Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalador do Windows para MBR e GPT no mesmo pen-drive.


EdySom

Posts recomendados

Olá pessoal. Espero que esteja tudo bem com vocês.

Antes de mais nada, muito obrigado pela oportunidade de participar desta tão conceituada página, bem como deste fórum.

O cenário que gerou-me a dúvida é:

Atendo clientes com PCs mais antigos, sem UEFI no SETUP da BIOS, porém, também atendo clientes com PCs mais novos, no caso com UEFI.

Portanto, eu tenho vários pen-drives para os mais diversos tipos de situações e todos funcionam muito bem.

O que eu estou querendo fazer agora é dividir um pen-drive de 16GB em duas partições, sendo uma MBR de 8GB e outra GPT também de 8GB.

Preparar o pen-drive com o instalador (SETUP) do Windows 10 1903 em cada uma das partições.

Logo, quando o atendimento for em um cliente com PC sem suporte à UEFI, talvez através de um dual-boot, optar para inicializar pela partição MBR e executar a instalação como tal. Provavelmente isso nem será necessário, pois se a BIOS não reconhece UEFI, suponho que automaticamente buscará a patição MBR.

E obviamente, quando o equipamento estiver capacitado e configurado para utilizar UEFI, inicializar pela partição GPT, ou, neste caso, o dual boot entra em ação para que possa ser escolhida qual versão a ser instalada, já que UEFI pode trabalhar com ambas as partições.

Resumindo: um único pen-drive com duas partições, uma MBR e outra GPT, para que o Windows 10 possa ser instalado de acordo com a configuração de cada equipamento.

É possível?

Passei o dia fazendo pesquisas a respeito, entretanto, não encontrei nada satisfatório até o momento.

Enfatizando que eu já tenho um pen-drive com Windows 10 para partições MBR e também outro pen-drive com Windows 10 para partições GPT.

Agradeço antecipadamente pela participação de cada membro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

como o @EdySom disse, basta usar a ferramenta da MS. O ideal mesmo é fazer um novo a cada 15 dias, pois a imagem é atualizada regularmente e com isso, inclui os Windows Updates mais recentes, evitando perda de tempo baixando atualizações na maquina do usuário depois de formatado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado @sdriver . Mas quem respondeu foi o @f_neto .

Desconheço que estas imagens sejam atualizadas com os Updates do Windows.

Toda vez que gero uma imagem, ao efetuar as atualizações após a formatação e instalação, recebo os mesmos updates.

Não notei atualizações nestas imagens. Igualmente nas do Office.

Mesmo assim, agradeço e vou prestar mais atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Olá, ao contrário do que disseram, não é tão simples quanto parece. Eu também pensei em fazer inicialização múltipla por um único pendrive e acabei caindo na seguinte explicação do desenvolvedor do software Rufus. O próprio desenvolvedor considera algo muito complicado, que não paga o trabalho e pode não dar certo.
Porém, ele cita alternativas para quem quiser tentar. Esse software https://www.rmprepusb.com/home/what-you-can-do-with-rmprepusb

Ou esse: http://www.easy2boot.com

Ou esse: https://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/


Mas antes acho interessante as considerações que ele faz abaixo, pois pode não dar certo...


https://github.com/pbatard/rufus/wiki/FAQ#Why_doesnt_Rufus_create_a_Windows_installation_USB_that_can_be_booted_in_dual_BIOSUEFI_mode
Você planeja adicionar suporte a inicialização múltipla?

Se você precisar executar várias ISOs ou entidades inicializáveis a partir da mesma unidade flash, o que você realmente deseja é executar operações sysadmin personalizadas , e isso rapidamente se torna um problema para automatizar adequadamente, porque existem vários métodos de inicialização incompatíveis e porque duas pessoas nunca querem a mesma coisa dessa automação. Portanto, se você quiser usar sua unidade flash de maneira sysadmin, aconselhamos que você primeiro adquira as habilidades de sysadmin necessárias, para que você não precise de uma ferramenta automatizada para poder configurar uma unidade de inicialização múltipla exatamente como você eu quero isso.

 

Se, por outro lado, você acha que precisa de um utilitário para configurar a inicialização múltipla para você, então eu diria que você provavelmente deve ficar longe de tentar usar o sysadmin e simplesmente se ater a uma única unidade USB de inicialização em vez disso, alterne / recrie essa unidade conforme necessário.

 

Por outro lado, se você realmente insistir em usar o Rufus como base para a inicialização múltipla, poderá estar interessado neste tutorial de nossos amigos do RMPrepUSB ... ou também usar o RMPrepUSB , Easy2Boot ou YUMI ), pois provavelmente é isso que você está realmente procurando.

 

Como alternativa, você pode fazer o que os profissionais de inicialização múltipla (administradores de sistema reais) fazem e investir em um dispositivo de hardware dedicado ao suporte à inicialização múltipla, como uma unidade IODD.
Isso ocorre porque uma solução de hardware é a ÚNICA maneira GARANTIDA de garantir que vários ISOs de uma única unidade possam inicializar conforme desejado. A razão pela qual uma solução de hardware é necessária é que, devido às contradições de carregadores de inicialização incompatíveis e à conversão ISO → USB, a única solução que funciona de maneira confiável é apresentar o dispositivo USB como um CD ou DVD virtual ROM e apresentar o item selecionado. Imagem ISO como um CD ou DVD montado no dispositivo virtual. Mas é claro que qualquer solução de software que tente fazer isso depois que o USB já foi inicializado como uma unidade de disco rígido (o que não pode ser evitado) precisa fazer grandes compromissos para tentar fingir que sua imagem de inicialização múltipla foi realmente inicializada como CD ou DVD. No entanto, como o firmware do BIOS ou UEFI sabe muito bem que esse não foi o caso, uma solução de software NUNCA pode garantir com segurança que o ISO será inicializado e funcionará corretamente ... Como tal, se você realmente levar a sério a inicialização múltipla, será invista em uma solução de hardware.

 

Além disso, e marque minhas palavras, posso garantir que você gastará muito mais tempo tentando manter uma USB de inicialização múltipla, adicionando / removendo imagens novas / obsoletas e ajustando as configurações de inicialização para que tudo funcione, além de você gastaria simplesmente recriando esse USB para a imagem que você realmente precisa agora. Com uma unidade flash USB decente conectada a uma porta USB 3.0, a criação de uma unidade inicializável leva cerca de 2-3 minutos, durante os quais você pode fazer outra coisa. Portanto, quer você goste ou não, ao não tentar fornecer a inicialização múltipla, e desperdiçar HOURS, entenda por que sua coleção definitiva UEFI + Windows + Linux + ISOHybrid não inicializa corretamente, o Rufus realmente tenta economizar seu tempo!

 

Mas ei, já que estou realmente recebendo muitas críticas sobre isso, fique à vontade para me dizer o quão arrogante sou por me recusar a fornecer um recurso que, primeiro, parece ser mais solicitado por pessoas que desejam instalar várias cópias do Windows, para o qual é improvável que eles tenham uma licença (isso ou existe um número surpreendentemente grande de pessoas que conseguiram encontrar uma brecha para obter assinaturas do MSDN muito baratas) e, segundo, em um aplicativo que não estou sendo pago para desenvolver, e que você tem absolutamente de graça!

 

Por fim, depois de ter passado a maior parte de cinco anos lidando com a inicialização de USBs, além de apresentar várias maneiras inovadoras e avançadas para facilitar alguns dos principais pontos problemáticos do processo de inicialização por USB, espero que eu confie em ter adquirido alguns insights sobre como as coisas podem e vão dar errado, se você tentar colocar tudo e qualquer coisa em um único local, e por que tenho o direito de lhe dizer que você está realmente melhor NÃO usando a inicialização múltipla ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...