim na fonte (USB Fêmea), e utilizar um cabo para conectar ambos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

002.jpg

permita-me...

A fonte de pc tem altíssima capacidade de corrente. Eu (eu) me sinto pouco a vontade em conectá-la neste microusb tão frutinha. Uma encostadinha errada e ... já sabe.

Se a ideia é alimentar pelas portas usb, confirme se o +5 delas é o mesmo do sistema. Taí outro motivo pra não desprezar a entradinha original que já mantém tudo sob controle... (to vendo algo que parece ser uma fontinha auxiliar)

Obs... não conheço o esquema deste treco e parece que tem várias versões...

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Gostei do termo “frutinha” kkkk !

 

Sei o que você quis dizer com esse termo. Algumas vezes penso a mesma coisa quando querem alimentar um Arduino com uma fonte ATX, parece algo bem sem noção, mas como dizem, quem não tem cão caça com gato ... o que importa é que funciona, embora os riscos de algo queimar com alguma “caca” sejam bem mais significativos .

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/07/2019 às 14:04, Isadora Ferraz disse:

002.jpg

permita-me...

A fonte de pc tem altíssima capacidade de corrente. Eu (eu) me sinto pouco a vontade em conectá-la neste microusb tão frutinha. Uma encostadinha errada e ... já sabe.

Se a ideia é alimentar pelas portas usb, confirme se o +5 delas é o mesmo do sistema. Taí outro motivo pra não desprezar a entradinha original que já mantém tudo sob controle... (to vendo algo que parece ser uma fontinha auxiliar)

Obs... não conheço o esquema deste treco e parece que tem várias versões...

Teria algum jeito de limitar essa corrente? Para que os riscos não sejam tão altos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@joaogama13 ,

 

Sim, tem jeito, mas envolve montar um circuito para isso, modificando a fonte, ou no mínimo colocar um desses fusíveis de polyswitch de 3 ou 4A.

 

Mas, cá entre nós

 

Não é mais fácil comprar uma simples fonte de parede, dessas que se encontra aos montes até no ML, por cerca de R$ 20,00 ?

 

Arriscar queimar o brinquedo de mais de R$ 200,00 para não gastar mais esses R$ 20,00 e ficar com um trambolho ATX não me parece razoável...

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Em 19/07/2019 às 04:45, aphawk disse:

@joaogama13 ,

 

Sim, tem jeito, mas envolve montar um circuito para isso, modificando a fonte, ou no mínimo colocar um desses fusíveis de polyswitch de 3 ou 4A.

 

Mas, cá entre nós

 

Não é mais fácil comprar uma simples fonte de parede, dessas que se encontra aos montes até no ML, por cerca de R$ 20,00 ?

 

Arriscar queimar o brinquedo de mais de R$ 200,00 para não gastar mais esses R$ 20,00 e ficar com um trambolho ATX não me parece razoável...

 

Paulo

Olá boa tarde, tendendo e compreendo o porque colocar uma fonte ATX, ja me passou varias vezes colocar uma fonte ATX, com um micro usb e ligar no Rasp.. aqui temos essa fonte de 20,00 infelizmente ja queimaram duas, elas não aguentar ficar ligadas direto, liguei em tv de propaganda, 7x24 de repente se puder ligar numa atx,e durar seria uma boa...

tambem me preocupo com a corrente, se alguem tiver o conhecimento ... agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Desculpa levantar o tópico, mas estava procurando um esquema pra ligar uma ATX direto nos 40 pinos do RPI e me deparei com esse tópico.

 

O post é mais dirigido a quem tenta ajudar não ao tópico em si que vai estar ai de exemplo.

 

Se vê que praticamente todo mundo ai tentando ajudar, não sabe do que esta falando e esta chutando.

 

Não façam isso, é melhor não ter resposta do que imundar com achismos e chutes a coisa. pois começa a ter muitas respostas nada a ver, e se um dia alguém da a resposta certa sabendo do que esta falando, quem procura não vai saber se é certo no meio da enxurrada de chutes que ele vai encontrar junto.

 

Me referindo a todo e qualquer tópico, e principalmente se você faz videos youtube falando do que não sabe ou no achismo, que a cada dia esta mais cheio disso na internet.

 

Estes lances estão aos poucos matando os fóruns pois eles começam a perder a confiabilidade como fonte de informação. 

 

E agora ao topico, sim, pode se alimentar sem problema nenhum um raspberry pi usando os 5V da fonte atx e nem precisa ser pela portinha USB dele, nos 40 pinos dele tem a entrada e da pra se alimentar direto por ela, inclusive para se fazer cluster deles é a melhor forma para alimentar, mas tem que ver um esquema pra saber os pinos corretos, o que eu estava procurando quando cai nesse tópico.

 

Reflitam sobre o que eu falei.

 

 

 

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lotus123 ,

 

Eu relí o tópico , mas não achei nada que indique "achismo" ou "Não saber do que está falando" ...  talvez você possa ser mais claro e elucidar a todos que postaram aqui, como eu ....

 

O mais gozado é que você fala a mesma coisa, que existe 5V numa fonte ATX, mas também não mostra a ligação do conector de uma fonte ATX, e nem mesmo o truque do sinal Power Good que será necessário para que a fonte ligue.

 

Na verdade esse seu post não ajudou ao tópico justamente por ter "chovido no molhado".

 

Eu não acho correto sugerir a um iniciante com pouca experiência usar uma fonte ATX que tem vários conectores justamente pela dificuldade de identificação dos sinais envolvidos no conector principal, o que pode ser ligado errado e danificar o RPI .

 

Semana passada fui na Santa Ifigênia e comprei entre outras coisas uma fonte de 12V por 1A dessas de parede, mais um adaptador do terminal da fonte que permite ligar dois fios nela simplesmente apertando os parafusos, e gastei menos de R$ 20,00 nisso. Na verdade já comprei esse mesmo conjunto umas 4 vezes com esta.

 

Pense sobre isto : o adaptador já vem com os dois pinos identificados com os sinais "+" e "-" , qual a chance de um novato errar ? Muito, mas muito menor do que a de errar a ligação no conector ATX, fora o gasto de comprar o conector ATX macho com terminais de solda ...

 

Ainda é a minha sugestão para o caso em questão, e acredite, não é por "achismo" nem por "desconhecimento" , mas sim por experiência em tratar com iniciantes.

 

Para encerrar, reflita sobre isto:

 

A solução técnica muitas vezes é simples para um técnico ou um montador experiente, mas não é a mais adequada e segura para quem ainda está iniciando na área.

Se aqueles que a dominam estão refutando em apresentar no Fórum, devem ter as suas razões. 

 

Paulo

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Paulão eu (tudo eu) complemento as informações do amigo sem noção de como procurar figuras 😑

1 hora atrás, lotus123 disse:

nos 40 pinos dele tem a entrada e da pra se alimentar direto por ela

1 hora atrás, lotus123 disse:

um esquema pra saber os pinos corretos

0*20XcIdEMi6tw1VpZ.png

1.jpg>1k.txt

De fato é mais seguro. Mas antes confira se tal +5 é o mesmo do conector usb. Considere fusível adequado.

E na próxima vez ... serviço completo por gentileza.😁

  • Curtir 1
  • Obrigado 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if ,

 

Ainda falta mostrar o conector da fonte Atx :

 

image.png.918df7dd79c9aa778dc3008f7001ddbf.pngcontent://com.android.chrome.FileProvider/images/screenshot/1619018035688269611702.jpg

 

E Ainda falta como fazer a fonte ATX ligar .... o tal de Power Good ( nos tempos que surgiu a fonte ATX o nome era esse... ) sem essa gambiarra a fonte não liga !

 

Paulo

 

 

image.png

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, aphawk disse:

E Ainda falta como fazer a fonte ATX ligar .... o tal de Power Good ( nos tempos que surgiu a fonte ATX o nome era esse... ) sem essa gambiarra a fonte não liga !

Sem o power good ou (PWR_OK) como é mostrado ali no soquete quem não liga é a placa-mãe. 

Esse é um sinal que vem da fonte para o PC, um sinal vindo de vários comparadores de tensão. Com todas as tensões da fonte dentro do padrão seu sinal permite que o PC seja ligado. Sua cor de fio na maioria das vezes é cinza e para a fonte funcionar fora do computador esse fio fica livre. 

 

O sinal de volta é aplicado ao fio geralmente de cor verde, ali no soquete marcado como PS_ON#. 

Alguns manuais ou esquemas também indicam como PWR_ON. 

 

Sendo assim pra que a fonte seja ligada fora do PC, os fios verde e preto deve ser conectados. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Sem o power good ou (PWR_OK) como é mostrado ali no soquete quem não liga é a placa-mãe. 

Esse é um sinal que vem da fonte para o PC, um sinal vindo de vários comparadores de tensão. Com todas as tensões da fonte dentro do padrão seu sinal permite que o PC seja ligado. Sua cor de fio na maioria das vezes é cinza e para a fonte funcionar fora do computador esse fio fica livre. 

 

O sinal de volta é aplicado ao fio geralmente de cor verde, ali no soquete marcado como PS_ON#. 

Alguns manuais ou esquemas também indicam como PWR_ON. 

 

Sendo assim pra que a fonte seja ligada fora do PC, os fios verde e preto deve ser conectados. 

 

Perfeito, @Renato.88  !

É exatamente isso que você escreveu !

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acrescentando:

Olhando a foto da placa, parece que tem alguns componentes na placa para das uma protegida na entrada do sinal. Ligando direto da placa se perderia essa proteção.

Sobre as fontes de 20 pila que foi falado que estão queimando toda hora:
1- verifique a luz do local
2 - compre o carregador de um celular c/ quick charging pelo menos 2.0 (tá é mais caro, fica na faixa de uns 100 reais, mas é uma placa de qualidade, com boa corrente e vai durar, pode até corrigir uma luz porcaria  no local, caso você não puder mudar isso)

O termo frutinha para falar de uma placa que o símbolo é uma espécie de amora ficou engraçado.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Evidência empírica serve? Arrumei uma fonte slim da seasonic, 200w  selo 80+, adquirida nova por 100 dinheiros, pra alimentar um raspberry pi 4, um SSD (disco de boot) e dois HDs sata  de 1 tb. O objetivo foi montar um mini servidor que consumisse pouca energia.

Tudo alimentado por essa fonte, inclusive o rpi4, com um adaptador molex/usb fêmea. Funcionando sem problemas até então.  Soquei tudo num gabinete positivo, compatível com o tamanho da fonte (não é ATX padrão), mais uns adaptadores sata/usb.  

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, igorviguini disse:

Arrumei uma fonte slim da seasonic, 200w  selo 80+, adquirida nova por 100 dinheiros

Mas aí você temos a exceção das exceções. Essa fonte nova custaria pelo menos uns 400 reais. Mas devido a enorme quantidades de PC antigos desmontados c/ essa fonte ainda melhor que muita fonte nova.
Além disso é relativamente pequena.
você tem uma bazuka pro seu raspberry, mas pagou algo levemente maior que uma fonte de qualidade duvidosa, tem uma boa escolha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando (cogitando, pra prototipando) fonte atx para rasp por alguns motivos:

- preciso de  12v para relés

- preciso de 5v para rasp, display, câmeras

 

A corrente de pico de tudo isso ligado no rasp bate 2.1A  no pico de processamento, então vou alimentar as USB por fora do regulador do rasp.

 

Não sei a qualidade atual, mas será que a proteção de surto dessas atx china sai melhores que as fontes 2A baratinhas? 

 

@igorviguini sabe me dizer se sua fonte tem circuito varistor/indutor e capacitor Y na entrada? Ou poderia postar uma foto? 

 

Pensei até em ir na Sta ifigenia e comprar umas atx Dell usadas, minha preocupação é surtos de energia, quanto a saída creio que deve ser bem limpa!

 

Se eu fosse usar fontes separadas chaveadas  5 e 12v capaz de sair mais caro

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, mlegnari disse:

fontes separadas chaveadas  5 e 12v capaz de sair mais caro

Uma fonte 12v de camera de segurança (clique) é perturbadoramente barata. Outra alternativa que eu (eu) cogitaria é usar apenas a fonte 5V e a partir dela um regulador step up pra alimentar os relés ou uma de 12 com step down pro mc e claro minimamente com olho nos consumos elétricos, técnicos, táticos, logísticos, financeiros e etc envolvidos 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tiver espaço, essas fontes da Seasonic (ou do Dell como você falou são ótimas)

Achei no ML uma de servidor por 50 reais - https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1602346750-fonte-atx-seasonic-ss-300h1u-active-pfc-300w-original-_JM?searchVariation=60435628304#searchVariation=60435628304&position=1&search_layout=grid&type=item&tracking_id=bf1f8783-5f5d-4626-93bd-ddba9b9ea8cb

você vai ter que adaptar algumas paradas. Mas certamente é um canhão de fonte pro seu projeto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, .if disse:

com olho nos consumos elétricos, técnicos, táticos, logísticos, financeiros e etc envolvidos 😁

 

Caramba... esqueceu dos fatores holísticos e religiosos ? 

 

Eu recebi algumas fontes chaveadas que comprei no Aliexpress .... 5V/2A e 12V/2A muito boas e por menos de 12 reais cada uma ...... 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

kk.. estão no "etc".

 

15 minutos atrás, aphawk disse:

no Aliexpress .... 5V/2A e 12V/2A muito boas e por menos de 12 reais cada uma

Certa feita compramos algumas também e quase não me conformei com a perturbadora excelente qualidade da montagem e circuito: fibra dupla face, filtro de linha, proteção dupla contra sobretensão: 2 optos, dissipadores bem montados mecanicamente, fornece mesmo a corrente mencionada talvez mais e etc. Me recusei a acreditar que era made in china. ... acho que ainda tenho uma ou duas.. qualquer momento confirmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...