Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Terabyte tá cobrando ICMS DOBRADO em suas vendas?


Ir à solução Resolvido por TeraByteShop,

Posts recomendados

Eu curti a ideia dos clientes pagarem só pelo imposto que lhes cabe. Só coitada de SC que vai ficar sem recolhimento.

 

Mas, aparentemente, a Terabyte voltou ao modelo antigo, sem DIFAL. Confuso. 🤨

 

@TeraByteShopEstão fazendo mudanças pra ficar mais claro/correto ou desistiram do DIFAL desmembrado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, pilger disse:

Mas, aparentemente, a Terabyte voltou ao modelo antigo, sem DIFAL. Confuso. 🤨

Deve ter dado uma confusão grossa tanto com lojas como consumidores, ou até mesmo complicar o fechamento de contas da própria.

Apesar disto tudo, seria bom que todas as lojas incluíssem tudo que é imposto na descrição da NF. O brasileiro deveria ter melhor noção do quanto que paga ao governo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sdriver  Exatamente o que você disse, por isso disse pra colocar o valor junto do Frete que quando informa o CEP, pois quando pesquiso preço também faço a pesquisa com a soma do frete, informando junto do CEP o valor do imposto extra pra nosso estado vamos ver quanto fica nesses site. Basta eles também informarem o imposto do referido estado, junto do valor do frete, afinal maiorias dos site de venda pela internet ja tem pesquisa pro frete, e o CEP referencia o estado.

 

Acredito que desse método é o mais transparente possível e justo pra nos que fazemos pesquisa de preços e pra empresa que não perde dinheiro tendo que cobra mais caro em certos estados assim já saberemos os valores finais já na pesquisa pelo CEP.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Só vou falar que aqui milagrosamente o produto que eu tava com interesse aumentou 10 reais, mas sumiu estes ~70 do imposto.
Ou eles estão muito bonzinhos, ou tinha boi na linha aí.

Enfim, agora fechei o pedido, o preço ficou condizente novamente, tô indo pagar o boleto.  ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, pilger disse:

Eu curti a ideia dos clientes pagarem só pelo imposto que lhes cabe. Só coitada de SC que vai ficar sem recolhimento.

 

Mas, aparentemente, a Terabyte voltou ao modelo antigo, sem DIFAL. Confuso. 🤨

 

@TeraByteShopEstão fazendo mudanças pra ficar mais claro/correto ou desistiram do DIFAL desmembrado?


Como gerou muitas duvidas/polemicas, optamos pelo modelo anterior de por o Difal embutido no preço mesmo.

Abraços.

  • Haha 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, TeraByteShop disse:


Como gerou muitas duvidas/polemicas, optamos pelo modelo anterior de por o Difal embutido no preço mesmo.

Abraços.

kkkkkkkkkkk....agora todo mundo paga o valor embutido! vai me desculpar...Falta de profissionalismo!!!Era a chance de vocês se destacarem mais ainda no mercado...porém a ideia foi confusa na execução final. Lamentável! Opinião minha é claro. Brasil sendo Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, pilger disse:

Eu curti a ideia dos clientes pagarem só pelo imposto que lhes cabe. Só coitada de SC que vai ficar sem recolhimento.

 

Mas, aparentemente, a Terabyte voltou ao modelo antigo, sem DIFAL. Confuso. 🤨

 

@TeraByteShopEstão fazendo mudanças pra ficar mais claro/correto ou desistiram do DIFAL desmembrado?

Na verdade, no estado de origem, o imposto já é recolhido. Esse Difal é somente a diferença de alíquota.

 

Pra fazer uma explicação bem simples de como funciona o ICMS.

 

Ele é cobrado em todos os estados do Brasil e diz respeito a qualquer venda de mercadoria ou serviço com nota fiscal.

Até 2015, 100% do ICMS ficava no estado de onde SAIA a venda. Mas uma visão diferente começou a ser aplicada à esse imposto. Essa nova linha de pensamento dizia que o dinheiro do imposto deveria ir para o estado onde o bem é consumido em vez de onde ele é produzido/vendido.  Tivemos um período de transição onde os 2 estados (comprador e vendedor) dividiam o ICMS até este ano quando a mudança foi finalizada. Agora 100% do ICMS vai para o estado que fez a compra, pois acredita-se que o imposto merece ir para onde saiu o dinheiro.

 

Então na pratica o que acontece é o seguinte. O ICMS da loja já está EMBUTIDO. Contudo, o valor do ICMS que a lojas colocam é o do seu estado. E cada estado tem uma alíquota própria. O DIFAL é o instrumento legal utilizado para que o ICMS cobrado seja o praticado no destino(cliente). E o imposto é 100% repassado ao estado destino.

 

Agora me surgiu uma duvida interessante. Na internet está cheio de exemplos de Difal fazendo contas pra cima. Mas e se o consumidor morar em um estado com ICMS mais barato do que do vendedor, na teoria o DIFAL é negativo e deveria gerar descontos na compra.  Mas não achei nenhum tipo de informação ate agora.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, sdriver disse:

Agora me surgiu uma duvida interessante. Na internet está cheio de exemplos de Difal fazendo contas pra cima. Mas e se o consumidor morar em um estado com ICMS mais barato do que do vendedor, na teoria o DIFAL é negativo e deveria gerar descontos na compra.  Mas não achei nenhum tipo de informação ate agora.

Acho que as lojas pegam a média nacional de % do DIFAL e embutem no valor do produto, assim, vai ter prejuízo com estados que cobram mais, e lucro com estados que pagam menos. Enfim, uns pagam pelos outros...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Henrique PP disse:

@sdriver  Exatamente o que você disse, por isso disse pra colocar o valor junto do Frete que quando informa o CEP, pois quando pesquiso preço também faço a pesquisa com a soma do frete, informando junto do CEP o valor do imposto extra pra nosso estado vamos ver quanto fica nesses site. Basta eles também informarem o imposto do referido estado, junto do valor do frete, afinal maiorias dos site de venda pela internet ja tem pesquisa pro frete, e o CEP referencia o estado.

Com "junto do" você quer dizer um único valor para os dois, sem conseguir distinguir o que é frete e o que é DIFAL? Se for isso, não acho uma boa, não. Vai contra a transparência. Os consumidores vão ficar desconfiados do frete alto.🙄

 

4 horas atrás, sdriver disse:

Agora me surgiu uma duvida interessante. Na internet está cheio de exemplos de Difal fazendo contas pra cima. Mas e se o consumidor morar em um estado com ICMS mais barato do que do vendedor, na teoria o DIFAL é negativo e deveria gerar descontos na compra.  Mas não achei nenhum tipo de informação ate agora.

Acho que foi exatamente isso que a Terabyte tentou implementar.

 

4 horas atrás, TeraByteShop disse:

Como gerou muitas duvidas/polemicas, optamos pelo modelo anterior de por o Difal embutido no preço mesmo.

Poxa. Pena. Eu gostei da iniciativa. Seria até legal, no futuro, colocar todos os impostos, nem que seja só na hora da compra concluída, para aquela criança que chora "mas custa USD 200 e aqui cobram R$ 1.000" entenda quem realmente "lucra" com isso.😐

 

Acho que o DIFAL individual vale uma nova tentativa no futuro, talvez com um material explicando o consumidor no youtube e no site e um prazo maior para implementar. Aí o pessoal vai se acostumando com a ideia, pesquisando, se informando. Umas promoções pra marcar essa mudança também ajudariam. 😬

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, pilger disse:

Com "junto do" você quer dizer um único valor para os dois, sem conseguir distinguir o que é frete e o que é DIFAL? Se for isso, não acho uma boa, não. Vai contra a transparência. Os consumidores vão ficar desconfiados do frete alto.🙄

Sim foi isso que quis dizer, só que particionado, junto na mesma janela do frete, mas numa parte abaixo o DIFAL dizendo +X, pra ficar até bonito, se fosse o programador do site, na janela do frete colocava pra ficar de forma mais clara, Imposto Estadual de sua Região +R$ 15,65 como exemplo, com um link que leva pra explicação detalhada.

Assim todos que entram no site iam ter uma visão clara na hora de pesquisar preço.

 

Entenda eu concordo com a Terabyte, so falto clareza pra mostrar isso, eles tinham que prepara o site antes, não era só pra aparecer quando bolota ou quando joga no carrinho, tem que aparecer a partir do momento que o frete é informado.

 

OBS: ja comprei em todas as empresas de informática online de respeito, e o problema não é da Terabyte, e sim dos impostos desse Brasil loco, pois sabendo compra, você não vai ser enganado, pra mim o imposto era pra ser o do estado vendedor e era pra ter concorrência de qual estado fornecia menos imposto, mas... os estados não pensam nem funcionam de forma capitalista, e sim funcionam como uma oligarquia.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Henrique PP disse:

Sim foi isso que quis dizer, só que particionado, junto na mesma janela do frete, mas numa parte abaixo o DIFAL dizendo +X, pra ficar até bonito, se fosse o programador do site, na janela do frete colocava pra ficar de forma mais clara, Imposto Estadual de sua Região +R$ 15,65 como exemplo, com um link que leva pra explicação detalhada.

Assim todos que entram no site iam ter uma visão clara na hora de pesquisar preço.

Não estou entendendo bem porque o que você está sugerindo, para mim, é exatamente como eles fizeram (inclusive com o link explicando e, neste link, outro link para a legislação). Você teria alguma sugestão para deixar a imagem a seguir ainda mais clara?

Clipboard-2.jpg.790f7fe60f8b671ed2ce1117143f5b38.jpg

6 horas atrás, Henrique PP disse:

Entenda eu concordo com a Terabyte, so falto clareza pra mostrar isso, eles tinham que prepara o site antes, não era só pra aparecer quando bolota ou quando joga no carrinho, tem que aparecer a partir do momento que o frete é informado.

É que a Terabyte só informa o frete quando você adiciona no carrinho. Não tem aquela "simulação de frete" que tem em outras lojas. Mas já era assim antes da polêmica do DIFAL.

 

Faltou fazer um preparatório. Apareceu de uma hora pra outra, sem nenhum aviso. O link não explica bem e pouca gente vai parar para ler a legislação, fora alguns malucos como nós.

 

6 horas atrás, Henrique PP disse:

OBS: ja comprei em todas as empresas de informática online de respeito, e o problema não é da Terabyte, e sim dos impostos desse Brasil loco, pois sabendo compra, você não vai ser enganado, pra mim o imposto era pra ser o do estado vendedor e era pra ter concorrência de qual estado fornecia menos imposto, mas... os estados não pensam nem funcionam de forma capitalista, e sim funcionam como uma oligarquia.

Exato. Isso parece uma legislação empurrada pelos estados mais ricos para receberem mais imposto. Acaba com qualquer incentivo de ICMS que o estado poderia dar a uma loja para se instalar ali e gerar empregos e riqueza. Manter o ICMS no estado da loja seria a melhor opção. O Acre poderia jogar o ICMS lá embaixo e incentivar as lojas a se instalarem lá e, assim, absorver mais recurso.

 

Não é função das lojas fazer política de distribuição de renda. Se é cobrado X de imposto para um estado e Y de imposto para outro e a loja tem vantagem repassando isso para o consumidor, acho que deveria fazer isso sem pensar duas vezes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, pilger disse:

Clipboard-2.jpg.790f7fe60f8b671ed2ce1117143f5b38.jpg

É que a Terabyte só informa o frete quando você adiciona no carrinho. Não tem aquela "simulação de frete" que tem em outras lojas. Mas já era assim antes da polêmica do DIFAL.

 

Faltou fazer um preparatório. Apareceu de uma hora pra outra, sem nenhum aviso. O link não explica bem e pouca gente vai parar para ler a legislação, fora alguns malucos como nós.

Sim é isso que sugeri mesmo, colocar um link com pesquisa de frete e nele também aparecer o DIFAL, sei que até hoje calcular o frete não foi problema pra mim, afinal pega o endereço da fabrica/galpão da terabyte jogava o CEP nos correios e calculava por alto, mas agora se não colocarem essa pesquisa no site vai ficar bem mais difícil pra nos malucos calcularmos. Eles (Terabyte) terão de criar um link frete pra podermos ver de forma rápida sem acrescentar ao carrinho. Já pensou ter que entrar, criando login em todas as lojas que não oferecerem essa opção no futuro sempre adicionando ao carrinho pra poder saber quanto fica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Public2004 Essa explicação e calculo de vcs creio que não está correta principalmente para os estados do nordeste. Vou citar um exemplo, Aqui em Pernambuco o calculo "DIFAL" é o seguinte, Valor total da nota ex: 1000 - ICMS de Origem no caso de vcs "7%", 1000- 7% = 930 x 82 / 100 = "1134,14" /esse valor é onde será calculado o ICMS DIFAL que no caso de Pernambuco é 18%, Conclui-se que o ICMS de origem 7% - 18% ICMS destino = 11%, calculado e cima dos 1134,14 = 11% 1134,14 = 124,75, logo a mercadoria custara 1134,14 + 124,75 = 1258,89. Tenho observado no site de vcs um calculo "DIFAL"equivalente a 5% do valor do produto "sem o frete", isso está errado, agora se vcs fazem essa mágica de pagar somente 12%, 7% de origem + 5% de DIFAL, onde recentemente estou sendo taxado em 18%, 7% de origem e 11% de DIFAL por favor me falem pois eu como Empreendedor tbem quero este desconto.😉

 

Em 25/07/2019 às 11:15, TeraByteShop disse:

 

Bom dia a todos.

Afim de esclarecer as duvidas dos membros do fórum vamos dar a explicativa desta cobrança.

Antes o Difal estava embutido no preço do produto o que teoricamente torna mais simples para todos mas desfavorece por exemplo quem mora no Sul e também quem mora no Norte.

Uma vez que aliquotas para o Norte são de 10 a 11% Difal Origem (SC) 7% Destino estados do norte 17% Diferença entre os valores (Difal) 10% Esse é o valor cobrado.

Imagine agora se temos 10% embutido no preço e você mora em São Paulo (ilustramos no ultimo print).

Aliquotas para Sul e Sudeste são de 6% Difal Origem (SC) 12% Destino estados do Sul/Sudeste 18% Diferença entre os valores (Difal) 6% Esse é o valor cobrado.  Mas você pagou 4% a mais pelo consumidor do Norte! Correto? Nós não achamos justo obrigar nossos clientes a pagar por outros e vice versa.

Qual foi a solução adotada? Retiramos o Difal embutido no preço e passamos a cobrar em separado direto no carrinho de compras de acordo com o seu estado (forma correta, justa e transparente).

Tomamos como exemplo o seguinte produto >  Processador AMD Ryzen 3600X ( https://www.terabyteshop.com.br/produto/11314/processador-amd-ryzen-5-3600x-38ghz-44ghz-turbo-6-core-12-thread-cooler-wraith-spire-am4 ) que está R$ 1299 em todos nossos concorrentes.

Em nosso site o preço normal dele é de R$ 1.199,73 (à vista com desconto) (sem Difal embutido) Simulando para um CEP do Paraná 86025-460 os valores apresentados são.

image.thumb.png.9bf6b3a9644ff8658710365ddfcab292.png


Obviamente para os estados do Norte o valor ficará um pouco maior pois o Difal lá é de 10% conforme exemplo de estado do Maranhao.

image.thumb.png.0d0a3b297b65bac7f43a206b154c71e7.png

 

Esse é apenas um produto de exemplo temos por exemplo uma RTX 2060 conforme abaixo simulado para o estado do Paraná Difal 6%


image.thumb.png.83f9d0e193a18cb2b19a1053775589b5.png

 

Para o mesmo Cep do estado do norte Maranhão 10%

image.thumb.png.a99c7121fb70a1d7c518f3df8a1b8f4e.png

 

Ou seja cobrado desmembrado (forma correta, justa e transparente).

Cito como exemplo a mesma placa em outra loja conforme print abaixo simulando entrega para o paraná que o Difal é mais barato 6%.


image.thumb.png.35ac400e3e618b5a597f4bb6ec5d9107.pngimage.thumb.png.c5920ff126c86d3ed0ce6bf18eee1587.png

 

Ou seja no print acima o consumidor do norte está em vantagem e o do Sul/Sudeste paga a conta pelo do Norte.

Então para ficar justo, coerente e dentro da legalidade nós optamos por fazer a cobrança de forma separada e transparente para nossos clientes. Esperamos que esse exemplo seja seguido pelas demais lojas.

A Chipart foi uma loja que também adotou essa mesma prática e estão de parabéns pela postura.

Esperamos ter tirado as duvidas nosso forte abraço a todo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

Desculpa ter que subir esse tópico.

 

@TeraByteShop.

 

Vocês pegaram como exemplo um produto que estava com preço menor que o da concorrência, pois assim dava para manipular a informação e fazer parecer que todo produto anunciado no site de vocês não carrega o famigerado DIFAL, para assim poder alegar que o preço da concorrência "tem o DIFAL embutido e onera quem mora em estados que deveriam pagar menos devido a alíquota menor".

 

Quer um exemplo? Olha o preço do Ryzen 7 3700X, é exatamente o mesmo entre as três maiores lojas de hardware no Brasil. Se eu coloco um CEP de um estado do norte como o Pará, é cobrado R$1799,00 do produto + R$124,07 de DIFAL, sem contar com o valor absurdo do frete PAC de R$86,33, o que inviabiliza totalmente a compra.

 

Mas se eu coloco um CEP de São Paulo ou do Rio de Janeiro, o DIFAL simplesmente desaparece e não é cobrado. Vocês estão perdendo dinheiro e arcando com o DIFAL desses estados?

 

Fica claro que como vocês vendem mais para alguns estados, ignoram a existência do DIFAL para não perder venda para as lojas "K" e "P", e repassam os custos do DIFAL para quem mora em estados onde tem menos vendas.

 

Façam o teste vocês mesmos, utilizem o CEP de São Paulo 03962-000, Rio de Janeiro 22221-000 e Pará 66010-000:

 

sp.thumb.png.c6c7e9df64f20221bfa559404adaee66.pngrj.thumb.png.9109fc9d1327133b325e856aed6d1118.pngpa.thumb.png.c3d2be49a2026c9197883db5699d6185.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Network1 Eu sinceramente não sei de cabeça a alíquota para o Pará, mas sei que todos os estados do norte e nordeste possuem ICMS quase DOBRADO em comparação a parte central, sudeste e sul do país. Em SP é 6% e na Bahia é 12%, algo por aí.

Ou seja, agora preferiram equalizar entre os estados do centro pra baixo, onde o valor é similar, e tão cobrando o diferencial do nordeste pra cima.

 

Inclusive algumas lojas não vendem aí pra cima justamente por causa do ICMS, sem contar o frete que é absurdo pelo tamanho continental do país e falta de meios de transporte (trens, aviões) sendo quase tudo conduzido pelas estradas (que se já são ruins em alguns locais aqui pra baixo, aí pra cima deve ser um caos).

 

Assim como a galera falou posts atrás, tmb não acho justo colocar todo mundo no mesmo balaio, pois eu aqui em SP acabo pagando o pato do cara aí de cima. O problema não são dos lojistas e sim da ***** que são estes impostos interestaduais, que na minha opinião não deveriam existir, deveria ser imposto único. Mas cobram a mais aí pra cima justamente pelo estado ser deficitário e não gerar a renda devida pelos próprios meios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Phoenyx disse:

@Network1 Eu sinceramente não sei de cabeça a alíquota para o Pará, mas sei que todos os estados do norte e nordeste possuem ICMS quase DOBRADO em comparação a parte central, sudeste e sul do país. Em SP é 6% e na Bahia é 12%, algo por aí.

Ou seja, agora preferiram equalizar entre os estados do centro pra baixo, onde o valor é similar, e tão cobrando o diferencial do nordeste pra cima.

 

Inclusive algumas lojas não vendem aí pra cima justamente por causa do ICMS, sem contar o frete que é absurdo pelo tamanho continental do país e falta de meios de transporte (trens, aviões) sendo quase tudo conduzido pelas estradas (que se já são ruins em alguns locais aqui pra baixo, aí pra cima deve ser um caos).

 

Assim como a galera falou posts atrás, tmb não acho justo colocar todo mundo no mesmo balaio, pois eu aqui em SP acabo pagando o pato do cara aí de cima. O problema não são dos lojistas e sim da ***** que são estes impostos interestaduais, que na minha opinião não deveriam existir, deveria ser imposto único. Mas cobram a mais aí pra cima justamente pelo estado ser deficitário e não gerar a renda devida pelos próprios meios.

 

Você está equivocado. Não sei de onde você tirou essa informação que os estados do norte e nordeste tem o ICMS "quase o dobro em comparação com a parte central". Não custava nada pesquisar a tabela de ICMS antes de postar as informações acima. 

 

Está aqui a tabela de ICMS:

tabela-icms-estados.png.74450d3a1e01a465c84e473f9177e1c2.png

 

SP - 18%

RJ - 20%

PA - 17%, veja que o PA tem a menor alíquota entre os exemplos que eu dei exemplos.

 

Vou dar mais um exemplo, mas agora de um estado da "parte central" famoso por possuir um fisco implacável e que cobra ICMS de absolutamente tudo que entra e sai do estado, nem caixa vazia passa sem ser taxada, o estado de Minas Gerais cuja alíquota é de 18%. Pegue o CEP 35570-000 e simule a compra do mesmo Ryzen 3700X citado acima na TerabyteShop. Cadê a cobrança do DIFAL?

 

mg.thumb.png.016be18ce157ceb0a1b77c89a3d901d9.png

 

O que você falou que "algumas lojas não enviam para o norte e nordeste por causa disso" é uma meia verdade, pois o motivo não é a diferença na alíquota de ICMS "que é quase o dobro", e sim devido ao fisco e a aduana estadual extremamente restritivos que chegam ao absurdo de cobrar ICMS até de produto usado, isso acontece apenas em MG e em alguns estados do nordeste, posso citar de cabeça como exemplo os estados do Ceará e Sergipe.

 

Tenho plena consciência de que os impostos no Brasil são absurdos, dificultam o comércio e criam uma burocracia enorme para quem quer empreender e abrir uma empresa no país, mas sinto muito, defender a TerabyteShop aqui pega mal. Primeiro postaram aquela informação questionável, depois disseram que "devido a polêmica", resolveram voltar com o DIFAL médio embutido no valor dos produtos, coisa que não se prova pelas screenshots já que todos os três estados tem o DIFAL diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Network1 Defender? Fui eu quem criou o tópico!
Tenha mais respeito com os demais, não te ofendi em momento algum.

 

Dê uma olhada nisso, pois acho que esta sua tabela aí tá errada: https://www.valortributario.com.br/tributos/icms/

Desde que o ICMS foi criado que as regiões norte e nordeste cobram uma taxa superior.

 

Tirando a zona franca de Manaus com seus eletrodomésticos, o que o sudeste/sul traz daí de cima? Açaí?
É o contrário, tanto em hardware como em produtos alimentícios, vai tudo daqui pra cima, por isso a taxação é maior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Phoenyx disse:

@Network1 Defender? Fui eu quem criou o tópico!
Tenha mais respeito com os demais, não te ofendi em momento algum.

 

Dê uma olhada nisso, pois acho que esta sua tabela aí tá errada: https://www.valortributario.com.br/tributos/icms/

Desde que o ICMS foi criado que as regiões norte e nordeste cobram uma taxa superior.

 

Tirando a zona franca de Manaus com seus eletrodomésticos, o que o sudeste/sul traz daí de cima? É o contrário, tanto em hardware como em produtos alimentícios, vai tudo daqui pra cima, por isso a taxação é maior.

 

 

O DIFAL desde o início do ano de 2019 é cobrado 100% na UF de destino e não cabe recolhimento no estado de origem.

 

O DIFAL interestadual do Paraná para Rio de Janeiro e São Paulo são os maiores do país - alíquota de 12%. Para o estado do Pará a alíquota é 7%.

 

Por qual motivo a Terabyte não cobra DIFAL para os estados de SP, RJ que possuem as maiores alíquotas, mas cobra para outros com alíquota menor?

 

Para mim está claro o padrão - a loja não cobra o imposto dos estados que mais tem venda de produtos e onera os que possuem menos vendas, os quais ficam responsáveis por arcar com o DIFAL dos outros estados, isso para não perder venda para a concorrência K e P que não tem esse malabarismo fiscal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Network1 disse:

 

O DIFAL desde o início do ano de 2019 é cobrado 100% na UF de destino e não cabe recolhimento no estado de origem.

 

O DIFAL interestadual do Paraná para Rio de Janeiro e São Paulo são os maiores do país - alíquota de 12%. Para o estado do Pará a alíquota é 7%.

 

Por qual motivo a Terabyte não cobra DIFAL para os estados de SP, RJ que possuem as maiores alíquotas, mas cobra para outros com alíquota menor?

 

Para mim está claro o padrão - a loja não cobra o imposto dos estados que mais tem venda de produtos e onera os que possuem menos vendas, os quais ficam responsáveis por arcar com o DIFAL dos outros estados, isso para não perder venda para a concorrência K e P que não tem esse malabarismo fiscal.

@Network1  prezado Network.

A o Difal é o imposto cobrado da diferença entre as aliquotas entre estados.

image.thumb.png.9a4be84fac13f0754189885b7e25ec97.pngConfira tabela acima.
 

Saida de SC estado onde a Terabyte fatura.

Vamos pegar o exemplo de Pará. Veja na Tabela a Saida de ICMS (destaque na nota) é de 7% a Aliquota interna do Pará é de 18% Faixa na Diagonal. Ou seja 7% para 18% a diferença é de 11% esse é o valor do Difal que vamos pagar 11% não 7%.

No caso de Sao Paulo como mencionou Funciona assim. Saida de ICMS (destaque na nota) 12% a Aliquota interna em Sao Paulo é de 18% conforme Faixa Diagonal. Ou Seja 12% para 18% a diferença é de 6% esse é o valor do Difal não 12% confome mencionou ta.

Assim sendo nós embutimos um percentual no preço e o resto quando estados onde o Difal é muito elevado nos cobramos em separado no carrinho de compras ok.  "ah mais tem loja que não cobra" Podemos responder pela nossa e recolhemos os impostos devidos não sonegamos.

Recomendamos a leitura do que é Difal > https://www.contabeis.com.br/noticias/30988/difal-de-icms-o-que-e-e-como-funciona/



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@TeraByteShop

 

Eu entendi a sua explicação, porém o ICMS interno do estado do PA é 17%. Se o interestadual SC -> PA é 7%, a diferença é 10%.

 

Pelo o que eu entendi, a loja embute um percentual mínimo do DIFAL referente a menor das diferenças, que ao analisar rapidamente a tabela, parece ser 6%, e cobra um adicional somente se ele for maior. Por exemplo o estado do PA cuja diferença é 10%, se o DIFAL embutido nos preços do site é de 6%, então a TerabyteShop cobra os 4% restantes.

 

Porém, se a diferença de SC -> SP é de 6% e a TerabyteShop não cobra o imposto pois supostamente esses 6% já estão embutidos no valor do produto, porque a diferença de SC -> RJ que é no mínimo 8% sem considerar os 2% adicionais do FCP não é cobrado nenhum adicional?

 

Você sabe informar qual é o percentual do DIFAL embutido em todos os produtos no site e qual modalidade de pagamento é usada como base de cálculo já que o valor no boleto e cartão são diferentes?

 

Pergunto isso pois gostaria de transparência da loja nessa questão para que eu possa saber se não estou pagando a mais pelo famigerado DIFAL devido algum malabarismo fiscal equivocado da loja.

 

Para vocês 1% ou 3% pode não ser muita coisa, mais para alguns produtos como processadores que facilmente podem ultrapassar R$2.000, somado ao valor do frete absurdo praticado pelos Correios para as regiões norte e nordeste, pode inviabilizar a compra na loja de vocês fazendo com que o usuário procure comprar na concorrência, o que não seria um problema caso tenham estoque do mesmo produto.

 

Acho que o interesse mútuo aqui é comum entre todos, nós queremos comprar e vocês querem vender, então esse tipo de esclarecimento é importante.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplesmente absurdo! Fiz duas compras recentemente na terabyte a primeira de:

-Ryzen 5 2600

-MSI Radeon Rx 570 4gb

-8gb Crucial Ballistix

TOTAL=>1.902,91 + 90,35(frete) + 114,18(DIFAL)

 

E a segunda de: 

-Kingston A400 480GB

-PCYes Electro V2 450W

-Aerocool Aero 500

-MSI B450 Gaming Plus

TOTAL=>1.417,89 + 100,50(frete) + 85,07(DIFAL) 

 

Nessa brincadeira eu peguei uns 200$ de difal, acho um absurdo pagar isso tudo de imposto. "Assim sendo nós embutimos um percentual no preço e o resto quando estados onde o Difal é muito elevado nos cobramos em separado no carrinho de compras ok." Então pelo o que eu estou entendendo eu estou pagando o difal embutido + o difal pro meu estado? Continua sem explicação essa história, se não querem ser questionados parem de embutir o difal no preço e coloquem descrito o valor do difal inclusive para os estados do sudeste, sul e centro-oeste. Está faltando transparência, quem me garante que não estou pagando o imposto 2x? 

adicionado 7 minutos depois
Em 09/09/2019 às 15:50, TeraByteShop disse:

@Network1  prezado Network.

A o Difal é o imposto cobrado da diferença entre as aliquotas entre estados.

image.thumb.png.9a4be84fac13f0754189885b7e25ec97.pngConfira tabela acima.
 

Saida de SC estado onde a Terabyte fatura.

Vamos pegar o exemplo de Pará. Veja na Tabela a Saida de ICMS (destaque na nota) é de 7% a Aliquota interna do Pará é de 18% Faixa na Diagonal. Ou seja 7% para 18% a diferença é de 11% esse é o valor do Difal que vamos pagar 11% não 7%.

No caso de Sao Paulo como mencionou Funciona assim. Saida de ICMS (destaque na nota) 12% a Aliquota interna em Sao Paulo é de 18% conforme Faixa Diagonal. Ou Seja 12% para 18% a diferença é de 6% esse é o valor do Difal não 12% confome mencionou ta.

Assim sendo nós embutimos um percentual no preço e o resto quando estados onde o Difal é muito elevado nos cobramos em separado no carrinho de compras ok.  "ah mais tem loja que não cobra" Podemos responder pela nossa e recolhemos os impostos devidos não sonegamos.

Recomendamos a leitura do que é Difal > https://www.contabeis.com.br/noticias/30988/difal-de-icms-o-que-e-e-como-funciona/



 

A alíquota interna do Pará  é de 17%, então o difal seria de 10% =D. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...