Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MOBO com vídeo integrado e APU: como funcionam?


Posts recomendados

Olá! Estou me aprofundando em hardware, e estou empacado em uma confusão de termos... tô querendo comprar peças pra montar um computador, mas fiquei em dúvida quanto placa-mãe onboard e offboard (no quesito gráficos), e sobre gráficos integrados em processadores.

 

Tenho pouca experiência escolhendo componentes (pra terem ideia, só vim pegar no manual completo da minha placa, a Phitronics G31VS-M, esse ano. Depois de 11 anos de uso.)


---
Infos:

  • a) Antes de pesquisar sobre processadores, sempre pensei que o vídeo onboard era responsabilidade da MOBO, e não do processador. No manual da minha placa, por exemplo, tem "VGA Integrada", junto com os termos "Intel Graphics Media Accelerator 3100", "Pixel Shader 2.0, DX9.0 VGA", "Memória compartilhada máxima 384MB (veja o aviso)".

    Foi pesquisando sobre os Ryzen que conheci o termo "APU".

 

  • b) Quero montar um PC com o AMD Ryzen 3 2200G (porque ele tem vídeo onboard) e preciso escolher uma placa-mãe pra ele (que de preferência tenha saída VGA, porque meu monitor não é HDMI). Não posso comprar Placa de Vídeo agora, por isso escolhi um processador que aparentemente tem vídeo onboard.

 

  • c) Em sites como a Pichau, ao pesquisar por Placa-Mãe, na aba "características" existe a opção "GPU integrada" (foto em anexo 1).

---

 

Com base nessas informações:

  1. qual é a diferença entre Placa-Mãe com vídeo integrado e Processador com Vídeo Integrado (APU)?
  2. Se eu comprar o Ryzen 3 2200G eu precisaria de uma placa-mãe com vídeo integrado?
  3. Como funciona a combinação dessas duas tecnologias de componentes (APU e MOBO com GPU)?


agradeço desde já,

AsariSch

gpu-integrado.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que entendi! Então se eu utilizasse o processador que citei anteriormente, as entradas VGA em placas como a Biostar B450MH, que tem soquete AM4 (e suporta o Ryzen 3 2200G) dariam vídeo, certo?

O monitor receberia sinal sem que eu precisasse ter uma Placa de Vídeo, né?

 

 

valeu pelas respostas @Phoenyx e @RS Faria,

AsariSch

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

O monitor receberia sinal sem que eu precisasse ter uma Placa de Vídeo, né?


Exato.

Só um ponto extra que não vi ninguém comentar e não sei se você encontrou em suas pesquisas, APUS tiram grande proveito de uma boa quantidade de memória e de preferência bem rápida, visto que a memória vai ser compartilhada com a "placa de video", é possível em alguns testes ver uma diferença de 30% entre performance ingame de uma memória 2133 vs 3466
https://www.anandtech.com/show/12621/memory-scaling-zen-vega-apu-2200g-2400g-ryzen/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...