Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M2 Samsung 970 EVO Não aparece na BIOS para boot


Posts recomendados

Olá galera. efetuei a compra de um SAMSUNG EVO 970 PLUS e acontece o seguinte:

 

Minha placa-mãe é https://www.asus.com/br/Motherboards/P8Z77V_LX/ apesar dela não ter entrada nativa de M2 estou usando pela PCIE 3.0 com o adaptador https://pt.aliexpress.com/item/32978231795.html

O M2 está funcionando perfeitamente, não tive problemas para instalar nem de reconhecimento dentro do Windows.

 

O problema é na BIOS para dar o boot, ele não aparece como opção. 

Já tentei instalar o windows, mas diz que não é possível.

 

1427557018_WhatsAppImage2019-09-24at18_05_58.thumb.jpeg.c8fd2481116429242e9d6dd1257ac3b7.jpeg

 

 

Já tentei seguir algumas dicas da net, mas até agora sem sucesso. O M2 está funcionando perfeitamente para dados, mas não consigo instalar o windows, nem dar o boot por ele.

 

Já desconectei o SSD que uso como sistema, deixando só o M2 mas aparece a mesma mensagem de erro.

 

O M2 está em MBR, pois quando coloquei em GPT o aviso do windows, além do que tem na foto, dizia que a partição estava em MBR e não poderia instalar por lá. Enfim... torço para ter alguma solução, pesquisei antes de comprar, mas não imaginei que teria esse problema.

 

Se poderem ajudar, fico agradecido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde eu me lembro, chipsets da geração da tua placa-mãe não suportam dar boot no NVMe.

Neste caso só seria possível com o uso de uma BIOS customizada (se houver pra tua placa-mãe), ou então usando o DUET de intermediário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No modo BIOS não funcionará. Que eu saiba, não existe opROM legada para acesso a dispositivos NVMe. Resta você tentar no modo UEFI. Talvez nesse modo o firmware entenda o protocolo.

 

EDIT:

Na guia "Boot", "UEFI/Legacy Boot" fica em "Disable Legacy".

 

(assim desativa o CSM por completo para evitar dor de cabeça)

 

E tente atualizar o BIOS se não adiantar. Na lista de mudanças dessa sua placa aparece tantas vezes a frase "Improve system stability" que vá lá saber quantos bugs graves não foram consertados ao longo do tempo. 🙄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Até onde eu me lembro, chipsets da geração da tua placa-mãe não suportam dar boot no NVMe.

Neste caso só seria possível com o uso de uma BIOS customizada (se houver pra tua placa-mãe), ou então usando o DUET de intermediário.

 

Opa, obrigado. Realmente, acredito que minha placa-mãe não dê o suporte. O que acho engraçado é que para dados o HD funciona normalmente. Hehe... Enfim... 🙄

adicionado 2 minutos depois
12 horas atrás, Marcos FRM disse:

No modo BIOS não funcionará. Que eu saiba, não existe opROM legada para acesso a dispositivos NVMe. Resta você tentar no modo UEFI. Talvez nesse modo o firmware entenda o protocolo.

 

EDIT:

Na guia "Boot", "UEFI/Legacy Boot" fica em "Disable Legacy".

 

(assim desativa o CSM por completo para evitar dor de cabeça)

 

E tente atualizar o BIOS se não adiantar. Na lista de mudanças dessa sua placa aparece tantas vezes a frase "Improve system stability" que vá lá saber quantos bugs graves não foram consertados ao longo do tempo. 🙄

 

 

Obrigado pela força amigo, quando fiz as mudanças aparece isso.1939440593_WhatsAppImage2019-09-25at08_01_51.thumb.jpeg.7e52951949bd9dc9c6e1b43f8ea7230e.jpeg

 

Perdendo as esperanças em 3... 2... 1... kkkk...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Cristovao jose disse:

Opa, obrigado. Realmente, acredito que minha placa-mãe não dê o suporte. O que acho engraçado é que para dados o HD funciona normalmente. Hehe... Enfim... 🙄

 

Obrigado pela força amigo, quando fiz as mudanças aparece isso.

 

Perdendo as esperanças em 3... 2... 1... kkkk...

 

 

Para dados funciona pois é o sistema operacional que acessa o dispositivo. O firmware apenas enumera-o como um dispositivo PCIe, daí para frente é com o Windows.

 

A capacidade de inicializar pelo dispositivo requer que o firmware seja não só capaz de enumerá-lo no barramento, mas consiga também falar a língua dele (NVMe). Assim, conseguirá ler partições, acessar o sistema de arquivos da partição EFI, etc.

 

Tente deixar "UEFI/Legacy Boot" em "Enable both UEFI and Legacy" e "PCI ROM and Legacy ROM Priority" em "UEFI Compatible". Outra coisa que pode influenciar: configure "Fast Boot" em "Disabled".

 

Essas placas da Asus se não me engano têm um modo avançado que é acessível pressionando F7 no setup. Veja se não aparece mais nada relevante na guia "Boot".

 

A mídia que for usada para instalar o Windows deve ser criada para o modo UEFI. Use o Rufus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe importante, os últimos a funcionar em placas que não suportam o boot do NVMe quanto aos da Samsung, são os da série 950, pois trazem o suporte ao modo UEFI e ao legacy.

 

Caso tenha interesse nas modificações da BIOS: https://www.win-raid.com/t871f50-Guide-How-to-get-full-NVMe-support-for-all-Systems-with-an-AMI-UEFI-BIOS.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Amanda Gonçalo  Interessante o caso desses Samsung! Eles trazem opROM tanto para modo Legacy quanto UEFI no próprio controlador. Como uma placa RAID SAS PCIe dedicada faria, por exemplo.

 

BIOS mod não recomendo para leigos, ainda mais sem equipamento adequado para recuperação se der problema.

 

Muito menos arriscado é o @Cristovao jose atualizar o BIOS. Pode ser que tal recurso tenha sido incorporado numa versão posterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!