Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 temperatura alta e rotação do cooler oscilando muito


Posts recomendados

Bom dia, recentemente comprei um ryzen 5 3600, que por sinal é um excelente processador, porém depois de usar por algum tempo, notei que a temperatura tanto em modo ocioso quanto em full load, está muito alta, e o cooler fica toda hora aumentando e reduzindo a rotação, tanto o cooler box quanto o pcyes zero kz2, mais alguém passando por isso ? vi alguns relatos na internet, informando que possivelmente pode ser resolvido com atualização de bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a bios quanto pode ser pasta térmica de ma qualidade ou cooler esta mal encaixando, verifique se esta tudo instalado corretamente, porém seja aconselhável atualizar a bios.

1 minuto atrás, leonardo162 disse:

Bom dia, recentemente comprei um ryzen 5 3600, que por sinal é um excelente processador, porém depois de usar por algum tempo, notei que a temperatura tanto em modo ocioso quanto em full load, está muito alta, e o cooler fica toda hora aumentando e reduzindo a rotação, tanto o cooler box quanto o pcyes zero kz2, mais alguém passando por isso ? vi alguns relatos na internet, informando que possivelmente pode ser resolvido com atualização de bios.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Lazarotto Eu retirei e coloquei o cooler inúmeras vezes, pensando que estava mal encaixado, porém continuou a mesma coisa, até mesmo mudando do cooler box para o pcyes zero kz2. A bios já está na última versão completa, a outra é uma beta, ainda não atualizei pois deve estar bem bugada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Percebi o mesmo na minha maquina, tenho uma mobo B450M Pro4 da ASRock já com a bios atualizada, meu Ryzen anterior, o 2600 não passava de 55º nos testes stress como o Cinebench R20 como meu Watercooler H80i. Agora com o 3600 no mesmo watercooler e já conferido e reconferido a pasta térmica de prata, a temperatura bate os 70º no Cinebench R20!! Coloquei o Cooler do R7 2700 que é pra 95W e a temperatura Bate os 80º!!! Espero que alguma bios corrija isso!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardo162 Qual é a temperatura?

 

10 minutos atrás, ronan.bove disse:

Percebi o mesmo na minha maquina, tenho uma mobo B450M Pro4 da ASRock já com a bios atualizada, meu Ryzen anterior, o 2600 não passava de 55º nos testes stress como o Cinebench R20 como meu Watercooler H80i. Agora com o 3600 no mesmo watercooler e já conferido e reconferido a pasta térmica de prata, a temperatura bate os 70º no Cinebench R20!! Coloquei o Cooler do R7 2700 que é pra 95W e a temperatura Bate os 80º!!! Espero que alguma bios corrija isso!!!

 

Não dá pra comparar, os novos Ryzen são mais quentes mesmo, é normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, matrix554 disse:

@leonardo162 Qual é a temperatura?

 

Não dá pra comparar, os novos Ryzen são mais quentes mesmo, é normal

Ele tem uma litografia menor 7nn e mantem o mesmo TDP de 65W do Ryzen 2600 e mantem o mesmo cooler Wraith Stealth, então ele não poderia ser mais quente. Não testei mas se no Wraith Spire que foi feita para uma dissipação térmica de 95W ele bateu aqui comigo os 80º, imagina o Wraith Stealth .... vai chegar próximo ao limite dos 95º .... então realmente tem algo errado!! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ronan.bove disse:

Ele tem uma litografia menor 7nn e mantem o mesmo TDP de 65W do Ryzen 2600 e mantem o mesmo cooler Wraith Stealth, então ele não poderia ser mais quente. Não testei mas se no Wraith Spire que foi feita para uma dissipação térmica de 95W ele bateu aqui comigo os 80º, imagina o Wraith Stealth .... vai chegar próximo ao limite dos 95º .... então realmente tem algo errado!! 

Não tem, ele é mais esquentado mesmo.

 

O boost e o clock dele é maior, ele trabalha até o limite e esquenta mais mesmo.

Temps.png

 

cpu-temperature.png

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então realmente ele é um processador mais quente!! Terei que repensar minha solução de refrigeração caso eu queira fazer um overclock, infelizmente a Corsair Cagou no saco com meu H80i pois não há mais atualização de software no corsair link desde o Ryzen 2000 e esse Cooler não é aceito no sucessor do link que é o Icue ... Ele precisa do software para um bom controle das rotações das fans então irei pensar em outro cooler, mas por questão de custo benefício não compro mais Watercooler da Corsair. Obrigado Matriz554!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@ronan.bove

 

O único problema do Link é não mostrar a temperatura correta do processador, mas todos os outros recursos funcionam normalmente.

 

Mesmo os utilitários dos water coolers da NZXT (CAM) e EVGA (Flow Control) ainda não são compatíveis com esse processador.
Veja aqui e aqui.

 

Existem outros utilitários que mostram a temperatura correta.
Veja o que acha do HwInfo64, HwMonitor ou o Ryzen Master que é da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/07/2019 às 10:36, leonardo162 disse:

notei que a temperatura tanto em modo ocioso quanto em full load, está muito alta

primeiramente descreva como está sua refrigeração.Quantas FAN tamanho e modelo.

como está a temperatura ambiente?

Experimentou funcionar sem a tamapa lateral?Porque seu gabinete é desses com frontal fechada e não terá ventilação adequada nos FAN frontais.

Acredito que funcionará melhor com FAN instaladas na base e no topo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Recentemente comprei um cooler Deepcool Gammaxx 400, e a temperatura melhorou bastante, no teste do cinebench caiu de 90º para 70º, agora jogando a temperatura fica em uma média de 50 a 60º, porém ainda tem um pouco daquelas oscilações de temperatura, tipo ta 50º e em questão de 1s vai para 62º ... isso com certeza é problema de BIOS, já está mais do que na hora da AMD resolver isso .. já faz um bom tempo que o processador foi lançado.

Abaixo um teste que eu fiz, mostrando a temperatura máxima atingida no Cinebench R20, com o cooler box e gammaxx 400.

 

COOLER BOX:

 

GAMMAXX 400:

 

adicionado 3 minutos depois
Em 12/08/2019 às 23:12, PedraX disse:

primeiramente descreva como está sua refrigeração.Quantas FAN tamanho e modelo.

como está a temperatura ambiente?

Experimentou funcionar sem a tamapa lateral?Porque seu gabinete é desses com frontal fechada e não terá ventilação adequada nos FAN frontais.

Acredito que funcionará melhor com FAN instaladas na base e no topo.

 

Tenho um cooler traseiro de 12cm jogando ar quente de dentro para fora do gabinete, um cooler na parte de cima do gabinte 12cm, também jogando ar quente para o lado de fora, e um frontal de 12cm jogando ar para cima da placa de vídeo e SSD. Recentemente coloquei um Gammaxx 400, melhorou bastante .. porém ainda oscila .. o problema não é a refrigeração do meu gabinete, pois eu usava um Ryzen 5 1600 que era super frio, mesmo com o cooler box .. o problema deve ser BIOS dessa nova geração de processadores da AMD .. tomara que ela resolva logo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, leonardo162 disse:

Recentemente comprei um cooler Deepcool Gammaxx 400, e a temperatura melhorou bastante, no teste do cinebench caiu de 90º para 70º, agora jogando a temperatura fica em uma média de 50 a 60º, porém ainda tem um pouco daquelas oscilações de temperatura, tipo ta 50º e em questão de 1s vai para 62º ... isso com certeza é problema de BIOS, já está mais do que na hora da AMD resolver isso .. já faz um bom tempo que o processador foi lançado.

Abaixo um teste que eu fiz, mostrando a temperatura máxima atingida no Cinebench R20, com o cooler box e gammaxx 400.

 

COOLER BOX:

 

GAMMAXX 400:

 

adicionado 3 minutos depois

 

Tenho um cooler traseiro de 12cm jogando ar quente de dentro para fora do gabinete, um cooler na parte de cima do gabinte 12cm, também jogando ar quente para o lado de fora, e um frontal de 12cm jogando ar para cima da placa de vídeo e SSD. Recentemente coloquei um Gammaxx 400, melhorou bastante .. porém ainda oscila .. o problema não é a refrigeração do meu gabinete, pois eu usava um Ryzen 5 1600 que era super frio, mesmo com o cooler box .. o problema deve ser BIOS dessa nova geração de processadores da AMD .. tomara que ela resolva logo isso.

Mesma coisa aqui, com o cooler box do 3600 atingia altas temperaturas, aí tinha um cooler Corsair A50 parado aqui para plataformas 1155 e AM3, pensei que nem daria encaixe, mas para minha surpresa, instalou no socket😲. Ficou mais ou menos igual as suas temperaturas aí (e estes picos malucos de temperatura de 1-3 segundos) e fiquei bem mais tranquilo e estamos preparados para o verão do RJ não é parceiro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, EdsonSM disse:

Os picos de temperaturas são normais, pois mesmo em idle, existem processos funcionando em segundo plano que consomem processamento do cpu.
Veja um gráfico aqui.
 

 

Normal não deve ser, pois isso não acontecia no meu ryzen 5 1600, nem com o cooler box, acredito que isso seja o novo boost da geração 3000, deve ser resolvido com futuras atualizações de BIOS.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EdsonSM disse:

Os picos de temperaturas são normais, pois mesmo em idle, existem processos funcionando em segundo plano que consomem processamento do cpu.
Veja um gráfico aqui.

 

 

 

Boa, valeu pelo post. 

 

Algumas respostas deles até ryzen o primeiro isso acontece:

 

2 anos atrás

Eu vejo a mesma coisa com o meu 1700

Como muitos outros, eu tenho exatamente o mesmo problema com dois R7 1700. Esses picos desaparecem assim que há carga de trabalho na CPU. Mas não tenho certeza se eles realmente são picos de temperatura ou apenas erros de leitura.

nível 1

gethooge

RX VEGA burned my house down 19 pontos·2 anos atrás

Eu vejo a mesma coisa com o meu 1800X

nível 2

Jpotter145

AMD R7 1800X | Asus R9 290x | 16GB DDR4-3200 5 pontos·2 anos atrás

Meu também; Eu recebo um pico de + 10c a cada 15 segundos ou mais em marcha lenta.

Eu tive que suavizar meu intervalo de mudança de ventilador para 1s de 0,1s na bios ou este pico fez meus fãs constantemente aumentar / diminuir.

 

Mesmo aqui com o meu 1600x. Eu acho que apenas leitura defeituosa e esperando pela atualização do BIOS. Edit: Às vezes acontece, às vezes não embora eu não mude de nada.

 

Citação


 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leonardo162 @rickrj

 

Achei bem interessante os relatos de vocês!

 

Acabei encontrando uma explicação sobre esse problema aqui.

 

Pelo que entendi parece ser um detalhe no sensor de temperatura do chip.
Mesmo com o cpu em carga de 100%, a temperatura aumenta em vários graus e posteriormente a temperatura vai caindo lentamente até voltar ao que era antes.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 23/07/2019 às 10:36, leonardo162 disse:

Bom dia, recentemente comprei um ryzen 5 3600, que por sinal é um excelente processador, porém depois de usar por algum tempo, notei que a temperatura tanto em modo ocioso quanto em full load, está muito alta, e o cooler fica toda hora aumentando e reduzindo a rotação, tanto o cooler box quanto o pcyes zero kz2, mais alguém passando por isso ? vi alguns relatos na internet, informando que possivelmente pode ser resolvido com atualização de bios.

Amigo,boa noite como esta sua configuração hoje,mudou para WC? Tenho um ryzen 5 3600 q bate 95 graus com o cooler stock,estou desesperado cara haha,ai eu estive pensando em pegar um wc,mas mt gente reclamou e estava quase pegando um Lucifer K2,mas vendo seu post agora me deixou na duvida novamente ,poderia dar uma luz? Obrigado e abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bad Acid disse:

Amigo,boa noite como esta sua configuração hoje,mudou para WC? Tenho um ryzen 5 3600 q bate 95 graus com o cooler stock,estou desesperado cara haha,ai eu estive pensando em pegar um wc,mas mt gente reclamou e estava quase pegando um Lucifer K2,mas vendo seu post agora me deixou na duvida novamente ,poderia dar uma luz? Obrigado e abraços

 

Atualmente estou com um Water cooler Deepcool Maelstrom 120t, a temperatura melhorou bastante, porém as oscilações continuam, mesmo em idle, a temperatura pula de 34º para 50º do nada .. jogando o processador fica na média de 60º, isso em jogos que não exigem tanto do processador ... rodando teste de stress do aida64 com o WC, a temperatura máxima foi de 82º, já com o cooler box chegou aos 95º.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Bad Acid disse:

estive pensando em pegar um wc,mas mt gente reclamou e estava quase pegando um Lucifer K2,mas vendo seu post agora me deixou na duvida novamente ,poderia dar uma luz?

Bom dia, segundo recomendações da AMD:

Devem ser feitas atualizações da BIOS

A versão do W10 deve ser acima da 1803( a última de 2018), a versões anteriores davam problema de driver.

Quanto á oscilação da temperatura deve ver se o gabinete tem boa refrigeração

Verifique tb se está bem instalado e pasta termica boa.

Entre um WC de 120mm é preferível o Lucifer K2, experimentei ele uma vez(na verdade uso o Lucifer V.2 em um 1800X) e achei ele excelente e ganha dos WC de 120mm em capacidade de refrigeração.Só deve tomar cuidado para verificar se cabeno gabinete ele porque é grandão(precisa de 164mm de altura livre acima da CPU).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/11/2019 às 11:02, PedraX disse:

Bom dia, segundo recomendações da AMD:

Devem ser feitas atualizações da BIOS

A versão do W10 deve ser acima da 1803( a última de 2018), a versões anteriores davam problema de driver.

Quanto á oscilação da temperatura deve ver se o gabinete tem boa refrigeração

Verifique tb se está bem instalado e pasta termica boa.

Entre um WC de 120mm é preferível o Lucifer K2, experimentei ele uma vez(na verdade uso o Lucifer V.2 em um 1800X) e achei ele excelente e ganha dos WC de 120mm em capacidade de refrigeração.Só deve tomar cuidado para verificar se cabeno gabinete ele porque é grandão(precisa de 164mm de altura livre acima da CPU).

Realmente tem alguns Air Coolers tão bom e melhores que muitos Watercoolers, porém temos que verificar algo importante nesse sentido, os dois sistemas de refrigeração trabalham muito diferentes! Se você quer diminuir a temperatura dentro do gabinete por ele ser apertado ou mesmo não ter uma excelente ventilação, ou se sua placa de vídeo esquenta muito, não deve usar um air cooler!!! O air cooler espalha o calor do processador pra dentro da placa-mãe, enquanto o watercooler manda todo o calor pra fora! Testando meu sistema aqui com os dois modelos de coolers minha placa de vídeo teve aumento de mais de 10 graus por usar um air cooler jogando ar quente pra dentro do gabinete. Então mesmo tendo air coolers mais eficientes, existem muitas vantagens em se usar os WCs! Cada caso é um caso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, ronan.bove disse:

O air cooler espalha o calor do processador pra dentro da placa-mãe, enquanto o watercooler manda todo o calor pra fora!

Bom dia colega.Para isso é que devem ser instalados FAN exaustores.

Quanto ao aumento da temperatura dentro do gabinete não tem lógica sua afirmação.

Vamos lá:existem duas fontes principais de calor dentro do gabinete:CPU e VGA.Somadas ás vezes passam de 230W nas configurações mais pesadas. Essa "lampada incandescente" torna as coisas bem quentes lá dentro.

Analise o funcionamento do airCooler: ele tem uma base trocadora de calor e vários heatpipes que passam pelo sistema de radiador, que é a superficie que troca calor pelo fluxo de ar. Então o ar frio entra pelos FAN frontais, passam pelos radiadores do cooler de CPU(e também pelo radiador da VGA-que muitas vezes tem TDP maior que a própria CPU) e imediatamente sai pelos FAN traseiro e de topo que devem estar tirando todo esse ar quente para fora.

Nunca que esse ar quente ficará lá dentro.

É lógico que o gabinete deve ser projetado para tirar esse ar de dentro.

A única grande vantagem do WC é que ele é mais compacto e ter mais potencial de retirar calor devido ás propriedades do liquido refrigerante.

Por outro lado consome mais energia e tem a tendencia de ser bem mais barulhento e mais peças que podem falhar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é regra o watercooler diminuir a temperatura da gpu. Tudo depende de onde você põe o radiador.

 

se você coloca o radiador na frente, todo o calor dissipado do cpu será jogado em cima da gpu. Se você coloca como exaustão em cima, o ar quente da gpu irá ser sugado pelo radiador. Isso pode ser minimizado colocando fans adicionais tanto na frente quanto atrás. Vi alguns testes onde a melhor posição para o cpu era a frontal aparentemente.

 

@leonardo162 

os Ryzen 3000 são assim e não tem bios que irá corrigir. Os chiplets são muito pequenos e densos pelo próprio processo de fabricação de 7nm. Então o problema é a quantidade de calor gerada instantaneamente pelos boosts em uma área pequena. Não importa se você tem uma massa de dissipação no radiador ou no air cooler de 2kg ou de 1kg de alumínio, se o processador esquentar a 90 graus em uma fração de segundo,o seu pc irá ler essa temperatura e irá levar um tempo até esse calor ser repassado e dissipado pelos fans.

 

na bios, coloca smooth fan de 3,8s. 
 

isso acaba com o efeito de sobe e desce instantâneo da velocidade do fan. Pois ele aguarda 3,8s antes de efetuar qualquer mudança no rpm. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, PedraX disse:

Bom dia colega.Para isso é que devem ser instalados FAN exaustores.

Quanto ao aumento da temperatura dentro do gabinete não tem lógica sua afirmação.

Vamos lá:existem duas fontes principais de calor dentro do gabinete:CPU e VGA.Somadas ás vezes passam de 230W nas configurações mais pesadas. Essa "lampada incandescente" torna as coisas bem quentes lá dentro.

Analise o funcionamento do airCooler: ele tem uma base trocadora de calor e vários heatpipes que passam pelo sistema de radiador, que é a superficie que troca calor pelo fluxo de ar. Então o ar frio entra pelos FAN frontais, passam pelos radiadores do cooler de CPU(e também pelo radiador da VGA-que muitas vezes tem TDP maior que a própria CPU) e imediatamente sai pelos FAN traseiro e de topo que devem estar tirando todo esse ar quente para fora.

Nunca que esse ar quente ficará lá dentro.

É lógico que o gabinete deve ser projetado para tirar esse ar de dentro.

A única grande vantagem do WC é que ele é mais compacto e ter mais potencial de retirar calor devido ás propriedades do liquido refrigerante.

Por outro lado consome mais energia e tem a tendencia de ser bem mais barulhento e mais peças que podem falhar.

Correto, e os Air Cooler recomendados hj em dia, quer dizer, a muito tempo, são os em forma de torre. Porque tem mais eficiencia direcionando o ar quente do processador diretamente para o cooler exaustor do gabinete...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...