Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temporizador CI 555 tempo longo


Posts recomendados

Olá sou novo por aqui, gostaria de fazer um temporizador que quando acionado um botão permanecesse ligado por 8 horas.

Tentei com ci555 mas ele esta acionando direto não sei se é pelo fato de o capacitor ser muito grande 2200u ou por que tenho que fazer com outro ci.

Obs. controle para uma rede ac onde a entrada é ac. 

Converti em DC com um Resistor de 10k/5w em serie com um diodo 1n4007 depois com um diodo zener 12v/1w com um capacitor.

 

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Renato.88 disse:

Difícil será arrumar um resistor de 200Mohm, eu nem sabia que existia. 

O maior que eu já vi é de 20M.

Esperemos que o autor tenha tido noção que aquilo foi só referência biblionetgráfica (inventei isso agora).

Já vi e tive contato físico um resistor de 100M e 1G

 

A27C_1_20180724121136788.jpg

 

ou+

 

6 horas atrás, Renato.88 disse:

circuitos integrados 4060 e 4521. 

De fato com contador fica + preciso. De fato são muitas opções.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Difícil será arrumar um resistor de 200Mohm, eu nem sabia que existia. 

O maior que eu já vi é de 20M.

 

Porém penso que para um tempo tão longo seja melhor um circuito lógico, baseado em flip flops em cascata. 

Exemplo aos circuitos integrados 4060 e 4521. 

Sim vou ver com o 4060 e com o 4521, eu encontrei o circuito da imagem abaixo aqui no Clube mas ele faz o inverso do que eu quero ele o timer dele ele fica desligado e depois liga. Mas eu preciso um que saia desligado só depois ligue.

edit

Na verdade eu estava vendo e é mais adequado fazer sem o botão que eu ligue na tomada e ele fique ligado 8 horas depois desligue sozinho. seria possível aproveitar esse  circuito abaixo?
Obrigado pelas ajudas até agora.

 

4060.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz @Isadora Ferrazsim vou sair a tarde para comprar o transistor pois o que tenho aqui é um 548 NPN e preciso um 558 PNP pelo que entendi.

agora a minha duvida é se eu tirar o botão do circuito e colocar um curto ele ira acionar e depois desligar ou sempre vai ficar acionado (ou desligado).

 

17 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

confuso. Inverter é simples: um simples transistor...

180px-Transistor_pegelumsetzer.svg.png

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Difícil será arrumar um resistor de 200Mohm, eu nem sabia que existia. 

O maior que eu já vi é de 20M.

 

Porém penso que para um tempo tão longo seja melhor um circuito lógico, baseado em flip flops em cascata. 

Exemplo aos circuitos integrados 4060 e 4521. 

Sim vou ver com o 4060 e com o 4521, eu encontrei o circuito da imagem abaixo aqui no Clube mas ele faz o inverso do que eu quero ele o timer dele ele fica desligado e depois liga. Mas eu preciso um que saia desligado só depois ligue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você quer colocar na tomada, fica desligado e só ligar depois de 8 horas? Ou colocar na tomada liga de cara e 8 horas depois desliga? Mas antes, decida se vai mesmo usar o circuito...

4060.png

 

16 minutos atrás, ismael machado disse:

tenho aqui é um 548 NPN e preciso um 558 PNP pelo que entendi.

não nos entendemos muito bem. Mas aqui na minha (minha) interpretação mental da problemática, tanto faz. O 548 dá certo também...

180px-Transistor_pegelumsetzer.svg.png&k

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...