Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desligando em jogos pesados: estabilizador provoca problemas?


Posts recomendados

54 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Quase com certeza é a placa que não está conseguindo alimentar tudo ou está aquecendo muito as VRMs e desligando para auto preservação. 

Reforço a resposta do Kleber e por qual motivo?

Tive o mesmo problema com meu PC Ryzen 5 2600 + AX370M Gaming 3, quando abria o Rainbow Six ou fazia um stress test o PC desligava (desligava a tela e a luz dos periféricos), levei no tecnico pensando que era fonte, o tecnico trocou ela e continuou o mesmo problema, troquei até o processador e continuou o mesmo problema de placa-mãe, dai começei a fazer mais testes até que percebi que quando o PC exigia mais carga do processador, ou seja, quando o processador ficava nos 60/70% de uso dele o PC desligava, podia estar 2 horas usando ele so pra navegar no Google que ele não desligava, mas quando abria o Rainbow Six e começava a usar os 60/70% de processador o PC desligava, troquei a placa-mãe e até agora não tive mais problemas como esse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi noutra situação que o alimentador da VGA vindo da fonte estava equivocado e que a fonte possuia um alimentador exclusivo para a PCI-E (que é muito parecido com o do processador), tente testar intercambiando as tomadas de força para ver se isso não pode resolver seu problema.

 

Neste link tem as características dos conectores

https://www.evga.com/products/Specs/PSU.aspx?pn=2786f576-8f93-4ea5-901f-14f405f8e30d

EPS (CPU) = 1x 8pin (4+4)

PCIe = 4x 8pin (6+2)

 

Os processadores atuais possuem TDP de até 95W (a maioria dos de alto desempenho), no seu caso a TDP é 65W, e a sua VGA pode chegar até 250W pico.

 

Acredito que vale a tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera, recentemente comprei uma radeon rx 5700 xt, formatei o pc e instalei todos os drivers de todos os fabricantes das peças do pc, fui testar e o pc simplesmente desliga do nada, testei a placa de vídeo em outro pc e está acontecendo a mesma coisa.... já tentei utilizar driver antigos mas n adiantou. Estou achando que a placa veio com defeito de fabricação.

O fps nos games fica bom, não trava, mas do nada o pc desliga. A placa aquece bastante, pesquisei e é "normal" dito pela AMD, ja monitorei e o pc desliga até com a placa em 70 graus as vezes, descartei a possibilidade da temperatura, até deixando o fan no máximo ela desliga.

Config: r5 3600, asus prime b450m-gaming, fonte evga 700w 80 plus, 2x 8gb RAM DDR4.

Alguém poderia me dar uma luz do que poderia ser? 

Já fiz test de stress, deixei 100% CPG, GPU, RAM, os 3 ao mesmo tempo e o pc n desligou, notei q no teste a memória da gpu n foi exigida ao máximo, estou pensando que pode ser problema de memória da GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kleber Natan Krug Começo a desconfiar de temperaturas de CPU, e claro a GPU também, mas se não passa dos 70 graus está bom de mais.

Tá usando o cooler box ou um Air Cooler? Tente olhar as temperaturas do processador em stress test. Tente fazer um stress test na placa de video com o FurMark e olhe as temperaturas.

Essa fonte EVGA 700W 80 Plus pode também ser uma boa culpada por poder estar com defeito, conhece alguém que lhe pode emprestar uma fonte de alimentação para testar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo Oliv  eae mano, então as temperaturas de cpu e gpu estão normais, eu testei minha antiga fonte que era somente 550w, e aconteceu o mesmo problema, claro era somente 550w mas aconteceu o problema idêntico. Creio que se fosse energia, o pc teria desligado no teste de stress q eu exigi 100% de tudo, mas só desliga em jogo, muito estranho.

adicionado 0 minutos depois

os drivers estão todos atualizados

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Leo Oliv disse:

Tente fazer um stress test na placa de video com o FurMark e olhe as temperaturas.

Não, não.

 

Furmark em teste de stress de gpu nunca, isso força muito a placa e pode vir a danificar as Fases.

 

Tem programas melhores para teste, o Heaven por exemplo é um e que não vai danificar as fases da gpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leo Oliv isso, testei a placa em outro pc e também desligou 😕

 

adicionado 2 minutos depois

@Elder Nauvirth  eu já realizei os testes de stress, a placa chega no 100% de uso, mas n consegui testar a memória da placa de video, pois ficou nos 40% de uso somente, esse heaven testa a memória também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Kleber Natan Krug disse:

@Elder Nauvirth  eu já realizei os testes de stress, a placa chega no 100% de uso, mas n consegui testar a memória da placa de video, pois ficou nos 40% de uso somente, esse heaven testa a memória também?

Fui atrás de pesquisa pra não falar besteira, afinal esse tema sobre gpu não entendo muito.

 

MAS, enfim, vi pessoal dizendo que o Heaven era bom para os testes stress, e não citava sobre a Vram.

 

O que achei citando sobre Vram é antigo, mas acredito que ainda seja uma boa o teste, ou ir só com o teste que o Heaven disponibiliza, pois já será bem melhor que usar o Furmark e ocorrer danos na placa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Olá Kléber,

Chegou a resolver?

Estou passando por um problema muito similar. Já desinstalei e reinstalei tudo, drivers ultra atualizaos, desliguei e liguei coolers/RGBs, tirei/coloquei XMP, trocando tomadas/filtros de linha e rodei todos os testes de stress possíveis e em nenhum deles a máquina desliga. Contudo, do nada mesmo em uso normal em conferência (com Hangout) ou em Jogos (leves como CS:GO, ou um pouco mais pesados Fortnite) o PC desliga do nada.

O único jeito que consegui achar para manter ligado por mais tempo de diminuir os desligamentos foi dando undervolt e reduzindo a potência da GPU no software da AMD. Porém, estou capando o sistema e não uso o total.

O PC ainda está na garantia (Terabyte) e ainda estou falando com eles, pois se a fonte não suporta eles teriam corrigir.

Vou checar também essa ligação da fonte, para ver se pode estar invertido com GPU/CPU.

Outra coisa que notei é o aquecimento da GPU, no Fortnite com case fechado, mas com 4 FANs a GPU batia nos 112ºC e no CS GO nos 95ºC. Não sei se isso pode ser um sinal.

 

 

Setup: R5 3600 (Cooler Deepcool vertical), B450m Aorus, MSI Mech OC 5700 XT, 2x8Gb RAM 3200, mas com uma fonte bem fraquita EVGA 600 80White.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2020 às 15:13, rshids disse:

Olá Kléber,

Chegou a resolver?

Estou passando por um problema muito similar. Já desinstalei e reinstalei tudo, drivers ultra atualizaos, desliguei e liguei coolers/RGBs, tirei/coloquei XMP, trocando tomadas/filtros de linha e rodei todos os testes de stress possíveis e em nenhum deles a máquina desliga. Contudo, do nada mesmo em uso normal em conferência (com Hangout) ou em Jogos (leves como CS:GO, ou um pouco mais pesados Fortnite) o PC desliga do nada.

O único jeito que consegui achar para manter ligado por mais tempo de diminuir os desligamentos foi dando undervolt e reduzindo a potência da GPU no software da AMD. Porém, estou capando o sistema e não uso o total.

O PC ainda está na garantia (Terabyte) e ainda estou falando com eles, pois se a fonte não suporta eles teriam corrigir.

Vou checar também essa ligação da fonte, para ver se pode estar invertido com GPU/CPU.

Outra coisa que notei é o aquecimento da GPU, no Fortnite com case fechado, mas com 4 FANs a GPU batia nos 112ºC e no CS GO nos 95ºC. Não sei se isso pode ser um sinal.

 

 

Setup: R5 3600 (Cooler Deepcool vertical), B450m Aorus, MSI Mech OC 5700 XT, 2x8Gb RAM 3200, mas com uma fonte bem fraquita EVGA 600 80White.

o meu ryzen 1600 af,

gigabyte b450m ds3h, rx 580 8gb arez e corsair cx550w tem comportamento similiar, com exceção que temperatura da gpu não passa de 95 e da placa-mãe e processador não passam de 60.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pude notar que tem muita gente com problemas com esta placa de video, e esta surgindo algumas combinações com fonte corsair (que já sabemos de um lote "bichado")

Tentem a ultima versão WHQL do driver dispoonibilizado no site do fabricante da placa (não do chip), se o fabricante direciona para o site da Nvidia ai baixe o da nvidia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...