Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível que haja uma limitação da placa-mãe em relação a tensão da fonte?


Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Boa tarde. 
Há uns três anos possuía uma placa de vídeo R7 350 2GB DDR5 Sapphire em uma placa-mãe padrão de um computador de trabalho. A placa-mãe é uma H61H2-MS V2, com PCI-E 2.0. Tudo funcionava normalmente com uma fonte genérica de 300w que veio junto do computador. Na época nem me liguei em nada. Só coloquei a placa de vídeo, que já era usada, apenas um ano de uso, de um amigo, e ela funcionou. Maravilha! Porém, cerca de um ano após o começo do uso, a Santa Safira (placa de vídeo), morreu. Não descobri até hoje o que aconteceu, nem procurei ou levei em um técnico, mas o computador estava direito, então segui o baile.
Enfim, sem enrolar muito mais. Comprei uma placa de vídeo um tempo depois quando juntei dinheiro, além uma fonte e um watercooler porque haviam me dito que fora por problemas de superaquecimento e caí na asneira de comprar um H45, da Corsair. Não que seja ruim. Ainda nem pude usar, porém ele não cabia no meu gabinete. Pois é, fui um bocó algumas vezes. 
De toda forma, ao conectar a fonte nova no computador, tudo certo. O mesmo ligava normalmente. A fonte era uma EVGA 750wBQ 80 Plus Bronze. Contudo, ao conectar a placa de vídeo, GeForce GTX 1050ti, da MSI, o computador não ligava. Ao tirar a placa de vídeo, o computador voltava a ligar. Isso me entristeceu bastante. Fazem uns dois anos já, breve para o terceiro, que tenho várias peças paradas aqui.
Agora no final do ano planejo comprar mais um pente de memória porque, um dos computadores parados está funcionando novamente, e repartimos a RAM (8gb) em duas (4gb para cada), e o que estou usando não está muito agradável, por isso colocarei mais 8gb, totalizando 12gb. É apenas uma medida temporária, já que arrumar um emprego por aqui está complicado e preciso fazer algo, preciso que as peças funcionem para poder voltar à área de design gráfico.
Enfim, estou com outra placa do mesmo modelo, H61H2-MS V2, PCI-E 2.0. Minha dúvida atual é, o erro que estava ocorrendo, de minha placa de vídeo 'travar' a inicialização do computador, era devido à placa-mãe? 
O computador realmente não ligava. Era como se não estivesse passando energia o suficiente. Porém, é uma 750w. A não ser que ela esteja com problemas, não acredito que seja ela.
É recomendado eu levar essa nova placa-mãe e a fonte em um técnico para realizar testes nas mesmas e ver se elas estão funcionando corretamente? Se sim, quais testes devem ser feitos?

Agradeço desde já a atenção e perdão a enrolação!
Boa tarde!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
4 minutos atrás, Fellipe Mendonça disse:

A fonte era uma EVGA 750wBQ 80 Plus Bronze.

Essa fonte é um baita exagero, poderia ter pegado uma mais barata de 400~500w que ainda iria ficar com bastante folga.

 

5 minutos atrás, Fellipe Mendonça disse:

Contudo, ao conectar a placa de vídeo, GeForce GTX 1050ti, da MSI, o computador não ligava. Ao tirar a placa de vídeo, o computador voltava a ligar.

Provavelmente, é a clássica H61 que dá problema com placas de vídeo mais novas. Tente atualizar a BIOS, isso geralmente resolve.

 

6 minutos atrás, Fellipe Mendonça disse:

Enfim, estou com outra placa do mesmo modelo, H61H2-MS V2, PCI-E 2.0. Minha dúvida atual é, o erro que estava ocorrendo, de minha placa de vídeo 'travar' a inicialização do computador, era devido à placa-mãe? 

Mesma coisa acima. É bem possível que nenhuma das duas funcione sem atualizar a bios, e que ambas funcionem depois de fazê-lo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...