Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Melhores opções na faixa de 3000 reais (?)


Posts recomendados

Boa tarde/noite/dia, como o tópico sugere, venho pedir auxilio sobre como gastar bem meu dinheiro.

Orçamento total: +/- 3100

O jogos em que estou de olho são outer worlds, the witcher 3 e cyberpunk 2077 (em uma qualidade alta com pelo menos uns 30 fps)

 

Computador atual ( +/-  4 anos de idade):

Intel Core i3 3250

Asus H61M-A/BR

4 Gb DDR3 Kingston

GTX 650

O pior e mais genérico gabinete possível 

Um ventilador no processador e só

Não sei a marca da fonte porém ela tem 500 w e nunca apresentou mal funcionamento em todo esse tempo.

 

Comentários sobre o computador atual:

Mesmo sendo medíocre para a época, funcionou incrivelmente bem em jogos como battlefield 4, Overwatch, divinity 2, civilization v, GTA 5 e aplicações como photoshop, illustrator. Obs: ele já teve 8 gb de memória ram.

Por ter presenciado funcionamento satisfatório, agora tenho a mentalidade de não gastar em peças "melhores que o necessário".

 

Computadores de interesse:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9545/PC-Gamer-T-Major-LVL-5-AMD-Ryzen-5-2600x-Placa-de-Video-Nvidia-GeForce?gclid=EAIaIQobChMI-JPS7eS54wIVkg6RCh2XOwyUEAQYAyABEgLzAfD_BwE

https://www.pichau.com.br/pc-ideal-2018-adrenaline-pichau-gamer-ryzen-5-2600-radeon-rx-580-8gb

 

Duvidas gerais:

 

É realista reciclar qualquer peça do meu computador atual?

 

Tradicionalmente, vale mais a pena montar por meio de um loja física da minha cidade (São José do Rio Preto), comprar por um desses sites pronto ou simplesmente pegar todas as peças separadas?

 

Ventilação e superaquecimento é algo que deve ser realmente levado a sério? (Meu computador atual tem um gabinete e refrigeração extremamente precários, porém nunca apresentou mal funcionamento)

 

8 Gb de ram seriam minimamente aceitáveis pro meu propósito?

 

Posso utilizar memórias ddr3 em conjunto com ddr4?

 

Uma placa-mãe e fonte de entrada seriam um tiro no pé? ( não pretendo alterar as configurações do pc por pelo menos uns 2 anos)

 

A cpu fica no chão em baixo da mesa, o que faz com que acumule muita poeira. Queimei 4Gb de memória tentando limpar uma vez, vale a pena mudar de local a cpu? Essa questão afeta desempenho?

 

Vale a pena segurar a onda até o final desse ano, começo do ano que vem ou não faz mal comprar agora? (o preço se manteria, aumentaria, diminuiria, etc.)

 

Devo guardar dinheiro pra comprar uma moto em vez de um computador?

 

A AMD é realmente essa maravilha de custo benefício que aparenta?

 

Desde já agradeço a todos e peço perdão pela minha ignorância (busquei me letrar sobre o assunto anteriormente, mas sobraram muitas dúvidas) !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria o Tio Jack, vamos por partes:

 

- Do seu computador atual? HD talvez, se for de 500Gb ou 1Tb. A fonte, a depender da marca. 

- Não conheço o mercado da sua cidade. Para tanto, vou me basear na minha. Do melhor para o pior: comprar peça por peça, comprar montado na internet, comprar no mercado local.

- Ventilação e aquecimento devem ser considerados sim. Reduzem o desempenho e a vida útil do equipamento.

- Sim, 8 Gb de RAM é o mínimo recomendável.

- Não, não pode usar DDR3 e DDR4 juntas.

- placa-mãe de entrada limita opções, como overclock, além de componentes menos robustos. Já a fonte, nunca use fonte que não seja de boa qualidade. O barato pode sair caro.

- Considere um novo local para o seu gabinete. A poeira acelera a corrosão dos componentes e reduz a refrigeração.

- Não diria até o final do ano. Mas esperar um pouco para ver como se estabilizam os preços da Ryzen 3000 não seria má ideia se dá para esperar.

- Computador ou moto? Depende do que você precisa. Não temos como dar opinião nisto. Eu tenho os dois. 

- Sim, a AMD está melhor no C/B que a Intel, e parece que agora também no desempenho com a linha Ryzen 3000. Perde um pouquinho nos jogos com placa top de linha mas no multitarefa ganha disparado. 

 

Disponha. Precisando estamos aqui. E ignorância não é motivo para pedir desculpas, principalmente por você ter buscado as informações e ficado com dúvida.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Antoniassi Vicechio O  kit AMD é sim uma maravilha ainda mais com o lançamento dos novos processadores e das placas de video a concorrente intel está um pouco atrazada nessa parte;você tem prioridade pra moto ou pro computador;É muito relativo isso por que o mercado hoje em dia é uma caixinha de surpresa pode ser que aumente até final do ano ou pode ser que ele só abaixe bastante;Sim afeta;Não sei;Você pode usar mas não é recomendando ja que você entende de moto é como você colocar uma moto de 50 cilindrada(DDR3) com uma de 500 cilindrada(DDR4) você pode colocar mas vai fazer muita diferença;Seria sim;Você pode queimar todas essas peças senão tomar cuidado com isso só;Faça uma cotação em tudo e veja qual é melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Não sei a marca da fonte porém ela tem 500 w e nunca apresentou mal funcionamento em todo esse tempo.

  

É realista reciclar qualquer peça do meu computador atual?

Comece descobrindo o modelo dessa sua fonte, pois se ela pelo menos prestar, já pode ser aproveitada para economizar os ~250R$ de uma nova. HD também pode ser reaproveitado para ter mais espaço, mas é bom comprar um SSD de qualquer maneira.

 

Gabinete também é outra peça que talvez dê para aproveitar. Se for um que pelo menos tenha a fonte na parte de baixo, é provável que você possa manter. Se não, é bom trocar mesmo.

 

18 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Tradicionalmente, vale mais a pena montar por meio de um loja física da minha cidade (São José do Rio Preto), comprar por um desses sites pronto ou simplesmente pegar todas as peças separadas?

É sempre melhor comprar todas as peças separadamente em lojas online. As principais são o Kabum, Terabyteshop, Cissa Magazine, Pichau e Mercado Livre.

 

21 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Ventilação e superaquecimento é algo que deve ser realmente levado a sério? (Meu computador atual tem um gabinete e refrigeração extremamente precários, porém nunca apresentou mal funcionamento)

Sim e não... você tem que se atentar para não deixar esquentar de mais, mas não chega a ser uma preocupação tão grande que você vá ter que investir rios de dinheiro para resolver.

 

22 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

8 Gb de ram seriam minimamente aceitáveis pro meu propósito?

Sim. Comece com 8gb e deixe para colocar o segundo pente mais tarde.

 

23 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Posso utilizar memórias ddr3 em conjunto com ddr4?

Não.

 

24 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Uma placa-mãe e fonte de entrada seriam um tiro no pé? ( não pretendo alterar as configurações do pc por pelo menos uns 2 anos)

Depende do que você chama de "entrada". Se for "a mais barata de todas", com certeza é tiro no pé no caso da fonte, e provavelmente é para a placa-mãe, mas não necessariamente.

 

25 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

A cpu fica no chão em baixo da mesa, o que faz com que acumule muita poeira. Queimei 4Gb de memória tentando limpar uma vez, vale a pena mudar de local a cpu? Essa questão afeta desempenho?

A gente sempre aconselha tirar o PC do chão, ou se não for possível, pelo menos colocar em algum tipo de tablado com rodinhas ou algo do gênero para dar alguma altura.

 

26 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Vale a pena segurar a onda até o final desse ano, começo do ano que vem ou não faz mal comprar agora? (o preço se manteria, aumentaria, diminuiria, etc.)

Não temos muita previsão de mudança pelos próximos meses. Veja, a AMD acabou de lançar série nova, e a Intel não tem o que fazer no futuro próximo sem ser baixar preço, mas mesmo que aconteça, isso nunca chega até o Brasil. O máximo que rola é o dólar baixar ou subir, mas isso é imprevisível, então é melhor comprar agora mesmo.

 

28 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Devo guardar dinheiro pra comprar uma moto em vez de um computador?

¯\_(ツ)_/¯

 

29 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

A AMD é realmente essa maravilha de custo benefício que aparenta?

Sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

É realista reciclar qualquer peça do meu computador atual?

 

HD, Fonte (se for de qualidade) e gabinete. Além de periféricos.

 

20 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Tradicionalmente, vale mais a pena montar por meio de um loja física da minha cidade (São José do Rio Preto), comprar por um desses sites pronto ou simplesmente pegar todas as peças separadas?

 

Geralmente sai mais em conta comprar as peças separadamente em lojas virtuais. Assim você não fica "refém" do estoque e preços específicos de uma determinada loja.

 

20 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Ventilação e superaquecimento é algo que deve ser realmente levado a sério? (Meu computador atual tem um gabinete e refrigeração extremamente precários, porém nunca apresentou mal funcionamento)

 

Monitore as temperaturas via software (HWInfo por exemplo). Eu costumo parametrizar 70 graus como teto máximo. Qualquer coisa acima disso tenho medo de reduzir a vida útil dos componentes (embora os Ryzen tenham teto divulgado pela AMD de 95 graus). Se for o caso, instale ventoinhas adicionais pra criar um fluxo de ar no gabinete. Sempre obedecendo: Entradas no painel frontal e inferior apenas. Saídas no painel traseiro e superior apenas.

 

22 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

8 Gb de ram seriam minimamente aceitáveis pro meu propósito?

 

Tranquilamente suficientes hoje. Mas tenha em mente que é bem possível que alguns jogos e/ou aplicações usem mais do que isso num futuro não muito distante.

 

23 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Posso utilizar memórias ddr3 em conjunto com ddr4?

 

Nunca.

 

23 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Uma placa-mãe e fonte de entrada seriam um tiro no pé? ( não pretendo alterar as configurações do pc por pelo menos uns 2 anos)

 

Como você vai utilizar uma CPU intermediária, é recomendável utilizar uma placa-mãe também intermediária. Procure pelo menos uma chipset B350 ou B450 com boa construção e de preferência com dissipadores de calor nos VRMs (são pequenas estruturas metálicas, geralmente à esquerda do slot da CPU). Nos próximos 2 anos ainda teremos retro-compatibilidade das placas-mãe AM4 com os novos Ryzen.

Já com relação a fonte, sem problema nenhum reaproveitar se for uma fonte de qualidade (verifique marca e modelo). A informação 500W sozinha não é suficiente pra determinar a qualidade da fonte. Tem muita bomba por aí com potência nominal de 700W fornecendo menos energia que EVGA 430W.

 

26 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

A cpu fica no chão em baixo da mesa, o que faz com que acumule muita poeira. Queimei 4Gb de memória tentando limpar uma vez, vale a pena mudar de local a cpu? Essa questão afeta desempenho?

 

Só de curiosidade, como tentou limpar? Limpo meu gabinete por dentro a cada 3-6 meses e nunca queimei nada hehe. Só com um pincel e um spray de isopropanol. Poeira pode prejudicar o sistema sim, é recomendável limpar. Se puder, instale nas entradas de ar do gabinete aqueles filtros de poeira. São bem baratinhos e ajudam bastante. Quando a poeira acumular, é só retirar e limpá-lo.

 

28 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Vale a pena segurar a onda até o final desse ano, começo do ano que vem ou não faz mal comprar agora? (o preço se manteria, aumentaria, diminuiria, etc.)

 

Os Ryzen 3000 acabaram de ser lançados. Há uma expectativa dos consumidores finais que as linhas de primeira e segunda geração reduzam seus preços (e até mesmo a terceira). Porém não há como prever. Mas pode comprar agora, não estamos num momento crítico de "fim de geração" (pelo menos na plataforma AM4).

 

29 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

Devo guardar dinheiro pra comprar uma moto em vez de um computador?

 

Muito pessoal. Felizmente tenho a possibilidade dos dois. Mas lembre-se que o custo de um veículo não é só o valor inicial mais a gasolina.

 

33 minutos atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

A AMD é realmente essa maravilha de custo benefício que aparenta?

 

Nesse momento, sim. Se for comprar daqui a 1 ano a Intel pode ser melhor, enfim.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Peters @LuizMito @Hanner @Imakuni A pergunta da moto foi uma brincadeira kkkkk mas obrigado por responderem seriamente, isso só mostra que são bem intencionados.

 

Obrigado por sanarem minhas dúvidas! a única outra informação que queria saber é se a placa-mãe Asus Prime A320M-K, AMD AM4 e a fonte Thermaltake 500W Smart 80 Plus PFC Ativo Bivolt Automático são decentes, caso sejam, estou pensando seriamente em fechar negócio com esse: https://www.terabyteshop.com.br/produto/9545/PC-Gamer-T-Major-LVL-5-AMD-Ryzen-5-2600x-Placa-de-Video-Nvidia-GeForce?gclid=EAIaIQobChMI-JPS7eS54wIVkg6RCh2XOwyUEAQYAyABEgLzAfD_BwE

Pois me parece ter um ótimo custo benefício, prossegue essa minha presunção?

Alguém tem uma opção melhor?

Acho que vou sacrificar comprar tudo separado pois dúvido muito da minha capacidade de montar tudo depois kkkk

 

Agradeço desde já pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Rafael Antoniassi Vicechio disse:

@LuizMito Entendi, mas a diferença é MUITO significativa? eu realmente não faço questão a não ser que essas peças realmente venham me causar dor de cabeça

No caso da placa-mãe, utilizar uma A320 pode significar sofrer de Thermal Throttling. Já sobre a fonte, se o orçamento tiver apertado eu ficaria com a TT Smart mesmo. Não é uma fonte excelente mas tá muito mais distante das bombas que vendem por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...