Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montando Primeiro PC - Dicas de hardware


Posts recomendados

Opa, eaí. Esse fórum já me ajudou bastante e vem me ajudando mais ainda agora que quero montar meu primeiro setup. Esse é meu primeiro post aqui pois nunca achei que tinha muito a contribuir na questão de hardware, mas espero que isso melhore pra frente. 

 

Tentando ser breve: Eu comprei há poucos anos o tal do "notebook gamer" e ele não vem tendo um desempenho muito bom. Meu principal jogo é WoW, apesar de gostar de outros gêneros mais pesados da Steam ocasionalmente, como DbD, mas comecei a ter streaming como um hobby casual nos últimos meses. Eu também comprei recentemente um monitor Ultrawide LG 29" 29UM69G-B, meu foco era ter mais produtividade e usar o notebook como tela secundária, e acabei descobrindo que usar UW para streaming não é uma boa opção, mas devo manter esse monitor por um tempo e fazer stream com as bordas pretas.

 

O notebook é o Inspiron 15 Gaming 7567, com uma 1050Ti (ouvi que é inferior à de um desktop), 16GB e um i7-7700HQ.

 

Então, para o motivo do post: Li alguns posts e guias aqui do fórum e de outros lugares pra ter um norte e queria ajuda em algumas peças adicionais. Esse link me deu uma boa base para algumas peças como memória e armazenamento. Minha média de orçamento é R$ 4.500, indo além em uma máquina com espaço para upgrades futuros. Minhas maiores dúvidas são:

 

Processador: Eu li o post sobre a vantagem que o R5 2600 tem sobre os processadores da Intel, só queria confirmar se no caso da utilização de uma placa de vídeo dedicada a melhor escolha seria um R5 1600 pelo custo-benefício?

 

Placa de vídeo: O monitor que eu uso tem a tecnologia "Freesync", que pelo que li é compatível caso a placa de vídeo seja da AMD. Eu imagino, mas gostaria de confirmar, que o impacto desse adicional não seja suficiente para optar por uma placa de vídeo AMD, visto que a maioria das custo-benefício do mercado aparentam ser Nvidia. Eu imagino que para o setup que busco o ideal seria no mínimo uma 1660Ti. Também li sobre algumas outras potenciais, como a RTX 2060/2070.

 

Fonte: Aqui um amigo me indicou uma fonte de "no mínimo 500W", sendo que no CraftMyBox meu setup deu em torno de 315W. Eu gostaria de ter espaço para upgrades futuros, mas qual a margem que devo deixar?

 

Placa-mãe: Essa é minha área de menos conhecimento, mas ao que me parece o ideal seria uma com 4 slots de memória e um chipset compatível com meu processador, possívelmente com espaço para overclock caso seja algo permitido pelo resto do setup (é algo que tenho curiosidade em tentar).

 

Peço desculpas pelo tamanho do post, e se alguém com mais conhecimento quiser me mandar mensagem com qualquer auxilio fico muito grato, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Processador Ryzen 3600/3700x Se não caber no orçamento Veja um Ryzen 5 1600/2600/2700

Placa-mãe Chipset B450/X470
-Gigabyte Aorus
-ASRock Pro 4 / Steel Legend
-Asus Tuf / Rog

-MSI Bazooka / Tomahawk / Gaming Plus
-Biostar Racing GT3/8

Memória 16gb ddr4

SSD para o sistema e programas, HDD Para armazenamento

Placa de video GTX 1660 (Ti), RTX 2060/2070 (Super), RX 5700 (XT)

Fonte 450/500/550w

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andros Santos obrigado pelas recomendações! Eu realmente passei um bom tempo pesquisando após o post e vi que o R5 3600 é um bom investimento custo-benefício mesmo a longo prazo.

Minha dúvida principal no momento é em relação à placa de vídeo, eu acredito conseguir poder investir numa 5700, mas a diferença de preço é considerável da 1660Ti. Ela traria algum benefício considerável pra streaming/jogos atuais que valha a pena o investimento adicional, considerando uma tela de no máximo 75Hz? (Ultrawide)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bogo09 disse:

@Andros Santos obrigado pelas recomendações! Eu realmente passei um bom tempo pesquisando após o post e vi que o R5 3600 é um bom investimento custo-benefício mesmo a longo prazo.

Minha dúvida principal no momento é em relação à placa de vídeo, eu acredito conseguir poder investir numa 5700, mas a diferença de preço é considerável da 1660Ti. Ela traria algum benefício considerável pra streaming/jogos atuais que valha a pena o investimento adicional, considerando uma tela de no máximo 75Hz? (Ultrawide)

você encontra a RX 5700 por um valor próximo ao da 1660ti e ela entrega cerca de 30% a mais de desempenho, aí você faz os cálculos, se eles ultrapassarem essa barreira em custo você fica com a 1660ti caso contrário recomendaria a RX 5700 que tem maior margem para Full HD 1080p para 75Hz

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2019 às 23:22, Bogo09 disse:

Opa, eaí. Esse fórum já me ajudou bastante e vem me ajudando mais ainda agora que quero montar meu primeiro setup. Esse é meu primeiro post aqui pois nunca achei que tinha muito a contribuir na questão de hardware, mas espero que isso melhore pra frente. 

 

Tentando ser breve: Eu comprei há poucos anos o tal do "notebook gamer" e ele não vem tendo um desempenho muito bom. Meu principal jogo é WoW, apesar de gostar de outros gêneros mais pesados da Steam ocasionalmente, como DbD, mas comecei a ter streaming como um hobby casual nos últimos meses. Eu também comprei recentemente um monitor Ultrawide LG 29" 29UM69G-B, meu foco era ter mais produtividade e usar o notebook como tela secundária, e acabei descobrindo que usar UW para streaming não é uma boa opção, mas devo manter esse monitor por um tempo e fazer stream com as bordas pretas.

 

O notebook é o Inspiron 15 Gaming 7567, com uma 1050Ti (ouvi que é inferior à de um desktop), 16GB e um i7-7700HQ.

 

Então, para o motivo do post: Li alguns posts e guias aqui do fórum e de outros lugares pra ter um norte e queria ajuda em algumas peças adicionais. Esse link me deu uma boa base para algumas peças como memória e armazenamento. Minha média de orçamento é R$ 4.500, indo além em uma máquina com espaço para upgrades futuros. Minhas maiores dúvidas são:

 

Processador: Eu li o post sobre a vantagem que o R5 2600 tem sobre os processadores da Intel, só queria confirmar se no caso da utilização de uma placa de vídeo dedicada a melhor escolha seria um R5 1600 pelo custo-benefício?

 

Placa de vídeo: O monitor que eu uso tem a tecnologia "Freesync", que pelo que li é compatível caso a placa de vídeo seja da AMD. Eu imagino, mas gostaria de confirmar, que o impacto desse adicional não seja suficiente para optar por uma placa de vídeo AMD, visto que a maioria das custo-benefício do mercado aparentam ser Nvidia. Eu imagino que para o setup que busco o ideal seria no mínimo uma 1660Ti. Também li sobre algumas outras potenciais, como a RTX 2060/2070.

 

Fonte: Aqui um amigo me indicou uma fonte de "no mínimo 500W", sendo que no CraftMyBox meu setup deu em torno de 315W. Eu gostaria de ter espaço para upgrades futuros, mas qual a margem que devo deixar?

 

Placa-mãe: Essa é minha área de menos conhecimento, mas ao que me parece o ideal seria uma com 4 slots de memória e um chipset compatível com meu processador, possívelmente com espaço para overclock caso seja algo permitido pelo resto do setup (é algo que tenho curiosidade em tentar).

 

Peço desculpas pelo tamanho do post, e se alguém com mais conhecimento quiser me mandar mensagem com qualquer auxilio fico muito grato, obrigado.

se teu monitor tem freesync vai de amd vai por mim

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado @MarcelPh@matheus roventini, dei uma pesquisada e vou realmente tentar encaixar uma RX 5700 no meu orçamento. Vale a pena um upgrade pra XT? Li que é uma boa combinação para um monitor ultrawide.

 

Minha dúvida final nessas escolhas é o que eu faria em questão do resfriamento, pois li que tanto o R5 3600 e o RX 5700XT tem problema de superaquecimento de acordo com alguns usuários. Esses dois componentes precisam de dois coolers separados? Tem algum investimento a parte que eu poderia fazer nessa parte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Bogo09 disse:

Obrigado @MarcelPh@matheus roventini, dei uma pesquisada e vou realmente tentar encaixar uma RX 5700 no meu orçamento. Vale a pena um upgrade pra XT? Li que é uma boa combinação para um monitor ultrawide.

 

Minha dúvida final nessas escolhas é o que eu faria em questão do resfriamento, pois li que tanto o R5 3600 e o RX 5700XT tem problema de superaquecimento de acordo com alguns usuários. Esses dois componentes precisam de dois coolers separados? Tem algum investimento a parte que eu poderia fazer nessa parte?

Bem vamos em etapas: 

 

1 - Vale a pena um upgrade pra XT?

Na minha opinião, se você tem margem para investir é o melhor custo benefício para ultrawide.

 

2 - O Ryzen 5 3600 tem uma temperatura média de 75 a 80°C com o cooler box  em estado de estresse a 100% de uso por tempo prolongado. No entanto você pode investir até uns R$ 250,00 num sistema de resfriamento líquido, que já vai reduzir bastante as temperaturas do Ryzen 3600 que não deve ultrapassar os 65°C. Já a RX 5700 já vem com um sistema de refrigeração capaz de manter as temperaturas dentro do limite de segurança da placa, que no teu caso não compensaria o investimento num sistema de refrigeração para a placa de vídeo por se tratar de algo mais complexo e de alto valor agregado. A solução mais fácil é baixar o MSI Afterburner e configurar a velocidade das ventoinhas na casa dos 70 ~ 80% que normalmente o modo automático dificilmente elevam a rotação das fans neste nível se as temperaturas não estiverem próximas ou acima dos 80°C. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Bogo09 disse:

@MarcelPh vou dar uma olhada nessa questão do resfriamento líquido! Me recomendaram comprar uma versão "custom" da 5700XT, pelo calor do modelo referência, não entendo muito bem essa questão de custom, seria essa o modelo padrão e essa uma custom?

Justamente! A referência é o modelo caixa com turbina, este modelo tem fama de ser esquentadinha, mas esse novo projeto da AMD com arquitetura (NAVI) tem uma litografia de apenas 7Nm (nanômetro) o que possibilita maior desempenho com menos aquecimento. Eu já tive a oportunidade de testar pessoalmente a RX 5700 que tem um sistema até inferior que a 5700XT, ambas modelo padrão e posso afirmar que as temperaturas estão bem estáveis, o que na minha opinião não compensa pagar R$ 300,00 a mais pelo modelo Custom, já que a RX 5700 e 5700 XT referência estão trabalhando abaixo dos 70 no máximo 75°C. A não ser que você more no Nordeste com temperatura ambiente em média 35/40°, não sendo o caso as temperaturas tendem a permanecer estáveis.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcelPh entendi! Faz sentido então, aqui na minha cidade infelizmente muitas vezes fica bem próximo dos 35º, mas eu consigo dar uma controlada na temperatura ambiente e tenho um amigo interessado em vender um water cooler, ainda tenho que conferir a marca com ele mas acredito que talvez possa ser uma boa pedida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Bogo09 disse:

@MarcelPh entendi! Faz sentido então, aqui na minha cidade infelizmente muitas vezes fica bem próximo dos 35º, mas eu consigo dar uma controlada na temperatura ambiente e tenho um amigo interessado em vender um water cooler, ainda tenho que conferir a marca com ele mas acredito que talvez possa ser uma boa pedida.

O watercooler é destinado ao processador e vai ajudar sim bastante! Já para a placa de vídeo não tem como mudar facilmente o modo de refrigeração, na verdade não compensa fazer este tipo de alteração na placa de vídeo, é algo que apenas entusiastas em overclock utilizam pois fazem alterações nos circuitos de fornecimento de energia das placas para obter o máximo desempenho possível, o que consequentemente gera maior energia térmica e necessita de um sistema de refrigeração diferenciado para placa de vídeo! 

 

Voltando ao teu caso você só vai precisar de water cooler no processador nada mais, e em relação a placa de vídeo pode pegar o modelo RX 5700 XT padrão que vai te suprir perfeitamente, como já disse tem uma arquitetura nova e esquenta menos entregando mais desempenho que outros modelos similares.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcelPh acabei de descobrir isso, e confirmei com meu amigo, ele tem esse water cooler e disse vender por 220, pouco mais de 1 ano de uso, bom estado. Fora isso, muito obrigado pelas indicações, vou seguir em frente com essas e com esse XT que linkei por 2.1K, e pesquisar informações pra build das outras peças, agradeço mesmo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Bogo09 disse:

@MarcelPh acabei de descobrir isso, e confirmei com meu amigo, ele tem esse water cooler e disse vender por 220, pouco mais de 1 ano de uso, bom estado. Fora isso, muito obrigado pelas indicações, vou seguir em frente com essas e com esse XT que linkei por 2.1K, e pesquisar informações pra build das outras peças, agradeço mesmo!

É um ótimo watercooler! Se realmente estiver integro, é uma ótima opção!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eaí galera, tô montando meu primeiro PC, saindo de um note (Dell 7567), pra MMOs e streaming, mas ocasionalmente jogos mais pesados. Queria uma configuração que desse suporte a upgrades futuros, mas fosse capaz de rodar tudo aproveitando ao máximo meu monitor atual (LG Ultrawide 29UM69G-B 75Hz). Baseado nisso e após pesquisas, cheguei na seguinte configuração:

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

Utilizando o site CraftMyBox essa configuração ficou no valor de aproximadamente R$ 5.370 à vista, sendo que eu ainda teria que pagar os fretes para minha região comprando várias peças de lojas separadas. Montando essa configuração custom pela Pichau, ela ficou num valor de R$ 5.050 à vista, e eu imagino que o preço do frete seria reduzido por ser uma máquina vindo de uma só loja. Valeria a pena eu esperar e ir comprando as peças em promoções especiais ao longo do tempo, ou esse preço na Pichau não ficou num valor ruim? Aceito recomendações em relação às peças e a própria compra também.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Bogo09 disse:

Eaí galera, tô montando meu primeiro PC, saindo de um note (Dell 7567), pra MMOs e streaming, mas ocasionalmente jogos mais pesados. Queria uma configuração que desse suporte a upgrades futuros, mas fosse capaz de rodar tudo aproveitando ao máximo meu monitor atual (LG Ultrawide 29UM69G-B 75Hz). Baseado nisso e após pesquisas, cheguei na seguinte configuração:

 

 

 

 

     

 

 

 

 

 

Utilizando o site CraftMyBox essa configuração ficou no valor de aproximadamente R$ 5.370 à vista, sendo que eu ainda teria que pagar os fretes para minha região comprando várias peças de lojas separadas. Montando essa configuração custom pela Pichau, ela ficou num valor de R$ 5.050 à vista, e eu imagino que o preço do frete seria reduzido por ser uma máquina vindo de uma só loja. Valeria a pena eu esperar e ir comprando as peças em promoções especiais ao longo do tempo, ou esse preço na Pichau não ficou num valor ruim? Aceito recomendações em relação às peças e a própria compra também.

Você pode esperar um pouquinho mais pela Black Friday no mês que vem, a Pichau, terabyte, Kabum, dentre muitas fazem promoções insanas! 

Aí talvez você possa economizar bem mais ! 

 

✌️😜

adicionado 0 minutos depois
49 minutos atrás, Bogo09 disse:

Também pensei na possibilidade de adicionar fans ao setup, visto que há alguns slots pra elas no gabinete que eu selecionei.

Isso ajudaria bastante na refrigeração geral do gabinete! 👍

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...