Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte KNUP K-522 de 500W é boa?


Posts recomendados

olá , estou com uma fonte que diz na etiqueta dela ter 500 watts. eu  uso essa fonte de boa , uso aqui nela uma placa de vídeo gt 610 1gb da nvidia ,

placa-mãe 775 , processador Intel dual core E5200 .4gb de ram ddr2 . mais agora estou fazendo upgrade no pc e estou em duvidas e também com medo de por fogo na casa 

e nas peças com essa mesma fonte . peças do upgrade socket  1155: placa de video Gforce Gtx 950 2 gb , processador Core i5 3470 3.2. memoria ram 8 gb 1600 mhz.

, se alguém poder me ajudar fico muito agradecido, se num der pra usar essa fonte mais dai terei que gastar mais dim dim em uma nova😟.

obrigado desde já. segue em  anexo a foto da etiqueta dela.20190918_151546.thumb.jpg.68ba51fa6107ba4321188ad55dde8e62.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@marcelo_freitas Infelizmente é uma fonte ruim que não deve ser utilizada, seu PC pode até funcionar "de boa" mas mais cedo ou mais tarde terá problemas. Compre uma fonte decente, se está apertado vá de KCAS400W que é a fonte mais em conta que eu consigo sugerir, ela não é aquela maravilha porém está muito á frente dessa KNUP KP522 aí.

 

Os dois componentes que mais exigem da fonte são CPU e GPU. Ambos puxam energia da linha de 12 volts portanto podemos estimar a potência rotulada fazendo o seguinte cálculo:

Tensão x Corrente = Potência

28A x 12V = 336W ou seja, como o fabricante rotula essa fonte como sendo de 500W se ela (em teoria) entrega bem menos que isso? Além disso fontes de 500W de qualidade custam o triplo, não tem segredo, se está barato demais é porque algo não está certo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, grievous disse:

@marcelo_freitas Infelizmente é uma fonte ruim que não deve ser utilizada, seu PC pode até funcionar "de boa" mas mais cedo ou mais tarde terá problemas. Compre uma fonte decente, se está apertado vá de KCAS400W que é a fonte mais em conta que eu consigo sugerir, ela não é aquela maravilha porém está muito á frente dessa KNUP KP522 aí.

 

Os dois componentes que mais exigem da fonte são CPU e GPU. Ambos puxam energia da linha de 12 volts portanto podemos estimar a potência rotulada fazendo o seguinte cálculo:

Tensão x Corrente = Potência

28A x 12V = 336W ou seja, como o fabricante rotula essa fonte como sendo de 500W se ela (em teoria) entrega bem menos que isso? Além disso fontes de 500W de qualidade custam o triplo, não tem segredo, se está barato demais é porque algo não está certo.

ola , obrigado pelo esclarecimento da minha duvida , realmente éssa fonte foi bem barata mesmo , por isso fiquei desconfiado , vou pesquisar por éssa fonte que você falou. obrigado por me ajudar🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/09/2019 às 15:55, marcelo_freitas disse:

ola , obrigado pelo esclarecimento da minha duvida , realmente éssa fonte foi bem barata mesmo , por isso fiquei desconfiado , vou pesquisar por éssa fonte que você falou. obrigado por me ajudar🙂

sera que uma corsair vs400 80 plus white vai de boa ? o preço ta bom dessa fonte 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

O amigo ali acima esqueceu de somar todas as correntes e voltagens, da em tordo de 498 W de potencia. Tenho formação acadêmica em eletroeletrônica e conhecimento em microeletrônica. Não existe isso de "fonte ruim" o que muda são os dispositivos de segurança e os componentes.Se você quer uma fonte com alta estabilidade e se seu equipamento é  de alta qualidade você deve optar por uma fonte mais estável(mais cara). Watt de potencia é Watt de potencia não existe essa de Watt reais. Cuidado para não confundir valor agregado com qualidade.  

 

Abraço.   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rafhael Sampaio Você esqueceu que computadores modernos puxam quase toda a energia que precisam da linha de +12V. As demais linhas ficam restritas a 40W a 50W no máximo. Portanto, essa fonte daí conseguiria entregar, se a etiqueta não estiver mentindo, em torno de 386W a um computador moderno. Não é capaz de entregar 500W em uma situação real. Esta é a distribuição de potência de uma fonte moderna de 500W (perceba o cálculo ao final):

 

image.png

 

No mais, se uma fonte falha em dispositivos de segurança e usa componentes de baixa qualidade, creio que ruim seja uma definição bem acertada.

adicionado 4 minutos depois

P.S.: fonte sem PFC ativo como essa Knup aí, em pleno 2020, é de doer. Projeto antigo, super arcaico, algo reforçado pela distribuição de potência entre as linhas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, KairanD disse:

@Rafhael Sampaio Você esqueceu que computadores modernos puxam quase toda a energia que precisam da linha de +12V. As demais linhas ficam restritas a 40W a 50W no máximo. Portanto, essa fonte daí conseguiria entregar, se a etiqueta não estiver mentindo, em torno de 386W a um computador moderno. Não é capaz de entregar 500W em uma situação real. Esta é a distribuição de potência de uma fonte moderna de 500W (perceba o cálculo ao final):

 

image.png

 

No mais, se uma fonte falha em dispositivos de segurança e usa componentes de baixa qualidade, creio que ruim seja uma definição bem acertada.

adicionado 4 minutos depois

P.S.: fonte sem PFC ativo como essa Knup aí, em pleno 2020, é de doer. Projeto antigo, super arcaico, algo reforçado pela distribuição de potência entre as linhas...

E como falei, ela vai sustentar as placas de video medianas, mas não adianta o cara pegar uma fonte dessas e jogar numa ***** maquina. E fora que as próprias especificações das placas de médio porte, no mais eu só vi reclamação dela na galera que deu over na GPU. Corrigiria o termo "falhar" pelo sobrecarregar. O circuito em geral de todas as fontes são bem simples. Fonte com PFC ativo para I5? vai ter que gastar com refrigeração ou vai explodir a maquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
7 horas atrás, Rafhael Sampaio disse:

E como falei, ela vai sustentar as placas de video medianas...

Com garantia de que os níveis de oscilações e ruídos serão adequados?

 

7 horas atrás, Rafhael Sampaio disse:

Fonte com PFC ativo para I5?

Certamente. Qualquer fonte de computador moderna e realmente boa terá PFC ativo.

 

7 horas atrás, Rafhael Sampaio disse:

vai ter que gastar com refrigeração ou vai explodir a maquina.

Não entendi essa parte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...