Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 2600 a 75~80°C é normal???


Posts recomendados

       Boa tarde.

       Recentemente montei meu R5 2600 com um cooler comprado da china (aliás, quase todo o setup foi comprado na china hehe), e como ele não vinha com cooler box, optei por colocar um air cooler mas básico mesmo, pois não ia fazer overclook, e no futuro colocar uma refrigeração melhor, (aircooler, whater cooler selado, ou até mesmo custom). E nessa acabei comprando esse air cooler https://pt.aliexpress.com/item/32986287041.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.6924b90a2teUv2 porém, minhas temperaturas jogando com 30% de utilização da CPU variam de 75~80°C com esses dias quentes, já tentei de tudo, troquei pasta térmica, meu gabinete tem uma boa ventilação, meu setup não é de esquentar muito, então fica a pergunta, tem algum problema em eu utilizar o CPU assim, por algum tempo, tipo uns 6 meses a 1 ano, até juntar uma grana pra comprar uma refrigeração melhor? Obrigado.

Setup:

R5 2600

GTX 1660 TI

2x8GB 3200MHZ

B450 Gigabyte

SSD 240

VS 650W Corsair

WhatsApp Image 2019-09-11 at 15.20.40.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, a maioria dos processadores vendidos na aliexpress vem sem o cooler, mas você encontra alguns anúncios com o cooler box, e é o que eu deveria ter feito, porém, pelos reviews que vi na net, pelo tamanho e pelo preço, optei por esse.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não parece normal não. O 2600 tem o mesmo tdp de um 2700. O meu 2700 com cooler box ficava em 55-60 graus no máximo. O 2600x que montei e esquenta mais que o 2600, ficava em 70-75 com o cooler box. Compra um cooler básico, tipo o gammaxx 400 ou hyper 212 black que já são suficientes. Não custa nem 200 reais eu acho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa de vídeo está tranquila, fica nuns 60~65° com fans a 60% e com 75% de utilização, pois jogo travado nos 60 fps até mesmo pra não estressar o processador. Já sobre o vidro, entre o vidro e o gabinete em si tem um espaço de mais ou menos um dedo, o que faz os coolers trabalharem bem. Sei que a eficiência do air cooler não é das melhores, minha dúvida é, se eu continuar jogando assim por mais ou menos um 1 ano, posso causar problemas na CPU?

Já testei com o gabinete aberto, a temperatura é a mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tecnicamente a temperatura está dentro da normalidade. Mas esta meio alta pro uso. Os cpu hoje em dia são bem difíceis de queimar por temperatura. Normalmente o que acontece é eles diminuírem drasticamente o clock (seu pc ficará extremamente lento) até esfriarem. Então o maior prejuízo seria você experimentar lentidões / travamentos aleatorios se você exigir um pouco mais do seu pc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Darlan do Nascimento Olive Com 100 reais você compra um cooler de qualidade aqui no Brasil mais do que suficiente para seu processador. Não consigo imaginar porque optou por comprar esse da china. Usar o seu CPU assim pode danificá-lo ou até aos componentes que estão em volta dele. Eventualmente você pode acabar jogando centenas de reais no lixo por que quis economizar 100.

 

https://www.kabum.com.br/produto/96491/cooler-para-processador-cooler-master-intel-amd-masterair-ma410p-map-t4pn-220pc-r1?gclid=EAIaIQobChMIt9eAyMXJ5AIVDQqRCh2HrADfEAkYASABEgKtSfD_BwE
Compre esse e não vai precisar no futuro. 

 

 

Observe também as regras de disposição dos coolers do gabinete:
 

 

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Darlan do Nascimento Olive disse:

O gabinete é um redragon Weel Jack, em stand by fica nuns 55~60°C.

Em idle essas temperaturas estão absurdamente altas. Ele deveria ficar entre 35º e 40º isso se você estivesse usando o cooler stock.

adicionado 5 minutos depois
58 minutos atrás, Darlan do Nascimento Olive disse:

Sei que a eficiência do air cooler não é das melhores, minha dúvida é, se eu continuar jogando assim por mais ou menos um 1 ano, posso causar problemas na CPU?

É uma loteria. Dificilmente o CPU simplesmente queima, mas ser mantido em altas temperaturas constantemente reduz sua vida útil. Não recomendo que nem ligue esse PC até trocar esse cooler que comprou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...