Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equalizador gradiente es10!!!, melhora do circuito diferencial!!!


Cara366

Posts recomendados

Ola pessoal possuo um equalizador gradiente es10, e gostaria de dar uma melhorada no circuito diferencial dele, onde compõe também os giradores, quero trocar os trânsitores da etapa diferencial por transistores melhores, por isso conto com a ajuda de vocês, caso os amigos verem e quiserem me ajudar irei postar o esquema, obrigado a todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, BCP disse:

Esse equalizador já usa o transistor 2SC1571 na etapa de amplificação diferencial que são transistores " VERY LOW NIOSE AMP APPLICATIONS"

Ou seja, não sei como você poderia melhorar essa etapa!

Ola amigo que bom que conhece ele, e obrigado por me responder, disse circuito diferencial, mas na verdade me referi ao circuito inteiro, realmente usa no diferencial esses 2scs ai, se me permite perguntar, qual o motivo de usar somente esses dois transistor nessa etapa, e nao no resto,  essa etapa é estão importante assim, para usar um transistor de baixo ruido, pois eu sempre vi que transistor de baixo ruido é usado na entrada do pre, gostaria de saber do porque, por gentileza se tiver ao seu alcance me responda, obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Ok, eles usam esses transistores de baixo ruido no amp diferencial, porque essa etapa é a que promove a maior amplificação no som de entrada (ganho de tensão), os que estão antes deles são mais para casamento de impedância e os que estão depois são para ganho de corrente e realimentação do circuito, sendo o amplificador diferencial o principal responsável pela qualidade do sinal, eles usam esses transistores melhores, mesmo que isso aumente um pouco o custo no final da linha de produção... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP ótima explicação amigo, bom, vou continuar lhe perguntando... Notei que o modelo e2 se não me engano, os demais transistores foram substituídos por c1740 e a608, porém andei pesquisando sobre esses transistores, e notei que nao sao tão bons,, lógico sobre minha interpretação, me parece ser quase igual aos bcs, por acaso você sabe se sao melhores que os bcs, na verdade são esses transistores que gostaria de melhorar, substituiindo os bcs, o que você acha amigo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Pelo datasheet deles, as características elétricas, de ganho e limite de frequência, são praticamente idênticas, a maior diferença que vi entre eles é a posição da base!

Os BCs tem base no meio e os 2SC e A possuem base na lateral...

Se a placa desse equalizador foi desenhada para os BCs, você teria que "inverter" a base dos 2SC e A, o que pode provocar ruido no circuito.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP qual transistor você acha que devia usar pra substituir os bcs, lembrando que ja coloquei na entrada bc 549 e 559, faltou os demais apos o estagio diferencial, antes de por os bcs baixo ruido na entrada, coloquei 2sc1571, e 2sa970 o som nao ficou bom os bcs soam melhor,  achei estranho,  pois esses transistores sao melhores e tem maior ganho, porque sera qe ficou pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP mas esses transistores que usei sao originais,  tirei de uma potência gradiente 366 todos com a mesma serie,  e bem velhos,  por acaso voce saberia explicar em teoria baseado no comportamento da onda ca,  a funcao e sentido de condução dos transistores t108, e t104, se tiver ao alcance por gentileza explique.

Screenshot_20191007-063920.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu ia dar um baita chutão mas como Brunão não me mencionou.😢. acho que ele sabe que não sou do ramo da sonorização kk. Vou me limitar ao óbvio ululante...

-Seu esquema menciona valores de V. Confira-os.

Em 05/10/2019 às 22:32, Cara366 disse:

o som nao ficou bom os bcs soam melhor,  achei estranho,  pois esses transistores sao melhores e tem maior ganho, porque sera qe ficou pior.

-Defina melhor bom e pior. A qualidade do som depende de vários fatores e não somente dos bc'zinhos da vida.

-BC5xxA B e C tem relação com ganho. Talvez na origem do projeto os cara escolheram 'a dedo' o que mais agradava os ouvidos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ola Isadora beleza, vamo la, o som com os trânsitores de entrada originais soam melhor, com mais peso, um pouco mais rico, ai experimentei substituir por transistores com um ganho maior maior frequência e baixo ruido, deu aquela muchada no som, provavelmente pelo que o amigo disse, o circuito deveria ser recalculado, ai coloquei os bcs 549 e 559, esses são iguais nas características ganho e frequência aos originais, porém com baixo ruído, ai ficou igual ao anterior ficiu bom, na minha inocencia, eu achava que o transistor com ganho maior, e frequência maior, devia obrigatoriamente ficar melhor, mas nao foi o que ocorreu @BCP beleza amigo 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, Cara366 disse:

bcs 549 e 559, esses são iguais nas características ganho e frequência aos originais, porém com baixo ruído, ai ficou igual ao anterior ficou bom

Que bom, bom amigo. Então você resolveu o problema e quis compartilhar é isso? Muito bem.

 

agora, Cara366 disse:

ganho maior, e frequência maior, devia obrigatoriamente ficar melhor, mas nao foi o que ocorreu

Ganho maior ele pode se aproximar da saturação e de fato distorcer o som. Relativamente complexo de analisar teoricamente, talvez um trimpot em série com RE poderia fazer algum ajuste. Mas teria que ter um ouvido privilegiado, tempo, dedicação e mais nada pra fazer! kk...

 

pois é... eletrônica tem vida própria. E como dizem... em time que está ganhando não se mexe.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os transistores da linha 2S realmente são melhores que os da linha BC, mas obviamente também são mais caros. 

Para fazer um funcionar no lugar do outro, devem ser o mais igual possível, pois na hora de calcular os resistores do conjunto as características são levadas em conta. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 ,

 

Concordo totalmente !

 

Os transistores japoneses possuem características muito mais lineares do que os europeus ou americanos, tanto os pequenos compôs de potência.

 

Na Quasar na linha X eram usados a linha 2SB e 2SD como drivers de potência, e eu fiz algumas vezes a seleção dos pares casados.

Um dos testes era a curva Ic x VCE para várias correntes de base Ib, o resultado era quase sempre retas horizontais quase totalmente paralelas desde 3V até 60V de VCE.


Quando usávamos os tradicionais BD ou TIP, dava medo de ver a tela , e o paralelismo acabava com menos de 25V .

 

Paulo

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk trocando em miúdos, qual seria o resultado desse comportamento mais linear se é que posso dizer r assim, em perguntas anteriores o outro amigo nao soube me responder, no seu e no vosso conhecimento, quais transistores da linha importada seriam melhores que os bcs originais, falando anteriormente com o amigo disse que o modelo e2 mais novo que esse  es10, usa c1740 e a608, vi os datasheets, e nao vi praticamente nenhuma diferença pros bcs, sera que então quando usado esses transistores com praticamente as mesmas características haveria uma melhora na resposta @Renato.88

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cara366 ,

 

Olha, quanto mais linear é um transistor, espera-se menor distorção dele, pois ele responde sempre proporcional à corrente de base, independente da tensão Vce dele. E nisso os transistores japoneses são imbatíveis.

 

Na década de 80, usava-se muita realimentação negativa para corrigir esses comportamentos não lineares dos transistores BC/BD/TIP e os 2N que sempre foram baratinhos.

Mas isso causava um outro tipo de distorção, pois internamente  ocorriam distorções que iam aumentando conforme progredia o sinal dentro do amplificador, e quando finalmente chegava na saída, a realimentação negativa forçava uma correção na entrada, o que realmente diminuía esse sinal na saída. Mas sempre com um som não tão puro.
 

Quanto às trocas, você tem de comparar as características dos transistores originais, como ganho, Vce, corrente máxima, e se estiver logo

na entrada, nível de ruído. Com isso você consegue escolher equivalentes básicos japoneses para eles.

 

Mas isso pode não ser suficiente, pois em alguns circuitos a impedância entre Base e Emissor também influi no desempenho do circuito.

 

Quanto a melhoria na resposta em frequência, você pode ter de trocar outros componentes, como capacitores , e verificar o circuito de proteção contra curtos ( caso exista ),pois ele pode influir negativamente te nos picos de volume, causando distorção.

 

Enfim ... melhorar um projeto vitorioso é muito difícil, exige muito conheçimento e  experiência, às vezes o problema nem é na placa do amplificador de potência, é no pré, as vezes é na Fonte de alimentação.

 

Espero ter ajudado um poucos na compreensão...

 

Paulo

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk ótima explicação amigo, obrigado,... É que adoro eletrônica adoro som, tenho um som com vários componentes antigos, e estou sempre melhorando ele, afim de buscar aqueles detalhes que só um bom conjunto pode apresentar, por isso permita continuar lhe perguntando.... Tira uma dúvida minha, ate que ponto o transistor de baixo ruido interfere na fidelidade do som, se é que posso dizer assim, normalmente ele esta na entrada de alto ganho onde amplifica se tudo e também o ruido da junção, esse efeito se da apenas no ruído de fundo, quando aplica o sinal ele praticamente some, ou o transistor de baixo ruido também melhora a resposta acima do nível de ruido, por exemplo, teria vantagem em colocar um transistor de baixo ruido por exemplo nos drives de um amplificador, segue esquema do equalizador que estou mencionado, com ênfase no circuito amplificador diferencial 

Screenshot_20191007-063920.jpg

gradiente_profissional-es10-esquema-eletr-nico.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cara366 ,

 

Bom, eu diria que a fidelidade do som será a mesma, mas em baixo volume você pode escutar o ruído que é amplificado e acaba saindo nos alto falantes.
 

Isso de transistor de baixo ruído era bem mais significativo no pré de cápsula magnética . Em pré de linha, ou no módulo de potência, não resolve nada ....

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk como lhe falei anteriormente no modelo e2 um pouco mais novo, a gradiente substituiu os bcs por c1740 e a608, pelo datasheet no meu entendimento sao bem parecidos,fiquei meio em dúvida sobre esses transistores, pois não vi nada relevante em suas características, mas se aplucado a sua explicação sobre a linearidade dos 2scs, certamente seria interessante a substituição pelos 2scs, certamente haveria um ganho significativo de qualidade, o que você acha, tenho esses transistores originais da gradiente, tirei de uma antiga placa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria dos transistores 2S que eu já vi eram da Panasonic, Sanyo e Toshiba todas fabricantes japonesas. Não sei agora com esse monte de componente falsificado se tem chineses deles por aí.

8 horas atrás, Cara366 disse:

@aphawk como lhe falei anteriormente no modelo e2 um pouco mais novo, a gradiente substituiu os bcs por c1740 e a608, pelo datasheet no meu entendimento sao bem parecidos,fiquei meio em dúvida sobre esses transistores, pois não vi nada relevante em suas características, mas se aplucado a sua explicação sobre a linearidade dos 2scs, certamente seria interessante a substituição pelos 2scs, certamente haveria um ganho significativo de qualidade, o que você acha, tenho esses transistores originais da gradiente, tirei de uma antiga placa. 

O ruim dessas trocas é que os pinos ficam torcidos e isso as vezes atrapalha.

Se achar que deve faça o teste, mas não creio que terá alguma melhora, por mais que sejam parecidos ainda podem ter diferenças que iriam atrapalhar mais do que ajudar por causa do restante do circuito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...