Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led driver x fonte chaveada


Junior Jr

Posts recomendados

boa tarde pessoal,

Gostaria de saber se tem problema em usar um fonte chaveada para alimentar fita de led de 12v, achei pouco artigos que expliquem a diferença entre led driver e fontes chaveadas, mas pelo que entendi, o driver mantem a corrente na saida constante para alimentação dos leds, então mesmo que ocorra uma variação na tensão(pequena), a corrente tende a se manter estavel, já na fonte ele somente contrala a tensão, e uma pequena variação na saida da tensão pode aumentar e diminuir o brilho do led.

tendo isso em vista, uma fonte chaveada não é recomendada para usar em fitas de led?

e sobre a durabilidade dos leds, teria diferenças?

desde ja grato.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

A fonte chaveada de 12v (e a maioria das fontes chaveadas que a gente ve e compra), são de tensão constante, e o led driver é uma fonte de corrente constante. A diferença seria que a fonte de tensão (imagine um de 12v por exemplo) tenta manter 12v na saida mesmo se uma carga estiver demandando 1A ou 5A. Já a fonte de corrente constante tenta manter supondo 500mA na carga, mas se você aumentar a carga, a fonte aumenta ou diminui a tensão, para manter os 500mA. 

Mas como você vai usar fita de led, cada led da fita tem um resistor em serie (pelo menos as que eu vi ate hoje), entao o resistor ja limita a corrente. Melhor comprar a fonte de 12v mesmo. O driver de led geralmente usa naqueles leds 24v, 36v, ou outra tensão, dai sim, acho mais vantagem usar um driver de led em vez da fonte.

adicionado 2 minutos depois

Se você pegar uma imagem, da pra ver que o led driver varia a saida de (por exemplo) 24v - 48v e mantem 300mA (por exemplo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...