Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador pode ter danificado meu PC?


Posts recomendados

Fala galera boa noite, então.. comprei meu pc pela internet peça por peça montei tudo certinho e na afobação de testar logo e ver se tava funcionando eu liguei ele no estabilizador (nao tinha como ligar direto na tomada no momento) e eu to com medo se pode ter danificado algum componente do meu PC? Eu me mataria se logo no primeiro dia de uso isso acontecesse. 

Li aqui no CDH e em alguns videos da internet que o estabilizador é prejudicial e ate atrapalha a fonte. 

 

Meu PC ficou cerca de uma hora e meia ligada no estabilizador (so fez TEC uma vez) eu atualizei os drivers do pc e ja desliguei direto, nao joguei nenhum jogo nem nada.

 

Desliguei com tudo funcionando. Minha dúvida mesmo é se eu corro algum risco de ter danificado algum componente do meu PC? To so esperando o filtro de linha chegar aqui em casa enquanto isso vou deixar ele desligado mesmo, melhor esperar do que fazer m***

 

outras duvidas também: nesse meio tempo q fiquei com ele ligado no estabilizador a fonte so trabalhou com 300w? ja que o estabilizador nao entrega mais q isso? corro risco de ter diminuido a vida util do meu pc e dos componentes so nessa uma hora e meia dele ligado no estabilizador? 

 

Minha config:

amd ryzen 5 2400g stock

rx 570 powercolor 4gb stock

FONTE cx450M corsair

placa-mãe asus a320mkbr memoria ram ddr4 balistic 8gb 2666mhz

monitor 21.5 full hd mouse e teclado padrão

 

valeu galera quem puder me esclarecer ou me orientar melhor eu ja ficaria muito aliviado. 

 

 

adicionado 17 minutos depois

@faller Se puder dar uma atenção aqui eu te agradeceria demais!!! :(

 

quando liguei o PC nao fez TEC no estabilizador nem nenhum barulho estranho, funcionou normal. No estabilizador só ficou aceso a luzinha do ALTA tensão. Mas TEC mesmo so fez uma vez durante essas 1:30 

adicionado 25 minutos depois

o estabilizador que usei foi o AP Anox

 

provavelmente 300va

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite meu amigo, tudo bem?


Fique tranquilo, o estabilizador realmente causa defeitos no computador mas uma boa fonte não vai deixar essas flutuações passarem para os componentes e apenas ela irá queimar. Além disso, efeitos ocorrem após anos de utilização então esse curto tempo não foi suficiênte para danificar nada.


Sobre a questão dos 300w, essa é a potência máxima que sua fonte suporta e ela só será alcançada em caso de utilização em 100% do seu hardware, o que não deve ter ocorrido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, 97lcoutinho disse:

Boa noite meu amigo, tudo bem?


Fique tranquilo, o estabilizador realmente causa defeitos no computador mas uma boa fonte não vai deixar essas flutuações passarem para os componentes e apenas ela irá queimar. Além disso, efeitos ocorrem após anos de utilização então esse curto tempo não foi suficiênte para danificar nada.


Sobre a questão dos 300w, essa é a potência máxima que sua fonte suporta e ela só será alcançada em caso de utilização em 100% do seu hardware, o que não deve ter ocorrido.

 

Valeu galera pela rapida resposta, tava muito nervoso aqui achei que a vaca ja tinha ido pro brejo. Anos juntando grana pra em uma hora e meia eu perder tudo seria meu fim.

 

No caso com esses componentes: r5 2400g + rx570+ 1ram+ 1 ssd m2+ monitor 21.5 fhd meu PC usa em torno de no maximo 250 a 260w? Foi por isso que a Praga do estabilizador nao fez aqueles TECTECTEC igual louco ne? Ufa isso me deixa mais aliviado! Ja botei o filtro de linha e joguei o estabilizador fora, so me arrisquei de afobação porque na hora nao tinha como eu ligar na tomada ou usar o filtro de linha. 

 

 

😢

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, 4ndroid disse:

No caso com esses componentes: r5 2400g + rx570+ 1ram+ 1 ssd m2+ monitor 21.5 fhd meu PC usa em torno de no maximo 250 a 260w? Foi por isso que a Praga do estabilizador nao fez aqueles TECTECTEC igual louco ne? Ufa isso me deixa mais aliviado! Ja botei o filtro de linha e joguei o estabilizador fora, so me arrisquei de afobação porque na hora nao tinha como eu ligar na tomada ou usar o filtro de linha. 

300VA é diferente de 300 Watts.. Como você disse que só usou pra uso básico, o consumo do conjunto todo foi bem pequeno.. Por isso, o estabilizador suportou, sem fazer escândalo.. Se tivesse usado pra jogo, a coisa ficaria complicada..

 

E não, a fonte nunca ficou limitada pelo estabilizador.. O consumo da fonte é limitado pelo PC.. Se seu PC fosse mais exigido, a fonte exigiria mais do estabilizador.. Esse sim, teria problema com a sobrecarga e poderia queimar sozinho ou sabe-se lá o que poderia ter ocorrido.. Alguma força divina te impediu de fazer algo pior...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua fonte pode, segundo seu fabricante, entregar 450 Watts a seu PC. Se ela tiver que fazer isso, como sua eficiência segundo o fabricante gira em torno dos 82% ela irá pedir de quem a alimenta, no caso o estabilizador, algo em torno dos 450/0,82 = 549 Watts, mas como o maldito de seu estabilizador só vai conseguir entregar coisa de 300 Watts ele é o supra sumo da idiotice ai antes de sua fonte. 

Mas nem se preocupe, ele não deve ter em tão pouco tempo, reduzido em nada a vida útil de sua fonte.. Mas jogar o mesmo fora foi a melhor ideia sua nos últimos anos, assim como compra-lo, acho, foi a pior.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...