Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Superaquecimento no processador i5 9400F


Ir à solução Resolvido por EdsonSM,

Posts recomendados

Boa noite,

 

Estou tendo um problema com meu processador, ele está chegando a 85 graus enquanto eu jogo, pude perceber que quando o turbo boost dele é ativado a temperatura sobe para mais de 75 graus e o cooler começa a girar com mais potência e barulho, a temperatura dele sem a ativação do turbo fica entre 50 e 65. Alguém consegue me ajudar para verificar o que seria esse problema e qual suas consequências caso continue?

 

Gabinete Pichau Gaming Pouter II Led Branco, Vidro Temperado 

Processador Intel Core i5-9400F Hexa-Core 2.9GHz (4.1GHz Turbo) 9MB Cache LGA1151 

SSD KINGSTON A400 240GB SATA 3 2.5, SA400S37/240G 

HD SEAGATE BARRACUDA 1TB 3.5" SATA III 6GB/S

Memoria Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8) DDR4 2666MHz 

GTX 1050 TI 

Fonte Corsair CX430W 

 

tenho 3 coolers frontal da pichau que ja veio com o gabinete

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Joao Duques disse:

Boa noite,

 

Estou tendo um problema com meu processador, ele está chegando a 85 graus enquanto eu jogo, pude perceber que quando o turbo boost dele é ativado a temperatura sobe para mais de 75 graus e o cooler começa a girar com mais potência e barulho, a temperatura dele sem a ativação do turbo fica entre 50 e 65. Alguém consegue me ajudar para verificar o que seria esse problema e qual suas consequências caso continue?

 

Gabinete Pichau Gaming Pouter II Led Branco, Vidro Temperado 

Processador Intel Core i5-9400F Hexa-Core 2.9GHz (4.1GHz Turbo) 9MB Cache LGA1151 

SSD KINGSTON A400 240GB SATA 3 2.5, SA400S37/240G 

HD SEAGATE BARRACUDA 1TB 3.5" SATA III 6GB/S

Memoria Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8) DDR4 2666MHz 

GTX 1050 TI 

Fonte Corsair CX430W 

 

tenho 3 coolers frontal da pichau que ja veio com o gabinete

 

Boa noite amigo, essa temperatura não é comum nesse cpu, pois ele é um cpu bem ''frio'', já verificou se ele esta bem instalado? E sobre as consequências de ele trabalhar a 85° eu diria que nenhuma, uso um i7 a 80-90° a 2 anos e ele esta como novo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Samuel SC disse:

Boa noite amigo, essa temperatura não é comum nesse cpu, pois ele é um cpu bem ''frio'', já verificou se ele esta bem instalado? E sobre as consequências de ele trabalhar a 85° eu diria que nenhuma, uso um i7 a 80-90° a 2 anos e ele esta como novo...

@Samuel SC vou dar uma olhada internamente para ver se instalei algo errado, cara, reparei que os 80 graus pega quando jogo cs, e fica o tempo todo entre 70 e 85... entrei no pubg agr e ele fica com 59 - 70. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal seria manter temperaturas até 80C.
Temperaturas acima de 85C não são recomendáveis.

 

Esse gabinete tem problema com a ventilação frontal, pois por ficarem junto a tampa de vidro não conseguem soprar ar para o interior, veja aqui e aqui.
Da forma que o painel foi projetado, as fans são meramente estéticas.

 

O ideal seria instalar as fans atrás do painel, deixando um vão entre elas e a tampa, para assim conseguirem captar ar de fora.
Veja a foto desse tópico aqui.

 

Seria interessante também monitorar as temperaturas com o HwMonitor disponível aqui.
Guarde o print com as temperaturas antes de mudar as fans de lugar e compare como ficou depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Flávio Pedroza disse:

CS:GO exige mais da CPU, enquanto PUBG exige placa de vídeo, acredito.

@Flávio Pedroza boa, tinha me esquecido disso.

adicionado 2 minutos depois

 

16 minutos atrás, EdsonSM disse:

O ideal seria manter temperaturas até 80C.
Temperaturas acima de 85C não são recomendáveis.

 

Esse gabinete tem problema com a ventilação frontal, pois por ficarem junto a tampa de vidro não conseguem soprar ar para o interior, veja aqui e aqui.
Da forma que o painel foi projetado, as fans são meramente estéticas.

 

O ideal seria instalar as fans atrás do painel, deixando um vão entre elas e a tampa, para assim conseguirem captar ar de fora.
Veja a foto desse tópico aqui.

 

Seria interessante também monitorar as temperaturas com o HwMonitor disponível aqui.
Guarde o print com as temperaturas antes de mudar as fans de lugar e compare como ficou depois.

 

@EdsonSM ta bom, amanhã vou fazer esses testes, seria uma boa comprar outras fans também? estava de olho nesse kit para completar o restante do gabinete. Esse aqui cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica a critério pessoal a quantidade de fans.
Particularmente acho mais importante as fans frontais e a traseira.

Por hora você pode deixar 2 fans frontais e 1 fan traseira.

 

Conforme foi dito alguns jogos podem acabar exigindo mais do cpu.
Eventualmente pode compensar trocar o cooler box por outro melhor.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, EdsonSM disse:

Fica a critério pessoal a quantidade de fans.
Particularmente acho mais importante as fans frontais e a traseira.

Por hora você pode deixar 2 fans frontais e 1 fan traseira.

 

Conforme foi dito alguns jogos podem acabar exigindo mais do cpu.
Eventualmente pode compensar trocar o cooler box por outro melhor.
 

@EdsonSM tem algum cooler box para indicação, no meu antigo i3 eu usava um da cooler master, nunca tive esse tipo de problema, mas tive que trocar pelo modelo dele... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem o modelo desse cooler?

Ou se preferir poste uma foto desse cooler.

 

Coolers decentes são mais altos, como o Hyper 212 ou o Gammaxx 400.
Daí depende da largura útil entre a placa-mãe e a tampa lateral.
A altura do cooler tem estar dentro desse limite para conseguir fechar o gabinete.

 

Há quem prefira water cooler pelo bloco ser mais compacto e não ocupar espaço sob a placa-mãe.
Segundo comentário de um comprador, o gabinete permite instalação de water coolers de 120 na traseira.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, EdsonSM disse:

Tem o modelo desse cooler?

Ou se preferir poste uma foto desse cooler.

 

Coolers decentes são mais altos, como o Hyper 212 ou o Gammaxx 400.
Daí depende da largura útil entre a placa-mãe e a tampa lateral.
A altura do cooler tem estar dentro desse limite para conseguir fechar o gabinete.

 

Há quem prefira water cooler pelo bloco ser mais compacto e não ocupar espaço sob a placa-mãe.
Segundo comentário de um comprador, o gabinete permite instalação de water coolers de 120 na traseira.
 

 

Tirei essas fotos rapidamente porque o cooler ainda está na placa-mãe, isso deve explicar a qualidade.

 

Em questão do water cooler, eu estava interessado em comprar algum com o orçamento até R$500,00 e se precisar faço um esforço para inteirar mais um pouco, quero amenizar a temperatura o máximo que eu conseguir.

IMG_3788.JPG

IMG_3789.JPG

IMG_3790.JPG

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fotos ficaram boas, era para ter uma ideia do tipo de cooler.
Pelo tamanho do dissipador, não parece ser muito melhor do que o cooler da Intel.

 

Caso tenha preferência por wc, o de 120 já seria mais do que suficiente e pode ser instalado na traseira.
O de 240 serviria também, mas para esse gabinete só é possível instalar na frente.

 

Existem várias marcas e modelos e a preferência fica a critério de cada um.

 

O Deepcool Maelstrom tem bom custo benefício e costuma aparecer em promoção.
Caso não tenha familiaridade com water coolers, tem um detalhe importante.
O 120T assim como vários outros modelos, a bomba precisa ser ligada em 12V, ou seja com o controle de rotação desativado.

Dependendo da placa-mãe e do conector, o controle de rotação precisa ser desativado manualmente na bios.

 

As opções da Corsair são mais caras, mas tem 5 anos de garantia nacional.
O H60 tem um sistema de montagem bem prático e pode ser feito com a placa-mãe dentro do gabinete.
O modelo atual a bomba usa alimentação pelo cabo sata da fonte, portanto independe do controle de rotação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Correto!

O radiador com a fan são parafusados na traseira do gabinete.
Há quem prefira usar o topo ou até a frente, mas tradicionalmente é na traseira.

A bomba é encaixada no socket do cpu, substituindo o cooler da Intel.

 

Como referência, veja um vídeo de instalação aqui.
Mas existem vários outros tutoriais de diferentes marcas e modelos, sinta a vontade em assistir aquele que achar melhor.


Os detalhes na instalação variam conforme o modelo, mas no geral o principio é o mesmo, encaixe do bloco e radiador na traseira do gabinete.
 

Edit: vou deixar mais algumas observações:

 


No vídeo que postei o autor preferiu instalar a fan a esquerda do radiador usando parafusos longos.

Mas particularmente acho mais prático instalar com a fan a direita do radiador com parafusos longos.
Daí para fixar o radiador na grade do gabinete, são usados os parafusos curtos.

 

A fan pode ser instalada soprando para dentro ou para fora do gabinete.
As duas configurações tem seus pró e contras.

 

Particularmente prefiro, instalar a fan soprando para fora, o ar aquecido do radiador sai direto para fora do gabinete.

 

Mas tem aqueles que viram mais vantagem com a fan soprando para dentro.
O radiador se beneficia com o ar mais frio vindo de fora do gabinete.
É aconselhável ter fan no topo para saída de ar.
Pode acontecer de notar uma quantidade maior de poeira entrando pela traseira.
 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 4 meses depois...

Boa tarde, acabei de adquirir o processador I5 9400F também, instalei ele este final de semana e ele estava apresentando altas temperaturas, só que quando eu pegava no gabinete ou no dissipador não tinha nenhum sinal de altas temperaturas. Eu tinha antes deste um FX 8350 que deixava o gabinete muito quente, pegando no gabinete dava pra sentir muito calor e eu ainda usava um cooler CoolerMaster V8, neste eu ainda estou usando o cooler box. Acredito que as temperaturas monitoradas não estão corretas. Instalei o Speed Fan que mostrava ele Idle a 45ºC e full a 85ºC. Instalei o HWMonitor que mostrava ele a 100ºC ao mesmo tempo que o SpeedFan mostrava as temperaturas acima. Algumas vezes na inicialização ele apresentava uma mensagem de superaquecimento do processador e pedia para entrar na bios para conferir, imediatamente eu entrava e a temperatura mostrada era de 60ºC mas tocando no dissipador eu não sentia nenhum calor.

 

Vou abrir ele e recolocar as peças observando para ver como estão. Estou suspeitando que o cooler não esteja encostando diretamente no processador (nem sei se isso é possível :) ). 

 

Posto aqui depois se obtive alguma melhora no sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

@Joao Duques Eu tenho este mesmo problema em meu I5 9400F no CS de fato fica nessa média 75° - 80° e no Warzone pode chegar até 90°, isso é normal nesse processador?

Minha Configuração
Processador: I5 9400F
placa-mãe: Gigabyte AORUS B360M
Memoria RAM: 2 x 8Gb - 2666Mhz Ballistix Sport
Placa de vídeo: GTX 1660 Super SC EVGA
 SSD: 240Gb Sandisk
HD: 1Tb WD Green
Fonte: Corsair 550W 80Plus Bronze
Gabinete: Corsair Spec 06

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Gelara, estou com um problema parecido. Eu tinha um i3 8100 que sob stress ficava entre 71 - 80 graus, hoje eu troquei de processador para um i5 9400f e quando fui tentar jogar warzone ele chegou rapidamente em 80 graus e logo em seguida desligou...

 

Deixei esfiar, liguei novamente e fui fazer um teste de stress usando o CPU-Z, quando o processador chegava em 80 graus, tela azul/desligava. Voltei a colocar meu i3 8100 e percebi que quando ele chega a 80 graus isto não acontece.

 

O problema está no processador? não acho normal uma cpu chegar a 80 graus e super aquecer...

 

obs: uso air cooler padrão intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Galera tô com o mesmo problema, tenho um i5 9400f e ele estava chegando aos 95° com o cooler box padrão, pensei que poderia ser o cooler que por ser o padrão não tava aguentando, resolvi comprar um water cooler e comprei o pichau aqua 110x, porém ainda assim ele tá chegando nos 91°, me incomoda bastante essa temperatura.

 

meu pc:

placa-mãe: H310M-E

Processador:i5 9400f

Placa de vídeo: RTX 2060

Memória: 2x8 3600Mz XPG 

fonte: 500w pichau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Adson6677 Poderia ser o gabinete fechado, esse bonitinhos com a parte frontal de vidro prejudicam muito a ventilação do gabinete.

 

E watercooler tem toda a preocupação de saber se de fato ele está bombeando a água - e infelizmente não posso te ajudar com isso, porque sou do time dos Air Coolers sendo mais baratos e eficientes e sem se preocupar com qualquer problema além do fan girando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...