Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade memória x placa-mãe


Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Olá pessoal... Estou com uma duvida aqui e gostaria de saber se alguém já testou a MEMÓRIA DDR4 G.SKILL TRIDENT Z, 16GB (2X8GB) 3200MHZ, F4-3200C15D-16GTZSW na placa-mãe GIGABYTE Z390 GAMING SLI, CHIPSET Z390, INTEL LGA 1151, ATX, DDR4

Pois um amigo meu disse que no manual da placa-mãe GIGABYTE Z390 GAMING SLI, CHIPSET Z390, INTEL LGA 1151, ATX, DDR4 não consta que foi testado a MEMÓRIA DDR4 G.SKILL TRIDENT Z, 16GB (2X8GB) 3200MHZ, F4-3200C15D-16GTZSW e então não tem como ter certeza se ela vai funcionar 100% nessa placa-mãe e como gostaria de comprar ela eu fico na duvida por que não sei se ela vai pegar perfeitamente nessa placa-mãe e gostaria de saber se alguém aqui já testou essa memória nessa placa-mãe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Wesley Barboza da Silva disse:

@Mendes Oliveira boa tarde, De acordo com a fabricante a memoria é compativel sim.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/Z390-GAMING-SLI-rev-10#kf

Ela suporta RAM  DDR4* de até 4133MHz sem Overclock.

Meu amigo disse que como ela não foi testada nessa placa-mãe que eu quero comprar ela não tem garantia que vá funcionar e sim funcionaria perfeitamente nas MEMÓRIA DDR4 G.SKILL RIPJAWS V, 16GB (2X8GB) 3400MHZ, F4-3400C16D-16GVK e MEMÓRIA DDR4 G.SKILL RIPJAWS V, 16GB (2X8GB) 3200MHZ, F4-3200C16D-16GVKB 🤔

adicionado 16 minutos depois
27 minutos atrás, Wesley Barboza da Silva disse:

@Mendes Oliveira boa tarde, De acordo com a fabricante a memoria é compativel sim.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/Z390-GAMING-SLI-rev-10#kf

Ela suporta RAM  DDR4* de até 4133MHz sem Overclock.

Olha a lista http://download.gigabyte.us/FileList/Memory/mb_memory_z390-gaming-sli_20190415.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tabela de memórias compatíveis fornecida pelos fabricantes de placa-mãe é uma lista de memórias que foram testadas e com certeza vão funcionar, mas não são as únicas (leia o disclaimer no rodapé da página de compatibilidade de qualquer fabricante).

Extraído do documento do fabricante:
• Memory modules listed as above is for reference only. Due to massive memory models in market, we can only verify some of them
 

Tradução:

  • Módulos de memória listados como acima são apenas para referência. Devido ao massivo número de modelos de memória no mercado, podemos apenas verificar algumas delas.

Ficar fritando por causa do modelo estar na lista ou não é uma perda de tempo. Geralmente quando a placa-mãe não aguenta a frequência máxima da memória ela vai rodar em uma frequência abaixo da máxima, mas fora isso todas tem que funcionar em todas. Se houver alguma incompatibilidade é só atualizar a BIOS.
 

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Mendes Oliveira disse:

O que isso quer dizer? 👀

Eu cometi um erro na verdade a G.SKILL (a marca da ram) faz alguns alguns modelos para AMD 

https://www.gskill.com/products/1/165/167/Trident-Z-RGB-(For-AMD)

Mas esse modelo Ripjaws não tem versão AMD(não achei nenhum no site), então provovelmente é perfeitamente compativel com seu PC.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
15 horas atrás, Wesley Barboza da Silva disse:

Eu cometi um erro na verdade a G.SKILL (a marca da ram) faz alguns alguns modelos para AMD 

https://www.gskill.com/products/1/165/167/Trident-Z-RGB-(For-AMD)

Mas esse modelo Ripjaws não tem versão AMD(não achei nenhum no site), então provovelmente é perfeitamente compativel com seu PC.

 

 

Cara, a memória não é igual a um cartucho de video game que só funciona no console da marca X ou Y.

Todas as memórias DDR4, independentemente de receberem marca AMD ou INTEL, são compatíveis com todos os computadores. Receber a marca de um ou de outro é apenas uma questão de marketing. 

Se uma marca desenvolvesse uma memória que só fosse compatível com uma determinada plataforma, ela não se chamaria DDR4, pois este padrão de produção é universal e regulado. Teria outro nome e seria fabricado de outra forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Em 26/04/2020 às 12:29, sw_henrique disse:

Vale muito a pena verificar a lista e ter certo cuidado, existem algumas memorias incompatíveis eu passei por isso com um modelo da crucial, a placa foi para a garantia e o suporte da gigabyte confirmou o fato.

Listas QVL são para referência (vem escrito na própria lista). Não são listas de compatibilidade, mas sim de memórias que estavam disponíveis para teste. O volume de modelos lançados a cada mês impossibilita completamente que seja feita uma lista que contenha todos os modelos existentes, então ela serve apenas PARA REFERÊNCIA. Memórias DDR3 e anteriores tinham outros fatores que determinavam a compatibilidade da memória além do seu tipo (módulos single e dual rank, por exemplo), algo que não é mais um fator de compatibilidade nas memórias tipo DDR4. 

 

Para ser compatível na geração DDR4 basta ser DDR4.

adicionado 0 minutos depois

@Malacelo Silva vale o mesmo que eu disse acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 26/04/2020 às 12:29, sw_henrique disse:

Vale muito a pena verificar a lista e ter certo cuidado, existem algumas memorias incompatíveis eu passei por isso com um modelo da crucial, a placa foi para a garantia e o suporte da gigabyte confirmou o fato.

eu vou comprar uma gigabyte GA-320 S2H e tenho interesse em uma crucial ballistix sport lt 16gb, ddr4, 2666mhz. Seria essa memória o seu caso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos eduardo monteiro Nao.... nem a memoria nem a placa-mãe. Eu realmente tive problemas com a memoria mas isso é muito difícil de acontecer. Como diz o Woz Dods, sao muitos modelos de memoria para eles testarem na sua placa, é bem provavel que essa memoria funcione sem nenhum problema, eu digo que vale a pena conferir a lista que mesmo que nao tenha exatamente o modelo da sua memoria voce pode verificar outra versao ou alguma que seja compativel com os mesmos valores de latência, tensão, fabricante  etc...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@sw_henrique @marcos eduardo monteiro , compre a memória, se não funcionar as chances são de que esteja com defeito. DDR4 é compatível com basicamente qualquer placa-mãe. O XMP funcionar é imprevisível, pois mesmo os modelos que estão nas listas QVL podem não funcionar. 

 

Compre, teste, se não funcionar mande de volta para a loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, WOZ Dods disse:

@sw_henrique @marcos eduardo monteiro , compre a memória, se não funcionar as chances são de que esteja com defeito. DDR4 é compatível com basicamente qualquer placa-mãe. O XMP funcionar é imprevisível, pois mesmo os modelos que estão nas listas QVL podem não funcionar. 

 

Compre, teste, se não funcionar mande de volta para a loja.

Resolvi  comprar 02 pentes de 8gb da crucial básica DDR4, 2666mhz, série CT8G4DFS8266. Só estou numa dúvida cruel se compro 01 ou 02 pentes, pois não utilizo jogos e não sei se apenas 01 pente já me atenderia. Cada pente custa R$ 270,00. De repente estarei jogando R$  270,00 no lixo.

adicionado 5 minutos depois
7 horas atrás, sw_henrique disse:

@marcos eduardo monteiro Nao.... nem a memoria nem a placa-mãe. Eu realmente tive problemas com a memoria mas isso é muito difícil de acontecer. Como diz o Woz Dods, sao muitos modelos de memoria para eles testarem na sua placa, é bem provavel que essa memoria funcione sem nenhum problema, eu digo que vale a pena conferir a lista que mesmo que nao tenha exatamente o modelo da sua memoria voce pode verificar outra versao ou alguma que seja compativel com os mesmos valores de latência, tensão, fabricante  etc...

 

Eu pesquisei no site da crucial pelo numero de série da memória (CT8G4DFS8266) e lá tem a referência para qualquer modelo de placa-mãe de qualquer fabricante. Lá diz que o moldelo compativel para a minha placa gigabyte GA-320M S2H é 288-pin DDR4 DIMM Banking:2(2 banks of1). logo depreendi que devem ser 02 pentes de DDR4, confere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@marcos eduardo monteiro Pode comprar apenas um. Banks não tem nada a ver com compatibilidade. Usar apenas um em sua máquina não vai necessariamente diminuir o desempenho. Dependendo dos programas que utilizar, no entanto, você pode sim se beneficiar de 8GBs de memória adicionais. Se usa o Google Chrome, ele é um que se beneficia consideravelmente quando o volume de abas abertas é muito grande.

 

O windows 10 hoje roda bem com 8 GBs, então fica a seu critério quanta memória comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@marcos eduardo monteiro Pode comprar apenas um. Banks não tem nada a ver com compatibilidade. Usar apenas um em sua máquina não vai necessariamente diminuir o desempenho. Dependendo dos programas que utilizar, no entanto, você pode sim se beneficiar de 8GBs de memória adicionais. Se usa o Google Chrome, ele é um que se beneficia consideravelmente quando o volume de abas abertas é muito grande.

 

O windows 10 hoje roda bem com 8 GBs, então fica a seu critério quanta memória comprar.

só abro o google chrome por causa do site da corretora pois ele não abre no firefox! o resto abro tudo do firefox. Vou comprar apenas um pente então. se for o caso, compro outro depois. muito obrigado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...