Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Micro stuttering no GTA V com Vsync desligado e quedas bruscas quando ligado


Posts recomendados

Eai pessoal, recentemente comprei o GTA V pela rockstar e estou passando um sufoco para encontrar a configuração ideal que rode sem tantas quedas de FPS(o que é quase impossível para o GTA), é o seguinte, quando estou jogando tenho que deixar o v-sync desligado e as vezes o game está a 80fps ou 90 sendo que a taxa de atualização do meu monitor é 75fps, há momentos de cutscenes que chega a 110fps um uso absurdo e desnecessário da placa, pois quando jogo com o v-sync ativo alguns momentos o game fica a 50/40fps sendo que o uso da placa esta a 60%, após um tempo volta ao normal e em todas as cutscenes de diálogos das missões fica rodando a uns 40fps com o uso da placa baixo, não entendo o porque de ficar assim, agora estou passando por outro problema, em determinado momento do jogo a imagem em alguns ângulos começa a ficar meio que turva e é sempre nesse momento do jogo após a cutscene de uma missão(Segue uma print do game abaixo). Já tentei utilizar o geforce experience para otimizar o game em uma configuração ideal, mas nada adiantou, ele só faz setar uma configuração ainda mais alta do que a que eu já estava usando e mesmo assim ainda havia algumas quedas abaixo de 75fps. Se houver alguém que possua uma 1070 e souber de alguma configuração ideal para rodar o jogo liso agradeço, também gostaria de ajuda para resolver esse bug na imagem do jogo.GTA_bugado.thumb.png.972389aed4414e9f9e318c8d5102663c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos Caique Estranho, tive uma GTX 1070 SC da EVGA por 2 anos e meio antes da RTX atual e em 2015 quando lançou GTA V para PC eu comprei no Steam e pelo que me lembre sempre rodei no máximo o jogo em 1080p, não me ligo muito em quantos fps está rodando, mas fluía muito bem e suave, mesmo com tudo no ultra. Não sei se o v-sync estava ativado (meu monitor é 120Hz 1080p), mas o jogo rodava liso liso com a 1070, um i7 2600, 16GB de RAM e 256GB de SSD SATA III.

 

Tem algo errado com a sua cópia do GTA V, driver de vídeo (a Nvidia costuma dar uma "podada" na performance de placas que não são mais fabricadas nos drivers mais novos), alto uso de disco, algo assim. Pois uma 1070 é uma senhora placa, muito forte mesmo, troquei a minha porque surgiu uma oportunidade boa de pegar a EVGA RTX 2070, senão nem teria trocado. Você diz que comprou o game "com a Rockstar"... como foi isso? Pois a minha cópia como disse antes é Steam, e seguidamente ele baixa patches de melhorias para o game, talvez seu jogo também esteja desatualizado...

 

Espero ter ajudado, boa sorte amigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Adquiri na nuuvem a key e ativei diretamente na rockstar, realmente acredito que possa ser algum problema com essa cópia como você disse, pois até no benchmark durante a transição do dia para noite ou vice-versa a queda de fps é absurda chegando a 40 diferente dos que já conferi no youtube. Irei conferir se há algum patch de atualização que eu possa baixar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Então cara, acabei pegando a conta da steam emprestada de um amigo e testei o GTA V pela steam, de primeira notei a diferença absurda que estava rodando, bem mais fluido e com as configurações mais altas do que eu estava utilizando no game fora da steam. Setei todas as configurações recomendadas no geforce experience e o jogo estava praticamente no ultra(Apenas o FXAA estava desligado e o MSAA que estava x4).No prólogo rodou tranquilamente acima dos 75fps, apenas algumas quedas para 66, chegando no mapa de los santos e dirigindo rapidamente para forçar a renderização do mapa a média de frames ficou entre 60 a 66, eu poderia alterar a taxa de atualização do meu monitor para 60hz e jogar tranquilamente, entretanto optei por colocar a qualidade das sombras no alto e em geral ficou acima dos 75 com raramente algumas quedas entre 66-72. Ao ir em locais com muita grama os frames caem para 40-45, porém tenho quase certeza que é devido a qualidade da grama estar no ultra,ainda não testei reduzi-la e ao pilotar jatos próximo a cidade forçando a renderização fica em média 60-65 fps, irei tentar ajustar isso também. Minha maior preocupação era de que minha placa estivesse com problema, pois esse meu pc é relativamente novo e nunca tinha colocado um jogo muito pesado nele, mas acabei de comprovar que esse GTA V diretamente da rockstar que é realmente problemático(até o bug da imagem turva não ocorreu no da steam),apenas adquiri esse devido a uma promoção que me garantiu alguns bônus no modo online. Segue os prints da config que estava utilizando pelo geforce experience, se souber alguma outra ideal para essa placa também agradeço.

GTA_2.png

GTA_3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas por motivo de teste coloquei toda a configuração do jogo no médio e por incrível que pareça o que deveria rodar normalmente continuou com as mesmas quedas de fps, quando eu dirigia rapidamente ou sobrevoava a cidade com um jato forçando a renderização do mapa chegava aos 60-66fps dando umas travadinhas chatas, sendo que o uso da placa estava em 60% e do processador na faixa dos 70%, logo me veio na mente que poderia ser problema na placa ou nos drivers então reinstalei todos os drivers e continuou a mesma coisa, realizei testes de stress da GPU e os resultados foram na média, também rodo o forza horizon 4 totalmente no ultra com todos os efeitos e filtros como MSAA no máximo com minimas de 72fps quase sempre acima dos 75, então o problema não poderia estar na placa, sera que poderia ser gargalo do processador? mas em todos os testes que já conferi ele leva a 1070 tranquilamente ao seu máximo. Outra coisa que também percebi é que ao jogar com o vsync desligado, mesmo nos momentos que estão acima dos 75fps não sinto o jogo totalmente fluido, é como se tivesse pequenas travadas/delays e ao ligar o vsync sinto o game totalmente fluido, mas como já disse há momentos que ocorrem quedas de fps para 40-50, acredito que seja nos momentos que a placa não consegue manter os 75 e ocorre essa queda brusca o que também não deveria ocorrer, não sei mais o que fazer para resolver esse problema, seria isso normal para o GTA V e eu nunca soube? ou realmente é algo no meu PC? @simforoso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Eai pessoal, esses dias estou passando por um sufoco, meu pc roda tranquilamente o GTA V acima dos 75fps(no caso a frequência de atualização do meu monitor) com praticamente tudo no ultra, mas sempre ao jogar com o vsync desligado para monitorar o uso dos equipamentos e os FPS percebo que o game não roda totalmente fluido, sinto como se ocorresse pequenas travadas muito rápidas, acabei pesquisando e descobri que era micro stuttering, ao ativar o vsync percebo que roda normalmente tudo liso, mas em momentos que exigem muito uso da placa como explosões e ao sobrevoar pela cidade com alguma aeronave forçando a renderização do mapa que normalmente com o vsync desligado os FPS caiam para os 66-70, com o vsync ligado tenho quedas bruscas para 30-40 FPS e acabo tendo que setar em configurações gráficas bem mais baixas para que em nenhum momento os FPS saiam dos 75. Gostaria de saber se mais alguém possui esse problema ou sabe como resolver esses micro stuttering com o vsync desligado.

OBS: Todas as configurações do meu PC estão na descrição do meu perfil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Cara, antigamente não tinha esse problema, pelo menos pelo que eu lembro. Fui jogar recentemente, e também estou com o mesmo problema. O problema é do GTA 5 mesmo, talvez até do GTA 5 com a Nvidia. Porque não sei se placas da AMD também estão com esse problema. É complicado, comprar o jogo, e não poder jogar direito por conta disso. A Rockstar não tá nem aí. Infelizmente. Meu monitor também é 75hz, não se pode interferir em algo. Mas de qualquer forma, eu testei em 60hz, e tudo no mínimo, exceto a resolução, que estava em 1080p. Uma coisa esquisita, é que quando eu coloquei a resolução do jogo em 1650x950 (aproximadamente isso), parece que ficou norma com o v-sync ligado. Mas é complicado jogar com essa resolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...