Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indutores, circuito, tensão final


Albertow.

Posts recomendados

Oi pessoal! tô com uma dúvida aqui, se puderem me ajudar, é o seguinte.

O indutor produz uma tensão (f.e.m) em suas espiras. Essa tensão é somada à tensão de saída?

 

Por exemplo: Um circuito está me dando uma tensão de saída de 1V, mas ele ainda vai passar por um indutor que está produzindo uma tensão de 20mV (mili volts). Então, minha tensão final seria o somatório de 1V + 20mV? 

OBS: NESSE CASO É CORRENTE CONTÍNUA, TÁ PESSOAL; POIS SEI QUE O INDUTOR SE OPÕE A CORRENTE ALTERNADA.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O indutor só vai produzir f.e.m quando a tensão variar, alternar ou se for exposto a um campo magnético, pra corrente continua pura ele é só um monte de fio enrolado e no máximo vai apresentar uma resistência ôhmica do próprio fio, o que derruba a tensão...

 

Agora se voce ficar ligando e desligando (pulsando) a fonte de corrente ai sim você terá picos de tensão mais altos na saída, se colocar um capacitor e diodo pra acumular esses pulsos você já tem um circuito conversor boost.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fiz um recentemente de 12 pra 15 com pwm de um mc

 

A essência...

2+%E2%80%93+VBAT+%3C+VLOAD+Ex.:+Regulado

E uma explicação grosseira... quando mosfet abre, o indutor cria uma I contrária momentaneamente sobre si mesmo o que se traduz numa V maior do que a da entrada. Diodo e capacitor cuidam de acumular a soma das duas.

Portanto há um ligeiro engano destacado na sua afirmação...

12 horas atrás, Albertowl disse:

somatório de 1V + 20mV? 

OBS: NESSE CASO É CORRENTE CONTÍNUA

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Albertowl ,

 

Se for mesmo apenas corrente contínua, vai ter uma pequena variação de tensão no instante em que se liga ou que se desliga o circuito, é o que se chama transiente de tensão. Fora esses dois instantes, o indutor vai se comportar como um simples resistor devido à resistência das espiras.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk @aphawk Oi Paulo é circuito oscilador que estou fazendo, tem o estágio com transistor, capacitores, etc..para manter a oscilação, só que, a minha dúvida é: quando a corrente chegar no tanque oscilante e produzir a  tensão (f.e.m), essa tensão produzida será somada? por exemplo: Está chegando no tanque oscilante 1V. Este 1V irá para o indutor que,  por sua vez, produzirá 20mV em suas espiras. Então, este 1 volt que entrou será somado com estes 20mV que a espira produziu?

O tanque oscilante é o último estágio. Então, a minha tensão de saída será o somátorio desse 1V que está entrando no tanque, mais os 20mV que o indutor está produzindo? Total 1,2V?

adicionado 4 minutos depois

@Isadora Ferraz Oi, Izadora. Sim a corrente chega oscilando no indutor, pois tem o estágio de oscilação (transistor, capacitor, etc..) A minha dúvida é: Se chega 1V no tanque oscilante e o indutor ainda produz 20 mV, então este 1V que está chegando será somado com os 20mV que o indutor produziu? 1V+20mV = 1,20 V...é isso.

adicionado 10 minutos depois

@F4b10 @F4b10

Sim, Fábio. A corrente está produzindo oscilação, pois tem o estágio oscilante com transistor e demais componentes. A minha dúvida é se eu somo esse 1 volt que está entrando no tanque oscilante, com os 20 mV que estão sendo produzidos nas espiras do indutor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Albertowl ,

 

Bom, a coisa tá mudando... agora seu indutor faz parte de um tanque oscilador ...

Sim, será somada, e também será subtraída !

 

Na oscilação você terá a soma e a diferença, e quanto maior o Q de seu tanque, maiores serão os extremos da tensão sobre o tanque.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz  Oi, Isadora! A sua primeira explicação já respondeu a minnha pergunta😀. É que eu não li atentamente, pois são muitas respostas. Valeu demais pela explicação👍👍

adicionado 8 minutos depois

@aphawk Mas então está correto esse exemplo que eu dei? 1V+20mV=1,20V?

 

E posso dizer que: quanto maior a corrente no tanque, maior será minha tensão no mesmo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...