Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para Ryzen 5 3600 e GTX 1660Ti


Posts recomendados

    Estou tentando me decidir em qual fonte eu devo adquirir pro meu novo setup. Atualmente estou usando a antiga e maravilhosa Corsair CX430, que foi do meu antigo pc. Comprei ela em 2013 e só veio dar problema esse ano.

Meu setup pretendente:

 

  • Ryzen 5 1600 (pretendo pegar um R5 3600)
  • GTX 1660 Ti
  • Gigabyte GA-B450M DS3H
  • 2x 8GB 2400Mhz DDR4 HyperX
  • SSD 240GB SanDisk
  • HD 1TB Seagate 7,2K rpm
  • 1 Water Cooler 240mm
  • 2 Fans de 120mm cada

 

    Sei que 500W é mais do que suficiente pra essa configuração, mas o computador fica ligado 24/7 e são 8h de gameplay por dia (eu e meu irmão usamos)!

Não tive tempo de procurar fontes por conta do trabalho então queria criar esse tópico, que deve ajudar outras pessoas também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@nynkoro18 em economia e saude das suas peças recomendo uma gold. como todas suas peças consome pouco creio que no maximo 300w full load  se queres poupar  a de 650 gold seria ideal pois o ficara abaixo de 50% da potencia maxima o que faz uma economia boa e 80plus normalmente são mais economicas que as bronze uns 15% ao menos.

mas depende do modelo e fabricante. 

 

pensei que uma fonte maior geraria maior consumo mas não e de fato. pois aquilo e só a potencia limite da fonte.
usava uma fonte + fraca na minha config e tive a oportunidade de pegar essa 850 gold ja deu uma pequena reduzida na conta em relação a antiga 600w 80 plus(nem bronze era) que nem bronze era. mas meu setup fullload tem picos come até 470w

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@xGrimReaper17x PC vai ficar ligado 24/7, 8h por dia no caso é de estresse maior do PC. A capacidade realmente não afeta, mas a qualidade com a qual a fonte  faz o management da energia afeta e muita a conta de luz e o consumo. Se uma fonte tem 75% de eficiencia significa que Se o meu pc consome um valor pequeno de energia, por conta da fonte ele vai puxar mais energia sem necessidade e ainda tem energia liberada em forma de calor..

 

@PlayerUzumaki Pelo que conheço da Corsair fontes VS são muito básicas e se n me engano tem certificação 80 Plus White. Dessas eu quero distancia.

 

@RS Faria Vou dar uma olhada.

 

@razz. Sei que é exagero man, é só pra upgrade futuro mesmo. To em duvida entre GTX 1660 Ti e RX 5700 (sei que essa segunda é melhor, mas meu orçamento não cabe nela).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja a XFX XTR2 650W como o Faria disse. Ela é gold e modular, mesmo uma gold mais barata vai se sair melhor que qualquer VS ou CX. 650W ja é o suficiente e aguenta sossegada a 5700XT 

 

Pega a GTX 1660ti e melhora suas memorias. Tem na terabyte as Ballistix 3000mhz 8gb por 300 reais se eu nao me engano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, nynkoro18 disse:

 

@razz. Sei que é exagero man, é só pra upgrade futuro mesmo. To em duvida entre GTX 1660 Ti e RX 5700 (sei que essa segunda é melhor, mas meu orçamento não cabe nela).

A tendência é sempre diminuir o consumo cara, só comprar placa high end antigas com mids atuais no seu desempenho x consumo e você vai entender, se seu orçamento não cabe nela então vá na 1660ti, é uma ótima placa tmb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 05/10/2019 às 17:44, nynkoro18 disse:

PC vai ficar ligado 24/7, 8h por dia no caso é de estresse maior do PC. A capacidade realmente não afeta, mas a qualidade com a qual a fonte  faz o management da energia afeta e muita a conta de luz e o consumo. Se uma fonte tem 75% de eficiencia significa que Se o meu pc consome um valor pequeno de energia, por conta da fonte ele vai puxar mais energia sem necessidade e ainda tem energia liberada em forma de calor..

Em 04/10/2019 às 20:58, xGrimReaper17x disse:

Capacidade da fonte, não afeta o gasto de Energia do Pc ligado por mês! Principalmente 8h, bem pouco.

Se o computador vai ficar ligado muito tempo jogando e você está preocupado com a eficiência, então recomendo fortemente que esqueça a ideia de superdimensionar a fonte. 

 

A capacidade da fonte afeta o dimensionamento. O dimensionamento, por sua vez, afeta a eficiência. E a eficiência afeta o gasto energético... A eficiência de uma fonte é máxima perto de 50% de carga:

 

image.png

 

Ou seja: se exagerar na fonte, ela escapa da faixa de eficiência ideal. Esse computador vai consumir algo em torno de 200W rodando jogos, e é esse valor (consumo típico na atividade de carga mais recorrente) que você deve multiplicar por dois para determinar a potência adequada da fonte... Portanto, uma fonte de 450W de ótima qualidade seria a opção mais correta... 

 

image.png

 

Potência extra não significa dizer que uma fonte vai entregar energia mais limpa, ser mais eficiente ou durar mais tempo... Qualidade sim. Fontes topo de linha não possuem 10 anos de garantia à toa... Pegar algo como uma fonte de 750W de entrada seria um erro...

 

Não pague mais por potência extra que servirá apenas para piorar a eficiência e não será usada. Pague por melhor qualidade. Ou seja, olhe fontes do nível da TX para cima. 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@KairanD boa tabela, mas ela ta usando media de consumo?
mas com algumas desavensas, por exemplo a linha vega em geral sem você fazer OC consumo maximo e 180w(testado furmark, jogos, heven....) porém se fizer uv/oc trabalha na casa de 200w com picos de até 235+-, mas sobre stress e setada na performance maxima permitida via software o maximo que ela toma e algo na casa de 280w a 300w.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Gungniro A tabela está considerando a média de consumo em jogos. É apenas essa medida que importa para dimensionar a fonte. 

 

Um erro muito comum é dimensionar a fonte para o consumo de pico em tortura, o que não deve ser feito, já que a eficiência é máxima perto de 50% de carga e, portanto, você quer que o consumo típico, na atividade de carga mais frequente, fique nesse valor. 

 

Além disso, é importante definir bem o conceito de consumo de pico. Máximos que ocorrem durante menos de 50 ms não são considerados, porque não interferem no funcionamento da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...