Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terabyte tá cobrando ICMS DOBRADO em suas vendas?


Ir à solução Resolvido por TeraByteShop,

Posts recomendados

  • Membro VIP

É impressão minha ou somente a Terabyte tá cobrando um ICMS absurdo à parte em suas vendas?
ICMS todo consumidor paga, e já vinha embutido no preço da mercadoria, agora eles estão cobrando por fora, mas não me parece que baixaram o preço de seus produtos. Imposto sobre imposto aqui?!!?

Que m.... é essa?

Qualquer coisa eu crio outro tópico a respeito exatamente sobre este assunto se for necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leticia Queiroz Engraçado que já comprei lá algumas vezes e não tinha isso, moro em SP capital. De repente vou pegar um produto hoje e no carrinho me pula uma taxa de 70 mangos do nada ali, vou ver é o ICMS. Mas o preço da mercadoria sem o ICMS não é tão distante do valor que outras lojas estão cobrando com ICMS, ou seja, tão cobrando em dobro?!

Eu fiquei meio que, wtf! Ainda tentei entrar em contato com eles mas aquele chat deles é só enganação, quando tu chega em 7º na fila fica assim o dia inteiro, ninguém responde.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx  muito estranho mesmo ! quando fiz minha compra não apareceu isso não !

testei com CEP de Curitiba e tbem é cobrado esse "DIFAL".

Com CEP de Blumenau (SC) por ex. não aparece esse "imposto" ...

 

Engraçado é que no site o endereço deles mostra o CNPJ | Curitiba - PR, mas a NF vem de Joinville (SC)

Nem sabia q existia esse imposto !!! a msg explicativa do DIFAL no site da terabyte não explica muita coisa:

 

"IMPOSTO INTERESTADUAL (DIFAL)

Difal, diferencial de aliquota de ICMS entre Estados.
Imposto cobrado para toda as vendas realizadas por e-commerce.
Compre com segurança sem risco de ter sua mercadoria retida em fiscalizações."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rpazetti Isso na verdade já existe faz um tempo, desde 2016 senão me engano, com variação no recolhimento por estado somente. O que acontece é que a maioria das empresas fazem uma estimativa, chutam este valor lá no meio e cobram igual de todos os estados (nego que é de lugar X paga mais, para o nego de lugar Y pagar menos). 

O problema é que agora a Tera tá cobrando por estado (100% do recolhimento agora é do estado de origem da mercadoria), ou seja, ela não paga mais o ICMS diretamente, você é quem paga. Só que os valores das mercadorias não descem?! Tinham que estar mais baratos, já que não estão pagando, e cada região se virava com seu ICMS. Mas não, tão cobrando o mesmo preço de outras lojas que ainda fazem do modo anterior! Tá dobrado!

 

E sim, é recolhido no local de distribuição, de quem emite a nota, que é Joinville.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E viva o país da burocracia. Coitado dos pequenos e médios comerciantes (online) que se já não bastasse sua legislação estadual, agora terão que conhecer a legislação de todos os estados mais DF para aplicar conforme o destino. Essa briga é antiga por razões dos estados do norte, nordeste entre outros se sentirem prejudicados por conta da grande maioria das lojas estarem na região sul, sudeste. No caso da loja em questão, vale ressaltar que independente se o imposto é dividido entre os estados (origem e destino) ou 100% para um ou outro, é sempre o consumidor que o paga, o que pode variar aí é a alíquota dependendo do estado. O fato da loja mostrar o valor em separado no carrinho, além da transparência, acredito que seja também para facilitar o trabalho da sua própria contabilidade, pois o sistema já deve gerar a guia de recolhimento conforme a alíquota do estado de destino, já que o pagamento deste tributo varia conforme a região incidindo sobre a venda individual, ainda assim, esse processo fica a cargo da loja e não do comprador. Com relação aos preços não vi nada absurdo, tudo normal comparando com preços de outras lojas, como exemplo uma gtx1660ti galax sai já com o frete $1341, o mesmo produto na loja que explode sai por $1359. Fico só imaginando o caso de arrependimento ou troca, como será feito se já pagou o bendito imposto?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

O problema é que agora a Tera tá cobrando por estado (100% do recolhimento agora é do estado de origem da mercadoria), ou seja, ela não paga mais o ICMS diretamente, você é quem paga.

 

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc87.htm

 

Esta cobrança parece ser recente na loja, então talvez esteja passando por alguma atualização no sistema. Outros sites o pessoal está relatando que está normal como sempre.

Contudo, como já é de costume, é capaz do consumidor final ter que mais uma vez pagar a mais, e receber menos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Lost Byte disse:

"Esta cobrança parece ser recente na loja, então talvez esteja passando por alguma atualização no sistema..."

 

Essa cobrança não é recente, ela sempre esteve inclusa e nós consumidores sempre pagamos por ela, independente se o valor arrecadado do tributo que era dividido entre os estados (origem e destino) e que agora é 100% para e estado de destino. O que a loja está fazendo é o destaque do valor do imposto no fechamento do pedido já que agora (2019) a arrecadação do tributo é 100% para o estado de destino e o valor final do pedido pode variar conforme o estado de destino e sua legislação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Public2004 Na verdade é o contrário, 100% para o estado de origem da mercadoria, mas com a alíquota do estado para onde foi enviada.

 

Transparência cobrando a mais? Então eles estavam perdendo dinheiro vendendo pra SP, o local que mais consome hardware? Sei não hein.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Public2004 .... "loja que explode" foi ***** to chorando de rir aqui !!!!🤣🤣🤣🤣 mas ainda confuso com essa historia de ICMS / DIFAL (ou seria Default)

adicionado 5 minutos depois

@Lost Byte ao ler a LEI e ver no final que foi "assinada" por Eduardo Cunha e Renan Calheiros .... só não me sinto o perfeito ***** porque não existe ninguém perfeito !!!

Mas da a entender sim que é uma alíquota para compensar a diferença do imposto entre os estados.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Um amigo aqui do nordeste ia comprar um PC pela Terabyte mais desistiu justamente por causa do DIFAL, ele iria comprar já montado, mais foi e comprou as peças separadas na Kabum e me pediu pra eu montar pra ele. 

 

Já vi vários relatos de pessoas de que não vão comprar mais lá por só causa do DIFAL. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Public2004 disse:

Essa cobrança não é recente, ela sempre esteve inclusa e nós consumidores sempre pagamos por ela

Me refiro na questão da loja em colocar o imposto de forma separada, não que nunca houve este imposto.

 

Agora em 2019 o imposto de ICMS é cobrado totalmente pelo estado onde o produto/serviço será entregue, então a loja decidiu: Cada um que pague o seu então. Só temos que esperar a loja reajustar os valores (se é que vai fazer isto).

 

11 horas atrás, rpazetti disse:

ao ler a LEI e ver no final que foi "assinada" por Eduardo Cunha e Renan Calheiros .... só não me sinto o perfeito ***** porque não existe ninguém perfeito !!!

Pena que não dá para estender estes assuntos, senão já ia começar a fazer aquele textão sobre como brasileiro é o "melhor" votador do mundo. 🤣

 

EDIT: Opa. Parece que já começaram a mudar os preços na loja:

Ryzen 3600 (Terabyte)

Neste exemplo, para onde eu moro, agora posso pagar o frete + DIFAL a vista que sai mais barato que o preço final sem frete das outras lojas. (sairá R$1087,53)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
15 horas atrás, Phoenyx disse:

@rpazetti Isso na verdade já existe faz um tempo, desde 2016 senão me engano, com variação no recolhimento por estado somente. O que acontece é que a maioria das empresas fazem uma estimativa, chutam este valor lá no meio e cobram igual de todos os estados (nego que é de lugar X paga mais, para o nego de lugar Y pagar menos). 

O problema é que agora a Tera tá cobrando por estado (100% do recolhimento agora é do estado de origem da mercadoria), ou seja, ela não paga mais o ICMS diretamente, você é quem paga. Só que os valores das mercadorias não descem?! Tinham que estar mais baratos, já que não estão pagando, e cada região se virava com seu ICMS. Mas não, tão cobrando o mesmo preço de outras lojas que ainda fazem do modo anterior! Tá dobrado!

 

E sim, é recolhido no local de distribuição, de quem emite a nota, que é Joinville.

 

Bom dia a todos.

Afim de esclarecer as duvidas dos membros do fórum vamos dar a explicativa desta cobrança.

Antes o Difal estava embutido no preço do produto o que teoricamente torna mais simples para todos mas desfavorece por exemplo quem mora no Sul e também quem mora no Norte.

Uma vez que aliquotas para o Norte são de 10 a 11% Difal Origem (SC) 7% Destino estados do norte 17% Diferença entre os valores (Difal) 10% Esse é o valor cobrado.

Imagine agora se temos 10% embutido no preço e você mora em São Paulo (ilustramos no ultimo print).

Aliquotas para Sul e Sudeste são de 6% Difal Origem (SC) 12% Destino estados do Sul/Sudeste 18% Diferença entre os valores (Difal) 6% Esse é o valor cobrado.  Mas você pagou 4% a mais pelo consumidor do Norte! Correto? Nós não achamos justo obrigar nossos clientes a pagar por outros e vice versa.

Qual foi a solução adotada? Retiramos o Difal embutido no preço e passamos a cobrar em separado direto no carrinho de compras de acordo com o seu estado (forma correta, justa e transparente).

Tomamos como exemplo o seguinte produto >  Processador AMD Ryzen 3600X ( https://www.terabyteshop.com.br/produto/11314/processador-amd-ryzen-5-3600x-38ghz-44ghz-turbo-6-core-12-thread-cooler-wraith-spire-am4 ) que está R$ 1299 em todos nossos concorrentes.

Em nosso site o preço normal dele é de R$ 1.199,73 (à vista com desconto) (sem Difal embutido) Simulando para um CEP do Paraná 86025-460 os valores apresentados são.

image.thumb.png.9bf6b3a9644ff8658710365ddfcab292.png


Obviamente para os estados do Norte o valor ficará um pouco maior pois o Difal lá é de 10% conforme exemplo de estado do Maranhao.

image.thumb.png.0d0a3b297b65bac7f43a206b154c71e7.png

 

Esse é apenas um produto de exemplo temos por exemplo uma RTX 2060 conforme abaixo simulado para o estado do Paraná Difal 6%


image.thumb.png.83f9d0e193a18cb2b19a1053775589b5.png

 

Para o mesmo Cep do estado do norte Maranhão 10%

image.thumb.png.a99c7121fb70a1d7c518f3df8a1b8f4e.png

 

Ou seja cobrado desmembrado (forma correta, justa e transparente).

Cito como exemplo a mesma placa em outra loja conforme print abaixo simulando entrega para o paraná que o Difal é mais barato 6%.


image.thumb.png.35ac400e3e618b5a597f4bb6ec5d9107.pngimage.thumb.png.c5920ff126c86d3ed0ce6bf18eee1587.png

 

Ou seja no print acima o consumidor do norte está em vantagem e o do Sul/Sudeste paga a conta pelo do Norte.

Então para ficar justo, coerente e dentro da legalidade nós optamos por fazer a cobrança de forma separada e transparente para nossos clientes. Esperamos que esse exemplo seja seguido pelas demais lojas.

A Chipart foi uma loja que também adotou essa mesma prática e estão de parabéns pela postura.

Esperamos ter tirado as duvidas nosso forte abraço a todos.

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TeraByteShop Muito obrigado pela explicação, ajudou a entender esse forma de cobrança.

Com a diferenciação entre os estados isso é mais justo mesmo, não tão pratico mas justo.

 

Quem sabe na "reforma tributaria" esses desajustes possam ser corrigidos e simplificados não ?!?

 

mas ainda continuo aguardando meu cupom .... tenho compras em vista ! 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rpazetti disse:

@TeraByteShop Muito obrigado pela explicação, ajudou a entender esse forma de cobrança.

Com a diferenciação entre os estados isso é mais justo mesmo, não tão pratico mas justo.

 

Quem sabe na "reforma tributaria" esses desajustes possam ser corrigidos e simplificados não ?!?

 

mas ainda continuo aguardando meu cupom .... tenho compras em vista ! 😉


Nosso sonho atual é a reforma tributária passar e esse imposto maléfico cair, mas enquanto isso não acontece temos de seguir a lei e ser transparentes com o nosso maior bem que são nossos clientes.

Muito obrigado pelo retorno positivo :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Henrique PP disse:

@TeraByteShop  Acredito que o mais justo é na hora que informa o CEP junto com o valor do frete aparecer também o quanto vai ser somado de imposto junto com o frete (valor esse o do imposto estadual).

 


Mas está informado tudo em separado no carrinho conforme os prints que colocamos.

Imposto no seu campo
Frete no seu campo
Produto no seu campo
Total com imposto e frete
Total com desconto a vista com imposto e frete
Total no cartao com imposto e frete.

Só fazer as contas :)

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@TeraByteShop Concordo com isto, que cade um pague suas contas, eu tô de saco cheio de sustentar os outros por estas e outras coisas que ocorrem em nosso país, mas não vou me aprofundar nisso senão o tópico perde seu rumo... rs

 

Mas o que saliento são duas coisas:

1- Vocês não estão fazendo isso de "bonzinhos", já que fica clara a propaganda com o menor valor, isto atrai mais consumidores obviamente.

2- Vocês, nestes prints aí, pegaram situações favoráveis, como no caso da 2060 em questão e do preço da loja concorrente em questão.

Em alguns casos, depois de somado tudo, sai mais salgado aí do que em outras lojas (e isto porque estou em SP, que em teoria o DIFAL é menor), mas até então, cada um pratica o seu preço, estamos em uma democracia (que funciona male mal é verdade).

 

Mas enfim, é isto. Muito obrigado por terem nos respondido aqui no fórum!

PS: Arrumem aquele chat de vcs, ou desativem-no, porque simplesmente é impossível entrar em contato por lá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Phoenyx disse:

@TeraByteShop Concordo com isto, que cade um pague suas contas, eu tô de saco cheio de sustentar os outros por estas e outras coisas que ocorrem em nosso país, mas não vou me aprofundar nisso senão o tópico perde seu rumo... rs

 

Mas o que saliento são duas coisas:

1- Vocês não estão fazendo isso de "bonzinhos", já que fica clara a propaganda com o menor valor, isto atrai mais consumidores obviamente.

2- Vocês, nestes prints aí, pegaram situações favoráveis, como no caso da 2060 em questão e do preço da loja concorrente em questão.

Em alguns casos, depois de somado tudo, sai mais salgado aí do que em outras lojas, mas até então, cada um pratica o seu preço, estamos em uma democracia (que funciona male mal é verdade).

 

Mas enfim, é isto. Muito obrigado por terem nos respondido aqui no fórum!

PS: Arrumem aquele chat de vcs, ou desativem-no, porque simplesmente é impossível entrar em contato por lá.


Nenhum imposto é "bonzinho" agora ter a coragem de mostrar ele no carrinho e ser transparente isso você tem de reconhecer certo?!

1- Vocês não estão fazendo isso de "bonzinhos", já que fica clara a propaganda com o menor valor, isto atrai mais consumidores obviamente.

R: As outras lojas podem fazer o mesmo também que tal? Nada impede elas.

Sobre ser favorável o print ou não pegamos exemplos onde fica mais claro para os consumidores, obviamente nao teremos o melhor preço em tudo e nem as lojas concorrentes terão o melhor preço em tudo por isso vivemos na democracia e você é livre para escolher onde comprar. O que podemos te afirmar é a transparência da nossa parte ok.

Forte abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom, fica claro aqui que a loja tem a preocupação da transparência. Por isso tantos usuários recomendam a @TeraByteShop aqui no fórum para fazer suas compras.

 

A única parte ruim para nós consumidores é essa nova metodologia está sendo adotada muito lentamente e vivendo mesclada às lojas que rateiam o ICMS. Isso dificulta o trabalho ao fazer pesquisas e cotações.

 

Se você for no Buscapé ou no Google Shopping pesquisar por exemplo a RTX 2060, os sites de busca irão trazer o resultado do valor praticado na "gôndola" das lojas. Ou seja, a gente vai abrir o site da Terabyte ou da Chipart porque lá o preço estava 5% mais barato do que as concorrentes e somente na hora de finalizar o pedido é que veremos a diferença de ICMS que pode tornar a compra mais cara que nos concorrentes.

Então isso vai dificultar bastante a vida na hora de comprar, pelo menos até que a maioria das lojas adotem essa política.

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Felipe Eduardo R. Mesquita disse:

@TeraByteShop e a questão levantada pelo @Phoenyx sobre o chat?


Chat está aberto nesse instante, poderá utilizar normalmente (tem fila precisa aguardar um pouco mesmo)  ou pode acionar o fale conosco.

image.thumb.png.d6dcf85b6f1ab5a255804b60a7a3f881.png

Também atendemos inbox do facebook e do insta.

Forte abraço.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...