Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Conectar cooler fan na fonte: 4 pinos


Posts recomendados

Olá, sou leigo no assunto, e prevejo que para alguns pode parecer uma pergunta boba. Porém como o fórum é para tirar dúvidas lá vamos nós.

Comprei esse cooler com o conector 4 pinos(vou colocar o cooler na frente do gabinete jogando ar frio) e quero ligar ele na fonte Thermaltake 500w, existe essa possibilidade? é plug AND play? 

(e brando que na minha placa-mãe não tem mais entradas para fan) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@supersr Se o conector de alimentação do fan for daquele grande estilo molex, pode conectar na fonte.

 

Pelos resultados que achei em pesquisa, esse fan tem aquele conector de 4 pinos que liga na placa-mãe, então não é a mesma coisa de ligar na fonte, pois o conector muda.

 

O conector que liga na fonte é um molex macho/fêmea e vem em fans originais de gabinete que é mais comum, há uns para comprar também.

 

Se achar algo que dê mais detalhes do conector desse fan do link será melhor para saber como irá ligar.

 

Se for conector 4 pinos para mobo, melhor comprar um Hub, um membro aqui do fórum me sugeriu um para usar em um futuro gabinete que pretendo comprar, no Hub pode ser ligado 10 fans, se não me engano incluindo o do processador, a alimentação vem direto da fonte, mas o controle de rotação é feito pela mobo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Entendi amigo. Meu caso é assim, comprei um PC montado na Terabyte e ainda não chegou. Sei que o gabinete vem com um cooler original na parte traseira para retirar o ar quente. Pensando em um melhor fluxo de ar comprei esse outro cooler na Kabum, que ainda não chegou também. Nesse caso eu posso conectar o cooler original na fonte(se for compatível conforme você disse) e o cooler da coolermaster na placa-mãe? o que acha? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@supersr Como é um pc montado ele já vai vir tudo pronto para usar, mas pode sim mudar a ligação do fan caso permita.

 

Tem o link do produto que comprou ou pelo menos a marca e modelo da placa-mãe ? No site do fabricante dá para saber quantas entradas tem para SYS_FAN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@supersr Essa placa-mãe só tem 1 conexão para SYS_FAN, e 1 para CPU_FAN.

 

Se o fan original do gabinete vier com conexão molex sugiro realmente que ligue direto na fonte.

 

O fan que comprou na kabum coloque direto na mobo mesmo.

 

Se achar melhor, coloque o fan original do gabinete na frente para jogar ar para dentro dele e como vai ficar no máximo, o fan traseiro ligado na mobo você seta a rotação em uns 1200RPM pela bios da mobo, assim fica pressão positiva dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@supersr Se esse cooler for RGB então o led nem vai funcionar, a mobo não tem conexão RGB, tem que comprar um controlador só para RGB.

 

Não tem problema, só dei a ideia de colocar atrás pela questão de controlar a rotação dele e poder deixar melhor do que o fan que irá jogar ar dentro do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@supersr Tem sim, mas precisa de um controlador externo já que a placa-mãe não tem a função RGB.

 

Eu tinha fita de led no pc, era RGB também, mas sempre que ligava o pc já colocava o led em vermelho, depois desligava, as vezes deixava um tempo ligada e até deixava alternando a cor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@supersr Funciona, o controlador é só ligado nos pinos de RGB.

 

Você pode manter esse cooler mesmo e comprar o controlador a parte, ele é ligado nos 12V da sua fonte.

 

Um exemplo de controlador é esse: Controle Remoto E Controladora Para Fita Ultra Led Rgb 5050

 

Só a parte difícil mesmo é ligar, pois a entrada de energia é redonda nesse do exemplo, ai precisa de um adaptador molex/sata para contar o fio amarelo e preto para colocar em uma ponta que entra no controlador, mas funciona, o adaptador é daqueles baratos achados na internet mesmo ou em loja de assistência de bairro, eu usava assim.

 

Tem modelo de controlador rgb que é ligado na conexão sata da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
3 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

@gabrieltobyv Se os fans permitem conectar em sequencia, um depois do outro, e na placa-mãe, pode usar.

 

Ou então pode colocar direto na fonte.

 

De ambas as formas funciona, mas coloque só 1 desses conectores, não invente de ligar na placa-mãe e na fonte.

Caso ligar na fonte, preciso de um cabo molex correto? também pelas minhas pesquisas aqui, ligar na fonte diminui o estresse da placa-mãe caso fosse ligado nela, algo assim 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrieltobyv Sim, precisa ligar no molex, no caso a fonte já fornece conectores Molex, se a sua não tem conector desse tipo sobrando, isso demonstra que não é de boa qualidade.

 

Mas também o fan precisa ser compatível com conector Molex, ou então terá de usar controladora a parte ou adaptador.

 

O consumo de fans é baixo, logo pode ligar 3 fans direto em um conector só da placa-mãe e não fará mal.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

@Elder Nauvirth Olá, pode me ajudar?
Então, comprei quatro fans da rise mode, especificamente esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3485467087-cooler-fan-rise-mode-vibe-RGB-120mm-preto-rm-fc-03-12v-_JM?quantity=1&variation_id=179027457346
Queria saber se consigo conectar ele na minha placa-mãe direto, liguei todos os 4 na fonte, fiz um "varal" e todos estão conectados pelo cabo molex da fonte, porém os RGB não ligam. Nesse caso eu também deveria ligar esses cabos de 4 pinos diretamente na placa para que os RGB possam ligar?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Laércio Vinícius disse:

@Elder Nauvirth Olá, pode me ajudar?
Então, comprei quatro fans da rise mode, especificamente esse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3485467087-cooler-fan-rise-mode-vibe-RGB-120mm-preto-rm-fc-03-12v-_JM?quantity=1&variation_id=179027457346
Queria saber se consigo conectar ele na minha placa-mãe direto, liguei todos os 4 na fonte, fiz um "varal" e todos estão conectados pelo cabo molex da fonte, porém os RGB não ligam. Nesse caso eu também deveria ligar esses cabos de 4 pinos diretamente na placa para que os RGB possam ligar?

Precisa ligar o conector de RGB também para os LEDs funcionar.

 

Porém sua placa-mãe precisa ser compatível.

 

Esse fan usa o velho conector de RGB 12V, ele tem 4 furinhos OOOO, precisa ver se na placa-mãe tem esse tipo de conexão, se não tiver precisa de uma controladora a parte.

 

Não confunda esse conector de LEDs com o CHA_FAN ou SYS_FAN, esses são para finalidades diferentes.

 

Pode colocar uma controladora dessa: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2063597083-controladora-RGB-4-pinos-12v-controle-remoto-pc-gamer-led-_JM#position=15&search_layout=stack&type=item&tracking_id=d877ceb8-6b8a-43ae-87ee-0f42653dae1b

 

Se precisa ligar mais de 1 fan com RGB 12V, coloque um desse: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1882729511-cabo-splitter-RGB-4-pinos-preto-1t4-conector-4-pinos-_JM?searchVariation=84544921237#is_advertising=true&searchVariation=84544921237&position=1&search_layout=stack&type=pad&tracking_id=c77244c3-a075-456f-8903-7c0744e0f9d2&is_advertising=true&ad_domain=VQCATCORE_LST&ad_position=1&ad_click_id=ZTEzZDFiY2UtNjQ2Ni00NTNlLWFiODctMzc4M2I4Y2U1MWY5

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...