Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini Amplificador de Som


LukasG

Posts recomendados

salve galera, to projetando um mini amplificador para usar no celular, e criar uma espécie de "Jbl Go" hehe, uma caixinha pequena e fácil de usar, e to em duvida em qual Ic usar como amplificador.

To querendo usar o LM386, para ser alimentando por bateria 18650, ele só tem 1w, mas acho que o resultado final vai ficar da hora.

 

qual ic vcs me recomendam, pra ser alimentado por entre 3,7 e 4,2v...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oba, minha praia! rs...

A resposta é direta: PAM8406 da CJMCU. Tem de monte nos comércios eletrônicos da China e é baratinho e muito bom. Só tem um problema: demora para chegar. A maioria pede 60 dias de prazo mas já recebi em 20 dias. Se não der para esperar, vá de PAM8403, que tem no ML. Só que além de precisar de um capacitor na alimentação (que o PAM8406 já tem), já me aconteceu de queimar uma das saídas em menos de um mês.

 

Agora tem o seguinte: para ouvir rádio o celular tem que ter um cabo de fone de ouvido espetado, prá servir de antena. Aí vai precisar de cabo mesmo, com P2 na ponta, para conectar ao celular. Mas se você não for ouvir rádio e sim música armazenada no celular ou streaming, ponha junto na caixinha um receptor de bluetooth. O melhor, na minha opinião, mas que já está ficando raro, é o MH-M18. Tem seus irmãos maiores, que também estão rareando, MH-M28 e MH-M38. Além desses tem muitos outros módulos de receptor de áudio bluetoth por lá.

 

 

 

 

PAM8406 no Aliempress (apenas exemplo, tem muitas lojas por lá com esse mesmo produto):

https://pt.aliexpress.com/item/32884033785.html?src=google&albslr=202181014&_randl_currency=BRL&_randl_shipto=BR&src=google&albch=shopping&acnt=494-037-6276&isdl=y&slnk=&plac=&mtctp=&albbt=Google_7_shopping&aff_platform=google&aff_short_key=UneMJZVf&&albagn=888888&albcp=1626568036&albag=65942329430&trgt=800756788306&crea=pt32884033785&netw=u&device=c&gclid=EAIaIQobChMIurem8Nzn5AIVFAaRCh2n_Q43EAYYASABEgJA8_D_BwE&gclsrc=aw.ds

 

Módulo bluetooth: https://pt.aliexpress.com/i/33004322453.html

 

PAM8403 simples no ML: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-874049532-pam8403-super-placa-mini-amplificador-digital-2x-3w-arduino-_JM?matt_tool=88344885&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI_Jinyd3n5AIVhBGRCh3Uqwj9EAQYASABEgLrhPD_BwE&quantity=1

 

PAM0403 com potenciômetro e capacitor na alimentação, no ML: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-838160512-amplificador-de-audio-pam8403-com-knob-_JM?matt_tool=88344885&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI_Jinyd3n5AIVhBGRCh3Uqwj9EAQYBCABEgJFGfD_BwE&quantity=1

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse hw-332-cb é muito bom. Além do bluetooth tem também entrada para pendrive e já vem com o amplificador, PAM8403.

 

Só tem um problema, tanto nele quanto no MH-Mx8: não têm entrada auxiliar. Ou seja, se você quer manter a opção de ligar as caixinhas através do cabo P2, aí não dá.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Renato.88 disse:

Nos dias de hoje não compensa mais montar classe B em aparelhos a bateria. 

nem me atentei a esse detalhe :/, e pelo fato de ter mais distorção, ou e menos eficiente?

adicionado 54 minutos depois

galera, rodando a internet aqui, encontrei o Tda7056, acho que ele é bom pra esse projeto, Mono, 3w, 3-17v, acho q ele serve bem

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

fíi .. escuta o consei do preto véy...

 

Além de ...

este seu é mais caro. Conversa aí com seu bolso ...

nada kk, 5 talkeys na eletrônica aqui kk, ai eu monto uma mini pcb pra ele, to sem paciência pra esperar correios, fora pagar 15 reais na placa e 17 no frete ¬¬

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se é fácil achar e nunca usei mas como vi por aí...

Sem querer fazer propaganda, no Baú da Eletrônica custa menos de R$ 2,00...

 

adicionado 6 minutos depois

Se você procurar por TDA2822 no Google vai achar um monte de vídeos, datasheet, esquemas, exemplos... parece que a moçada usa bem desses chips.

adicionado 8 minutos depois

Mais um aí, só prá incentivar, rs...

 

adicionado 20 minutos depois

Ah, @LukasG, não se esqueça de que alto-falante solto não presta. Tenho feito umas caixinhas de madeira e MDF mas já vi até com cano de PVC cortado. Se for fazer de madeira posso te dar umas dicas, é só falar o tamanho do AF. E qualquer retalho de MDF de 3mm ou até tábuas de uma caixinha dessas que vem goiabada "artesanal" dá para cortar até no estilete. Cola quente ou cola de madeira.

 

Se você não achou viável o PAM8403, não ligue para o amp mas olha o que esse cara fez com uma lata de coca:

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O LM386 citado lá no início tem um sonzinho bem ruim, parece som daqueles radinhos de pilha que usam pra ouvir jogo. 

O TDA7056 tem um som de excelente qualidade, mas é específico para TVs, aí precisa de uma tensão mais alta pra funcionar legal. Se alimentar com 3 ou 5V o som fica ruim, o ideal é 12V mesmo. 

 

Já o tda2822 tem um som legal e funciona bem com baixa tensão, vi muito radinho de pilha mais moderno e caixinha de pc usando eles. 

Também já fiz uma caixinha dessas muito antes das tranqueiras chinesas como esses módulos MP3, Bluetooth e rádio aparecerem pra venda. 

Usei uma placa de um DVD que tava com problema no leitor, mas ainda tocava MP3, aproveitei também uma caixinha antiga para PC que justamente usa o tda2822, apenas mudei a ligação dele para ponte já que ficou com só um canal. 

Para alimentação usei algumas baterias de celular que estavam sobrando e um trafinho retirado de um radio velho que serve pra recarregar as baterias. 

Essa "geringonça" foi montada em 2012.



 

L813VTj.jpg

 

IyYVmrd.jpg

PNHqhhJ.jpg

HUz9iaC.jpg

TicKM1t.jpg

M4Dwqet.jpg

 

  • Curtir 4
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Que legal, xará! :)

 

Deixa te perguntar: na segunda foto, no topo da caixinha, tem um display... aquilo ali é um desses player chineses desmontado? Você transferiu as chaves de play, avança e retrocede para ali, é isso? Ou não, aquele display é do DVD desmontado?

O display é o do DVD mesmo, o próprio aparelho era um CCE bem xing ling. 

Os botões eu coloquei ali do lado com uma plaquinha que eu aproveitei de um vídeo k7 se não me engano, e como vê usei Leds queimados pra apertar kkkkk. 

 

A coisa mais doida que tem nesse negócio é que a placa do DVD precisa de tensões simétricas de +5 e - 5V. Eu tinha colocado aí duas baterias de 4V em série. 

Os 8V iam para o amplificador e a tensão simétrica era formada por um 7805 e um regulador chaveado feito com um 555. :lol:

Nesse dia da foto eu tínha retirado as baterias porque isso tava parado há anos e elas tinham estourado, o circuito de controle de carga não funcionou bem kkkkk 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/09/2019 às 03:15, Renato.88 disse:

O LM386 citado lá no início tem um sonzinho bem ruim, parece som daqueles radinhos de pilha que usam pra ouvir jogo. 

O TDA7056 tem um som de excelente qualidade, mas é específico para TVs, aí precisa de uma tensão mais alta pra funcionar legal. Se alimentar com 3 ou 5V o som fica ruim, o ideal é 12V mesmo. 

 

Já o tda2822 tem um som legal e funciona bem com baixa tensão, vi muito radinho de pilha mais moderno e caixinha de pc usando eles. 

Também já fiz uma caixinha dessas muito antes das tranqueiras chinesas como esses módulos MP3, Bluetooth e rádio aparecerem pra venda. 

Usei uma placa de um DVD que tava com problema no leitor, mas ainda tocava MP3, aproveitei também uma caixinha antiga para PC que justamente usa o tda2822, apenas mudei a ligação dele para ponte já que ficou com só um canal. 

Para alimentação usei algumas baterias de celular que estavam sobrando e um trafinho retirado de um radio velho que serve pra recarregar as baterias. 

Essa "geringonça" foi montada em 2012.

 

  Ocultar conteúdo

 

 


 

L813VTj.jpg

 

IyYVmrd.jpg

PNHqhhJ.jpg

HUz9iaC.jpg

TicKM1t.jpg

M4Dwqet.jpg
 

 

 

 

rapaz acho que vou usar e um desse... vou ver se pego 2 e faço um "stereo" eficiente hehe

adicionado 3 minutos depois

to querendo fazer um esqema pra alimentar com 18650, mas qualquer coisa que use + de 4,3v vou ter q fazer BMS de 2s e essas firula toda, o 2822 funciona de boa em 18650? vou colocar umas 2 e um tp4056 pra carregar e GG

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...