Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eletrônica analógica e termometria


Posts recomendados

Preciso de sugestões: 
Circuito tem como objetivo : Ajustar via potenciômetro a carga em uma resistência elétrica para aquecimento (500w, 1000W, 2000W... ) essa resistência está no contato do relé

Terei um PT100 ou termopar J, K  monitorando essa temperatura ambiente, quando essa temperatura ultrapassar do valor selecionado no potenciômetro irá atuar no relé desligando a resistência, também quando a temperatura ambiente cair do valor selecionado irá ligar o relé novamente e resistência para aquecimento. (Não precisa atuar com precisão)

As temperatura irão de temperatura ambiente até 100°C

Queria fazer isso através da eletrônica analógica, sem microprocessador. Visando baixo custo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Isadora Ferraz Será para um produto, e teremos volume.


@ederlap Ainda não tenho definido o sensor, acredito que ficará entre PT100 ou Termopar.
A temperatura será ajustada pelo potenciômetro, senso o limite máximo de 100°C


Tenho duvida de como o sensor de temperatura irá atuar no relé. 

Preciso fazer com que o potenciômetro no minimo seja uma chave on/off e a partir de 10% de volta aqueça proporcional ao seu giro.

 

@Eder Neumann Um amplificador operacional comparador acredito que seja a melhor forma de aferir a temp_amb e temp_setpoint.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Antes de ler isso...

agora, Uriel Boscolo disse:

um produto, e teremos volume.

ia te mostrar este minimalismo quasi-extremo...

temp-ind.jpg

mas esquece...

 

agora, Uriel Boscolo disse:

Ainda não tenho definido o sensor, acredito que ficará entre PT100 ou Termopar.

Você precisa definir isso primeiro antes de qualquer coisa. PT100 é substancialmente diferente de termopar. Este tem o lance da compensação da junta fria que p.q.p. é um p.n.s.  E ambos são pra alta temperatura. Sua faixa aparentemente é relativamente baixa. Há alternativas pra isso e com boa precisão como p.ex. lm35. Existe solução digital com mc com alta precisão mas não atende o quesito baixo custo por isso me abstenho de te sugerir ok?

 

Mas antes de iniciar qualquer projeto, o pulo do gato é avaliar os custos, quanto pode investir, sua margem, análise do mercado, perspectivas de venda e etc.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Uriel Boscolo disse:

utilizar um PT100

Apesar de ter alguns de amostra cá comigo, nunca os usei. O conceito dele é simples: um resistor que varia linearmente de acordo com a temperatura. Assim sendo, teorizo um ampop como comparador com histerese, uma Vref variável e estável com potenciômetro  como setpoint, um transistor, um relé... pronto.. taí teu projeto. Boas vendas! Não te esqueças da minha comissão hein!...😁

Mas meu voto continua indo pra ...

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

solução digital com mc

 

57 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

pode ser microcontrolado

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 29/08/2019 às 16:05, Isadora Ferraz disse:

pesar de ter alguns de amostra cá comigo, nunca os usei. O conceito dele é simples: um resistor que varia linearmente de acordo com a temperatura.

Pra complementar o post aqui uma tabela com os valores da resistencia em função da temperaturatabela_pt100.pdf.

o pt100 vejo até q tranquilo para usar sem um mc, pois realmente eu testo controladores com um trimpot e bate certinho os valores. Só não sei como vai fazer para corrigir o erro do comprimento do cabo (já que 2 fios do pt100 sao jumpeados só para o controlador fazer isso). Acho q se n for muito comprido é só jumpear mesmo kkkk (ou cortar fora um fio).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Só não sei como vai fazer para corrigir o erro do comprimento do cabo (já que 2 fios do pt100 sao jumpeados só para o controlador fazer isso)

Os fios a+ do pt100 são pra corrigir isso...

https://blog.wika.com.br/know-how/pt100-com-ligacao-2-3-ou-4-fios/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...