Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CPU liga mas não dá boot - intermitente


Posts recomendados

Bom dia a todos!

Meu desktop está apresentando um problema intermitente e estou com dificuldades para ter realmente certeza do que é. Descrevo meu setup  abaixo, drivers atualizados, temp de trabalho bem baixa e até então fucionava muito bem sem qualquer tipo de problema:
i7 4790K
Gigabyte H97M-Gaming3
WC Corsair H60
Geforce GTX 970
4x4Mb Corsair DDR3
2 SSDs + 1 HDD
Seasonic 650W

 

De uns dias pra cá eu ligo o PC e ele não dá boot, os fans/leds do gabinete e WC acendem mas fica só nisso. Não há beeps também indicando nada.
Com o case aberto eu escuto um som bem baixo e espaçado do tipo "tec-tec-tec" (não parece vir dos fans... seria fonte, capacitor?!). Normalmente se eu continuar desligando e ligando o PC ele não sairá deste estado, mas já aconteceu dele voltar a vida.
O que tenho que fazer normalmente é remover a GPU - para ter acesso as memórias RAM - e remover 2 dos 4 pentes para que ele suba. Sempre que o pc sobe ele vai praquela tela da bios dizendo "boot failure detected" com opção "load optimized defaults then boot" ou entrar na bios.

De início parecia simples: RAM! E fazendo vários testes o que "diagnostiquei" foi ou erro intermitente em algum dos pentes de RAM ou erro intermitente em algum dos slots de RAM. Usando os Slots 1 e 3 e testanto os 4 pentes o PC sobe. Usando os Slots 2 e 4 e combinação entre os 4 pentes já apresentou erro. Em outras ocasiões montando novamente os 4 pentes nos 4 slots o PC sobe normalmente... Esta intermitência dificulta demais identificar com certeza se é um dos 4 pentes ou se é um dos 4 slots com problema, pois hora funciona e hora não.

Agora outro problema que se apresenta na sequencia: Quando mantenho apenas 2 pentes para o PC subir algumas vezes acontece dele startar com a temperatura altissima e na bios vejo que o SYS_FAN1 (bomba do WC) está a meras 500rpm (ou algo do tipo). Neste caso preciso ir manualmente e alterar para full speed. Salvo, boot e 'tudo resolvido". Depois disso se eu voltar na bios e setar o Sys_Fan1 para velocidade normal, assim como todos os outros, ele também sobe normalmente e não há mais sobreaquecimento.

Ontem teve uma rápida queda de energia e quando o PC subiu ele perdeu configuração de data e horário, o que leva a conclusao que a bateria da mobo não está boa. Foi a primeira vez que tive esse erro. Se eu desligar e ligar o PC, mantendo o cabo de energia conectado isto não se repete. Com o PC desligado e cabo de alimentação desconectado por alguns minutos isto também não acontece. Talvez por algumas horas desconectado isso possa acontecer?! Não fiz o teste mas todavia já comprei uma nova CR2032 e está a caminho.
 
Então, pergunto: Alguma dica de testes para tentar descobrir o que precisa ser trocado, além da bateria da mobo?

Erro intermitente na configuração da RAM, erro intermitente no funcionamento do WC...o que causaria isto?
Fonte? placa-mãe? Não acredito que apenas uma bateria de placa-mãe poderia ocasionar todos esses transtornos aleatórios...

Obrigado pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há uns anos também tive o mesmo problema com um Gygabite, mas não conseguiu identificar e acabei deixando ela funcionar com as memórias posicionadas do jeito que não apresentava problemas. 

Independente dessa estória triste, veja como estão os capacitores da placa, se algum deles está estufado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcosFreitasSP Apesar de um pouco de poeira acumulada nos cantos visualmente tudo está ok. fisicamente não identifiquei nada "fora do comum".

 

Sou completamente leigo em eletrônica, mas se um dos capacitores estivesse estufado/queimado ainda sim haveria possibilidade de erros intermitentes? Quando comecei a desmontar e montar na 1a vez eu tinha a esperança de achar aquela peça/parte que estive queimada e não mais funcionando, seja um pente de RAM ou um slot de RAM mas infelizmente não foi o que encontrei.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais alguns testes aqui, com apenas 2 pentes em 2 slots, resetando o PC e ligando e desligando na sequência o OS sobe de boa agora desligando o PC e deixando 1-2 horas desligado na hora que ligo volta pro mesmo ciclo inicial de fans/leds ativos e não dá boot.
Parece-me que memoria RAM e/ou SLOT não é o (único) problema.. ?!
SE estreitar o foco para fonte, seria um comportamento provável para indicar alguma falha? Algum teste específico para isso?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...