Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo FAKE? GTX 750


Posts recomendados

Olá a todos que estiverem lendo este post! Bom, eu resolvi ligar um PC antigo meu, estava parado há mais de um ano. Liguei ele para ver se estava tudo OK, porque quero me livrar dele, afinal só está ocupando espaço e eu não necessito mais. Fiquei tanto tempo sem utiliza-lo, que não me lembrava das especificações corretamente, então eu fui dar uma conferida. Baixei o gpu-z para ver a placa de vídeo e quando abre me deparo com o nome "[FAKE] NVIDIA Geforce GTX 750", quando eu vi isso, imediatamente corri para procurar sobre as especificações da GTX 750 no próprio site da NVIDIA, e pra minha surpresa as especificações não batiam. Abri o PC, porém não tenho uma chave de fenda aqui, mas eu consegui ver que a placa de vídeo tinha um adesivo da marca "Mymax", procurei por "GTX 750 Mymax" e encontrei alguns sites anunciando essa placa, encontrei as especificações dela:

 

Part Number: MVGA/NT75GU025F
GPU GeForce GTX 750
Core Clock 800 MHz
Tamanho da Memória 2 GB
Tipo de memória GDDR5
Interface de memória de 128 bits
Clock da Memória 3400 MHz
Interface PCI Express 3.0 (compatível com 1.1)
Suporta:
DirectX DirectX 11
Conectores:
-1 x DVI
-1 x HDMI
-1 x VGA
Resolução máxima de 2560 x 1600

 

As especificações batem com o que o gpu-z mostra, porém eu notei algumas coisas estranhas... No gpu-z mostra que a data de lançamento da placa é de 2011, e pelo que eu vi a GTX 750 foi lançada em 2014.  Outra coisa que eu notei, é que aparentemente, a BIOS que está mostrando no gpu-z "70.26.39.00.F8" não é de nenhuma GTX 750, joguei no Google e mostra outras placas como a GTX 960 4GB e a Albatron 9500 GS 4 GB, menos a GTX 750.

E pra terminar, a GPU que mostra no gpu-z "GF116" são de varias outras placas de vídeo https://www.techpowerup.com/gpu-specs/nvidia-gf116.g88 menos da GTX 750. Eu olhei placa por placa desse link, e nenhuma bate com as configurações que apresenta no gpu-z.

Sou muito leigo nesse assunto, se alguém puder me ajudar a saber qual placa é essa, ou se é realmente uma GTX 750 só que modificada ou algo do tipo, eu ficaria muito grato :)

 

 

 

gtx 750.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que acontece é que algumas pessoas dando uma de espertos modificam a BIOS da placa de vídeo pra ela parecer uma placa superior, no seu caso uma GTX 750, até por isso mesmo o GPU-Z desenvolveu essa "habilidade" de reconhecer placas falsificadas. Nunca vi nenhuma informação sequer de que a Mymax fabricava placas de vídeo, além de ser uma marca que sempre tem hardwares questionáveis. 

Tentei achar algo mas não consegui identificar qual placa de fato é, mas posso dizer que é algo bem inferior a GTX 750.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, T.A.R.D.I.S. disse:

O que acontece é que algumas pessoas dando uma de espertos modificam a BIOS da placa de vídeo pra ela parecer uma placa superior, no seu caso uma GTX 750, até por isso mesmo o GPU-Z desenvolveu essa "habilidade" de reconhecer placas falsificadas. Nunca vi nenhuma informação sequer de que a Mymax fabricava placas de vídeo, além de ser uma marca que sempre tem hardwares questionáveis. 

Tentei achar algo mas não consegui identificar qual placa de fato é, mas posso dizer que é algo bem inferior a GTX 750.

Então, eu achei lá no site da Mymax os drivers pra essa placa de vídeo GTX 750, porém os drivers são de 2014 😕 http://www.mymax.ind.br/downloads/ 

 

Você diz que é algo bem inferior, então isso quer dizer que a Mymax trocou as bios? Ou no caso quem me vendeu na época que me passou a perna?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno519 Velho eu ia abrir um topico agora sobre isso.

Comprei uma Nvidia GTX 750 TI, pelo mercado livre, super hyper mega barata, eu ja estranhei, mas comprei assim mesmo, na hora de instalar os drivers, não instalam nem *****, toda vez o pc reinicia, pesquisando no GPU-Z, achei uma placa com a configuração exata, que é a GTX 550, instalo os drivers e batem certinho. No entanto fica a toda hora dizendo que os drivers estão desatualizados, alguém sabe como posso resolver esse problema? por que pleo visto como o amigo mencionou acima, trocaram a bios, tem como reverter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bruno519 disse:

Você diz que é algo bem inferior, então isso quer dizer que a Mymax trocou as bios? Ou no caso quem me vendeu na época que me passou a perna?!

Difícil dizer quem foi, mas quem fez certamente não estava com boas intenções. 

 

Sobre o driver que aparece no site, geralmente as fabricantes não costumam deixar no site delas os drivers pra baixar, porque é melhor baixar pelo site da Nvidia (no seu caso), que são mais atualizados (e confiáveis).

 

37 minutos atrás, Cantalice disse:

@Bruno519 Velho eu ia abrir um topico agora sobre isso.

Comprei uma Nvidia GTX 750 TI, pelo mercado livre, super hyper mega barata, eu ja estranhei, mas comprei assim mesmo, na hora de instalar os drivers, não instalam nem *****, toda vez o pc reinicia, pesquisando no GPU-Z, achei uma placa com a configuração exata, que é a GTX 550, instalo os drivers e batem certinho. No entanto fica a toda hora dizendo que os drivers estão desatualizados, alguém sabe como posso resolver esse problema? por que pleo visto como o amigo mencionou acima, trocaram a bios, tem como reverter?

Então amigo, achei algumas instruções nesse link https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/como-remover-bios-mod-em-placa-de-video.628896/ caso queira tentar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi semana passada que eu li brevemente um tutorial, creio que do linus tech tips, ensinando como corrigir as bios de placas de vídeo falsificadas para que elas funcionem corretamente. Estou tentando achar aqui. Se encontrar posto aqui no tópico.

 

adicionado 3 minutos depois

Achei um outro tutorial (tem vários no youtube inclusive): https://hackaday.com/2019/08/02/fake-graphics-cards-and-how-to-fix-them/

Pelo que entendi, além de isso dar trabalho, a placa de vídeo ficará tão fraca que uma baratinha atual ainda será mais potente. Sinceramente, eu colocaria ela num canto e deixaria para usar só para testes, ou então doaria para alguma iniciativa não lucrativa. Muita dor de cabeça para pouco retorno.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/08/2019 às 11:19, Cantalice disse:

@Bruno519 Velho eu ia abrir um topico agora sobre isso.

Comprei uma Nvidia GTX 750 TI, pelo mercado livre, super hyper mega barata, eu ja estranhei, mas comprei assim mesmo, na hora de instalar os drivers, não instalam nem *****, toda vez o pc reinicia, pesquisando no GPU-Z, achei uma placa com a configuração exata, que é a GTX 550, instalo os drivers e batem certinho. No entanto fica a toda hora dizendo que os drivers estão desatualizados, alguém sabe como posso resolver esse problema? por que pleo visto como o amigo mencionou acima, trocaram a bios, tem como reverter?

Então @Cantalice , eu andei pesquisando um pouco e vi que não somos os únicos que caimos nessa furada. Muita, mas MUITA gente cai nessa de placa com bios modificadas. 

Eu cliquei no link que o T4RD-1S colocou do fórum Adrenaline, e a pessoa que fez o post no fórum disse que perguntou em um grupo do Facebook pra ver se alguém saberia qual a placa de vídeo dele, e disseram que pelo CUDA poderia ser uma GT 545. Pensei em fazer o mesmo então fui conferir, e pelo que eu vi a minha placa tinha configurações semelhantes com duas placas, GTS 450 e GTX 550 Ti.

Pra ter certeza, eu abri a placa para ver o chipset, coloquei o nome do meu chipset no Google, e não achei absolutamente nada! Depois de mais um bom tempo pesquisando, achei um vídeo de uma pessoa que comprou uma GTX 1060 na Wish, e acabou vindo com um chipset totalmente diferente do que era pra vim em uma GTX 1060. Li os comentários e todos estavam dizendo que poderiam ser uma GTS 450 e GTX 550, também diziam que esses chipsets são falsificados, parecem que eles tiram o nome da GPU no chip ou algo do tipo. O chip da pessoa do video da GTX 1060 era muito semelhante ao meu, porém com o nome um pouco diferente, logo pensei que poderia ser a mesma coisa, e não é que aparentemente é mesmo?!

Pesquisei mais e mais, e acabei achando um anúncio no mercado livre de uma GTS 450 2GB DDR5, as configurações batem com as minhas e o pior, a placa é literalmente idêntica, o que muda é o adesivo, que no meu caso veio com um adesivo de uma marca lazarenta chamada "Mymax". https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1268208241-vga-placa-de-video-gts450-2gb-gddr5-128-bits-pci-e-_JM?matt_tool=31375785&matt_word=&gclid=Cj0KCQjwkK_qBRD8ARIsAOteukBOXnoK3gfrVqzbPWl0zonlCu_1lQGPE-G_ynGrfoJzckuOCPkYRCwaAlt-EALw_wcB

 

E eu tentei trocar as bios, mas não consegui. É um processo muito complicado que no final das contas pode dar errado e além do mais, não vale a pena pra mim. Porém, se você quiser você consegue trocar sua bio e inclusive, deve ser por isso que aparece que os drivers estão desatualizados, porquê como você disse você provavelmente tem uma GTX 550 mas tem bios de uma GTX 750 Ti. 

E mais uma coisa, eu recomendo que você abra a placa de vídeo e verifique o chipset, talvez você de sorte e encontre o nome da GPU lá, porque ai você vai ter certeza de qual placa de vídeo que é.

 

Se você abrir e não estiver o nome da GPU no chipset, a uma grande chance de ser uma GTS 450 porque aparentemente, essa é a placa favorita dos fraudulentos.

 

Placa de vídeo com GPU escrita: 

 

88-n12e-ge2-a1.jpg.2452aee38edb707d887996d919792043.jpg

 

Meu chipset sem o nome da GPU amostra:

 

photo_2019-08-08_12-25-44.thumb.jpg.760828ce80920840df28b45abc2cf0ef.jpg

adicionado 5 minutos depois

@WOZ Dods Sim como eu disse em resposta ao Cantalice, pra mim não compensa trocar a bio. Teria alguma recomendação de placa de vídeo? Pelo que eu andei olhando, tem uma chamada RX 570 4GB, dizem que é um bom custo beneficio e aparentemente atende muito bem aos jogos atuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno519 Cara, tem que ver seu orçamento e comparar com o que o mercado oferece. Tem vários sites hoje que mostram comparativos diretos entre os modelos, e recomendo que busque aquele com melhor desempenho no jogo que pretende jogar mais, na resolução do seu monitor. Depois olha esse artigo e compare com o que achar nas lojas: https://www.tomshardware.com/reviews/gpu-hierarchy,4388.html
 

Atualmente essa é a mais completa que eu conheço. Não estou muito por dentro de placas Radeon... Sempre prefiro Nvidia por questões pessoais, mas reconheço que AMD geralmente tem o melhor custo/benefício.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno519 olha posso te dizer por experiência própria, se for comprar uma placa de vídeo nova hoje, no caso de ir para a Nvidia tem que ser no mínimo uma GTX 1060, qualquer Nvidia abaixo dela é dinheiro jogado fora. Agora se tu não quer/pode pagar tanto, a RX 570 que é a queridinha do Custo/Benefício e é muito boa para Full HD, por quase a metade do preço da 1060, tu teria algo que fica só uns 15% abaixo da GTX 1060 6Gb, em desempenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Galera estou com uma placa muito parecida aqui. A princípio seria uma GTX 750 TI de 2gb. Mas o chip é claramente Fermi e os drivers que funcionam são aqueles da série 400-500. A placa tem o mesmo GPU-Z já postado aqui no tópico, mas eu descobri algumas coisas interessantes e vim compartilhar. Pesquisando no Google Images, achei uma GTX 550TI da Point of View, muito parecida com a placa que tenho aqui. Então existe a chance dela ser uma 550TI. Eu testei as duas bios que encontrei no tech power up, mas nenhuma delas funcionou. Se alguém souber de algum outro repositório de BIOS onde eu possa encontrar alguma outra eu agradeceria muito. Segue as imagens da placa que encontrei e da que tenho aqui!

Screenshot_20201121-122046.png

IMG_20201120_161419054.jpg

IMG_20201120_161429308.jpg

IMG_20201120_173347317.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal cá estou eu, mais uma vez respondendo a um tópico com quase 2 anos de idade. A questão é que eu resolvi o problema e decidi documentar tudo o que fiz para chegar ao resultado final. 

 

Como eu disse na postagem anterior eu encontrei uma placa muito parecida com a que eu tinha aqui. A mesma descrita pelo autor original do post uma "GTX 750 TI 2GB MYMAX". A placa é exatamente essa da foto:

9c9237cc153cd3283bad1e2915772483.thumb.jpg.41d6eb5c3d443a87ed7200506cfe9562.jpg

O GPU-Z desde o início acusava ser uma placa fake e sempre que eu tentava rodar algo que ultrapasse os 1gb de memória o jogo crashava. Eu suspeitava que ela fosse uma GTS 450 1GB, pois os drivers que funcionavam nela eram justamente os da série 400, mas também tinha a possibilidade de ser uma GTX 550TI. 

 

Pois bem, como já é de conhecimento de alguns, os falsificadores inserem bloqueios que impedem a mudança da bios dessas placas pelo nFlash. Sendo assim, eu precisei comprar um gravador de EPROM e fazer o negócio no bruto. Se você que estiver lendo pretende fazer o mesmo o gravador é o CH341A, que você encontra facilmente no Mercado Livre. Não vou entrar em mérito de como usar o gravador, nem o software que vem junto, afinal o YouTube está cheio desses tutoriais bem mastigados. 

 

Uma vez com o gravador, o problema passou a ser a BIOS. Qual seria a certa? Como eu suspeitava ser uma GTS 450 e comecei por ela, para minha infelicidade haviam uma 90 possíveis no site do TechPowerUP. Como eu não tenho uma bancada de testes seria realmente custoso pra mim testar todas elas (e graças a Deus eu não fiz isso pois não teria dado em nada). Passei então a procurar na internet fotos do PCB das GTS 450 e GTX 550TI. Então eu encontrei a foto do post anterior, uma da Point of View, muito parecida com a que eu tenho, mas era uma GTX 550ti e não uma GTS 450. Encontrei uma bios referente a uma POV GTX 550TI no TechPowerUp e gravei, NADA, zero video. Mas sentia que estava esquentando. Passei o dia todo hoje pesquisando isso até que para minha surpresa eu encontrei isso aqui no Mercado Livre:

 

459554814_Capturadetela2020-11-21171313.jpg.a7c101e8c1c7870940ab8b0489cef8b6.jpg2142258650_Capturadetela2020-11-21171358(2).jpg.5b3242b4b45e7bc56054bb70cb5cd444.jpg

 

A parte de trás é exatamente a mesma da placa que eu possuo, e pra minha sorte a etiqueta estava visível. Joguei no Google o S/N vga-550-a3-1024-c e de cara apareceu uma bios no site do TechPowerUp mas que mostrava 0MB.

1143880628_Capturadetela2020-11-21171637.jpg.22ac841c738d5436b7d5f09ec6fd394c.jpg

 

Quando tentei instalar essa ROM a placa deu 100% de artefatos. Então comecei a perder as esperanças. Eu sabia que era uma GTX 550TI, sabia o seu número de série, mas não encontrava nenhuma outra BIOS que funcionasse nela. O site da Point of View não faz nem menção mais as GPUS que eles fabricavam, cheguei a mandar um e-mail pra eles, mas sem muitas esperanças. Foi então que algo me disse pra pesquisar essa parte ai que eu destaquei na print pra ver se encontrava, nem que fosse uma bios de outra placa, mas que fosse compatível. 

1727082829_Capturadetela2020-11-21172131.jpg.d75e76359a88a4503aa71de53c99bab7.jpg

 

 

 

 

Ao pesquisar por GF106 Board - 10600011 aconteceu o maior Plot Twist de 2020 pra mim até agora:

 

 

 

800075149_Capturadetela2020-11-21172225.jpg.ebd58476c1b764e2db6f2cdc148980a0.jpg

 

 

 

SIM! A GTX 750 TI que era GTS 450 e depois virou GTX 550 TI perdeu o número 5 e voltou a ser um ser imperfeito (Fermi - se tu pegou a referência é nois) a GTS 450! Baixei essa Bios, gravei a EPROM e SUCESSO:

 

 

 

 

681181547_Capturadetela2020-11-21173428.jpg.af0d9ba3d17bd6df5d070505d6dab1a2.jpg

 

 

Isso não é de forma alguma um tutorial, apenas um relato. Estou deixando o link da BIOS que funcionou, mas NÃO garanto que também ira funcionar na sua placa. Se não tiver segurança sugiro procurar um técnico!

 

Link da BIOS que funcionou: https://www.techpowerup.com/vgabios/197782/197782 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...