Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led 3 volts piscando ("falso alarme para carro")


efesto

Posts recomendados

Caros, boa tarde!
Mais uma vez venho aqui pedir ajuda dos senhores. Estou montando o circuito em anexo para "piscar" um led de 3 v.

 

Montei tudo corretamente de acordo com o esquema, porém só está funcionando em uma fonte de notebook, no carro não está funcionando.

Alguém poderia me ajudar a adaptar isso para funcionar nos 12 volts do carro?
Obrigado desde já!

bc.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Esse tipo de circuito não deveria nem existir... já que se trata de uma falha que ocorre no funcionamento de alguns transistores.

 

O BC548 não é o ideal pra se fazer isso aí, pois tem um ganho muito alto.

O que funciona bem é o 2N2222 com invólucro de metal.

 Se eu trocar o transistor será que consigo fazer acender com 12 volts?
A ligação é a mesma do outro?
mantenho os resistores com os mesmos valores?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

O mais certo: vá de multivibrador com transistores.

Ou faça um led piscar por 10 anos com uma pilha... tem aqui no forum mas não lembro onde.. e olha que é recente...

mas eu preciso para utilizar no carro..com pilha não seria funcional para mim...
Não encontro nenhum esquema que funcione com 12 volts...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qualquer 1 funciona com 12. Basta mínimos ajustes nos resistores. Este apesar de 9

astavel-pisca-1024x739.png

funciona de boa com 12.

 

No meu ver fica funcional sim. Basta uma caixinha. Fica até "wireless" p.ex. colada no parabrisa. Mas se insistes nos fios, tem led que pisca sozinho.

Mas continue a tentar o seu.

led1.gif

Pela adrenalina mesmo. Tenta com led comum 1,5V e não o de 3V

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Qualquer 1 funciona com 12. Basta mínimos ajustes nos resistores. Este apesar de 9

astavel-pisca-1024x739.png

funciona de boa com 12.

 

No meu ver fica funcional sim. Basta uma caixinha. Fica até "wireless" p.ex. colada no parabrisa. Mas se insistes nos fios, tem led que pisca sozinho.

Mas continue a tentar o seu.

led1.gif

Pela adrenalina mesmo. Tenta com led comum 1,5V e não o de 3V

 

Entendi...

bom, por hora vou ter que desistir disso aí..acabei de chegar da loja aqui da cidade e não achei nada desse circuito..nem o Transistor, muito menos os resistores com esse valor...interior é complicado...

  • Triste 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Quando eu fiz com ele funcionou em 12V. 

Eu (eu) ainda sou mais o oscilador de dois transistores ou com o 555. 

Desculpe a minha ignorância sobre o assunto, mas eu vi aqui no youtube, e todos os projetos com Ci555 estão usando 2 leds, é isso mesmo? prq eu queria só um led mesmo...
e eu não sei ainda interpretar esquemas...

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, efesto disse:

Desculpe a minha ignorância sobre o assunto, mas eu vi aqui no youtube, e todos os projetos com Ci555 estão usando 2 leds, é isso mesmo? prq eu queria só um led mesmo...
e eu não sei ainda interpretar esquemas...

Dá pra colocar quantos Leds quiser, inclusive um só. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu revirei a cidade e não achei o 2N2222A, fui em 4 lugares. 
O rapaz então me sugeriu trazer um 2N2221, testei e também não funcionou, não acende com 12 volts e com 19 acende mas não pisca...
Estou desistindo...gastando, e sem conseguir funcionar o projeto...frustante...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, aphawk disse:

@efesto ,

 

Fazem alguns anos eu testei vários transistores das famílias BC e 2SC nesse circuito. Só funcionou mesmo com o 2N2222A...

 

Paulo

 

Eeeehhh...por isso estou quase desistindo..aqui na cidade não acho esse transistor...ja tentei trocar os resistores mas não teve jeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 12/08/2019 às 15:05, efesto disse:

 

Entendi...

bom, por hora vou ter que desistir disso aí..acabei de chegar da loja aqui da cidade e não achei nada desse circuito..nem o Transistor, muito menos os resistores com esse valor...interior é complicado...

Este funciona. Nesse site fiz várias montagens e deu certo.

Desse site tudo funciona. Eletronics para artistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 14/08/2019 às 16:14, efesto disse:

Estou desistindo.

Gastando, e sem conseguir funcionar o projeto...

Frustante!

 

Porque sua abordagem para se introduzir na eletrônica está errada! Ela é (ou era) defendida com veemência por alguns dos foristas mais experientes e conhecedores daqui. E eu discordo. Indico-a apenas para quem tem recursos tendendo ao infinito, incluindo o tempo.

 

Em 11/08/2019 às 19:25, Renato.88 disse:

Esse tipo de circuito não deveria nem existir... já que se trata de uma falha que ocorre no funcionamento de alguns transistores.

 

Quem "descobriu" tal falha provavelmente estava aproveitando sobra de tempo e uma bagagem teórica. @efesto , sugiro que você coloque como prioridade bem classificar suas opções de trajeto. De outro modo, as maiores probalidades serão para a frustração e a consequente desistência.

 

Há algo de pernicioso na cultura brasileira: "fulano gosta de estudar somente se ele lê coisas por obediência ou por mimetismo". Aí o sicrano conclui que não gosta de estudar e anseia implementar coisas seguindo receitas com uma venda nos olhos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...