Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena usar antivírus ainda?


Posts recomendados

6 horas atrás, Frib 004 disse:

Você precisa rever seus conceitos...

Não utilizo antivirus ou qualquer ferramenta desse tipo faz pelo menos 10 anos. Convivo na internet dioturnamente, sou da área de TI (Segurança e Auditoria SAP), faço compras online regularmente em sites brasileiros e estrangeiros, acesso as redes sociais, acesso meus bancos, enfim, faço absolutamente TUDO pela internet e nunca tive qualquer problema. Se fosse essa criticidade toda aí mesmo, eu ja teria tido problemas bancários pelo menos 1x em todos esses anos. Não é questão de estudar mais sobre, é questão de ter bom senso ao utilizar a internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Frib 004 disse:

Você precisa rever seus conceitos:

Me refiro que mesmo que o PC ou dispositivo tenha a melhor proteção, não adianta se o usuário botar 50 toolbars no navegador ao instalar um programa, fornecer dados a qualquer terceiro que apareça e entrar em sites completamente estranhos e/ou duvidosos. Mesmo que eu seja um tanto cuidadoso meu PC já pegou vírus algumas vezes, mas mesmo assim tem cada um que me aparece com várias infecções após algumas horas depois do sistema recém instalado simplesmente por nem saberem fazer um download seguro.

Em nenhum momento disse que proteção contra vírus não presta ou que não precisa. Programas para estas proteções são essenciais, mas o usuário também tem que ter uma parcela de bom senso e conhecimento para evitar cair nas armadilhas.

Dizer que não precisa de anti-vírus é realmente errado, mas dizer que o usuário saber evitar ao máximo ser infectado por suas próprias ações não ajuda ou não é importante, também está errado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O Windows é como um balde vazando, cheio de buracos. A atenção do usuário é fundamental, mas não existe bom senso que impeça, por exemplo, um vírus nojento de malvertising de infectar o computador. É bem raro de acontecer? Sim. Mas pode acontecer. Sou extremamente cuidadoso e comigo aconteceu algumas vezes também. E prefiro ter uma proteção bem robusta por isso. A belezinha que invadiu meu computador naquele dia foi esta:

 

image.png

 

Pessoalmente, não troco segurança por possibilidade. Por menor que seja o risco.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
22 horas atrás, braconius disse:

Não utilizo antivirus ou qualquer ferramenta desse tipo faz pelo menos 10 anos. Convivo na internet dioturnamente, sou da área de TI (Segurança e Auditoria SAP), faço compras online regularmente em sites brasileiros e estrangeiros, acesso as redes sociais, acesso meus bancos, enfim, faço absolutamente TUDO pela internet e nunca tive qualquer problema. Se fosse essa criticidade toda aí mesmo, eu ja teria tido problemas bancários pelo menos 1x em todos esses anos. Não é questão de estudar mais sobre, é questão de ter bom senso ao utilizar a internet.

Bom senso também conta,mas um bom AV é indispensável.Se for assim,eu conheço um cara que fuma há 40 anos e até hj ele está aparentemente bem de saúde e muito bem vivo,então cigarro não faz mal?É a mesma coisa...

adicionado 2 minutos depois
22 horas atrás, Lost Byte disse:

Dizer que não precisa de anti-vírus é realmente errado, mas dizer que o usuário saber evitar ao máximo ser infectado por suas próprias ações não ajuda ou não é importante, também está errado.

Exatamente,bom senso + um bom AV e manter TUDO atualizado é o suficiente ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, braconius disse:

Não utilizo antivirus ou qualquer ferramenta desse tipo faz pelo menos 10 anos. Convivo na internet dioturnamente, sou da área de TI (Segurança e Auditoria SAP), faço compras online regularmente em sites brasileiros e estrangeiros, acesso as redes sociais, acesso meus bancos, enfim, faço absolutamente TUDO pela internet e nunca tive qualquer problema. Se fosse essa criticidade toda aí mesmo, eu ja teria tido problemas bancários pelo menos 1x em todos esses anos. Não é questão de estudar mais sobre, é questão de ter bom senso ao utilizar a internet.

Só uma curiosidade, 10 anos sem usar um sequer? Então rode um antivirus on line e veja se não tem nada....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Frib 004 disse:

Bom senso também conta,mas um bom AV é indispensável.Se for assim,eu conheço um cara que fuma há 40 anos e até hj ele está aparentemente bem de saúde e muito bem vivo,então cigarro não faz mal?É a mesma coisa...

adicionado 2 minutos depois

Exatamente,bom senso + um bom AV e manter TUDO atualizado é o suficiente ;)

Essa analogia do cigarro já tem dono eihn? kkkkkkkkkkkkkk

 

Discordo que antivírus é indispensável, ele apenas agrega proteção, assim como, por exemplo, o aterramento em uma tomada. Nenhum dos dois é indispensável.

 

Enfim, esse assunto é sempre repleto de opiniões! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, misterjohn disse:

Só uma curiosidade, 10 anos sem usar um sequer? Então rode um antivirus on line e veja se não tem nada....

Posso rodar, basta me recomendar. Obviamente que nenhum dos meus equipamentos estão da mesma forma que há 10 anos atras. O importante nessa informação é o fato de que em todo esse tempo, mesmo utilizando a internet para efetuar praticamente tudo no meu cotidiano, nunca tive problemas bancários (o que, na minha opinião, é a questão mais preocupante no que tange esse assunto, já que a privacidade praticamente não existe para quem utiliza as principais ferramentas da atualizade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O uso de antivírus em Windows é um tópico controverso. 

A primeira premissa é que depende totalmente do perfil de cada usuário. Se você tem bom conhecimento técnico, padrões de utilização com mínima variação e uso de poucos recursos / sistemas originais, dificilmente vai ser vitima de alguma mazela virótica. 

Além disso, todos nós temos um antivírus no pc. O Windows Defender. Desde que você não desative e não existe razão boa pra fazer isso, as chances de ser pego por alguma ameaça conhecida é bem baixa. O W Defender é sempre visto como patinho feio, mas está no mesmo nível de tantas outras soluções gratuitas que temos por ai.

Então para usuários domésticos, com perfil de "baixa curiosidade" realmente um AV pago pode ser dinheiro mal investido.

 

Se voce por outro lado é mais reticente nas interwebs... Eu recomendaria em vez de um AV caro, comprar uma ferramenta de firewall boa como o NetLimiter (que uso ha bons anos). Os vírus atuais são focados em comunicação ativa. Ninguém mais faz vírus só pra danificar seu sistema e hardware. Então com um firewall onde toda nova conexão com um serviço externo é questionado, mesmo que um virus consiga entrar em sua maquina porque você baixou aquele joguinho com papagaio no ombro, o maligno não vai conseguir se comunicar com os servidores pra onde ele iria transmitir os dados do seu cartão de credito.

 

Mas se for o caso de alguém muito curioso, ou empresas, é recomendável sim ter um bom AV. O problema todo é que vírus e antivirus são como a eterna briga de policia e ladrão. Antivírus são em suma sistemas reativos. Não tem como voce fazer a vacina para uma doença que ainda não foi inventada, então os antivírus acabam sendo inúteis na maioria dos ataques de dia zero, quando um novo vírus é jogado na rede usando uma vulnerabilidade desconhecida.

Ter o melhor anti vírus do mundo nunca irá lhe garantir proteção total. Até porque acredito que a melhor métrica para um bom antivírus é saber qual é a velocidade com a qual seus desenvolvedores criam códigos e atualizações para RESPONDER aos novos ataques.

 

E mais um pequeno adendo, sobre roubo de cartão de credito, a famosa "clonagem", bom a maioria esmagadora dos casos não acontece clonagem alguma e muito menos ocorre no mundo virtual.

O golpe mais comum e tão simples que é feito por frentistas, balconistas e outros istas é simplesmente a cópia dos seus dados quando faz um pagamento em estabelecimento físico. O numero do seu cartão fica registrado na maquininha ao pagar e basta a pessoa olhar e decorar/anotar seu código de segurança que consiste em SEGURÍSSIMOS 3 dígitos na parte de trás do cartão para ele terá o que precisa para fazer compras na internet usando seu cartão.

 

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, braconius disse:

Essa analogia do cigarro já tem dono eihn?

Hehehe @faller,mas só usei como exemplo 🙃...

1 hora atrás, braconius disse:

Discordo que antivírus é indispensável, ele apenas agrega proteção, assim como, por exemplo, o aterramento em uma tomada. Nenhum dos dois é indispensável.

Eu também pensava como você,mas usar AV não é opcional(apesar de você ser livre para fazer o que quiser na sua máquina) e sim indispensável,por conta dos casos citados acima como Malvertising que não precisa de nenhuma ação se quer do usuário.Mas qual o motivo de você não usar um?

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, sdriver disse:

Além disso, todos nós temos um antivírus no pc. O Windows Defender. Desde que você não desative e não existe razão boa pra fazer isso, as chances de ser pego por alguma ameaça conhecida é bem baixa

Exato,o Defender também conta como AV.O problema não é sua proteção e sim sua performance que ruim(afeta o desempenho da máquina).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Frib 004 disse:

Mas qual o motivo de você não usar um?

adicionado 2 minutos depois

Exato,o Defender também conta como AV.O problema não é sua proteção e sim sua performance que ruim(afeta o desempenho da máquina).

porque não vejo necessidade de pagar por um serviço que eu não preciso. Não é como o seguro da minha moto, por exemplo, que só de tirar ela da vaga eu ja estou correndo algum risco real, que não tem como eu mitigar (como um assalto, por exemplo).  Se algum dos meus equipamentos for infectado, eu simplesmente formato ele e pronto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não é necessário pagar,há excelentes AV's grastuitos como:https://www.baboopro.com.br/kaspersky-security-cloud-free-2019-instalacao-e-configuração/.

Como você irá ficar sabendo se sua máquina foi infectada ou não?Já pensou se é infectado com um malware que captura dados e você digita seus dados bancários ou então phishing?

"Formatar" é sempre a PIOR das recomendações,pois nenhum malware exige formatação de PC,sendo que há alguns casos em que o próprio sobrevive,pois infectam a BIOS/UEFI,são raros,mas existem,como:https://www.welivesecurity.com/br/2018/09/27/lojax-o-primero-rootkit-do-uefi-em-uso-que-e-descoberto-cortesia-do-grupo-sednit/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

As dicas foram dadas, cada um segue se quiser. O fato de uma pessoa nunca ter sido infectada em nada interfere na possibilidade das outras milhões que estão online de serem. Ficar discutindo aqui é perda de tempo, cada um tem sua opinião e dificilmente vai mudar. 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Frib 004 disse:

Não é necessário pagar,há excelentes AV's grastuitos como:https://www.baboopro.com.br/kaspersky-security-cloud-free-2019-instalacao-e-configuração/.

Como você irá ficar sabendo se sua máquina foi infectada ou não?Já pensou se é infectado com um malware que captura dados e você digita seus dados bancários ou então phishing?

"Formatar" é sempre a PIOR das recomendações,pois nenhum malware exige formatação de PC,sendo que há alguns casos em que o próprio sobrevive,pois infectam a BIOS/UEFI,são raros,mas existem,como:https://www.welivesecurity.com/br/2018/09/27/lojax-o-primero-rootkit-do-uefi-em-uso-que-e-descoberto-cortesia-do-grupo-sednit/

Minha "técnica", sem dúvidas, não é 100%, assim como nenhum antivirus o é. Ainda mais sendo Free. Sem falar que, considerando que nenhum antivirus é 100%, somente usuários com profundo conhecimento (como o próprio serviço de desinfecção prestado aqui no fórum) consegue limpar a máquina no caso de passar uma infecção. Gosto dos meus equipamentos limpos, sem nada além do que eu uso instalado. Quanto à essas infeccções, na minha opinião, são muito conceituais. Caso contrário, toda semana veríamos casos de grandes empresas infectadas por esse tipo raro de ameaças. porque perderiam tempo tentando infectar computadores domésticos com esse tipo complexo de infeccção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...