Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar memórias de marcas diferentes?


Posts recomendados

Boa noite people.

 

Como o próprio título já deixa nítido, estou com essa dúvida.

Montei meu computador recentemente com Ryzen 5 2600x e, inicialmente, a fim de baratear os custos pra poder pegar logo o PC e ir fazendo os upgrades necessários tranquilamente, peguei com apenas um pente de memória, a Ballistix Sport LT 8 GB 3000 MHz. No entanto, já estou vendo mais um pente com 8 GB e 3000 MHz pra comprar, mas essa mesma memória, comprando sozinha, está com um preço um tanto salgado em todo lugar que olho, sem contar o frete; então nas minhas pesquisas encontrei a Corsair Vengeance LPX 8 GB 3000 MHz muito mais em conta que a Ballistix, surgindo, a partir daí, a minha dúvida. 

Haverá algum problema caso eu coloque a Vengeance junto com a Ballistix?

Abaixo segue as especificações de ambas as memórias retiradas do site dos próprios fabricantes:

 

* CORSAIR VENGEANCE LPX 8 GB 3000 MHz

Memory Size: 8GB Kit (1 x 8GB)

Tested Latency: 16-20-20-38

Tested Voltage: 1.35V

Tested Speed: 3000 MHz

Heat Spreader: Anodized Aluminum

Package Memory Format: DIMM

Performance Profile: XMP 2.0

Package Memory Pin: 288

 

* BALLISTIX SPORT LT 8 GB 3000 MHz

Tipo de módulo: UDIMM

Capacidade total: 8GB

Specs: DDR4 PC4-24000 • 16-18-18 • Unbuffered • NON-ECC • DDR4-3000 • 1.35V • 1024Meg x 64 •

Rapidez: 3000 MT/S

DIMM Tipo: Unbuffered

Código de correção de erro (ECC): NON-ECC

Voltaje: 1.35V 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li em alguns lugares que eu teria que me ater as especificações da memória, especificamente quanto a tensão, frequência e latência pois caso haja divergência entre os pentes a placa iria nivelar o desempenho pelas especificações mais baixas. Como funciona isso? Sou um entusiasta de hardware, mas confesso que sou bastante leigo nesse quesito.

Como estão as latências dessas memórias? Estão niveladas ou muito díspares? Eu teria uma perda de desempenho absurda, em caso de existir realmente muita diferença entre essas memórias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, GAL4H4D disse:

Eu li em alguns lugares que eu teria que me ater as especificações da memória, especificamente quanto a tensão, frequência e latência pois caso haja divergência entre os pentes a placa iria nivelar o desempenho pelas especificações mais baixas. Como funciona isso? Sou um entusiasta de hardware, mas confesso que sou bastante leigo nesse quesito.

Como estão as latências dessas memórias? Estão niveladas ou muito díspares? Eu teria uma perda de desempenho absurda, em caso de existir realmente muita diferença entre essas memórias?

 

Latência quando mais baixa melhor, frequência quanto mais alta melhor. 
Quaisquer pares de memórias de mesma capacidade funcionarão em dual channel sem problemas. A placa-mãe vai nivelar pela de especificações mais baixas, fazendo com que ambas rodem idênticas. Para facilitar isso, é recomendável que você instale a de especificações inferiores no primeiro slot do canal. 
 

Se bem entendi, sua memória BALLISTIX SPORT tem as melhores especificações (faltou você colocar a última frequência da latência, mas deu para entender que é pelas demais). Se for esse o caso, instale a corsair no primeiro slot do canal para facilitar o trabalho da placa-mãe e evitar erros. 

Tem muitos mitos espalhados por aí, mas o próprio CDH tem matérias explicando dual channel. Recomendo muito que leia um artigo simples e retire suas dúvidas.

 
 
adicionado 7 minutos depois

Só para reforçar: em dual channel é "recomendável" ter duas memórias de mesma marca e modelo. Recomendável não quer dizer que é obrigatório. Capacidade é o único fator obrigatório, frequência e latência são fatores apenas limitadores. Marca e modelo são só um fator facilitador, pois se forem mesma marca e modelo você tem automaticamente tudo funcionando redondo sem ter que fritar demais.


tensão... Eu posso estar enganado, mas acho que tensão também é um fator obrigatório. Não tenho certeza, mas acho que se colocar duas memórias de voltagens diferentes vai criar instabilidade, se sequer rodar. Não sei se o VRM consegue disponibilizar voltagens distintas para cada unidade de cada canal... Não faço a mínima ideia!

 

@engfabio você disse que está rodando duas memórias de capacidades distintas, mas nesse caso não é considerado dual channel e sim flex mode. A sua placa-mãe está mantendo apenas parte da memória maior em dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@engfabio

 

Flex mode
This mode results in both dual and single-channel operation across the whole of DRAM memory. The figure shows a flex mode configuration using two DIMMs. The operation is as follows:

The 2 GB DIMM in slot 1 and the lower 2 GB of the DIMM in slot 2 operate together in dual-channel mode.

The remaining (upper) 2 GB of the DIMM in slot 2 operates in single-channel mode.

image.png.b393621160957ce6b4fe1a6eacd18aa0.png

Amiguinho, o cpu-z não tem a opção de flex. Ele vai detectar single ou dual. Nesse caso o seu dual channel é parcial, onde apenas 4gb de memória estão rodando em dual, e 4 gb estão em single. Pesquise e leia, verá que é bem simples. Não tem segredo.

adicionado 1 minuto depois

 

 

O modo "flex" é híbrido entre single e dual channel. Não é 100% dual channel. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

 

Dúvida: se o colega @GAL4H4D montar o computador com uma placa de vídeo com memória VRAM/GDDR, ele sentirá uma diferença significativa se o PC usar dual-channel ou flex mode? 

 

O computador dele funcionará com as memórias BALLISTIX SPORT LT 8 GB 3000 MHz e CORSAIR VENGEANCE LPX 8 GB 3000 MHz?

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...