Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de 300W suporta Ryzen 5 2400G e RX 580?


Posts recomendados

Boa tarde meus magos. 

 

Eu comprei uma Rx 580 por 496 reais no Aliexpress e chegou hoje após 20 e poucos dias. Eu estou ansiosa para testa-la mas minha fonte é de 350w, gostaria de saber se eu posso só instalar ela e ligar o computador para ver se dá vídeo. Eu poderia sem explodir meu pc?

 

Config:

 

Ryzen 5 2400g

Asus A320-k

16 gb de ram DDR4

1TB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD @Gungniro @RS Faria @PedraX @dudaskank @Kleber Peters Obrigado a todos que me responderam, eu dei uma de louco e liguei, ligou de boa e deu vídeo tranquilo. Baixei o cpu z e conferi se era uma Rx 580, e sim, é ela mesmo, porém fui testar um jogo, o máximo q iria acontecer é desligar por chegar no limite da fonte, e foi o que aconteceu, mas pelo menos eu sei que deu certo, a placa funciona de boa. Agora vou comprar uma fonte de 450w da evga plus bronze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Marcsspmm disse:

Agora vou comprar uma fonte de 450w da evga plus bronze

Bom dia você que sabe, mas a especificação do fabricante é fonte de 500W, embora funcione vai te limitar qualquer upgrade futuro que você queira fazer.Recomendo pelo menos 550W.

adicionado 0 minutos depois

Fabricante da RX580

adicionado 4 minutos depois

E com o verão chegando é bom checar a refrigeração também porque ela dissipa 185W.Mesmo que o R5 2400 dissipe pouca energia, com a RX a tendencia é aquecer o conjunto todo.

adicionado 5 minutos depois

Refrigeração do gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
32 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Me referia em load mesmo, usando tudo que o equipamento pode oferecer. 

Minha consideração foi sobre load mesmo. 

 

52 minutos atrás, Marcsspmm disse:

...o máximo q iria acontecer é desligar por chegar no limite da fonte, e foi o que aconteceu, mas pelo menos eu sei que deu certo, a placa funciona de boa. 

O máximo que iria acontecer é a fonte queimar e levar junto a placa de vídeo e/ou outro componente. Fontes genéricas geralmente não têm sistemas de proteção funcionais e tendem a queimar quando seu limite de carga é ultrapassado. Quando queimam, podem estragar outros componentes. 

adicionado 3 minutos depois

P.S.: sua fonte provavelmente não deve ser capaz de entregar os 300W que promete também. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcsspmm disse:

porém fui testar um jogo, o máximo q iria acontecer é desligar por chegar no limite da fonte, e foi o que aconteceu

Não consigo compreender como algumas pessoas, simplesmente, "pulam com o peito na lança", sem nenhuma preocupação com as consequências.. Assustador..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Kleber Peters Um sistema com o Ryzen 5 2400G em full load mal alcança 100W. Somando a placa de vídeo... Esse kit não vai alcançar valores como 380W em load. Se fizer algum overclock agressivo, aí pode chegar perto, mas não estou considerando isso.

 

@RS Faria Agora é esperar a nova fonte chegar e descobrir se a máquina ainda liga...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcsspmm disse:

@KairanD @Gungniro @RS Faria @PedraX @dudaskank @Kleber Peters Obrigado a todos que me responderam, eu dei uma de louco e liguei, ligou de boa e deu vídeo tranquilo. Baixei o cpu z e conferi se era uma Rx 580, e sim, é ela mesmo, porém fui testar um jogo, o máximo q iria acontecer é desligar por chegar no limite da fonte, e foi o que aconteceu, mas pelo menos eu sei que deu certo, a placa funciona de boa. Agora vou comprar uma fonte de 450w da evga plus bronze.

Como conseguiu fazer as ligações de energia, visto que essa sua fonte não deve ter os conectores de 8 pinos para ligar na placa de video?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD @gutopereira @gutopereira @KairanD @Gungniro @RS Faria @PedraX @dudaskank @Kleber Peters Vocês falam como se eu fosse burro, minha fonte é de 350w, meu processador consome 65w a placa é recomendado 500w pois muita fonte por aí fala que entrega 400w e entrega 300, é uma margem de erro. Ela usa toda a tensão em gráficos em 3D que são jogos ou seja; PARA JOGAR É ÓBVIO QUE PRECISA DE UMA MELHOR,  sei disso, além do que a minha fonte não é vagabunda e liguei o pc normalmente dps. Veio um cabo adptador para fazer 8 pinos, não sei como isso funciona direito, isso é vdd. E minha placa-mãe quando tem perigo de queimar algum componente ela desliga o pc automaticamente, podem ficar tranquilos. Pedi opinião não julgamento.

adicionado 1 minuto depois
7 minutos atrás, Marcsspmm disse:

@KairanD @gutopereira @gutopereira @KairanD @Gungniro @RS Faria @PedraX @dudaskank @Kleber Peters Vocês falam como se eu fosse burro,  minha fonte é de 350w, meu processador consome 65w a placa é recomendado 500w pois muita fonte por aí fala que entrega 400w e entrega 300, é uma margem de erro. Ela usa toda a tensão em gráficos em 3D que são jogos ou seja; PARA JOGAR É ÓBVIO QUE PRECISA DE UMA MELHOR,  sei disso, além do que a minha fonte não é vagabunda e liguei o pc normalmente dps. Veio um cabo adptador para fazer 8 pinos, não sei como isso funciona direito, isso é vdd. E minha placa-mãe quando tem perigo de queimar algum componente ela desliga o pc automaticamente, podem ficar tranquilos. Pedi opinião não julgamento.

Falei errado os Watts da fonte. O correto é 350w

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Marcsspmm disse:

Vocês falam como se eu fosse louco, minha fonte é de 350w,

Pois é diga o modelo e marca.Até agora tá todo mundo considerando que é genérica.Tinha pelo menos um cabo de 8 pinos?

Pode comprar a fonte que quiser, só estou orientando por experiencia própria de ter margem para não arrepender depo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcsspmm

 

Convenhamos que, você NUNCA mencionou a fonte que tem aí.. Apenas disse "minha fonte é de 350w" e só.. Daí, a gente sempre pensa no pior, pois é o que geralmente ocorre: o cidadão vê "Gamer" e Led numa fonte e compra sem pensar.. Parece não ser o seu caso e você tem algo relativamente decente aí, mas essa falta de informação e o senso comum aqui, causou o resto..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
40 minutos atrás, Marcsspmm disse:

...meu processador consome 65w...

TDP não é consumo. TDP significa Thermal Design Power. O consumo alcança valor maior em pico. Eu e o colega @Kleber Peters acabamos de demonstrar isso, inclusive.

 

40 minutos atrás, Marcsspmm disse:

...a placa é recomendado 500w pois muita fonte por aí fala que entrega 400w e entrega 300, é uma margem de erro...

Essa recomendação da montadora da placa de vídeo corresponde a um sistema inteiro, e há diversas razões do porquê desconsiderar tal informação (uma delas é a tal "margem de erro"):

 

 

43 minutos atrás, Marcsspmm disse:

Ela usa toda a tensão em gráficos em 3D que são jogos ou seja...

Tensão e potência são duas coisas completamente diferentes. O consumo é medido em Watts - potência - e não em Volts (tensão). E jogos não correspondem ao consumo máximo, mas sim renderização em programas complexos e testes de benchmark. 

 

43 minutos atrás, Marcsspmm disse:

PARA JOGAR É ÓBVIO QUE PRECISA DE UMA MELHOR,  sei disso, além do que a minha fonte não é vagabunda e liguei o pc normalmente dps.

Até agora você não disse o modelo da fonte, conforme mencionado pelos colegas. E, no mercado nacional, a esmagadora maioria - quase absoluta - de fontes nessa faixa de potência é ruim. Muitas são perigosas já ao ligar o computador, já que fornecem tensões fora da faixa especificada e ripple nocivo para qualquer carga. Algumas poucas conseguem ser utilizáveis. Logo, trabalhamos automaticamente com a pior hipótese.

 

43 minutos atrás, Marcsspmm disse:

Veio um cabo adptador para fazer 8 pinos, não sei como isso funciona direito, isso é vdd.

A placa de vídeo veio com ele?

 

43 minutos atrás, Marcsspmm disse:

E minha placa-mãe quando tem perigo de queimar algum componente ela desliga o pc automaticamente, podem ficar tranquilos.

Err... Não. Depende da fonte. Isso é, se ela for boa. Em situação de sobrecarga de potência, por exemplo, o computador só vai desligar se a fonte tiver proteção para tal... A placa-mãe não vai fazer nada em situações do tipo. 

 

43 minutos atrás, Marcsspmm disse:

Pedi opinião não julgamento.

A  partir do momento que um problema é exposto no Fórum, todas as respostas relacionadas a ele podem ser recebidas... E algumas delas podem não ser agradáveis, mas são necessárias. E a precisão das respostas depende diretamente da quantidade e da qualidade das informações fornecidas pelo autor do tópico.

 

49 minutos atrás, Marcsspmm disse:

Falei errado os Watts da fonte. O correto é 350w

A potência não tem significado sem saber o modelo exato da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcsspmm Rolou uma falta de informação por não informar a marca e modelo da fonte. Deduziram, inclusive eu, de ser uma fonte genérica, todos sabem que fontes genéricas queimam à toa e as vezes levam algum componente junto. 

 

Caso sua fonte seja minimamente decente e já que aceitou correr o risco de testar, pode tentar fazer undervolt pelo wattman, há muito conteúdo na internet sobre Undervolt nessas placas e o impacto no desempenho não é tão grande. 

Como o objetivo será baixar ao máximo o consumo reduza não somente a  tensão como também o clock da Gpu e o Power limit.

 

Esse review pode dar uma ideia dos resultados:

http://oc.jagatreview.com/2017/04/analisa-singkat-radeon-rx-480-vs-rx-580-uji-overclocking-dan-efisiensi-daya/2/

 

image.png.8d06d9ef9917981e6adcb42bba3b84f1.png

 

Não recomendo ativar v-sync ou a economia de energia do windows, ambos causam perda significativa de desempenho em jogos (frame drops terríveis).

 

Mas tenha em mente que a troca da fonte é inevitável e o faça assim que possível, e se caso a mesma venha a arregar lembre-se: você foi avisado. 

 

 

 

@PedraX Nem todas as Rx 580 usam dois conectores de 8 pinos, vários modelos usam apenas 1 conector de 8 pinos.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...