Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador Attack MA 980


Matthwus

Posts recomendados

Boa Galera, estou com duas placas do MA-980 aqui, porém sem os transistores de saída, a placa parece estar boa, entrei em contato com o fabricante e obtive vários esquemas, porém nada que pode ajudar muito, pois se trata de um amplificador muito antigo e nem o próprio fabricante tem muita informação a respeito, recebi 6 arquivos em pdf, e um arquivo digitalizado, pela analise que andei fazendo da placa com os esquemas, o único que parece ser o esquema da placa, é o arquivo digitalizado, segue o esquemático:

 SCAN0450.thumb.JPG.b45baafb73c96a511a235e89c3bfc5a6.JPG

 

Pela furação na placa pude notar que os transistores de saída são de encapsulamento TO-3, mas no esquemático não tem o "nome do transistor" são eles o Q14, Q15, Q12 e Q13, o que pude notar que o Q14 e Q15 tem "003" ao lado e o Q12 e Q13 tem "004" ao lado, por conta da furação na placa ser TO-3 sera que seriam o MJ15003/15004 ?

 

E com relação a qualidade de áudio desse esquema é viável montar ele ? considerando que preciso de fonte, e transistor de saída ?

 

na placa tem 2 trimpots, e pude observar que no esquema também tem, como devo fazer a aferição e regulagem deles ?

 

 

Edit:

Uma outra dúvida, sera que consigo fazer a fonte com 2 transformadores de microondas, rebobinando o seu secundário, ai como vão ser dois trafo, eu ligaria os dois primários em série, rebobinava o secundário e também ligava os secundários em série ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 09/10/2019 às 12:15, Matthwus disse:

sera que seriam o MJ15003/15004 ?

MJ15003.jpg

pelo menos as tensões são coerentes. Preciso falar que é pra você colocar um dissipador?? E os 2 diodos encostados nele?

 

Em 09/10/2019 às 12:15, Matthwus disse:

fonte com 2 transformadores de microondas,

Se for reenrolar, só 1 deve dar. Ele é bem potente. E se você ligar ao contrário? O secundário onde sai os 2kv na rede ac? Quanto sai no primario?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

MJ15003.jpg

pelo menos as tensões são coerentes. Preciso falar que é pra você colocar um dissipador?? E os 2 diodos encostados nele?

 

Se for reenrolar, só 1 deve dar. Ele é bem potente. E se você ligar ao contrário? O secundário onde sai os 2kv na rede ac? Quanto sai no primario?

Pensei em utilizar dois, por conta do primário, não queria reenrolar o primário, e já tenho dois aqui, bom mas devo ter núcleos que sirvam, quantos amperes é necessário para duas placas dessas ? 

 

Com relação aos diodos no dissipador também devo colocar aquele pequeno transistor parecido com um bc no dissipador também né ?

 

Sera que vale a pena ? tipo tenho que fazer toda a fonte, transformador, retificação e capacitores... sera que essa placa pode ter bom desempenho ? 

 

tenho um trafo de 38+38 (3A) com dois capacitores de 2200x80 para pelo menos fazer um teste, se ficar bom sera que uns 6A (40+40 ac) e 4 capacitores de 4700x80 esta bom para as duas placas

?

 

tenho os Mj15003/15004 originais aqui.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Matthwus disse:

quantos amperes é necessário para duas placas dessas ?

Quanto mais tensão, mais corrente. 

Impedância do alto falante também influi na corrente, se for maior, a corrente é menor. 

 

A julgar pelos 51V e alto-falante de 4R que aparecem no esquema, o trafo deverá ser de 36+36V por no mínimo 10A. 

A potência desse amplificador creio que chega em 300W.

Mas claro que com um alto falante de 8R cairá pela metade, podendo assim usar um trafo com menos corrente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Quanto mais tensão, mais corrente. 

Impedância do alto falante também influi na corrente, se for maior, a corrente é menor. 

 

A julgar pelos 51V e alto-falante de 4R que aparecem no esquema, o trafo deverá ser de 36+36V por no mínimo 10A. 

A potência desse amplificador creio que chega em 300W.

Mas claro que com um alto falante de 8R cairá pela metade, podendo assim usar um trafo com menos corrente. 

O complicado esta sendo arrumar núcleo para essa potencia...

 

Mas pelo que encontrei na placa e pelo que vi no esquema, se utiliza um fusível de 4A esse fusível já deve ter uma margem de 20 a 25% em cima, então sera que uns 8A não funciona bem nas duas placas ?

 

Para efetuar uns teste eu posso ligar ela com meu trafo de 38+38 né ? vai dar uns 54+54vdc ?

 

Pretendo colocar um par de transistor e ligar com a lampada em série, ver a qualidade se funciona bem, afinal não pretendo bobinar o trafo, comprar capacitores e tal, e depois não tocar bem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Renato.88 disse:

Pode colocar esse aí pra testar e use um alto falante de 8R, assim não força muito. 

Muito bem, preparei a fonte com o trafo de 38+38 e dois capacitores de 2200x80 foi o que tinha aqui, para testar vai servir, ja estou preparando os transistores de saidas, mj15003/15004, amanha vou testar esse trem, ver se funciona bem, se realmente vai valer a pena colocar isso para funcionar.

 

Consegui um núcleo toroidal de 480w (até agora esse foi o maior que consegui) sera que ja serve para fazer a fonte ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/10/2019 às 13:45, Matthwus disse:

Consegui um núcleo toroidal de 480w (até agora esse foi o maior que consegui) sera que ja serve para fazer a fonte ?

Serve. 

2 horas atrás, Matthwus disse:

Para efetuar um teste aqui, sera que preciso colocar os dois diodos e o pequeno transistor no dissipador, ou posso ligar mesmo com eles fora, só vou fazer um teste rápido e com pouco volume, ver realmente se esta tudo funcionando e verificar a qualidade.

Só pra testar pode. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Renato.88 disse:

Serve. 

Só pra testar pode. 

Muito bem, vou tacar fogo então e ver o que acontece.

adicionado 31 minutos depois

Descobri que a placa funciona, e funciona muito bem, tem um bom som...

 

Descobri que vou precisar de um dissipador do tamanho do mundo para os MJ kkkkk esquenta de mais de mais mesmo.

 

Vou começar a providencia a fonte, sera que se eu fizer ela com 35+35 Ac consigo utilizar capacitores de 50V, considerando que ainda tem uma queda de tensão quando liga o amplificador ? ou ja é melhor partir para 63v ? ai no caso de utilizar 63v nos capacitores ja faço o trafo com 36+36.

 

P_20191012_143726.jpg?1570902065

 

Ai esta, liguei meio de qualquer jeito, afinal era apenas um teste, mas esta me surpreendendo, já tenho um amplificador forte para o grave, inclusive tive que abrir ele hoje para trocar um potenciômetro, e acho que já vou montar esse para tocar médio grave a cima, embora ele respondeu bem nas baixas frequências...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, Matthwus disse:

Descobri que vou precisar de um dissipador do tamanho do mundo para os MJ kkkkk esquenta de mais de mais mesmo.

Precisa de 4 transistores por canal. 

Assim divide a corrente entre eles fazendo esquentar um pouco menos. 

56 minutos atrás, Matthwus disse:

Vou começar a providencia a fonte, sera que se eu fizer ela com 35+35 Ac consigo utilizar capacitores de 50V, considerando que ainda tem uma queda de tensão quando liga o amplificador ? ou ja é melhor partir para 63v ? ai no caso de utilizar 63v nos capacitores ja faço o trafo com 36+36.

De qualquer forma é melhor usar o de 63V.

O de 50V fica muito no limite, a tensão máxima do trafo pra ele é de 33V.

57 minutos atrás, Matthwus disse:

Ai esta, liguei meio de qualquer jeito, afinal era apenas um teste, mas esta me surpreendendo, já tenho um amplificador forte para o grave, inclusive tive que abrir ele hoje para trocar um potenciômetro, e acho que já vou montar esse para tocar médio grave a cima, embora ele respondeu bem nas baixas frequências...

De acordo com o esquema que você enviou, costumam usar essa topologia de amplificador em violões e contra baixos. Justamente porque respondem bem a baixas frequências. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui começar a bobinar o 12+12 porém preciso emendar o fio esmaltado, mas estou com um fio que nunca vi aqui não emenda por nada, tem alguma ideia ?

 

Já lixei, raspei com a faca, usei pasta de solda, usei parafina de vela (vi no youtube) já tentei de tudo e não consigo emendar esse fio por nada... fio 20awg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Matthwus disse:

Agora só arrumar fio para o secundário, o que eu tenho não da, vou fazer 36+36 e uma outra de 12+12.

Deriva o 12+12V do 36V. 

Você faz 4 enrolamentos, dois de 12V e dois de 24V, depois é só fazer o fechamento. 

Eu fiz isso em um trafo de pouco espaço, já que suponho que os 12V seja pra alimentar algum pré amplificador ou rádio a corrente fica baixa e não atrapalha. 

 

53 minutos atrás, Matthwus disse:

Fui começar a bobinar o 12+12 porém preciso emendar o fio esmaltado, mas estou com um fio que nunca vi aqui não emenda por nada, tem alguma ideia ?

Deve ser de alumínio. 

Se precisar emendar isso vai precisar de algum tipo de terminal ou então da "gota mágica" para fazer a solda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Renato.88 disse:

Deriva o 12+12V do 36V. 

Você faz 4 enrolamentos, dois de 12V e dois de 24V, depois é só fazer o fechamento. 

Eu fiz isso em um trafo de pouco espaço, já que suponho que os 12V seja pra alimentar algum pré amplificador ou rádio a corrente fica baixa e não atrapalha. 

 

Deve ser de alumínio. 

Se precisar emendar isso vai precisar de algum tipo de terminal ou então da "gota mágica" para fazer a solda. 

entendi tipo começo o enrolamento dos 36v, quando eu tiver os 12v derivo uma ponta para fora e continuo os 36v, depois faço isso do outro lado, assim fica dois enrolamentos por lado né ?

adicionado 3 minutos depois

é que estou sem o fio para fazer os 36, ai como tinha o fio para fazer os 12 ia começar, mas nao consigo emendar de jeito nenhum, vou comprar o fio para fazer os 36v e ai derivo uma ponta nos 12v.

 

vai ficar 0-12-36 cada lado né ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se bem que, acho que vou fazer separado mesmo hein, uma bobina dos 36+36, e outra bobina dos 12+12, por que tipo já vou enrolar os 36+36 com fio duplo (2x14awg) acho que fica mais fácil fazer outra depois, por que enrolar dois fio 14awg juntos não é fácil não kkkkk, depois faço o 12+12 com fio duplo também, e o 12+12 o fio é bem fino.

 

são mas 30 espiras para 12+12 e 87 para 36+36, da para fazer rápido se for com o fio duplo.

 

tem bastante espaço no núcleo ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Matthwus disse:

tem bastante espaço no núcleo ainda.

Nesse caso melhor fazer separado mesmo.


No meu caso, fui enrolando as duas bobinas juntas. Foram 38 espiras de fio duplo 16AWG para o 12+12 e 76 espiras para o 24+24 para formar os 36V.

E mesmo assim ficou muito apertado pra fechar, os fios originais eram 20 e 22AWG com 36+36 e 10+10V respectivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois bem, comprei o fio ontem, fiz uma pequena ********** mas comprei, esqueci de dobrar os gramas e acabei comprando apenas a metade, como preciso enrolar dois fios em paralelo...

Calculei os gramas em cima das 87 voltas, mas como é duas bobinas...

o bom que eu tenho um certo tanto de fio 15 aqui, acho que se juntar vai dar o tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois Bem estou acabando os 36+36 do trafo, faltando apenas 37 espiras, enquanto dou um tempo aqui, decidi desenhar a fonte, acha que assim esta bom ?

 

Outra coisa, posso unir o GND  do 12+12 junto com o GND dos 36+36 ?

fonte.jpg?1571584488

 

repara muito no desenho lindo desses capacitores de 4700x80 não kkkk tive que desenhar eles, não tinha no proteus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Matthwus disse:

acha que assim esta bom ?

Antes do regulador põe cerâmicos de 330nF e na saída põe os de 100nF. 

agora, Matthwus disse:

Outra coisa, posso unir o GND  do 12+12 junto com o GND dos 36+36 ?

Deve. 

agora, Matthwus disse:

repara muito no desenho lindo desses capacitores de 4700x80 não kkkk tive que desenhar eles, não tinha no proteus.

Faz tempo que eu não uso o proteus, mas acho que dá pra pegar um capacitor qualquer e alterar o valor mexendo nas propriedades dele. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Renato.88 disse:

Antes do regulador põe cerâmicos de 330nF e na saída põe os de 100nF. 

Deve. 

Faz tempo que eu não uso o proteus, mas acho que dá pra pegar um capacitor qualquer e alterar o valor mexendo nas propriedades dele. 

Eu ja tinha esses criados, só precisei importar o layout.

adicionado 35 minutos depois

Fiz a alterações, ai esta o desenho da placa:

placa.jpg?1571587566

 

Sera que os diodos estão bons os 6a6 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...