Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de Placa-Mãe/Memória para Ryzen 3700x


Posts recomendados

Comprei um Ryzen 3700x em promoção nessa semana (R$ 1530,00) e preciso de recomendações de placa-mãe e memória.

 

Orçamento Limite: 2500,00 (Para a placa-mãe e as memórias)

 

Requisitos:

- placa-mãe com slot m.2, de preferência Intel LAN ou que tenha slot de expansão para placa de rede gigabit.

- Memórias DDR4 de no mínimo 3000mhz CL16 (16gb e se for possível 32gb)

 

O que encontrei (talvez seja overkill):

 

GIGABYTE X570 AORUS ELITE

MSI B450 TOMAHAWK

 

G.SKILL TRIDENT Z, RGB, 16GB (2X8GB) 3600MHZ

G.SKILL TRIDENT Z, 16GB (2X8GB) 3200MHZ, F4-3200C15D-16GTZSW

BALLISTIX SPORT LT, 16GB (2X8GB) 3000MHZ, BLS2K8G4D30AESCK

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só pegaria a X570 caso fosse fazer SLI/CF. O que nem acho que compensa hoje em dia..

Honestamente, iria de Tomahawk que tá num preço OK na Terabyte e com memórias de 3200MHz. Infelizmente não lembro a fonte pra citar, mas a AMD divulgou em algum lugar que o sweet spot das memórias pros Ryzen 3000 é 3200MHz. Acima disso os ganhos de performance são irrelevantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Hanner disse:

Eu só pegaria a X570 caso fosse fazer SLI/CF. O que nem acho que compensa hoje em dia..

Honestamente, iria de Tomahawk que tá num preço OK na Terabyte e com memórias de 3200MHz. Infelizmente não lembro a fonte pra citar, mas a AMD divulgou em algum lugar que o sweet spot das memórias pros Ryzen 3000 é 3200MHz. Acima disso os ganhos de performance são irrelevantes.

 

O sweet spot da Zen 2 é 3600-3733, tenho dúvidas com a Tomahawk por sua limitação de tamanho da bios de 16mb e estabilidade no novo processor. Ela provavelmente não irá suportar um upgrade para Zen 3 por causa desse limite.

 

As placas X570 estão bem caras mas já que não temos B550, são as com melhor suporte a Zen2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada aqui:

Em especial as seções DDR4-3200 vs. DDR4-3600X570 vs. B450 Chipset

 

Repare que nos benchmarks alternando as memórias e placas-mãe a diferença de performance até mesmo no 3900X que é um 12/24 é irrelevante sim. 

 

O que geralmente se fala sobre 3733MHz é o resultado dessa tabela abaixo:

Spoiler

image.png.132a238c3b4688d133ae39d541482100.png

Ou seja, acima de 3733MHz entra o modo 2:1 e as latências cruas sobem. Mas repare que a partir de 3200MHz já estamos na casa de 69ns. Honestamente eu não investiria mais dinheiro por conta desses 2ns, ainda porque a CAS Latency vai ter que subir pra memória conseguir operar nessa frequência.

 

Em suma, entendo tua preocupação, mas acho muito difícil hoje prever o comportamento da Zen3. Diria que a premissa é boa, uma vez que as B450 responderam tão bem aos Ryzen 3000. Caso vá utilizar os recursos a mais da X570, vá fundo. Só com relação às memórias que acho um gasto desnecessário mesmo.

adicionado 6 minutos depois

EDIT: Complementando.

Sem querer dar uma de "amigo do meu amigo", mas já dando. Um amigo meu possuía esta MSI A320 e um Ryzen 5 1600. Depois da atualização de BIOS de 01/07 ele comprou o 3600 e tá funcionando normalmente. Inclusive ao rodar o Userbenchmark o resultado da CPU dele ficou no percentil 91. Considero um excelente resultado, dado tratar-se de uma placa-mãe de entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MSI B450 TOMAHAWK + BALLISTIX SPORT LT, 16GB (2X8GB) 3000MHZ, BLS2K8G4D30AESCK

 

Essas memórias sobem até 3600 tranquilo.

A MSI está trabalhando nas BIOS e na última versão a reclamação diminuiu muito, além do mais você pode muito bem devolver em até 7 dias caso algo dê errado com você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Independente do chipset, pesquise por uma placa-mãe com um ótimo VRM e excelente dissipador.

Existe relatos diversos na internet de gente tendo problemas com downclock devido ao aquecimento do VRM e aqui no Brasil a temperatura ambiente não ajuda em nada...

Uma placa-mãe pra ser recomendável deve ter 10 mais fases no VRM. E provavelmente só vai achar isso em uma placa X470 /570

-- Lembrando que estamos falando de um processador da linha 7, com 16 núcleos e esses modelos sugam muito mais energia, por isso a obrigatoriedade de ter um bom VRM-

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sweet spot é 3200MHz em CL14 ou 3600MHz em CL16 o que dá mais ou menos a mesma latência. Tem gente que consegue latencias menores, mas esse é o ponto de melhor custo benefício pro mercado americano. Não temos memórias com estes tempos no Brasil.

 

Acho que o mais perto que podemos fazer por aqui em relação custo x benefício é comprar e umas 3000MHz CL15 ou 3200MHz CL16 da Ballistix com Micron e-die e subir manualmente até esses valores.

 

A aorus Elite tb é uma das x570 com melhor custo benefício, junto com a Asus TUF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...