Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de i5 2500k para Ryzen 5 1600 vale a pena?


Posts recomendados

Prezados amigos,

 

Sou novato aqui no fórum, porém conheço a comunidade de há muito e gostaria de primeiramente parabenizá-los por todo o trabalho desenvolvido ao longo desses anos.

 

Tenho uma dúvida referente ao upgrade do meu setup. Atualmente, tenho:

 

Mobo: Intel DZ68DB

CPU: Core i5 2500K (stock)

RAM: 8GB (2x4GB) DDR3 Corsair Vengeance 1600 MHz, porém rodando a 1333MHz - acredito que devido a limitações da mobo

GPU: Geforce 1060 6GB VRAM

Storage: SSD 128 Sandisk Plus + 500GB Seagate 7200Rpm

Fonte: Corsair TX750

 

Estou de olho no seguinte setup para upgrade:

Mobo: Asus TUF X470-Plus Gaming, AMD AM4, ATX, DDR4

CPU: AMD Ryzen 5 1600, Cooler Wraith Spire, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo), AM4, Sem Vídeo - YD1600BBAEBOX

RAM: 16GB (2x 8GB) DDR4 Crucial Ballistix Sport LT, 8GB, 2666MHz

GPU, Storage e Fonte: permanecerão os mesmos.

 

Valor estimado a ser investido: 1900,00 - 2000,00

 

O que mudaria em termos de jogos substituir esse kit de 2º geração i5 por este AMD Ryzen? Meu processador atualmente consegue extrair todo o potencial da minha placa de vídeo?

 

Tenho consciência que a minha GPU não é nada demais, é apenas uma GPU intermediária. A segunda parte da dúvida é, investindo nesse Ryzen, futuramente eu conseguiria empurrar uma placa de vídeo high-end como uma RTX2070?

 

No aguardo de vossas considerações.

 

Desde já, agradeço! Abraços!

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Jurandir Oliveira disse:

O que mudaria em termos de jogos substituir esse kit de 2º geração i5 por este AMD Ryzen?

Jogos que exigem mais da CPU rodariam mais fluídos, mais tranquilos. Mas não espere muito aumento de FPS. Apenas mais estabilidade. 

7 minutos atrás, Jurandir Oliveira disse:

Meu processador atualmente consegue extrair todo o potencial da minha placa de vídeo?

Não, ele limita o desempenho da sua 1060. A vantagem é que você pode rodar com tudo no máximo, dependendo do jogo.

8 minutos atrás, Jurandir Oliveira disse:

A segunda parte da dúvida é, investindo nesse Ryzen, futuramente eu conseguiria empurrar uma placa de vídeo high-end como uma RTX2070?

O 1600 também limitaria o desempenho da 2070. O ideal seria tentar pegar um 2600 ou até mesmo um R7 2700 em promoção. Vai melhorar em relação ao i5 e levaria a 2070. E nada impediria de fazer upgrade para série 3000 depois. 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Jurandir Oliveira disse:

Galera,

 

Acabei indo de Intel mesmo. Peguei uma promoção de madrugada na Pichau: i5 9400f + AsRock B360 Fatality B360 por 1200 reais.

 

Fiz bom negócio? 😐

Eu achei essa mesma placa e o processador separado em sites diferente por 1260/1250..

"Eu" acho que era mais jogo tu pegar 5 3600 (que é superior a i5 9400f) com 16gb e uma boa placa-mãe, e bateria menos de 2k..

Mas o que tu pegou leva pra um bom tempo também, não se preocupa..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/09/2019 às 15:04, Jurandir Oliveira disse:

Galera,

 

Acabei indo de Intel mesmo. Peguei uma promoção de madrugada na Pichau: i5 9400f + AsRock B360 Fatality B360 por 1200 reais.

 

Fiz bom negócio? 😐

A curto prazo? Mais ou menos... O desempenho será inferior, isso é certo, mas não muito. Se não tivesse mirado em uma MB tão cara quando optou pelo Ryzen, talvez tivesse comprado por uma micharia a mais. Pelo menos seu desempenho para jogos não vai deixar nada a desejar, isso pode ter certeza. Sobre a fluidez que o colega @Kleber Peters falou lá em cima, peço perdão mas isso não existe. Tipo, não existe mesmo.


A médio/longo prazo, definitivamente não. A Intel troca de socket regularmente, a AMD não. Se a AMD ainda tiver mais uma geração no socket AM4, a perspectiva de upgrades fica excelente. Isso porque ela acabou de lançar a 3rd gen no AM4. Quem comprou MB AM4 no início de 2017 está com upgrades e troca de peças garantidos até hoje, já quem comprou Intel naquela época tem sorte se sequer encontrar componentes caros para reposição.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Jurandir Oliveira disse:

A ideia de pegar Intel é de no futuro colocar um i9 9900K que é compatível com a mobo que eu estou pegando.

Processadores ganham desempenho e caem de preço a cada ano. Quem comprava dois anos atrás um processador com X pontos de desempenho dois anos atrás, compra com 2X pontos de desempenho hoje pelo mesmo valou ou mais baixo. O problema é que com Intel você pode ficar na mão e nem existir mais os 9900K a venda daqui a 2 anos, e os da geração vigente não serão compatíveis com seu CPU...

Tecnologia não é mole não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando no longo prazo, e considerando que eu ainda nem recebi as peças, então posso tentar me entender com a Pichau.

 

O meu pedido tem um valor total de 1.232,47. Posso acionar o fornecedor por arrependimento de compra e solicitar um vale trocas no valor do pedido.

 

Com essa grana eu tenho as seguintes opções na loja:

 

1) Ryzen 3600 (1.099,00) + Mobo ASUS TUF B450 (719,99). Total: 1818,99 - Diferença de 586,52.

2) PICHAU KIT UPGRADE, AMD RYZEN 5 3600, ASROCK A320M-HD DDR4. Total: 1.239,90 - Diferença de 7,43.

3) Ryzen 3600 (1.099,00) + Teclado Mecânico (185,00). sub total: 1284 + MSI B450M Pro-VDH Plus, AMD AM4, mATX, DDR4 (489,90) no Kabum. Diferença de 541,43.

 

Não considerei o Ryzen 2700 porque ele tá o mesmo preço do 3600 na Pichau (R$1.088,99).

 

O que vcs acham?

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Jurandir Oliveira disse:

Pensando no longo prazo, e considerando que eu ainda nem recebi as peças, então posso tentar me entender com a Pichau.

 

O meu pedido tem um valor total de 1.232,47. Posso acionar o fornecedor por arrependimento de compra e solicitar um vale trocas no valor do pedido.

 

Com essa grana eu tenho as seguintes opções na loja:

 

1) Ryzen 3600 (1.099,00) + Mobo ASUS TUF B450 (719,99). Total: 1818,99 - Diferença de 586,52.

2) PICHAU KIT UPGRADE, AMD RYZEN 5 3600, ASROCK A320M-HD DDR4. Total: 1.239,90 - Diferença de 7,43.

3) Ryzen 3600 (1.099,00) + Teclado Mecânico (185,00). sub total: 1284 + MSI B450M Pro-VDH Plus, AMD AM4, mATX, DDR4 (489,90) no Kabum. Diferença de 541,43.

 

 

 

 

 

Se for acionar devolução, lembre de não violar os lacres dos produtos. Se possível sequer abra a caixa. Isso garante agilidade no processo de RMA.

 

As três opções são bem díspares e nada consistentes. A primeira placa-mãe tem apenas uma característica interessante, qual é o segundo slot m.2

Se não precisar de dois SSDs, pegue uma B450 mais básica. 400 a 500 reais é a faixa de preço que você vai encontrar placas mãe de qualidade com esse chipset. Chipset B450, quatro slots de memória, compatibilidade com memórias de 3000 MHz e M.2 compatível com Nvme são as prioridades absolutas. Além disso, priorize as marcas MSI, Gigabyte e Asus, pois são as mais duráveis. Dá para gastar menos e ter a mesma coisa para todos os efeitos.

A Mobo ASUS TUF B450 é cara para oferecer coisas a mais que raramente se precisa (mais slots pciexpress, mais M.2). Não posso pesquisar agora, mas tenho certeza que vai achar um bom modelo na pichau.

 

Você está bem encaminhado. Ryzen foi a razão da Intel mudar toda a estratégia de vendas e produção dela para os próximos anos, e de quebra fez ela perder alguns milhões... Vamos ver se ela se torna mais competitiva agora, ou na próxima geração pelo menos.

adicionado 6 minutos depois

Obs.: Se ligar para eles, talvez ainda não tenham enviado os produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Sobre a fluidez que o colega @Kleber Peters falou lá em cima, peço perdão mas isso não existe. Tipo, não existe mesmo.

Permita-me discordar, nobre colega, tanto que os dados de 1% e 0,1% low estão ai para corroborar minha afirmação. Quando estes valores são muito baixos, o jogo dá umas "engasgadas". Com isto, perde a fluidez natural. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

 

Obs.: Se ligar para eles, talvez ainda não tenham enviado os produtos.

 

Tentei ligar o dia inteiro, mas não consegui contato com a loja. O pedido acabou de ser despachado. Vou ter que abrir um RMA mesmo. 

 

Vou fazer isso, não vou nem abrir os itens.

adicionado 15 minutos depois
26 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se não precisar de dois SSDs, pegue uma B450 mais básica. 400 a 500 reais é a faixa de preço que você vai encontrar placas mãe de qualidade com esse chipset. Chipset B450, quatro slots de memória, compatibilidade com memórias de 3000 MHz e M.2 compatível com Nvme são as prioridades absolutas. Além disso, priorize as marcas MSI, Gigabyte e Asus, pois são as mais duráveis. Dá para gastar menos e ter a mesma coisa para todos os efeitos.

A Mobo ASUS TUF B450 é cara para oferecer coisas a mais que raramente se precisa (mais slots pciexpress, mais M.2). Não posso pesquisar agora, mas tenho certeza que vai achar um bom modelo na pichau.

 

Eu achei mobo ASUS PRIME B450M por 445 reais na Pichau. Compondo com o Ryzen 3600 ficaria 1544, o que daria uma diferença bem razoável de 311,53. A única ressalva que eu tenho com relação a essa placa-mãe em relação a ASUS TUF B450 é que essa mais básica não tem dissipadores para os VRMs. Até que ponto isso é um problema?

 

Uma outra dúvida, normalmente tem que fazer atualização da BIOS para colocar um Ryzen da 3º geração nessas placas. Pra fazer isso eu preciso de um Ryzen de 1º ou 2º geração, ou já posso fazer direto com o 3600 e o firmaware no pendrive?

 

Em termos de performance, o que mudaria entre um Ryzen 3600 para um i5 9400F? Em termos de upgrade, eu já entendi que o AMD faz muito mais sentido.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Jurandir Oliveira disse:

Eu achei mobo ASUS PRIME B450M por 445 reais na Pichau. Compondo com o Ryzen 3600 ficaria 1544, o que daria uma diferença bem razoável de 311,53. A única ressalva que eu tenho com relação a essa placa-mãe em relação a ASUS TUF B450 é que essa mais básica não tem dissipadores para os VRMs. Até que ponto isso é um problema?

 

Em completa discordância da mentalidade geral que vejo aqui na comunidade, te afirmo que a menos que você vá fazer OC não fará qualquer diferença. Os VRMs são projetados com muita folga (se não fosse nunca seria possível fazer OC), e por isso a falta de dissipadores não acarreta em perda se você não tem esse intuito. Eu não uso OC, não gosto de OC, pois é um ambiente volátil e imprevisível, e eu sou muito consciente com equipamentos. Se quero mais desempenho compro algo melhor, simples assim.

 

33 minutos atrás, Jurandir Oliveira disse:

Uma outra dúvida, normalmente tem que fazer atualização da BIOS para colocar um Ryzen da 3º geração nessas placas. Pra fazer isso eu preciso de um Ryzen de 1º ou 2º geração, ou já posso fazer direto com o 3600 e o firmaware no pendrive?

 

As mobos já estão vindo com o selo Ryzen 3000 ready antes mesmo de essa nova série ser lançada. Se quiser ter certeza, ligue para a loja e pergunte se a revisão dessa mobo é ryzen 3rd gen ready.

 

33 minutos atrás, Jurandir Oliveira disse:

Em termos de performance, o que mudaria entre um Ryzen 3600 para um i5 9400F? Em termos de upgrade, eu já entendi que o AMD faz muito mais sentido.

Para streaming e outras atividades do tipo multitasking o 3600 é superior. Recomendo que procure no google "ryzen 3600 review" e veja por si mesmo. Mesmo em single thread os Ryzen estão ganhando no desempenho/dólar. Se instalar hoje uma GTX 1660 não sentirá muita diferença, mas coloca lá uma RTX Super 2080 com memórias a 3000 MHz+ e verá que o 9400f fica no chinelo.

 
 

Esta é uma representação apenas do desempenho bruto do processador, pois benchmarks sintéticos só são capazes de representar isso. Programas, firmwares e outros fatores podem influir muito no desempenho final. Dito isso, recomendo que veja esta tabela e faça o cálculo para descobrir se fará um bom negócio com a troca: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-5-PRO-3600-vs-Intel-i5-9400F/3495vs3397

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Kleber Peters disse:

Permita-me discordar, nobre colega, tanto que os dados de 1% e 0,1% low estão ai para corroborar minha afirmação. Quando estes valores são muito baixos, o jogo dá umas "engasgadas". Com isto, perde a fluidez natural. 

Compreendo sua perspectiva, mas não posso comprová-la, efetivamente, em nenhum dos tantos computadores que montei, testei e entreguei nesses últimos 20 anos. Isso simplesmente vai contra minha experiência pessoal, por isso de minha discordância tão acentuada. Não existe uma marca, em minha experiência, que seja detentora de um desempenho superior. Existem drivers, firmwares, interfaces diferentes. Cada marca tem seu momento de glória nesse sentido, quando apresentam a maior compatibilidade (vide o início da batalha entre Nvidia e ATI). Hoje, com todas as atualizações e evoluções nesse sentido, não creio que sua ideia de "fluidez" seja realista. 

Se bem configurado, se atualizado, se genuinamente adequado à tarefa, todo CPU, GPU, é capaz de entregar desempenho sem qualquer perda dentro das expectativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Atualização da minha epopeia. Entrei em contato com a Pichau e fui orientado a recusar a entrega dos itens. Agora estou esperando que os itens retornem ao CD deles para que eles liberem o valor em crédito.

 

O Ryzen 5 1600 está saindo por 569 no Kabum e uma Asus TUF X470-Plus Gaming está saindo hoje por 698,99. É uma X470 por preço de B450.

 

Detalhe. Já tenho 2x8GB de memória comprados DD4 @2666MHz.

 

Estou pensando em usar o crédito de 1250 reais para investir em uma RTX 2060 por causa do ray tracing. 

 

Como vou ter uma placa-mãe high-end e por já ter um watercooler H45 da Corsair, penso em fazer um OC de leve no Ryzen 1600 e aí eu pergunto a vocês: Esse Ryzen 1600 com OC vai dar conta de empurrar uma RTX 2060?

 

O que vocês acham: Mobo B450 + Ryzen 3600 + GTX 1060? Futuramente: upgrade de GPU para RTX 2060 ou 2070?

 

Ou Mobo X470 + Ryzen 1600 (OC) + RTX 2060? Futuramente: upgrade para Ryzen 3600 ou 3700?

 

Detalhe: Vou jogar Battlefield 5, GTA V, CS-GO entre outros em um monitor ultrawide a 2560x1080 no máximo a 60Hz que é o máximo que o meu monitor LG entrega.

 

Desde já agradeço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Jurandir Oliveira disse:

Então, que é superior não se discute, mas o 3600 tá 1099 sem promoção. É quase o dobro do 1600.

 

Pelo orçamento que você tem, ele cabe com uma certa sobra se você comprar uma placa-mãe mais modesta. Entendo que você acredite que seja mais lucro comprar uma placa robusta para overclock e um processador inferior, mas você não vai atingir o mesmo desempenho do chip novo nessa circunstância (que é quase o dobro em single threading).

 

placa-mãe robusta eu recomendo para quem precisa de grande volume de add ons, discos e afins, que não creio ser seu caso. E comprar CPU novo para fazer OC de cara é um grande erro (esse não é um fator de previsibilidade), especialmente se você tem o dinheiro para comprar um processador mais robusto. 

 

Minha dica é: compre uma b450 mais básica com 4 módulos de memória, se necessário pegue b350. Para jogos isso NÃO VAI FAZER DIFERENÇA. E pegue o melhor CPU que conseguir bancar. Você estava com dúvida entre um CPU Intel inferior ou um AMD atual, e fez certo em devolver, mas quando você pensa no downgrade do CPU para um modelo inferior, o Intel já volta a ser a melhor opção.

 

Bem, essa é minha opinião. A sua GPU série 1000 vai rodar macio com qualquer CPU que você optar, e a 2060~70 também. Os Ryzen são mais indicados para streaming e multitasking pesado. Por serem mais recentes também vão ter uma durabilidade (em desempenho) superior. Se for fazer a compra do 1600 ficará satisfeito com o desempenho, não tenho dúvida, mas vai gastar agora para gastar novamente em pouco tempo, e isso é sinônimo de mal investimento. Do ponto de vista financeiro eu não recomendo gastar duas vezes.

 

Comprar bem é comprar algo que será aproveitado pelo maior tempo possível dentro de certo patamar de gastos. Com o R5 3600 acho que 8 a 10 anos de durabilidade seria uma estimativa realista.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando bem @WOZ Dods você está coberto de razão. Comprar um processador agora já pensando na troca é um baita desperdício de grana. 

 

Uma coisa que tirava o meu sono em comprar uma mobo na Pichau, usando um vale trocas, é o medo de pegar um Ryzen 3600 que não funcionasse com uma mobo B450 ou X470 com BIOS de 2018. Não tenho certeza se eles atualizam as BIOS das placas antes de enviar.

 

Isto posto, fechei uma nova compra na Terabyte, um kit de uma ASUS TUF-B450 Gaming Plus + Ryzen 3600 por 1616 reais, com o frete. Passei a acompanhar os vídeos do Tiozão no YouTube e pelo que vi, a Terabyte atualiza a BIOS de todas as placas antes de mandar para os clientes, o que é uma maravilha de serviço. Isso se eu tivesse comprado os itens separadamente, mas no caso nem se aplica porque comprei um KIT, então independente da loja creio que já viria atualizado, mas fica o registro do bom trabalho da Terabyte.

 

Achei que ficou um preço bem razoável. Agora vou pedir o reembolso para a Pichau assim que eles receberem os produtos de volta, pois paguei via boleto.

 

Vou adiar um pouco a compra de uma nova placa de vídeo, pois vi em alguns vídeos no YouTube que um Ryzen 3600 consegue empurrar uma GTX1060 pelo menos para 60FPS que é o que eu preciso. Nem tenho monitor pra mais que isso. Obrigado a todos que interagiram aqui.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, até as mobos b350 estão vindo com selo "ryzen 3000 ready". Fica sossegado, dificilmente vai dar galho, e se der vai numa loja local com a mobo e negocia a atualização na sua frente.

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, Jurandir Oliveira disse:

Vou adiar um pouco a compra de uma nova placa de vídeo, pois vi em alguns vídeos no YouTube que um Ryzen 3600 consegue empurrar uma GTX1060 pelo menos para 60FPS que é o que eu preciso. Nem tenho monitor pra mais que isso. Obrigado a todos que interagiram aqui.

1060 ainda aguenta bem jogos atuais. Ela vai estar rodando no talo com esse CPU, então certifique-se de caprichar no arrefecimento do gabinete. 

 

No mais, boa diversão!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...