Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações sobre cuidados com a GPU


Posts recomendados

Olá, Srs,

 

Gostaria de algumas recomendações sobre como posso prolongar a vida útil da minha GPU, visto que tenho em mente comprar uma nova logo depois de sair do trauma de ter tido uma que teve o conector oxidado em meros 2 anos, tendo recebido limpezas regulares...

Estava pensando em algumas coisas e queria a avaliação dos Srs se é válido, exagero ou não faz diferença:

 

1: Comprar parafusos de alumínio ou outro material que não oxida para evitar a proliferação de ferrugem, pois toda ferrugem que mais vi na placa emanava sempre de um parafuso. Também não tenho certeza se existe algum parafuso de material assim.

2: O backplate da placa faz alguma diferença? Tenho o preconceito de que melhora na dissipação do calor e melhora a proteção da própria GPU, mas tenho a impressão também que atrapalha na limpeza cotidiana.

 

Basicamente são esses dois pontos, obrigado pela atenção e bom dia :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oxidação vem de ambiente úmido, se você mora no litoral é o preço a se pagar.
Você poderia comprar silica gel e colocar dentro do seu gabinete pra amenizar o problema.

Para limpeza, você poderia usar WD40 por cima, com uma flanela, evitando ainda mais a corrosão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JonatasDSO o primeiro cuidado é ter uma fonte de boa qualidade.

 

Não deixar acumular muita poeira.

 

Se morar perto do mar e o PC não ficar um ambiente com ar condicionado, uma estratégia para evitar a oxidação prematura é colocar tnt em todas as entradas de ar do gabinete e um Fan mais potente na parte de trás, como exaustor. Prenda por dentro usando uma fita isolante ou outra fita adesiva.

Cubra as saídas traseiras não utilizadas com uma fita adesiva.

Coloquei no PC da casa da minha mãe e resolveu os problemas de oxidação.

Só não vai dar para usar essa estratégia se causar superaquecimento em algum componente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Phoenyx disse:

Oxidação vem de ambiente úmido, se você mora no litoral é o preço a se pagar.
Você poderia comprar silica gel e colocar dentro do seu gabinete pra amenizar o problema.

Para limpeza, você poderia usar WD40 por cima, com uma flanela, evitando ainda mais a corrosão.

 

Gostei da sugestão do gel, vou procurar os preços, de qualquer forma vale a pena pra não gastar mil reais numa peça nova. Desculpe a ignorância, mas esse WD40 serve como limpa contato ou seria só uma medida de proteção pós limpeza? No caso de não ser o próprio, eu posso "misturar" ele com o limpa contato aplicando depois de usar?

 

2 horas atrás, rodrigops disse:

@JonatasDSO o primeiro cuidado é ter uma fonte de boa qualidade.

 

Não deixar acumular muita poeira.

 

Se morar perto do mar e o PC não ficar um ambiente com ar condicionado, uma estratégia para evitar a oxidação prematura é colocar tnt em todas as entradas de ar do gabinete e um Fan mais potente na parte de trás, como exaustor. Prenda por dentro usando uma fita isolante ou outra fita adesiva.

Cubra as saídas traseiras não utilizadas com uma fita adesiva.

Coloquei no PC da casa da minha mãe e resolveu os problemas de oxidação.

Só não vai dar para usar essa estratégia se causar superaquecimento em algum componente.

 Vou considerar esse tnt, ele tem umas duas entradas sem filtro de ar que só servem pra circulação do calor e da umidade... Desculpe a ignorância pela segunda vez :), mas esse tnt é esse tipo de material da foto?

TNT-05-06.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, JonatasDSO disse:

 Vou considerar esse tnt, ele tem umas duas entradas sem filtro de ar que só servem pra circulação do calor e da umidade... Desculpe a ignorância pela segunda vez :), mas esse tnt é esse tipo de material da foto?

TNT-05-06.jpg

Sim.

 

Essa é a tampa lateral do PC do meu filho que também coloquei:

 

IMG_20190728_190651.jpg

 

IMG_20190728_190600.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@JonatasDSO Nunca ouviu falar de WD40? É muito utilizado para desengripar peças, mas sua principal característica é a proteção contra corrosão de equipamentos eletrônicos, foi inventado pra isso.

https://www.americanas.com.br/produto/48281768/lubrificante-multiuso-300ml-wd-40?
Eu usaria ele puro mesmo, taca um pouco numa flanela e passe no equipamento. Não tem problema se pegar no PCB da placa ou algo do gênero, pelo contrário, só espere ele evaporar.

Esta sugestão do TFT tmb é uma boa, pois este tecido é ótimo em absorver partículas de água.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelas dicas, senhores. Vou começar com os sachês de sílica e partir pro wd40 depois que eu der uma limpeza no micro. Vou deixar pra apelar pro TNT em último caso pra não correr riscos de esquentar nada. 

Em 28/07/2019 às 19:21, Sergio NewSonic disse:

Eu uso sachets de sílica gel nos meus pcs e recomendo. Mas para funcionar tem que trocar os saches a cada 6 meses, pois após a sílica saturar não irá absorver mais água. 

Quantos sachês é bom usar? E a disposição é no "piso" do gabinete perto da fonte ou é bom espalhar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...