Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação da controladora de FAN + RGB (Nox, inf Neon)


Posts recomendados

Olás

Acabei de adquirir um gabinete Nox Infinity Neon, que veio com uma controladora de FANs+RGB (foto 1), além de um fan-rgb incluso. Porém, quando fui instalar me deparei com algumas dúvidas:

 

- Não consigo conectar um dos cabos da controladora em nenhum lugar. É um cabo fêmea de 4 furos, mas o terceiro furo não existe (foto 2). Nesse cabo há a inscrição XWD e uma seta na primeira entrada (foto 3). O cabo está conectado na controladora numa entrada escrito PC PWM DATE, mas como só tem dois fios, as duas primeiras portas estão vazias. Eu suponho que esse cabo deva ser conectado numa entrada FAN 4 pinos mobo, mas o cabo não possui os 4 furos, eu não sei o que fazer...

 

- Não consegui conectar a alimentação da controladora na fonte. Minha fonte (foto 4) possui um cabo fêmea de 4 pinos chamado Peripheral (foto 5). Porém, ele não encaixa na entrada macho da controladora (foto 6). Eu forcei a conexão e um dos pinos machos soltou-se parcialmente. Isso me fez acreditar que essa conexão não é a correta.

 

Gostaria de saber como proceder, se preciso comprar alguns adaptadores, para poder usar este gabinete juntamente com a controladora e o FAN de maneira correta. Gostaria de adicionar mais FANsRGB e poder controlar todos eles através da mobo.

 

Agradeço a ajuda.

Foto 1.jpg

Foto 2.jpg

Foto 3.jpg

Foto 4.jpg

Foto 5.jpg

Foto 6.jpg

Foto 7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa. Obrigado pelo ajuda!!

 

Vou forçar a conexão da energia novamente então. Pelo visto, minha placa-mãe, uma AsRock b450M-HDV, não tem opção para os RGB. É possível conectar numa entrada FAN 4 ou 3 pinos? Do contrário, como vou fazer para usar o FAN do gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@LuizJw Então cara, eu 'resolvi' parcialmente. Minha mobo não possui controle de RGB, portanto eu deixei esse cabo que sai da controladora (fotos 2 e 3) desconectado. Eu liguei a controladora na fonte (tive que forçar muito os contatos) e isso fez o fan traseiro e os leds funcionarem toda vez que eu ligo o gabinete. No fim das contas, o meu sistema possui dois circuitos: um da mobo com processador, HDs e cabos do gabinete; e outro circuito da controladora com o fan traseiro e leds. Não há conexão entre os circuitos. A parte que eu não gostei é que a controladora não administra a velocidade do fan traseiro, ou seja, ele fica sempre na mesma velocidade (média). Dica: como o fan traseiro é de 6 pinos, não tem como conectar ele na mobo direto, só com adaptador que não é muito indicado. Se quiser usar ele, você terá que deixar conectado na controladora obrigatoriamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tarde brother, sei que o post é de 2016 mas eu estou com exatamente o mesmo problema que o seu hahaha. Pois bem, essa controladora com o cabo xwd eu não entendi muito bem. Pelo pouco que entendo, ela deveria ser para conectar em uma entrada de controle de led rgb na placa-mãe, para assim os sistema de ambas trabalharem em sincronia. Porém, essa terceira entrada que deveria ser fêmea como as outras esta bloqueada. Eu estava achando que isso era o padrão, visto que este é meu primeiro gabinete no estilo um pouco mais "gamer". Então como vi que minha placa-mãe não tinha essa entrada, também achei que minha moba não teria um controlador rgb...Porém, estava olhando o manual agora e a verdade é que tem sim o controlador rgb...porém é de 4 pinos, ela possui o terceiro pino...onde no cabo XWD é fechado. Então estou meio perdido....alguém poderia ajudar ? 

 

Minha placa-mãe é uma b250m gaming pro. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Hjtldq @Joao_94 Olá. Criei uma conta aqui no club apenas para poder lhe ajudar. Provavelmente você já conseguiu arrumar, mas vou deixar aqui meu comentário para tentar ajudar caso ainda tenha ficado alguma dúvida ou para ajudar outros que precisem de ajuda e não entenderam.

 

Comprei um gabinete idêntico que chegou a uns 3 ou 4 dias. Você precisa conectar seu cabo molex macho do hub do gabinete (foto 6) no cabo molex fêmea da sua fonte (foto 5), isso que mandará energia para o hub do gabinete. Aquele seu outro cabo de 2pinos-pausa-1pino, ele também é chamado de molex, porém na ponta tem XWD (deve ser alguma variação, sei lá), este cabo só pode ser conectado no RGB Header das mobos (motherboard= placas mães) que pode controlar RGB. Você pode aferir isso diretamente no site de cada fabricante de mobo.

 

Resumindo, para que a fan e o RGB padrão do gabiente ligue, basta plugar o cabo molex fêmea (da fonte, que não tem pino) no cabo molex macho (do HUB na parte que tem 4 pinos). Caso tenha uma mobo que pode controlar RGB (verificar no site do fabricante), basta conetar o cabo molex (2pinos-pausa-1pino) no RGB Header da mobo.

 

Qualquer dúvida, estou a disposição. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá,

Eu comprei o Gabinete NOX HUMMER FUSION a placa é bem parecida ou idêntica, mas o botão que tem no gabinete para trocar as cores não funciona, apenas a cor verde fica ligada. Será que consigo conectar na placa-mãe (tenho que ver se tem um cabo sobrando lá, que possa ser conectado nela) para controlar as opções rgb pelo aura sync?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Pessoal, estou com um problema parecido. Comprei um gabinete Nox Hummer Fusion S, que veio com uma controladora e um fan RGB já ligado nela. Minha placa-mãe é uma B360M Aorus Gaming 3. O problema é o seguinte: a conexão da controladora com a placa-mãe é um cabo fêmea de 4 pinos mas um deles é tampado, igual ao da foto 2 do OP, logo não consegui ligar ele na placa-mãe. Pensei em ligar o fan direto na placa-mãe, o fan em si funciona, mas o led dele não, pois o cabo do led tem a mesma pinagem (4 pinos com 1 tampado - foto 2 do OP). Alguém tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@LuanTavares127 Obrigado pelas informações que você postou. Comprei o Nox recentemente e para energizar ele veio com a mesma porta dos HDs Sata, só q a porta virada para baixo, ou seja, você olhando de cima não tinha nem ideia de que aquilo era uma porta, mas lendo seu post fui procurar onde estaria a energização e achei a porta. Não custava nada colocarem um manual com o gabinete. 

 

Tenho uma Gigabyte Aorus Z390 q tem controlador de RGB na própria placa-mãe, liguei o cabo do hub (imagem 2) o que na mobo está identificado como D_led mas os leds do gabinete estão com vontade própria e não sincronizaram com os da mobo.

 

Acima desse conector D_led da mobo tem um jumper q configura o d_led para 5 ou 12 volts, estando atualmente no default 5v. Penso que talvez o padrão do hub seja 12, mas mais uma vez um manual do gabinete faz falta, porque se meter 12 e for 5 os leds vão para a cucuia. Já procurei mas não achei nada falando.. Alguém tem alguma luz? Alguém com o hub ligado na mobo q esteja obedecendo a configuração da mobo sabe em que tensão o conector do led está ligado?

 

Agradeço. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou com esse problema. Descobri como conectar, na minha mobo (Gigabyte B360M Aorus Gaming 3) eu usei o conector de 3 pinos, que seria o digital, não está nas fotos. Mas não consigo controlar os LEDs do gabinete pela mobo. Também estou com o jumper no padrão 5V. Agora é esperar se alguém já teve a coragem de testar e compartilhar com a gente ahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Camilo Santana Melgaço Cara consegui resolver hoje... A conexão é aquela mesma, o cabo da imagem 2 no conector D_LED da placa-mãe. A questão é q você tem q dizer para o hub do gabinete q agora ele vai obedecer ao RGB da placa-mãe. você faz isso apertando e segurando o botão do gabinete que configura os leds... Segura até os leds darem uma piscada e ai pronto, ele segue a configuração dos leds da placa-mãe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Philipe Dornelas Pelo que entendi, essa controladora só é compatível com ARGB (5V digital), a sua placa-mãe só tem header RGB 12V analógico. Acredito que não vá conseguir conectar 😕

@Camila Gregório quais são os modelos dos coolers, e quais as conexões dele? Se puder, poste fotos da controladora por favor. Meu gabinete é outro, a controladora é parecida mas não é a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
6 minutos atrás, Nathan Veloso Batschauer disse:

opa tudo bem? Tenho um gabinete Infinity Neon com uma Asus B450 M Gaming que já vêm com o RGB Header de 4 pinos. Não sei como fazer para os fans ligarem, tens alguma dica?

ate onde sei a ventoinha vem com dois conectores, uma vai no CHA_FAN e a outra numa controladora.

se o conector do led tiver só 3 pinos ela nao sera compativel com a mobo (4 pinos)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Eder Neumann  na hora da instalação meu irmão ***** tentou instalar com o pc ligado,ai deu uma faisca na controladora,ele ja tinha colocado 1 antes de ligar o pc,quando ele trnto instalar a outra saiu uma faisca da controladora. Ai estou querendo comprar uma nova para não perder os fans. O ruim é achar controlada com 3 pinos. Precisa nem ser da nox,pelo menos que desse pra funcionar o fan e o rgd juntos.  Na foto mostra exatamente onde queimou(onde estou apontando saiu faisca).

IMG-20200604-WA0023.jpg

adicionado 0 minutos depois
agora, Alysson1990 disse:

@Eder Neumann  na hora da instalação meu irmão ***** tentou instalar com o pc ligado,ai deu uma faisca na controladora,ele ja tinha colocado 1 antes de ligar o pc,quando ele trnto instalar a outra saiu uma faisca da controladora. Ai estou querendo comprar uma nova para não perder os fans. O ruim é achar controlada com 3 pinos. Precisa nem ser da nox,pelo menos que desse pra funcionar o fan e o rgd juntos.  Na foto mostra exatamente onde queimou(onde estou apontando saiu faisca).

IMG-20200604-WA0023.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alysson1990 olá. Eu tenho uma controladora da Deep Cool FH-10 pra vender. Comprei ela achando que precisaria para conectar minhas fans no meu computador, mas o gabinete da nox já tem um embutido atrás. Logo nunca usei esse controlador, cheguei abri-lo, porém não pude usar. Se quiser comprar eu crio um anúncio no ML e enviou o link pra você.

image.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LuanTavares127 muito obrigado meu querido,você pode mandar as fotos da entrada pra eu ver se cabe aqui ? Coloquei umas fotos aqui pra você ver,dependendo podemos negociar.  

 

Se caber me passa seu contato.

IMG-20200604-WA0031.jpg

IMG-20200604-WA0030.jpg

IMG-20200604-WA0028.jpg

IMG-20200604-WA0027.jpg

IMG-20200604-WA0029.jpg

adicionado 7 minutos depois

@Eder Neumann infeliMente os fans não cabe nessas entradas. Aqui são 3 pinos para o fan e 3 pinos para o led,eu tenho 4 fans,preciso de uma controladora 4 entras pra fan e 4 pra rgb.@LuanTavares127 muito obrigado meu querido,você pode mandar as fotos da entrada pra eu ver se cabe aqui ? Coloquei umas fotos aqui pra você ver,dependendo podemos negociar.  

 

Se caber me passa seu contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...