Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dual channel entre memórias de 4GB e 8GB


borba49

Posts recomendados

  • Coordenador

@borba49 Baixe o CPU-Z aqui, vá na aba "Memory" e veja se ele acusa o dual channel em funcionamento, como aparece aqui:

 

image.png

 

Se não estiver ativado, basta ir até a BIOS e ativar o recurso manualmente. Mas provavelmente o computador já detectou as memórias e ativou o recurso por padrão automaticamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber qual dessas configs de memoria ram me daria mais desempenho, dual chanell 4gb+4gb ou o flex mode 4gb+8gb. Tenho atualmente a config do flex mode e queria saber se o dual channel teria um desempenho superior a ponto de valer a pena eu reduzir de 12gb de ram para 8 pelo dual channel. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, como você não citou qual a utilização, para saber qual a demanda de memória, vou me basear numa utilização padrão de dia-a-dia, e já que você não citou GPU, então não deve jogar jogos pesados.

É preferível manter sua configuração atual em todos os cenários.

Se gastar até 8Gb, estará operando em dual channel, melhorando o desempenho inclusive do vídeo on do Ryzen, que utilizar RAM para emular VRAM. 

E se gastar mais do que 8, esta quantidade acima estará em single channel, que é mais lenta, mas ainda assim mais rápida que a memória virtual emulada no disco rígido. Logo, baixar para 8Gb só para operar em DC não é vantajoso. O cenário ideal era subir para 16Gb em DC, trocando a sua de 4 GB por outra de 8.

Pode ser de frequência e latência diferente. Sendo da mesma quantidade, ativa o DC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...